Os Quilombolas do Veiga e o SÃo GonÃalo:memÃria e identidade na festa e devoÃÃo a SÃo GonÃalo no SÃtio Veiga
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20296 |
Resumo: | CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
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O presente trabalho busca analisar o papel que a danÃa de SÃo GonÃalo, na comunidade quilombola SÃtio Veiga, desempenha no processo de construÃÃo da identidade Ãtnica deste grupo social. A comunidade SÃtio Veiga à um agrupamento reconhecido enquanto âcomunidade remanescente de quilombosâ, localizado em QuixadÃ, sertÃo central, cujo vÃnculo desse agrupamento com o territÃrio remete aos descendentes das populaÃÃes negras escravizadas no CearÃ. Dessa forma, a reivindicaÃÃo em torno da titularidade do territÃrio envolve a assunÃÃo de uma categoria normatizada pelo direito, inserida no texto constitucional. A metodologia utilizada foi a pesquisa de campo, atravÃs da memÃria local, acionada em contextos de reivindicaÃÃes identitÃrias que remetem a uma ligaÃÃo com o passado, com a origem comum. Logo, atravÃs do ritual, sÃo elaboradas narrativas sobre a descendÃncia dessa coletividade, suas origens, sua ancestralidade que remete ao perÃodo escravocrata. O foco da pesquisa foi compreender os caminhos que este ritual percorreu para se construir em um elemento de pertencimento Ãtnico, um diacrÃtico situacional, que serà acionado no processo de reivindicaÃÃo de seu territÃrio. Nesse processo de afirmaÃÃo identitÃria, os agentes externos (ONGs, agentes pÃblicos e outras instituiÃÃes) contribuÃram em diferentes contextos, mas tambÃm foram relaÃÃes marcadas por conflitos e tensÃes. |
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