Estudo de agregados e ligantes alternativos para emprego em tratamentos superficiais de rodovias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paulo Roberto Reis Loiola
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8091
Resumo: O tratamento superficial pode ser definido como sendo um revestimento de baixo custo, constituÃdo de uma camada esbelta de ligante betuminoso e agregado mineral. Ele tem sido usado em grande parte das rodovias cearenses de baixo e mÃdio volume de trÃfego, existindo poucos estudos para este tipo de revestimento no meio tÃcnico e acadÃmico. O principal objetivo desse trabalho foi avaliar o desempenho do agregado mineral e siderÃrgico aplicados com emulsÃes convencionais e modificadas por polÃmero em revestimento do tipo tratamento superficial duplo. Para tanto, foram moldados em laboratÃrio e em campo, sobre mantas asfÃlticas, revestimentos em tratamento superficial duplo, com aplicaÃÃes de agregado mineral e siderÃrgico com emulsÃo asfÃltica RR-2C (melhorada por polÃmero e sem polÃmero). Para anÃlise das taxas dos diferentes agregados e ligantes as mantas asfÃlticas foram submetidas ao ensaio de Wet Track Abrasion Test (WTAT). Os revestimentos fabricados tambÃm foram submetidos aos ensaios de Mancha de Areia e PÃndulo BritÃnico para anÃlise das caracterÃsticas das suas texturas. Os agregados foram submetidos aos ensaios de resistÃncia à abrasÃo Los Angeles, forma e textura, densidade, absorÃÃo, granulometria, adesividade, durabilidade, anÃlise quÃmica, expansibilidade, solubilizaÃÃo e lixiviaÃÃo. As amostras de emulsÃo foram avaliadas atravÃs de anÃlises laboratoriais, tais como: viscosidade Saybolt-Furol, sedimentaÃÃo, carga da partÃcula, resÃduo por evaporaÃÃo, peneiraÃÃo, pH, desemulsibilidade, penetraÃÃo, recuperaÃÃo elÃstica, ponto de amolecimento e ductilidade. Os agregados e emulsÃes usados apresentaram caracterÃsticas adequadas para aplicaÃÃo nos tratamentos superficiais. Conclui-se que os resultados apresentados nos ensaios de WTAT, Mancha de Areia e PÃndulo BritÃnico mostram a viabilidade tÃcnica dos materiais para uso em tratamento superficial.
id UFC_5009b2aa6a77003de961667bb5f1b16e
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:5691
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEstudo de agregados e ligantes alternativos para emprego em tratamentos superficiais de rodoviasStudie of aggregate and alternative binder for use in superficial treatment of highways.2009-12-15Suelly Helena de AraÃjo Barroso41689054387VerÃnica Teixeira Franco Castelo Branco 03/10/1977Erinaldo Hilario Cavalcante4863027648708121737320Paulo Roberto Reis LoiolaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em Engenharia de Transportes-PETRANUFCBRTransportes Revestimentos EscÃria Pavimentos EmulsÃesTransport Coating Slag Pavement EmulsionENGENHARIA CIVILO tratamento superficial pode ser definido como sendo um revestimento de baixo custo, constituÃdo de uma camada esbelta de ligante betuminoso e agregado mineral. Ele tem sido usado em grande parte das rodovias cearenses de baixo e mÃdio volume de trÃfego, existindo poucos estudos para este tipo de revestimento no meio tÃcnico e acadÃmico. O principal objetivo desse trabalho foi avaliar o desempenho do agregado mineral e siderÃrgico aplicados com emulsÃes convencionais e modificadas por polÃmero em revestimento do tipo tratamento superficial duplo. Para tanto, foram moldados em laboratÃrio e em campo, sobre mantas asfÃlticas, revestimentos em tratamento superficial duplo, com aplicaÃÃes de agregado mineral e siderÃrgico com emulsÃo asfÃltica RR-2C (melhorada por polÃmero e sem polÃmero). Para anÃlise das taxas dos diferentes agregados e ligantes as mantas asfÃlticas foram submetidas ao ensaio de Wet Track Abrasion Test (WTAT). Os revestimentos fabricados tambÃm foram submetidos aos ensaios de Mancha de Areia e PÃndulo BritÃnico para anÃlise das caracterÃsticas das suas texturas. Os agregados foram submetidos aos ensaios de resistÃncia à abrasÃo Los Angeles, forma e textura, densidade, absorÃÃo, granulometria, adesividade, durabilidade, anÃlise quÃmica, expansibilidade, solubilizaÃÃo e lixiviaÃÃo. As amostras de emulsÃo foram avaliadas atravÃs de anÃlises laboratoriais, tais como: viscosidade Saybolt-Furol, sedimentaÃÃo, carga da partÃcula, resÃduo por evaporaÃÃo, peneiraÃÃo, pH, desemulsibilidade, penetraÃÃo, recuperaÃÃo elÃstica, ponto de amolecimento e ductilidade. Os agregados e emulsÃes usados apresentaram caracterÃsticas adequadas para aplicaÃÃo nos tratamentos superficiais. Conclui-se que os resultados apresentados nos ensaios de WTAT, Mancha de Areia e PÃndulo BritÃnico mostram a viabilidade tÃcnica dos materiais para uso em tratamento superficial.The superficial treatment can be defined as a coating of low cost, consisting of a slender layer of asphalt binder and mineral aggregate. It has been used in most of the roads in Cearà with low to medium traffic volume, existing