A Aprendizagem Experiencial em Empresas Cearenses de Desenvolvimento de Software
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15551 |
Resumo: | Este estudo objetivou investigar as contribuiÃÃes das prÃticas de aprendizagem experiencial para o desenvolvimento de competÃncias de gerentes de projetos em empresas cearenses de desenvolvimento de software. Trata-se de uma pesquisa exploratÃria e descritiva, por meio de uma pesquisa de campo, de base qualitativa, em estudos de casos mÃltiplos em trÃs empresas cearenses de produÃÃo de software afiliadas ao Instituto Titan, com sede em Fortaleza-CE, e que possuem como principal atividade o desenvolvimento de software. A pesquisa bibliogrÃfica e documental, bem como a coleta de dados por meio de questionÃrios semi-estruturados foi orientada pelo estudo das prÃticas formais e informais de aprendizagem individual, em grupo e organizacionais, alÃm dos mecanismos de reconhecimento da capacitaÃÃo profissional dos referidos sujeitos. Os resultados da pesquisa mostraram que, nas organizaÃÃes pesquisadas, a aprendizagem e a capacitaÃÃo profissionais ocorrem preferencialmente pela via experiencial do peer learning e do autodesenvolvimento apoiado na internet. Embora as referidas organizaÃÃes estimulem as prÃticas experienciais identificadas e a troca de conhecimentos no contexto dos grupos de trabalhos, inexistem procedimentos formalizados e estruturados de planejamento, execuÃÃo, avaliaÃÃo de resultados e de legitimaÃÃo das competÃncias desenvolvidas experiencialmente. |
id |
UFC_3b4b3115acedd40bb826163ce876bb97 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:10314 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA Aprendizagem Experiencial em Empresas Cearenses de Desenvolvimento de SoftwareThe Experiential Learning in Cearenses Companies Software development2008-09-29Serafim Firmo de Souza Ferraz16881206453http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4704630U0Ana SÃlvia Rocha Ipiranga22105638368http://lattes.cnpq.br/7617623719171750Marcos Antonio Martins Lima2288121238777040732300http://lattes.cnpq.br/2144147935895008Eric Buarque de LimaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em AdministraÃÃo e ControladoriaUFCBRaprendizagem experiencial aprendizagem individual aprendizagem em grupo aprendizagem organizacional empresas de software.organizational learning experiential learning software companies.ADMINISTRACAOEste estudo objetivou investigar as contribuiÃÃes das prÃticas de aprendizagem experiencial para o desenvolvimento de competÃncias de gerentes de projetos em empresas cearenses de desenvolvimento de software. Trata-se de uma pesquisa exploratÃria e descritiva, por meio de uma pesquisa de campo, de base qualitativa, em estudos de casos mÃltiplos em trÃs empresas cearenses de produÃÃo de software afiliadas ao Instituto Titan, com sede em Fortaleza-CE, e que possuem como principal atividade o desenvolvimento de software. A pesquisa bibliogrÃfica e documental, bem como a coleta de dados por meio de questionÃrios semi-estruturados foi orientada pelo estudo das prÃticas formais e informais de aprendizagem individual, em grupo e organizacionais, alÃm dos mecanismos de reconhecimento da capacitaÃÃo profissional dos referidos sujeitos. Os resultados da pesquisa mostraram que, nas organizaÃÃes pesquisadas, a aprendizagem e a capacitaÃÃo profissionais ocorrem preferencialmente pela via experiencial do peer learning e do autodesenvolvimento apoiado na internet. Embora as referidas organizaÃÃes estimulem as prÃticas experienciais identificadas e a troca de conhecimentos no contexto dos grupos de trabalhos, inexistem procedimentos formalizados e estruturados de planejamento, execuÃÃo, avaliaÃÃo de resultados e de legitimaÃÃo das competÃncias desenvolvidas experiencialmente.This work shows a research about experiential learning on the field of companies that develop softwares in CearÃ-Brazil. The main goal is to investigate the contributions of experiential learning practices for professionals working in this kind of companies, starting with their politics, processes and formal practices of training, besides maping and analyzing the initiatives and strategies that individuals, groups and organizations held for this purpose. A literature review was done about the basis of education and experiential learning, the learning in the knowledge management area and in the total quality management, as well as the formal and informal aspects of learning, and formative experiences. Having the project managers as subjects, three companies were investigated through this study of multiple cases. In methodological terms, this research has a qualitative nature, it is characterized as explorative, descriptive and bibliographic. On the process of data collection, semi-structured interviews were used and, for the data analysis, the content analyses. The results showed that the professional development is helped by the use of experiential learning in these companies, but there is a need to improve the processes of learning evaluation and knowledge management. The employees of these companies prefer the experience-based learning and peer learning, they consider the internet their first source of knowledge; the groups develop their knowledge and learning mostly through the method of âconception proofâ; and the organizations encourage their employees to study and research for new technologies and methodologies at any time of the working shift and use team meetings as a way of transferring of knowledge.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15551application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:28:49Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
A Aprendizagem Experiencial em Empresas Cearenses de Desenvolvimento de Software |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The Experiential Learning in Cearenses Companies Software development |
title |
A Aprendizagem Experiencial em Empresas Cearenses de Desenvolvimento de Software |
spellingShingle |
A Aprendizagem Experiencial em Empresas Cearenses de Desenvolvimento de Software Eric Buarque de Lima aprendizagem experiencial aprendizagem individual aprendizagem em grupo aprendizagem organizacional empresas de software. organizational learning experiential learning software companies. ADMINISTRACAO |
title_short |
A Aprendizagem Experiencial em Empresas Cearenses de Desenvolvimento de Software |
title_full |
A Aprendizagem Experiencial em Empresas Cearenses de Desenvolvimento de Software |
title_fullStr |
A Aprendizagem Experiencial em Empresas Cearenses de Desenvolvimento de Software |
title_full_unstemmed |
