Evaluation of Textbooks Chmeistry and Concepts of Students of Secondary Education and Higher on the Content Phenomena Spontaneous

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bruno Peixoto de Oliveira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13130
Resumo: A TermodinÃmica como um ramo experimental e aplicado da CiÃncia pode se tornar uma importante ferramenta no processo de ensino e aprendizagem, visto que, atravÃs deste carÃter aplicado pode facilitar para o aluno a visualizaÃÃo dos conceitos estudados em sala de aula. Este trabalho se propÃs a analisar e avaliar a abordagem do conteÃdo âProcessos EspontÃneosâ nos livros didÃticos de QuÃmica, atualmente recomendados pelo MinistÃrio da EducaÃÃo atravÃs do Guia de Livros DidÃticos. Foi realizada uma anÃlise dos livros didÃticos atualmente recomendados pelo MinistÃrio da EducaÃÃo com o objetivo de compreender como o conteÃdo âProcessos EspontÃneosâ era abordado e se estava em adequaÃÃo com as orientaÃÃes contidas em documentos legais do MEC. AtravÃs de questionÃrios aplicados com questÃes objetivas e subjetivas apresentando fenÃmenos cotidianos foram analisadas as concepÃÃes de alunos do Ensino MÃdio regular e profissional sobre fenÃmenos espontÃneos, bem como de alunos recÃm-admitidos no curso de Licenciatura em QuÃmica das cidades de Fortaleza e Itapipoca. Seguindo as normas do Programa Nacional do Livro DidÃtico dos cinco livros atualmente recomendados, apenas um foi considerado adequado para os processos espontÃneos, pois este aborda entropia fazendo sua ligaÃÃo com a Segunda Lei da TermodinÃmica e atravÃs de exemplos cotidianos. Um diferencial em relaÃÃo aos outros livros analisados foi que este material, tambÃm aborda outra funÃÃo termodinÃmica que descreve os processos espontÃneos em condiÃÃes mais corriqueiramente encontradas em laboratÃrios, ou seja, em temperatura e pressÃo constante, que à a energia de Gibbs. Ficou evidenciado que os alunos, atravÃs do senso comum, conseguem com certa facilidade descrever um processo como espontÃneo ou nÃo. Entretanto, quando questionados sobre qual o fator que determinaria se um dado fenÃmeno ocorre espontaneamente (energia de Gibbs), sÃo evidenciados equÃvocos e confusÃes. Este fato pode estar associado à lacuna deixada atualmente pelos livros indicados e utilizados nas escolas investigadas neste trabalho. PropÃe-se ainda, atravÃs destes resultados, sugerir esse conteÃdo nos livros didÃticos e uma abordagem atravÃs da visualizaÃÃo e compreensÃo dos fenÃmenos cotidianos conforme orientaÃÃes do MEC.
id UFC_272b2bafc38e0326e7af40711c318111
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:8672
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEvaluation of Textbooks Chmeistry and Concepts of Students of Secondary Education and Higher on the Content Phenomena SpontaneousAvaliaÃÃo dos Livros DidÃticos de QuÃmica e as ConcepÃÃes de Alunos de Ensino MÃdio e Superior Sobre o ConteÃdo dos FenÃmenos EspontÃneos2014-10-02Pierre BasÃlio Almeida Fechine62865935353http://lattes.cnpq.br/1184349463710551Francisco Belmino Romero26335352753http://lattes.cnpq.br/6859342900447012Antonio Savio Gomes MagalhÃes14100358125http://lattes.cnpq.br/5305916385586053 Francisco AudÃsio Dias Filho47790385372http://lattes.cnpq.br/209041537387579201441697381http://lattes.cnpq.br/8769833166818743Bruno Peixoto de OliveiraUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em QuÃmica UFCBRespontaneidade livros didÃticos energia de Gibbsspontaneity, textbooks, Gibbs energyFISICO-QUIMICAA TermodinÃmica como um ramo experimental e aplicado da CiÃncia pode se tornar uma importante ferramenta no processo de ensino e aprendizagem, visto que, atravÃs deste carÃter aplicado pode facilitar para o aluno a visualizaÃÃo dos conceitos estudados em sala de aula. Este trabalho se propÃs a analisar e avaliar a abordagem do conteÃdo âProcessos EspontÃneosâ nos livros didÃticos de QuÃmica, atualmente recomendados pelo MinistÃrio da EducaÃÃo atravÃs do Guia de Livros DidÃticos. Foi realizada uma anÃlise dos livros didÃticos atualmente recomendados pelo MinistÃrio da EducaÃÃo com o objetivo de compreender como o conteÃdo âProcessos EspontÃneosâ era abordado e se estava em adequaÃÃo com as orientaÃÃes contidas em documentos legais do MEC. AtravÃs de questionÃrios aplicados com questÃes objetivas e subjetivas apresentando fenÃmenos cotidianos foram analisadas as concepÃÃes de alunos do Ensino MÃdio regular e profissional sobre fenÃmenos espontÃneos, bem como de alunos recÃm-admitidos no curso de Licenciatura em