ViolÃncia no TrÃnsito "Ã Moda Brasileira": InseguranÃa, Letalidade e Impunidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mauricio Bastos Russo
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8619
Resumo: Na Ãltima dÃcada a frota brasileira de veÃculos quase dobrou de tamanho. Ao mesmo tempo, a cada ano, aumenta o nÃmero de vÃtimas decorrentes de acidentes de trÃnsito no Brasil. O objetivo desta tese à compreender como as condiÃÃes socioeconÃmicas e culturais contribuem com a violÃncia no trÃnsito. Embora este seja um problema comum a todos os paÃses na modernidade, em alguns casos, como no Brasil, o maior problema nÃo à o nÃmero total de acidentes, mas o percentual letal destes. Ao contrÃrio dos paÃses desenvolvidos, no Brasil, a maior parte dos automÃveis de passeio, tipo de veÃculo que mais se envolve em acidente de trÃnsito com vÃtimas, nÃo dispÃem de equipamentos de seguranÃa bÃsicos, como airbags e freios ABS, essÃncias para evitar que o acidente se torne fatal. Soma-se a isto a incapacidade do Estado em regular adequadamente o ambiente social do trÃnsito. A falta de puniÃÃo dos infratores, desde infraÃÃes leves, como o estacionamento em local proibido, a casos mais graves como o homicÃdio no trÃnsito, incentiva as prÃticas ilegais. Problemas no aprendizado dos condutores e na obtenÃÃo da Carteira Nacional de HabilitaÃÃo (CHN) permitem que milhares de motoristas nÃo qualificados circulem nas ruas e estradas brasileiras. Nosso crescimento econÃmico nÃo foi acompanhado por um processo que transformasse os condutores em indivÃduos capazes de respeitar a alteridade dos demais participantes do sistema de trÃnsito. O trÃnsito ainda à para alguns um espaÃo privilegiado, que deveria respeitar a hierarquia social existente, que entra em conflito com aqueles que consideram este um espaÃo democrÃtico
id UFC_3b9ad610968e4a948a99a355350ccbf8
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:5964
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisViolÃncia no TrÃnsito "à Moda Brasileira": InseguranÃa, Letalidade e ImpunidadeTraffic violence in Brazil: insecurity, impunity and lethality2012-07-26CÃsar Barreira03413454315http://lattes.cnpq.br/2382723098584720Geovani Jacà de Freitas20582129400http://lattes.cnpq.br/5060703559262291Linda Maria de Pontes Gondim04331583368http://lattes.cnpq.br/8454836612072714Josà Vicente Tavares dos Santos64648567820http://lattes.cnpq.br/5237998905026010Jakson Alves de Aquino39152944387http://lattes.cnpq.br/8056757049654019 73570877000 http://lattes.cnpq.br/8266102201859446Mauricio Bastos RussoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em SociologiaUFCBRviolÃncia trÃnsito impunidade letalidade jeitinho brasileiroViolence Transit Vehicles Fatality Impunity InsecuritySOCIOLOGIANa Ãltima dÃcada a frota brasileira de veÃculos quase dobrou de tamanho. Ao mesmo tempo, a cada ano, aumenta o nÃmero de vÃtimas decorrentes de acidentes de trÃnsito no Brasil. O objetivo desta tese à compreender como as condiÃÃes socioeconÃmicas e culturais contribuem com a violÃncia no trÃnsito. Embora este seja um problema comum a todos os paÃses na modernidade, em alguns casos, como no Brasil, o maior problema nÃo à o nÃmero total de acidentes, mas o percentual letal destes. Ao contrÃrio dos paÃses desenvolvidos, no Brasil, a maior parte dos automÃveis de passeio, tipo de veÃculo que mais se envolve em acidente de trÃnsito com vÃtimas, nÃo dispÃem de equipamentos de seguranÃa bÃsicos, como airbags e freios ABS, essÃncias para evitar que o acidente se torne fatal. Soma-se a isto a incapacidade do Estado em regular adequadamente o ambiente social do trÃnsito. A falta de puniÃÃo dos infratores, desde infraÃÃes leves, como o estacionamento em local proibido, a casos mais graves como o homicÃdio no trÃnsito, incentiva as prÃticas ilegais. Problemas no aprendizado dos condutores e na obtenÃÃo da Carteira Nacional de HabilitaÃÃo (CHN) permitem que milhares de motoristas nÃo qualificados circulem nas ruas e estradas brasileiras. Nosso crescimento econÃmico nÃo foi acompanhado por um processo que transformasse os condutores em indivÃduos capazes de respeitar a alteridade dos demais participantes do sistema de trÃnsito. O trÃnsito ainda à para alguns um espaÃo privilegiado, que deveria respeitar a hierarquia social existente, que entra em conflito com aqueles que consideram este um espaÃo democrÃticoThe Brazilian car fleet almost doubled its size in the last decade. At the same time, the number of victims from car accidents rises every year. This thesis aims at understanding how economic and cultural conditions contribute to violence caused by cars. In spite of the fact that this is a common issue in every country nowadays, in some