A prÃxis polÃtico-educativa dos trabalhadores da construÃÃo civil: da experiÃncia freireana (1989) a escola do peÃo (2014)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20520 |
Resumo: | Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico |
id |
UFC_280bb0c25a4e0f65fb253dc86a67c7d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:12906 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA prÃxis polÃtico-educativa dos trabalhadores da construÃÃo civil: da experiÃncia freireana (1989) a escola do peÃo (2014)2018-10-00Justino de Sousa Junior4431921532078965415912Daniel Bezerra Furtado Universidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRPrÃxis PolÃtica EducaÃÃo Trabalhador Sindicato PartidoPraxis Politics Education Worker Union PartyEDUCACAOConselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgicoO presente trabalho à uma investigaÃÃo de natureza teÃrica sobre a prÃxis desenvolvida pelas instÃncias do movimento operÃrio por meio da contribuiÃÃo teÃrica marxiana. Na pesquisa bibliogrÃfica sobre as obras de Marx e Engels e contribuiÃÃes de seus interpretes, como VÃzquez, Sousa JÃnior e Kosik, pretendemos analisar a categoria prÃxis polÃtico-educativa como fundamental para a compreensÃo da teoria marxista e de que modo a compreensÃo do seu significado pode contribuir no processo educativo e autoeducativo do proletariado. Analisaremos a sua relaÃÃo com o trabalho e o ensino, como base do programa marxista para a educaÃÃo. Em seguida, apoiados nos escritos de LÃnin, Rosa Luxemburgo, Trotsky e Gramsci, nos deteremos a analisar a atuaÃÃo de partidos, sindicatos, intelectuais e demais entidades de classe como mediadores da prÃxis revolucionÃria. Em seguida investigaremos as iniciativas polÃtico-sindicais e educativas realizadas no Sindicato dos Trabalhadores na IndÃstria da ConstruÃÃo Civil da RegiÃo Metropolitana de Fortaleza, partindo da constituiÃÃo da oposiÃÃo sindical em 1988, passando por sua eleiÃÃo e posse como grupo dirigente. Sua atuaÃÃo polÃticosindical como responsÃvel por implantar, construir e consolidar uma prÃxis polÃtico-educativa voltada para a elevaÃÃo do nÃvel de consciÃncia dos operÃrios da construÃÃo civil. Por fim, nos debruÃaremos nas experiÃncias educacionais que nÃo estÃo institucionalizadas: o projeto de alfabetizaÃÃo promovido pelo sindicato, a escola patronal e a Escola do PeÃo, para alfabetizaÃÃo de operÃrios. Nessa direÃÃo, refletiremos sobre as possibilidades de se desenvolver uma prÃxis transformadora e um processo permanente e dialÃtico entre a atividade educativa dos docentes, a partir de espaÃos escolares que nÃo foram alÃados pelo Estado e consequentemente se chocam com este, como um contraponto, remando contra a marÃ, na perspectiva de instruir operÃrios, que ao desenvolverem uma vida polÃtica e sindical ativa, no campo de classe, sentem a necessidade de se alfabetizar e se instruir, visando compreender melhor o mundo que vivem e formar-se politicamente em busca de sua emancipaÃÃo. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20520application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:33:01Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
A prÃxis polÃtico-educativa dos trabalhadores da construÃÃo civil: da experiÃncia freireana (1989) a escola do peÃo (2014) |
title |
A prÃxis polÃtico-educativa dos trabalhadores da construÃÃo civil: da experiÃncia freireana (1989) a escola do peÃo (2014) |
spellingShingle |
A prÃxis polÃtico-educativa dos trabalhadores da construÃÃo civil: da experiÃncia freireana (1989) a escola do peÃo (2014) Daniel Bezerra Furtado PrÃxis PolÃtica EducaÃÃo Trabalhador Sindicato Partido Praxis Politics Education Worker Union Party EDUCACAO |
title_short |
A prÃxis polÃtico-educativa dos trabalhadores da construÃÃo civil: da experiÃncia freireana (1989) a escola do peÃo (2014) |