A Aprendizagem Experiencial em Empresas Cearenses de Desenvolvimento de Software |
title_sort |
A Aprendizagem Experiencial em Empresas Cearenses de Desenvolvimento de Software |
author |
Eric Buarque de Lima |
author_facet |
Eric Buarque de Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Serafim Firmo de Souza Ferraz |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
16881206453 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4704630U0 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Ana SÃlvia Rocha Ipiranga |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
22105638368 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7617623719171750 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Marcos Antonio Martins Lima |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
22881212387 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
77040732300 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2144147935895008 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Eric Buarque de Lima |
contributor_str_mv |
Serafim Firmo de Souza Ferraz Ana SÃlvia Rocha Ipiranga Marcos Antonio Martins Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
aprendizagem experiencial aprendizagem individual aprendizagem em grupo aprendizagem organizacional empresas de software. |
topic |
aprendizagem experiencial aprendizagem individual aprendizagem em grupo aprendizagem organizacional empresas de software. organizational learning experiential learning software companies. ADMINISTRACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
organizational learning experiential learning software companies. |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
ADMINISTRACAO |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Este estudo objetivou investigar as contribuiÃÃes das prÃticas de aprendizagem experiencial para o desenvolvimento de competÃncias de gerentes de projetos em empresas cearenses de desenvolvimento de software. Trata-se de uma pesquisa exploratÃria e descritiva, por meio de uma pesquisa de campo, de base qualitativa, em estudos de casos mÃltiplos em trÃs empresas cearenses de produÃÃo de software afiliadas ao Instituto Titan, com sede em Fortaleza-CE, e que possuem como principal atividade o desenvolvimento de software. A pesquisa bibliogrÃfica e documental, bem como a coleta de dados por meio de questionÃrios semi-estruturados foi orientada pelo estudo das prÃticas formais e informais de aprendizagem individual, em grupo e organizacionais, alÃm dos mecanismos de reconhecimento da capacitaÃÃo profissional dos referidos sujeitos. Os resultados da pesquisa mostraram que, nas organizaÃÃes pesquisadas, a aprendizagem e a capacitaÃÃo profissionais ocorrem preferencialmente pela via experiencial do peer learning e do autodesenvolvimento apoiado na internet. Embora as referidas organizaÃÃes estimulem as prÃticas experienciais identificadas e a troca de conhecimentos no contexto dos grupos de trabalhos, inexistem procedimentos formalizados e estruturados de planejamento, execuÃÃo, avaliaÃÃo de resultados e de legitimaÃÃo das competÃncias desenvolvidas experiencialmente. |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
This work shows a research about experiential learning on the field of companies that develop softwares in CearÃ-Brazil. The main goal is to investigate the contributions of experiential learning practices for professionals working in this kind of companies, starting with their politics, processes and formal practices of training, besides maping and analyzing the initiatives and strategies that individuals, groups and organizations held for this purpose. A literature review was done about the basis of education and experiential learning, the learning in the knowledge management area and in the total quality management, as well as the formal and informal aspects of learning, and formative experiences. Having the project managers as subjects, three companies were investigated through this study of multiple cases. In methodological terms, this research has a qualitative nature, it is characterized as explorative, descriptive and bibliographic. On the process of data collection, semi-structured interviews were used and, for the data analysis, the content analyses. The results showed that the professional development is helped by the use of experiential learning in these companies, but there is a need to improve the processes of learning evaluation and knowledge management. The employees of these companies prefer the experience-based learning and peer learning, they consider the internet their first source of knowledge; the groups develop their knowledge and learning mostly through the method of âconception proofâ; and the organizations encourage their employees to study and research for new technologies and methodologies at any time of the working shift and use team meetings as a way of transferring of knowledge. |
description |
Este estudo objetivou investigar as contribuiÃÃes das prÃticas de aprendizagem experiencial para o desenvolvimento de competÃncias de gerentes de projetos em empresas cearenses de desenvolvimento de software. Trata-se de uma pesquisa exploratÃria e descritiva, por meio de uma pesquisa de campo, de base qualitativa, em estudos de casos mÃltiplos em trÃs empresas cearenses de produÃÃo de software afiliadas ao Instituto Titan, com sede em Fortaleza-CE, e que possuem como principal atividade o desenvolvimento de software. A pesquisa bibliogrÃfica e documental, bem como a coleta de dados por meio de questionÃrios semi-estruturados foi orientada pelo estudo das prÃticas formais e informais de aprendizagem individual, em grupo e organizacionais, alÃm dos mecanismos de reconhecimento da capacitaÃÃo profissional dos referidos sujeitos. Os resultados da pesquisa mostraram que, nas organizaÃÃes pesquisadas, a aprendizagem e a capacitaÃÃo profissionais ocorrem preferencialmente pela via experiencial do peer learning e do autodesenvolvimento apoiado na internet. Embora as referidas organizaÃÃes estimulem as prÃticas experienciais identificadas e a troca de conhecimentos no contexto dos grupos de trabalhos, inexistem procedimentos formalizados e estruturados de planejamento, execuÃÃo, avaliaÃÃo de resultados e de legitimaÃÃo das competÃncias desenvolvidas experiencialmente. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-09-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15551 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15551 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em AdministraÃÃo e Controladoria |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295212662947840 |