cases, such as it happens in Brazil, the problem is not the total number of car accidents but their lethal percentage. In Brazil, contrary to what is seen in developed countries, most automobiles, a kind of vehicle most frequently involved in accidents with victims, do not offer basic safety equipment, such as airbags and anti-lock braking system (ABS) which are major deterrent of fatalities. One should add to this the stateâs inability to regulate properly the social environment created for vehicles. Exemption from punishment for violators, ranging from light infractions, such as parking at unauthorized places, to more serious ones, such as homicides fired by car accidents foments illegal practices. Problems involving training of new drivers and issuing of a driverâs license release thousands of unauthorized drivers to take Brazilian streets and roads. The countryâs economic development did not create an equal process of transformation that allowed drivers to changing into individuals capable of respecting alterity involving other users of the transit system. Transit is still a privileged space for some who do not respect the existing social hierarchy and who defy those who consider driving a car an exercise of democracy. CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8619application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:21:41Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv ViolÃncia no TrÃnsito "Ã Moda Brasileira": InseguranÃa, Letalidade e Impunidade
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Traffic violence in Brazil: insecurity, impunity and lethality
title ViolÃncia no TrÃnsito "Ã Moda Brasileira": InseguranÃa, Letalidade e Impunidade
spellingShingle ViolÃncia no TrÃnsito "Ã Moda Brasileira": InseguranÃa, Letalidade e Impunidade
Mauricio Bastos Russo
violÃncia
trÃnsito
impunidade
letalidade
jeitinho brasileiro
Violence
Transit
Vehicles
Fatality
Impunity
Insecurity
SOCIOLOGIA
title_short ViolÃncia no TrÃnsito "Ã Moda Brasileira": InseguranÃa, Letalidade e Impunidade
title_full ViolÃncia no TrÃnsito "Ã Moda Brasileira": InseguranÃa, Letalidade e Impunidade
title_fullStr ViolÃncia no TrÃnsito "Ã Moda Brasileira": InseguranÃa, Letalidade e Impunidade
title_full_unstemmed ViolÃncia no TrÃnsito "Ã Moda Brasileira": InseguranÃa, Letalidade e Impunidade
title_sort ViolÃncia no TrÃnsito "Ã Moda Brasileira": InseguranÃa, Letalidade e Impunidade
author Mauricio Bastos Russo
author_facet Mauricio Bastos Russo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv CÃsar Barreira
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 03413454315
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2382723098584720
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Geovani Jacà de Freitas
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 20582129400
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5060703559262291
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Linda Maria de Pontes Gondim
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 04331583368
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8454836612072714
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Josà Vicente Tavares dos Santos
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 64648567820
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5237998905026010
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Jakson Alves de Aquino
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv 39152944387
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8056757049654019
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 73570877000
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8266102201859446
dc.contributor.author.fl_str_mv Mauricio Bastos Russo
contributor_str_mv CÃsar Barreira
Geovani Jacà de Freitas
Linda Maria de Pontes Gondim
Josà Vicente Tavares dos Santos
Jakson Alves de Aquino
dc.subject.por.fl_str_mv violÃncia
trÃnsito
impunidade
letalidade
jeitinho brasileiro
topic violÃncia
trÃnsito
impunidade
letalidade
jeitinho brasileiro
Violence
Transit
Vehicles
Fatality
Impunity
Insecurity
SOCIOLOGIA
dc.subject.eng.fl_str_mv Violence
Transit
Vehicles
Fatality
Impunity
Insecurity
dc.subject.cnpq.fl_str_mv SOCIOLOGIA