QuÃmica das cidades de Fortaleza e Itapipoca. Seguindo as normas do Programa Nacional do Livro DidÃtico dos cinco livros atualmente recomendados, apenas um foi considerado adequado para os processos espontÃneos, pois este aborda entropia fazendo sua ligaÃÃo com a Segunda Lei da TermodinÃmica e atravÃs de exemplos cotidianos. Um diferencial em relaÃÃo aos outros livros analisados foi que este material, tambÃm aborda outra funÃÃo termodinÃmica que descreve os processos espontÃneos em condiÃÃes mais corriqueiramente encontradas em laboratÃrios, ou seja, em temperatura e pressÃo constante, que à a energia de Gibbs. Ficou evidenciado que os alunos, atravÃs do senso comum, conseguem com certa facilidade descrever um processo como espontÃneo ou nÃo. Entretanto, quando questionados sobre qual o fator que determinaria se um dado fenÃmeno ocorre espontaneamente (energia de Gibbs), sÃo evidenciados equÃvocos e confusÃes. Este fato pode estar associado à lacuna deixada atualmente pelos livros indicados e utilizados nas escolas investigadas neste trabalho. PropÃe-se ainda, atravÃs destes resultados, sugerir esse conteÃdo nos livros didÃticos e uma abordagem atravÃs da visualizaÃÃo e compreensÃo dos fenÃmenos cotidianos conforme orientaÃÃes do MEC.Thermodynamics as an experimental branch of applied science and may become an important tool in the teaching and learning process, since, through this character can apply for the student to facilitate visualization of the concepts studied in class. This study aimed to analyze and evaluate the approach of content "Spontaneous Processes" in textbooks of Chemistry, currently recommended by the Ministry of Education through Textbooks Guide. An analysis of the textbooks currently recommended by the Ministry of Education with the goal of understanding how content "Spontaneous Processes" was held was approached and was in compliance with the guidelines contained in legal documents MEC. Through questionnaires with objective and subjective questions were presenting everyday phenomena analyzed the conceptions of students in regular and vocational high school on spontaneous phenomena, as well as newly admitted to the Bachelor's Degree in Chemistry from the cities of Fortaleza and Itapipoca students. Following the standards of the National Textbook Program of the five books currently recommended only one was deemed appropriate for the spontaneous processes, as this addresses entropy making their connection with the Second Law of Thermodynamics and through everyday examples. A differential with other books has been analyzed that this material also addresses another thermodynamic function that describes the spontaneous processes under conditions routinely found in most laboratories, i.e. constant temperature and pressure, which is the Gibbs energy. It was evident that students, through common sense, can quite easily describe a process as spontaneous or not. However, when asked which factor would determine whether a given phenomenon occurs spontaneously (Gibbs energy), misunderstandings and confusion are evident. This fact can be associated with the gap now left by the books indicated and used in schools investigated in this work. It is further proposed, using these results suggest that content in textbooks and an approach through the visualization and understanding of everyday phenomena as the MEC guidelines. CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13130application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:26:22Zmail@mail.com -
dc.title.en.fl_str_mv Evaluation of Textbooks Chmeistry and Concepts of Students of Secondary Education and Higher on the Content Phenomena Spontaneous
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv AvaliaÃÃo dos Livros DidÃticos de QuÃmica e as ConcepÃÃes de Alunos de Ensino MÃdio e Superior Sobre o ConteÃdo dos FenÃmenos EspontÃneos
title Evaluation of Textbooks Chmeistry and Concepts of Students of Secondary Education and Higher on the Content Phenomena Spontaneous
spellingShingle Evaluation of Textbooks Chmeistry and Concepts of Students of Secondary Education and Higher on the Content Phenomena Spontaneous
Bruno Peixoto de Oliveira
espontaneidade
livros didÃticos
energia de Gibbs
spontaneity, textbooks, Gibbs energy
FISICO-QUIMICA
title_short Evaluation of Textbooks Chmeistry and Concepts of Students of Secondary Education and Higher on the Content Phenomena Spontaneous
title_full Evaluation of Textbooks Chmeistry and Concepts of Students of Secondary Education and Higher on the Content Phenomena Spontaneous