title_full |
A prÃxis polÃtico-educativa dos trabalhadores da construÃÃo civil: da experiÃncia freireana (1989) a escola do peÃo (2014) |
title_fullStr |
A prÃxis polÃtico-educativa dos trabalhadores da construÃÃo civil: da experiÃncia freireana (1989) a escola do peÃo (2014) |
title_full_unstemmed |
A prÃxis polÃtico-educativa dos trabalhadores da construÃÃo civil: da experiÃncia freireana (1989) a escola do peÃo (2014) |
title_sort |
A prÃxis polÃtico-educativa dos trabalhadores da construÃÃo civil: da experiÃncia freireana (1989) a escola do peÃo (2014) |
author |
Daniel Bezerra Furtado |
author_facet |
Daniel Bezerra Furtado |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Justino de Sousa Junior |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
44319215320 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
78965415912 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Daniel Bezerra Furtado |
contributor_str_mv |
Justino de Sousa Junior |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PrÃxis PolÃtica EducaÃÃo Trabalhador Sindicato Partido |
topic |
PrÃxis PolÃtica EducaÃÃo Trabalhador Sindicato Partido Praxis Politics Education Worker Union Party EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Praxis Politics Education Worker Union Party |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
EDUCACAO |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
O presente trabalho à uma investigaÃÃo de natureza teÃrica sobre a prÃxis desenvolvida pelas instÃncias do movimento operÃrio por meio da contribuiÃÃo teÃrica marxiana. Na pesquisa bibliogrÃfica sobre as obras de Marx e Engels e contribuiÃÃes de seus interpretes, como VÃzquez, Sousa JÃnior e Kosik, pretendemos analisar a categoria prÃxis polÃtico-educativa como fundamental para a compreensÃo da teoria marxista e de que modo a compreensÃo do seu significado pode contribuir no processo educativo e autoeducativo do proletariado. Analisaremos a sua relaÃÃo com o trabalho e o ensino, como base do programa marxista para a educaÃÃo. Em seguida, apoiados nos escritos de LÃnin, Rosa Luxemburgo, Trotsky e Gramsci, nos deteremos a analisar a atuaÃÃo de partidos, sindicatos, intelectuais e demais entidades de classe como mediadores da prÃxis revolucionÃria. Em seguida investigaremos as iniciativas polÃtico-sindicais e educativas realizadas no Sindicato dos Trabalhadores na IndÃstria da ConstruÃÃo Civil da RegiÃo Metropolitana de Fortaleza, partindo da constituiÃÃo da oposiÃÃo sindical em 1988, passando por sua eleiÃÃo e posse como grupo dirigente. Sua atuaÃÃo polÃticosindical como responsÃvel por implantar, construir e consolidar uma prÃxis polÃtico-educativa voltada para a elevaÃÃo do nÃvel de consciÃncia dos operÃrios da construÃÃo civil. Por fim, nos debruÃaremos nas experiÃncias educacionais que nÃo estÃo institucionalizadas: o projeto de alfabetizaÃÃo promovido pelo sindicato, a escola patronal e a Escola do PeÃo, para alfabetizaÃÃo de operÃrios. Nessa direÃÃo, refletiremos sobre as possibilidades de se desenvolver uma prÃxis transformadora e um processo permanente e dialÃtico entre a atividade educativa dos docentes, a partir de espaÃos escolares que nÃo foram alÃados pelo Estado e consequentemente se chocam com este, como um contraponto, remando contra a marÃ, na perspectiva de instruir operÃrios, que ao desenvolverem uma vida polÃtica e sindical ativa, no campo de classe, sentem a necessidade de se alfabetizar e se instruir, visando compreender melhor o mundo que vivem e formar-se politicamente em busca de sua emancipaÃÃo. |
description |
Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-10-00 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20520 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20520 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295239829454848 |