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Na Ãltima dÃcada a frota brasileira de veÃculos quase dobrou de tamanho. Ao mesmo tempo, a cada ano, aumenta o nÃmero de vÃtimas decorrentes de acidentes de trÃnsito no Brasil. O objetivo desta tese à compreender como as condiÃÃes socioeconÃmicas e culturais contribuem com a violÃncia no trÃnsito. Embora este seja um problema comum a todos os paÃses na modernidade, em alguns casos, como no Brasil, o maior problema nÃo à o nÃmero total de acidentes, mas o percentual letal destes. Ao contrÃrio dos paÃses desenvolvidos, no Brasil, a maior parte dos automÃveis de passeio, tipo de veÃculo que mais se envolve em acidente de trÃnsito com vÃtimas, nÃo dispÃem de equipamentos de seguranÃa bÃsicos, como airbags e freios ABS, essÃncias para evitar que o acidente se torne fatal. Soma-se a isto a incapacidade do Estado em regular adequadamente o ambiente social do trÃnsito. A falta de puniÃÃo dos infratores, desde infraÃÃes leves, como o estacionamento em local proibido, a casos mais graves como o homicÃdio no trÃnsito, incentiva as prÃticas ilegais. Problemas no aprendizado dos condutores e na obtenÃÃo da Carteira Nacional de HabilitaÃÃo (CHN) permitem que milhares de motoristas nÃo qualificados circulem nas ruas e estradas brasileiras. Nosso crescimento econÃmico nÃo foi acompanhado por um processo que transformasse os condutores em indivÃduos capazes de respeitar a alteridade dos demais participantes do sistema de trÃnsito. O trÃnsito ainda à para alguns um espaÃo privilegiado, que deveria respeitar a hierarquia social existente, que entra em conflito com aqueles que consideram este um espaÃo democrÃtico
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv The Brazilian car fleet almost doubled its size in the last decade. At the same time, the number of victims from car accidents rises every year. This thesis aims at understanding how economic and cultural conditions contribute to violence caused by cars. In spite of the fact that this is a common issue in every country nowadays, in some cases, such as it happens in Brazil, the problem is not the total number of car accidents but their lethal percentage. In Brazil, contrary to what is seen in developed countries, most automobiles, a kind of vehicle most frequently involved in accidents with victims, do not offer basic safety equipment, such as airbags and anti-lock braking system (ABS) which are major deterrent of fatalities. One should add to this the stateâs inability to regulate properly the social environment created for vehicles. Exemption from punishment for violators, ranging from light infractions, such as parking at unauthorized places, to more serious ones, such as homicides fired by car accidents foments illegal practices. Problems involving training of new drivers and issuing of a driverâs license release thousands of unauthorized drivers to take Brazilian streets and roads. The countryâs economic development did not create an equal process of transformation that allowed drivers to changing into individuals capable of respecting alterity involving other users of the transit system. Transit is still a privileged space for some who do not respect the existing social hierarchy and who defy those who consider driving a car an exercise of democracy.
description Na Ãltima dÃcada a frota brasileira de veÃculos quase dobrou de tamanho. Ao mesmo tempo, a cada ano, aumenta o nÃmero de vÃtimas decorrentes de acidentes de trÃnsito no Brasil. O objetivo desta tese à compreender como as condiÃÃes socioeconÃmicas e culturais contribuem com a violÃncia no trÃnsito. Embora este seja um problema comum a todos os paÃses na modernidade, em alguns casos, como no Brasil, o maior problema nÃo à o nÃmero total de acidentes, mas o percentual letal destes. Ao contrÃrio dos paÃses desenvolvidos, no Brasil, a maior parte dos automÃveis de passeio, tipo de veÃculo que mais se envolve em acidente de trÃnsito com vÃtimas, nÃo dispÃem de equipamentos de seguranÃa bÃsicos, como airbags e freios ABS, essÃncias para evitar que o acidente se torne fatal. Soma-se a isto a incapacidade do Estado em regular adequadamente o ambiente social do trÃnsito. A falta de puniÃÃo dos infratores, desde infraÃÃes leves, como o estacionamento em local proibido, a casos mais graves como o homicÃdio no trÃnsito, incentiva as prÃticas ilegais. Problemas no aprendizado dos condutores e na obtenÃÃo da Carteira Nacional de HabilitaÃÃo (CHN) permitem que milhares de motoristas nÃo qualificados circulem nas ruas e estradas brasileiras. Nosso crescimento econÃmico nÃo foi acompanhado por um processo que transformasse os condutores em indivÃduos capazes de respeitar a alteridade dos demais participantes do sistema de trÃnsito. O trÃnsito ainda à para alguns um espaÃo privilegiado, que deveria respeitar a hierarquia social existente, que entra em conflito com aqueles que consideram este um espaÃo democrÃtico
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-07-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8619
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8619
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Sociologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295165850320896