few studies for this covering type in the technical middle and academic. The main objective of this study was to evaluate the performance of mineral aggregate and steel slag applied with conventional emulsions and modified by polymer coating for double surface treatment. For this purpose, were cast in the laboratory and field tests on asphalt blankets, coverings, double surface treatment, with applications of mineral aggregate and steel slag with asphalt emulsion RR-2C (modified whith polymer and not modified polymer). For analysis of the taxes of the different aggregate and binder the asphalt blankets were submitted to the tested in the Wet Track Abrasion Test (WTAT). The coatings fabricate were also subjected to tests Spot Sand and Pendulum British to analyze the characteristics of their textures. The aggregates were subjected to tests of resistance to abrasion Los Angeles, shape and texture, density, absorption, particle size, adhesiveness, durability, chemical analysis, scalability, solubilization and leaching. Samples of emulsion were evaluated using laboratory tests such as viscosity, Saybolt Furol, sedimentation, particle charge, residue by evaporation, sifting, pH, breaking rate emulsifying, penetration, elastic recovery, softening point and ductility. Aggregates and emulsions used had characteristics suitable for application in surface treatment. The results for WTAT, Channel Sand and British Pendulum tests showed the technical feasibility of materials for use in surface treatment.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8091application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:21:09Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Estudo de agregados e ligantes alternativos para emprego em tratamentos superficiais de rodovias
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Studie of aggregate and alternative binder for use in superficial treatment of highways.
title Estudo de agregados e ligantes alternativos para emprego em tratamentos superficiais de rodovias
spellingShingle Estudo de agregados e ligantes alternativos para emprego em tratamentos superficiais de rodovias
Paulo Roberto Reis Loiola
Transportes
Revestimentos
EscÃria
Pavimentos
EmulsÃes
Transport
Coating
Slag
Pavement
Emulsion
ENGENHARIA CIVIL
title_short Estudo de agregados e ligantes alternativos para emprego em tratamentos superficiais de rodovias
title_full Estudo de agregados e ligantes alternativos para emprego em tratamentos superficiais de rodovias
title_fullStr Estudo de agregados e ligantes alternativos para emprego em tratamentos superficiais de rodovias
title_full_unstemmed Estudo de agregados e ligantes alternativos para emprego em tratamentos superficiais de rodovias
title_sort Estudo de agregados e ligantes alternativos para emprego em tratamentos superficiais de rodovias
author Paulo Roberto Reis Loiola
author_facet Paulo Roberto Reis Loiola
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Suelly Helena de AraÃjo Barroso
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 41689054387
dc.contributor.referee1.fl_str_mv VerÃnica Teixeira Franco Castelo Branco
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 03/10/1977
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Erinaldo Hilario Cavalcante
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 48630276487
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 08121737320
dc.contributor.author.fl_str_mv Paulo Roberto Reis Loiola
contributor_str_mv Suelly Helena de AraÃjo Barroso
VerÃnica Teixeira Franco Castelo Branco
Erinaldo Hilario Cavalcante
dc.subject.por.fl_str_mv Transportes
Revestimentos
EscÃria
Pavimentos
EmulsÃes
topic Transportes
Revestimentos
EscÃria
Pavimentos
EmulsÃes
Transport
Coating
Slag
Pavement
Emulsion
ENGENHARIA CIVIL
dc.subject.eng.fl_str_mv Transport
Coating
Slag
Pavement
Emulsion
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ENGENHARIA CIVIL
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O tratamento superficial pode ser definido como sendo um revestimento de baixo custo, constituÃdo de uma camada esbelta de ligante betuminoso e agregado mineral. Ele tem sido usado em grande parte das rodovias cearenses de baixo e mÃdio volume de trÃfego, existindo poucos estudos para este tipo de revestimento no meio tÃcnico e acadÃmico. O principal objetivo desse trabalho foi avaliar o desempenho do agregado mineral e siderÃrgico aplicados com emulsÃes convencionais e modificadas por polÃmero em revestimento do tipo tratamento superficial duplo. Para tanto, foram moldados em laboratÃrio e em campo, sobre mantas asfÃlticas, revestimentos em tratamento superficial duplo, com aplicaÃÃes de agregado mineral e siderÃrgico com emulsÃo asfÃltica RR-2C (melhorada por polÃmero e sem polÃmero). Para anÃlise das taxas dos diferentes agregados e ligantes as mantas asfÃlticas foram submetidas ao ensaio de Wet Track Abrasion Test (WTAT). Os revestimentos