A prÃxis polÃtico-educativa dos trabalhadores da construÃÃo civil: da experiÃncia freireana (1989) a escola do peÃo (2014)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Daniel Bezerra Furtado
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20520
Resumo: Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico
id UFC_280bb0c25a4e0f65fb253dc86a67c7d7
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:12906
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA prÃxis polÃtico-educativa dos trabalhadores da construÃÃo civil: da experiÃncia freireana (1989) a escola do peÃo (2014)2018-10-00Justino de Sousa Junior4431921532078965415912Daniel Bezerra Furtado Universidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRPrÃxis PolÃtica EducaÃÃo Trabalhador Sindicato PartidoPraxis Politics Education Worker Union PartyEDUCACAOConselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgicoO presente trabalho à uma investigaÃÃo de natureza teÃrica sobre a prÃxis desenvolvida pelas instÃncias do movimento operÃrio por meio da contribuiÃÃo teÃrica marxiana. Na pesquisa bibliogrÃfica sobre as obras de Marx e Engels e contribuiÃÃes de seus interpretes, como VÃzquez, Sousa JÃnior e Kosik, pretendemos analisar a categoria prÃxis polÃtico-educativa como fundamental para a compreensÃo da teoria marxista e de que modo a compreensÃo do seu significado pode contribuir no processo educativo e autoeducativo do proletariado. Analisaremos a sua relaÃÃo com o trabalho e o ensino, como base do programa marxista para a educaÃÃo. Em seguida, apoiados nos escritos de LÃnin, Rosa Luxemburgo, Trotsky e Gramsci, nos deteremos a analisar a atuaÃÃo de partidos, sindicatos, intelectuais e demais entidades de classe como mediadores da prÃxis revolucionÃria. Em seguida investigaremos as iniciativas polÃtico-sindicais e educativas realizadas no Sindicato dos Trabalhadores na IndÃstria da ConstruÃÃo Civil da RegiÃo Metropolitana de Fortaleza, partindo da constituiÃÃo da oposiÃÃo sindical em 1988, passando por sua eleiÃÃo e posse como grupo dirigente. Sua atuaÃÃo polÃticosindical como responsÃvel por implantar, construir e consolidar uma prÃxis polÃtico-educativa voltada para a elevaÃÃo do nÃvel de consciÃncia dos operÃrios da construÃÃo civil. Por fim, nos debruÃaremos nas experiÃncias educacionais que nÃo estÃo institucionalizadas: o projeto de alfabetizaÃÃo promovido pelo sindicato, a escola patronal e a Escola do PeÃo, para alfabetizaÃÃo de operÃrios. Nessa direÃÃo, refletiremos sobre as possibilidades de se desenvolver uma prÃxis transformadora e um processo permanente e dialÃtico entre a atividade educativa dos docentes, a partir de espaÃos escolares que nÃo foram alÃados pelo Estado e consequentemente se chocam com este, como um contraponto, remando contra a marÃ, na perspectiva de instruir operÃrios, que ao desenvolverem uma vida polÃtica e sindical ativa, no campo de classe, sentem a necessidade de se alfabetizar e se instruir, visando compreender melhor o mundo que vivem e formar-se politicamente em busca de sua emancipaÃÃo. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20520application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:33:01Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv A prÃxis polÃtico-educativa dos trabalhadores da construÃÃo civil: da experiÃncia freireana (1989) a escola do peÃo (2014)
title A prÃxis polÃtico-educativa dos trabalhadores da construÃÃo civil: da experiÃncia freireana (1989) a escola do peÃo (2014)
spellingShingle A prÃxis polÃtico-educativa dos trabalhadores da construÃÃo civil: da experiÃncia freireana (1989) a escola do peÃo (2014)
Daniel Bezerra Furtado
PrÃxis
PolÃtica
EducaÃÃo
Trabalhador
Sindicato
Partido
Praxis
Politics
Education
Worker
Union
Party
EDUCACAO
