A Aprendizagem Experiencial em Empresas Cearenses de Desenvolvimento de Software

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eric Buarque de Lima
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15551
Resumo: Este estudo objetivou investigar as contribuiÃÃes das prÃticas de aprendizagem experiencial para o desenvolvimento de competÃncias de gerentes de projetos em empresas cearenses de desenvolvimento de software. Trata-se de uma pesquisa exploratÃria e descritiva, por meio de uma pesquisa de campo, de base qualitativa, em estudos de casos mÃltiplos em trÃs empresas cearenses de produÃÃo de software afiliadas ao Instituto Titan, com sede em Fortaleza-CE, e que possuem como principal atividade o desenvolvimento de software. A pesquisa bibliogrÃfica e documental, bem como a coleta de dados por meio de questionÃrios semi-estruturados foi orientada pelo estudo das prÃticas formais e informais de aprendizagem individual, em grupo e organizacionais, alÃm dos mecanismos de reconhecimento da capacitaÃÃo profissional dos referidos sujeitos. Os resultados da pesquisa mostraram que, nas organizaÃÃes pesquisadas, a aprendizagem e a capacitaÃÃo profissionais ocorrem preferencialmente pela via experiencial do peer learning e do autodesenvolvimento apoiado na internet. Embora as referidas organizaÃÃes estimulem as prÃticas experienciais identificadas e a troca de conhecimentos no contexto dos grupos de trabalhos, inexistem procedimentos formalizados e estruturados de planejamento, execuÃÃo, avaliaÃÃo de resultados e de legitimaÃÃo das competÃncias desenvolvidas experiencialmente.
id UFC_3b4b3115acedd40bb826163ce876bb97
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:10314
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA Aprendizagem Experiencial em Empresas Cearenses de Desenvolvimento de SoftwareThe Experiential Learning in Cearenses Companies Software development2008-09-29Serafim Firmo de Souza Ferraz16881206453http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4704630U0Ana SÃlvia Rocha Ipiranga22105638368http://lattes.cnpq.br/7617623719171750Marcos Antonio Martins Lima2288121238777040732300http://lattes.cnpq.br/2144147935895008Eric Buarque de LimaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em AdministraÃÃo e ControladoriaUFCBRaprendizagem experiencial aprendizagem individual aprendizagem em grupo aprendizagem organizacional empresas de software.organizational learning experiential learning software companies.ADMINISTRACAOEste estudo objetivou investigar as contribuiÃÃes das prÃticas de aprendizagem experiencial para o desenvolvimento de competÃncias de gerentes de projetos em empresas cearenses de desenvolvimento de software. Trata-se de uma pesquisa exploratÃria e descritiva, por meio de uma pesquisa de campo, de base qualitativa, em estudos de casos mÃltiplos em trÃs empresas cearenses de produÃÃo de software afiliadas ao Instituto Titan, com sede em Fortaleza-CE, e que possuem como principal atividade o desenvolvimento de software. A pesquisa bibliogrÃfica e documental, bem como a coleta de dados por meio de questionÃrios semi-estruturados foi orientada pelo estudo das prÃticas formais e informais de aprendizagem individual, em grupo e organizacionais, alÃm dos mecanismos de reconhecimento da capacitaÃÃo profissional dos referidos sujeitos. Os resultados da pesquisa mostraram que, nas organizaÃÃes pesquisadas, a aprendizagem e a capacitaÃÃo profissionais ocorrem preferencialmente pela via experiencial do peer learning e do autodesenvolvimento apoiado na internet. Embora as referidas organizaÃÃes estimulem as prÃticas experienciais identificadas e a troca de conhecimentos no contexto dos grupos de trabalhos, inexistem procedimentos formalizados e estruturados de planejamento, execuÃÃo, avaliaÃÃo de resultados e de legitimaÃÃo das competÃncias desenvolvidas experiencialmente.This work shows a research about experiential learning on the field of companies that develop softwares in CearÃ-Brazil. The main goal is to investigate the contributions of experiential learning practices for professionals working in this kind of companies, starting with their politics, processes and formal practices of training, besides maping and analyzing the initiatives and strategies that individuals, groups and organizations held for this purpose. A literature review was done about the basis of education and experiential learning, the learning in the knowledge management area and in the total quality management, as well as the formal and informal aspects of learning, and formative experiences. Having the project managers as subjects, three companies were investigated through this study of multiple cases. In methodological terms, this research has a qualitative nature, it is characterized as explorative, descriptive and bibliographic. On the process of data collection, semi-structured interviews were used and, for the data analysis, the content analyses. The results showed that the professional development is helped by the use of experiential learning in these companies, but there is a need to improve the processes of learning evaluation and knowledge management. The employees of these companies prefer the experience-based learning and peer learning, they consider the internet their first source of knowledge; the groups develop their knowledge and learning mostly through the method of âconception proofâ; and the organizations encourage their employees to study and research for new technologies and methodologies at any time of the working shift and use team meetings as a way of transferring of knowledge.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15551application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:28:49Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv A Aprendizagem Experiencial em Empresas Cearenses de Desenvolvimento de Software
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The Experiential Learning in Cearenses Companies Software development
title A Aprendizagem Experiencial em Empresas Cearenses de Desenvolvimento de Software
spellingShingle A Aprendizagem Experiencial em Empresas Cearenses de Desenvolvimento de Software
Eric Buarque de Lima
aprendizagem experiencial
aprendizagem individual
aprendizagem em grupo
aprendizagem organizacional
empresas de software.
organizational learning
experiential learning
software companies.