fabricados tambÃm foram submetidos aos ensaios de Mancha de Areia e PÃndulo BritÃnico para anÃlise das caracterÃsticas das suas texturas. Os agregados foram submetidos aos ensaios de resistÃncia à abrasÃo Los Angeles, forma e textura, densidade, absorÃÃo, granulometria, adesividade, durabilidade, anÃlise quÃmica, expansibilidade, solubilizaÃÃo e lixiviaÃÃo. As amostras de emulsÃo foram avaliadas atravÃs de anÃlises laboratoriais, tais como: viscosidade Saybolt-Furol, sedimentaÃÃo, carga da partÃcula, resÃduo por evaporaÃÃo, peneiraÃÃo, pH, desemulsibilidade, penetraÃÃo, recuperaÃÃo elÃstica, ponto de amolecimento e ductilidade. Os agregados e emulsÃes usados apresentaram caracterÃsticas adequadas para aplicaÃÃo nos tratamentos superficiais. Conclui-se que os resultados apresentados nos ensaios de WTAT, Mancha de Areia e PÃndulo BritÃnico mostram a viabilidade tÃcnica dos materiais para uso em tratamento superficial.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv The superficial treatment can be defined as a coating of low cost, consisting of a slender layer of asphalt binder and mineral aggregate. It has been used in most of the roads in Cearà with low to medium traffic volume, existing few studies for this covering type in the technical middle and academic. The main objective of this study was to evaluate the performance of mineral aggregate and steel slag applied with conventional emulsions and modified by polymer coating for double surface treatment. For this purpose, were cast in the laboratory and field tests on asphalt blankets, coverings, double surface treatment, with applications of mineral aggregate and steel slag with asphalt emulsion RR-2C (modified whith polymer and not modified polymer). For analysis of the taxes of the different aggregate and binder the asphalt blankets were submitted to the tested in the Wet Track Abrasion Test (WTAT). The coatings fabricate were also subjected to tests Spot Sand and Pendulum British to analyze the characteristics of their textures. The aggregates were subjected to tests of resistance to abrasion Los Angeles, shape and texture, density, absorption, particle size, adhesiveness, durability, chemical analysis, scalability, solubilization and leaching. Samples of emulsion were evaluated using laboratory tests such as viscosity, Saybolt Furol, sedimentation, particle charge, residue by evaporation, sifting, pH, breaking rate emulsifying, penetration, elastic recovery, softening point and ductility. Aggregates and emulsions used had characteristics suitable for application in surface treatment. The results for WTAT, Channel Sand and British Pendulum tests showed the technical feasibility of materials for use in surface treatment.
description O tratamento superficial pode ser definido como sendo um revestimento de baixo custo, constituÃdo de uma camada esbelta de ligante betuminoso e agregado mineral. Ele tem sido usado em grande parte das rodovias cearenses de baixo e mÃdio volume de trÃfego, existindo poucos estudos para este tipo de revestimento no meio tÃcnico e acadÃmico. O principal objetivo desse trabalho foi avaliar o desempenho do agregado mineral e siderÃrgico aplicados com emulsÃes convencionais e modificadas por polÃmero em revestimento do tipo tratamento superficial duplo. Para tanto, foram moldados em laboratÃrio e em campo, sobre mantas asfÃlticas, revestimentos em tratamento superficial duplo, com aplicaÃÃes de agregado mineral e siderÃrgico com emulsÃo asfÃltica RR-2C (melhorada por polÃmero e sem polÃmero). Para anÃlise das taxas dos diferentes agregados e ligantes as mantas asfÃlticas foram submetidas ao ensaio de Wet Track Abrasion Test (WTAT). Os revestimentos fabricados tambÃm foram submetidos aos ensaios de Mancha de Areia e PÃndulo BritÃnico para anÃlise das caracterÃsticas das suas texturas. Os agregados foram submetidos aos ensaios de resistÃncia à abrasÃo Los Angeles, forma e textura, densidade, absorÃÃo, granulometria, adesividade, durabilidade, anÃlise quÃmica, expansibilidade, solubilizaÃÃo e lixiviaÃÃo. As amostras de emulsÃo foram avaliadas atravÃs de anÃlises laboratoriais, tais como: viscosidade Saybolt-Furol, sedimentaÃÃo, carga da partÃcula, resÃduo por evaporaÃÃo, peneiraÃÃo, pH, desemulsibilidade, penetraÃÃo, recuperaÃÃo elÃstica, ponto de amolecimento e ductilidade. Os agregados e emulsÃes usados apresentaram caracterÃsticas adequadas para aplicaÃÃo nos tratamentos superficiais. Conclui-se que os resultados apresentados nos ensaios de WTAT, Mancha de Areia e PÃndulo BritÃnico mostram a viabilidade tÃcnica dos materiais para uso em tratamento superficial.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-12-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8091
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8091
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Engenharia de Transportes-PETRAN
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295162194984960