title_fullStr Evaluation of Textbooks Chmeistry and Concepts of Students of Secondary Education and Higher on the Content Phenomena Spontaneous
title_full_unstemmed Evaluation of Textbooks Chmeistry and Concepts of Students of Secondary Education and Higher on the Content Phenomena Spontaneous
title_sort Evaluation of Textbooks Chmeistry and Concepts of Students of Secondary Education and Higher on the Content Phenomena Spontaneous
author Bruno Peixoto de Oliveira
author_facet Bruno Peixoto de Oliveira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pierre BasÃlio Almeida Fechine
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 62865935353
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1184349463710551
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Francisco Belmino Romero
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv 26335352753
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6859342900447012
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Antonio Savio Gomes MagalhÃes
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 14100358125
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5305916385586053
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Francisco AudÃsio Dias Filho
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 47790385372
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2090415373875792
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 01441697381
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8769833166818743
dc.contributor.author.fl_str_mv Bruno Peixoto de Oliveira
contributor_str_mv Pierre BasÃlio Almeida Fechine
Francisco Belmino Romero
Antonio Savio Gomes MagalhÃes
Francisco AudÃsio Dias Filho
dc.subject.por.fl_str_mv espontaneidade
livros didÃticos
energia de Gibbs
topic espontaneidade
livros didÃticos
energia de Gibbs
spontaneity, textbooks, Gibbs energy
FISICO-QUIMICA
dc.subject.eng.fl_str_mv spontaneity, textbooks, Gibbs energy
dc.subject.cnpq.fl_str_mv FISICO-QUIMICA
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A TermodinÃmica como um ramo experimental e aplicado da CiÃncia pode se tornar uma importante ferramenta no processo de ensino e aprendizagem, visto que, atravÃs deste carÃter aplicado pode facilitar para o aluno a visualizaÃÃo dos conceitos estudados em sala de aula. Este trabalho se propÃs a analisar e avaliar a abordagem do conteÃdo âProcessos EspontÃneosâ nos livros didÃticos de QuÃmica, atualmente recomendados pelo MinistÃrio da EducaÃÃo atravÃs do Guia de Livros DidÃticos. Foi realizada uma anÃlise dos livros didÃticos atualmente recomendados pelo MinistÃrio da EducaÃÃo com o objetivo de compreender como o conteÃdo âProcessos EspontÃneosâ era abordado e se estava em adequaÃÃo com as orientaÃÃes contidas em documentos legais do MEC. AtravÃs de questionÃrios aplicados com questÃes objetivas e subjetivas apresentando fenÃmenos cotidianos foram analisadas as concepÃÃes de alunos do Ensino MÃdio regular e profissional sobre fenÃmenos espontÃneos, bem como de alunos recÃm-admitidos no curso de Licenciatura em QuÃmica das cidades de Fortaleza e Itapipoca. Seguindo as normas do Programa Nacional do Livro DidÃtico dos cinco livros atualmente recomendados, apenas um foi considerado adequado para os processos espontÃneos, pois este aborda entropia fazendo sua ligaÃÃo com a Segunda Lei da TermodinÃmica e atravÃs de exemplos cotidianos. Um diferencial em relaÃÃo aos outros livros analisados foi que este material, tambÃm aborda outra funÃÃo termodinÃmica que descreve os processos espontÃneos em condiÃÃes mais corriqueiramente encontradas em laboratÃrios, ou seja, em temperatura e pressÃo constante, que à a energia de Gibbs. Ficou evidenciado que os alunos, atravÃs do senso comum, conseguem com certa facilidade descrever um processo como espontÃneo ou nÃo. Entretanto, quando questionados sobre qual o fator que determinaria se um dado fenÃmeno ocorre espontaneamente (energia de Gibbs), sÃo evidenciados equÃvocos e confusÃes. Este fato pode estar associado à lacuna deixada atualmente pelos livros indicados e utilizados nas escolas investigadas neste trabalho. PropÃe-se ainda, atravÃs destes resultados, sugerir esse conteÃdo nos livros didÃticos e uma abordagem atravÃs da visualizaÃÃo e compreensÃo dos fenÃmenos cotidianos conforme orientaÃÃes do MEC.