title_short A prÃxis polÃtico-educativa dos trabalhadores da construÃÃo civil: da experiÃncia freireana (1989) a escola do peÃo (2014)
title_full A prÃxis polÃtico-educativa dos trabalhadores da construÃÃo civil: da experiÃncia freireana (1989) a escola do peÃo (2014)
title_fullStr A prÃxis polÃtico-educativa dos trabalhadores da construÃÃo civil: da experiÃncia freireana (1989) a escola do peÃo (2014)
title_full_unstemmed A prÃxis polÃtico-educativa dos trabalhadores da construÃÃo civil: da experiÃncia freireana (1989) a escola do peÃo (2014)
title_sort A prÃxis polÃtico-educativa dos trabalhadores da construÃÃo civil: da experiÃncia freireana (1989) a escola do peÃo (2014)
author Daniel Bezerra Furtado
author_facet Daniel Bezerra Furtado
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Justino de Sousa Junior
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 44319215320
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 78965415912
dc.contributor.author.fl_str_mv Daniel Bezerra Furtado
contributor_str_mv Justino de Sousa Junior
dc.subject.por.fl_str_mv PrÃxis
PolÃtica
EducaÃÃo
Trabalhador
Sindicato
Partido
topic PrÃxis
PolÃtica
EducaÃÃo
Trabalhador
Sindicato
Partido
Praxis
Politics
Education
Worker
Union
Party
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Praxis
Politics
Education
Worker
Union
Party
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O presente trabalho à uma investigaÃÃo de natureza teÃrica sobre a prÃxis desenvolvida pelas instÃncias do movimento operÃrio por meio da contribuiÃÃo teÃrica marxiana. Na pesquisa bibliogrÃfica sobre as obras de Marx e Engels e contribuiÃÃes de seus interpretes, como VÃzquez, Sousa JÃnior e Kosik, pretendemos analisar a categoria prÃxis polÃtico-educativa como fundamental para a compreensÃo da teoria marxista e de que modo a compreensÃo do seu significado pode contribuir no processo educativo e autoeducativo do proletariado. Analisaremos a sua relaÃÃo com o trabalho e o ensino, como base do programa marxista para a educaÃÃo. Em seguida, apoiados nos escritos de LÃnin, Rosa Luxemburgo, Trotsky e Gramsci, nos deteremos a analisar a atuaÃÃo de partidos, sindicatos, intelectuais e demais entidades de classe como mediadores da prÃxis revolucionÃria. Em seguida investigaremos as iniciativas polÃtico-sindicais e educativas realizadas no Sindicato dos Trabalhadores na IndÃstria da ConstruÃÃo Civil da RegiÃo Metropolitana de Fortaleza, partindo da constituiÃÃo da oposiÃÃo sindical em 1988, passando por sua eleiÃÃo e posse como grupo dirigente. Sua atuaÃÃo polÃticosindical como responsÃvel por implantar, construir e consolidar uma prÃxis polÃtico-educativa voltada para a elevaÃÃo do nÃvel de consciÃncia dos operÃrios da construÃÃo civil. Por fim, nos debruÃaremos nas experiÃncias educacionais que nÃo estÃo institucionalizadas: o projeto de alfabetizaÃÃo promovido pelo sindicato, a escola patronal e a Escola do PeÃo, para alfabetizaÃÃo de operÃrios. Nessa direÃÃo, refletiremos sobre as possibilidades de se desenvolver uma prÃxis transformadora e um processo permanente e dialÃtico entre a atividade educativa dos docentes, a partir de espaÃos escolares que nÃo foram alÃados pelo Estado e consequentemente se chocam com este, como um contraponto, remando contra a marÃ, na perspectiva de instruir operÃrios, que ao desenvolverem uma vida polÃtica e sindical ativa, no campo de classe, sentem a necessidade de se alfabetizar e se instruir, visando compreender melhor o mundo que vivem e formar-se politicamente em busca de sua emancipaÃÃo.
description Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-10-00
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20520
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20520
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295239829454848