ADMINISTRACAO
title_short A Aprendizagem Experiencial em Empresas Cearenses de Desenvolvimento de Software
title_full A Aprendizagem Experiencial em Empresas Cearenses de Desenvolvimento de Software
title_fullStr A Aprendizagem Experiencial em Empresas Cearenses de Desenvolvimento de Software
title_full_unstemmed A Aprendizagem Experiencial em Empresas Cearenses de Desenvolvimento de Software
title_sort A Aprendizagem Experiencial em Empresas Cearenses de Desenvolvimento de Software
author Eric Buarque de Lima
author_facet Eric Buarque de Lima
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Serafim Firmo de Souza Ferraz
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 16881206453
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4704630U0
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ana SÃlvia Rocha Ipiranga
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 22105638368
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7617623719171750
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Marcos Antonio Martins Lima
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 22881212387
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 77040732300
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2144147935895008
dc.contributor.author.fl_str_mv Eric Buarque de Lima
contributor_str_mv Serafim Firmo de Souza Ferraz
Ana SÃlvia Rocha Ipiranga
Marcos Antonio Martins Lima
dc.subject.por.fl_str_mv aprendizagem experiencial
aprendizagem individual
aprendizagem em grupo
aprendizagem organizacional
empresas de software.
topic aprendizagem experiencial
aprendizagem individual
aprendizagem em grupo
aprendizagem organizacional
empresas de software.
organizational learning
experiential learning
software companies.
ADMINISTRACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv organizational learning
experiential learning
software companies.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ADMINISTRACAO
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Este estudo objetivou investigar as contribuiÃÃes das prÃticas de aprendizagem experiencial para o desenvolvimento de competÃncias de gerentes de projetos em empresas cearenses de desenvolvimento de software. Trata-se de uma pesquisa exploratÃria e descritiva, por meio de uma pesquisa de campo, de base qualitativa, em estudos de casos mÃltiplos em trÃs empresas cearenses de produÃÃo de software afiliadas ao Instituto Titan, com sede em Fortaleza-CE, e que possuem como principal atividade o desenvolvimento de software. A pesquisa bibliogrÃfica e documental, bem como a coleta de dados por meio de questionÃrios semi-estruturados foi orientada pelo estudo das prÃticas formais e informais de aprendizagem individual, em grupo e organizacionais, alÃm dos mecanismos de reconhecimento da capacitaÃÃo profissional dos referidos sujeitos. Os resultados da pesquisa mostraram que, nas organizaÃÃes pesquisadas, a aprendizagem e a capacitaÃÃo profissionais ocorrem preferencialmente pela via experiencial do peer learning e do autodesenvolvimento apoiado na internet. Embora as referidas organizaÃÃes estimulem as prÃticas experienciais identificadas e a troca de conhecimentos no contexto dos grupos de trabalhos, inexistem procedimentos formalizados e estruturados de planejamento, execuÃÃo, avaliaÃÃo de resultados e de legitimaÃÃo das competÃncias desenvolvidas experiencialmente.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This work shows a research about experiential learning on the field of companies that develop softwares in CearÃ-Brazil. The main goal is to investigate the contributions of experiential learning practices for professionals working in this kind of companies, starting with their politics, processes and formal practices of training, besides maping and analyzing the initiatives and strategies that individuals, groups and organizations held for this purpose. A literature review was done about the basis of education and experiential learning, the learning in the knowledge management area and in the total quality management, as well as the formal and informal aspects of learning, and formative experiences. Having the project managers as subjects, three companies were investigated through this study of multiple cases. In methodological terms, this research has a qualitative nature, it is characterized as explorative, descriptive and bibliographic. On the process of data collection, semi-structured interviews were used and, for the data analysis, the content analyses. The results showed that the professional development is helped by the use of experiential learning in these companies, but there is a need to improve the processes of learning evaluation and knowledge management. The employees of these companies prefer the experience-based learning and peer learning, they consider the internet their first source of knowledge; the groups develop their knowledge and learning mostly through the method of âconception proofâ; and the organizations encourage their employees to study and research for new technologies and methodologies at any time of the working shift and use team meetings as a way of transferring of knowledge.
description Este estudo objetivou investigar as contribuiÃÃes das prÃticas de aprendizagem experiencial para o desenvolvimento de competÃncias de gerentes de projetos em empresas cearenses de desenvolvimento de software. Trata-se de uma pesquisa exploratÃria e descritiva, por meio de uma pesquisa de campo, de base qualitativa, em estudos de casos mÃltiplos em trÃs empresas cearenses de produÃÃo de software afiliadas ao Instituto Titan, com sede em Fortaleza-CE, e que possuem como principal atividade o desenvolvimento de software. A pesquisa bibliogrÃfica e documental, bem como a coleta de dados por meio de questionÃrios semi-estruturados foi orientada pelo estudo das prÃticas formais e informais de aprendizagem individual, em grupo e organizacionais, alÃm dos mecanismos de reconhecimento da capacitaÃÃo profissional dos referidos sujeitos. Os resultados da pesquisa mostraram que, nas organizaÃÃes pesquisadas, a aprendizagem e a capacitaÃÃo profissionais ocorrem preferencialmente pela via experiencial do peer learning e do autodesenvolvimento apoiado na internet. Embora as referidas organizaÃÃes estimulem as prÃticas experienciais identificadas e a troca de conhecimentos no contexto dos grupos de trabalhos, inexistem procedimentos formalizados e estruturados de planejamento, execuÃÃo, avaliaÃÃo de resultados e de legitimaÃÃo das competÃncias desenvolvidas experiencialmente.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-09-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15551
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15551
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em AdministraÃÃo e Controladoria
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295212662947840