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv Thermodynamics as an experimental branch of applied science and may become an important tool in the teaching and learning process, since, through this character can apply for the student to facilitate visualization of the concepts studied in class. This study aimed to analyze and evaluate the approach of content "Spontaneous Processes" in textbooks of Chemistry, currently recommended by the Ministry of Education through Textbooks Guide. An analysis of the textbooks currently recommended by the Ministry of Education with the goal of understanding how content "Spontaneous Processes" was held was approached and was in compliance with the guidelines contained in legal documents MEC. Through questionnaires with objective and subjective questions were presenting everyday phenomena analyzed the conceptions of students in regular and vocational high school on spontaneous phenomena, as well as newly admitted to the Bachelor's Degree in Chemistry from the cities of Fortaleza and Itapipoca students. Following the standards of the National Textbook Program of the five books currently recommended only one was deemed appropriate for the spontaneous processes, as this addresses entropy making their connection with the Second Law of Thermodynamics and through everyday examples. A differential with other books has been analyzed that this material also addresses another thermodynamic function that describes the spontaneous processes under conditions routinely found in most laboratories, i.e. constant temperature and pressure, which is the Gibbs energy. It was evident that students, through common sense, can quite easily describe a process as spontaneous or not. However, when asked which factor would determine whether a given phenomenon occurs spontaneously (Gibbs energy), misunderstandings and confusion are evident. This fact can be associated with the gap now left by the books indicated and used in schools investigated in this work. It is further proposed, using these results suggest that content in textbooks and an approach through the visualization and understanding of everyday phenomena as the MEC guidelines.
description A TermodinÃmica como um ramo experimental e aplicado da CiÃncia pode se tornar uma importante ferramenta no processo de ensino e aprendizagem, visto que, atravÃs deste carÃter aplicado pode facilitar para o aluno a visualizaÃÃo dos conceitos estudados em sala de aula. Este trabalho se propÃs a analisar e avaliar a abordagem do conteÃdo âProcessos EspontÃneosâ nos livros didÃticos de QuÃmica, atualmente recomendados pelo MinistÃrio da EducaÃÃo atravÃs do Guia de Livros DidÃticos. Foi realizada uma anÃlise dos livros didÃticos atualmente recomendados pelo MinistÃrio da EducaÃÃo com o objetivo de compreender como o conteÃdo âProcessos EspontÃneosâ era abordado e se estava em adequaÃÃo com as orientaÃÃes contidas em documentos legais do MEC. AtravÃs de questionÃrios aplicados com questÃes objetivas e subjetivas apresentando fenÃmenos cotidianos foram analisadas as concepÃÃes de alunos do Ensino MÃdio regular e profissional sobre fenÃmenos espontÃneos, bem como de alunos recÃm-admitidos no curso de Licenciatura em QuÃmica das cidades de Fortaleza e Itapipoca. Seguindo as normas do Programa Nacional do Livro DidÃtico dos cinco livros atualmente recomendados, apenas um foi considerado adequado para os processos espontÃneos, pois este aborda entropia fazendo sua ligaÃÃo com a Segunda Lei da TermodinÃmica e atravÃs de exemplos cotidianos. Um diferencial em relaÃÃo aos outros livros analisados foi que este material, tambÃm aborda outra funÃÃo termodinÃmica que descreve os processos espontÃneos em condiÃÃes mais corriqueiramente encontradas em laboratÃrios, ou seja, em temperatura e pressÃo constante, que à a energia de Gibbs. Ficou evidenciado que os alunos, atravÃs do senso comum, conseguem com certa facilidade descrever um processo como espontÃneo ou nÃo. Entretanto, quando questionados sobre qual o fator que determinaria se um dado fenÃmeno ocorre espontaneamente (energia de Gibbs), sÃo evidenciados equÃvocos e confusÃes. Este fato pode estar associado à lacuna deixada atualmente pelos livros indicados e utilizados nas escolas investigadas neste trabalho. PropÃe-se ainda, atravÃs destes resultados, sugerir esse conteÃdo nos livros didÃticos e uma abordagem atravÃs da visualizaÃÃo e compreensÃo dos fenÃmenos cotidianos conforme orientaÃÃes do MEC.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-10-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13130
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13130
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em QuÃmica
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295197411409920