Impactos gerados pelo Sistema Permanente de AvaliaÃÃo da EducaÃÃo BÃsica do Estado do Cearà (SPAECE) na melhoria do ensino e aprendizagem no Ensino MÃdio.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5539 |
Resumo: | Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico |
id |
UFC_5137dd16b37582c77b7a76d4ec59d7f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:3995 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisImpactos gerados pelo Sistema Permanente de AvaliaÃÃo da EducaÃÃo BÃsica do Estado do Cearà (SPAECE) na melhoria do ensino e aprendizagem no Ensino MÃdio.Impacts generated by the Permanent System of Evaluation of Basic Education of the State of Cearà (SPAECE) in improving teaching and learning in high school2010-12-20Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca25904612320Nicolino Trompieri Neto91391750306http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4774844A1Adriana Eufrasio Braga 25824848300http://lattes.cnpq.br/8042943225979510Simone Trindade da Cunha35368683049http://lattes.cnpq.br/693630994583546276816460359http://lattes.cnpq.br/7405751761795192 Francesca Danielle Gurgel dos SantosUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRAvaliaÃÃo Externa Aprendizagem SPAECE Learning SPAECEExternal EvaluationEDUCACAOConselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgicoEsta pesquisa objetiva fazer uma anÃlise dos impactos que os resultados do Sistema Permanente de AvaliaÃÃo da EducaÃÃo BÃsica (SPAECE) tÃm gerado no Ãmbito da escola de Ensino MÃdio regular para melhoria do ensino e aprendizagem, no perÃodo de 2008 a 2009. Esta avaliaÃÃo à realizada atravÃs da pesquisa de como os resultados do SPAECE estÃo chegando à escola e se os atores envolvidos tÃm ciÃncia do seu significado, se identificam as mudanÃas provocadas na prÃtica docente e se estas tÃm sido eficazes na melhoria da aprendizagem. Essa anÃlise à feita com base na comparaÃÃo de fatores determinantes para o sucesso ou fracasso da aprendizagem dos alunos e na correlaÃÃo do desempenho da gestÃo escolar na figura do diretor escolar, atravÃs da articulaÃÃo da sua equipe para o crescimento das mÃdias de proficiÃncia no SPAECE. Os procedimentos metodolÃgicos abrangem pesquisa documental, com consulta e anÃlise de relatÃrios dos resultados do SPAECE em suas vÃrias ediÃÃes; pesquisa bibliogrÃfica de autores renomados da avaliaÃÃo educacional, dentre eles Luckesi (2006; 1999), Perrenoud (1999), Worthen, Sanders e Fitzpatrick (2004) e Vianna (2009; 2003; 2002; 2000; 1989); estudo longitudinal do SPAECE para seleÃÃo de escolas; estudo de campo com observaÃÃo e aplicaÃÃo de questionÃrios a diretores, professores e alunos do 3 ano do Ensino MÃdio; anÃlise dos dados com o suporte do software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), que possibilitou o estudo quantitativo e subsidiou o estudo qualitativo. Como decorrÃncia da pesquisa, observou-se que os resultados estÃo sendo divulgados nas escolas, em sua maioria, atravÃs de reuniÃes com professores e/ou estudos por turma em sala de aula, porÃm a utilizaÃÃo dos resultados como um instrumento constante do pedagÃgico ainda tem muito a avanÃar; hà preocupaÃÃo do professor com relaÃÃo Ãs estratÃgias metodolÃgicas e avaliativas, porÃm nas mudanÃas hà uma concentraÃÃo de aÃÃes relacionadas ao uso dos descritores da Matriz de ReferÃncia; evidenciou-se que, na maioria dos fatores determinantes de sucesso e/ou fracasso da aprendizagem, hà sintonia na percepÃÃo de professores e diretores; e constatou-se que a gestÃo escolar que tem organizaÃÃo de rotinas relacionadas ao pedagÃgico, com utilizaÃÃo dos resultados do SPAECE, consegue traÃar estratÃgias mais eficazes para a aprendizagem.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5539application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:18:37Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Impactos gerados pelo Sistema Permanente de AvaliaÃÃo da EducaÃÃo BÃsica do Estado do Cearà (SPAECE) na melhoria do ensino e aprendizagem no Ensino MÃdio. |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Impacts generated by the Permanent System of Evaluation of Basic Education of the State of Cearà (SPAECE) in improving teaching and learning in high school |
title |
Impactos gerados pelo Sistema Permanente de AvaliaÃÃo da EducaÃÃo BÃsica do Estado do Cearà (SPAECE) na melhoria do ensino e aprendizagem no Ensino MÃdio. |
spellingShingle |
Impactos gerados pelo Sistema Permanente de AvaliaÃÃo da EducaÃÃo BÃsica do Estado do Cearà (SPAECE) na melhoria do ensino e aprendizagem no Ensino MÃdio. Francesca Danielle Gurgel dos Santos AvaliaÃÃo Externa Aprendizagem SPAECE Learning SPAECE External Evaluation EDUCACAO |
title_short |
Impactos gerados pelo Sistema Permanente de AvaliaÃÃo da EducaÃÃo BÃsica do Estado do Cearà (SPAECE) na melhoria do ensino e aprendizagem no Ensino MÃdio. |
title_full |
Impactos gerados pelo Sistema Permanente de AvaliaÃÃo da EducaÃÃo BÃsica do Estado do Cearà (SPAECE) na melhoria do ensino e aprendizagem no Ensino MÃdio. |
title_fullStr |
Impactos gerados pelo Sistema Permanente de AvaliaÃÃo da EducaÃÃo BÃsica do Estado do Cearà (SPAECE) na melhoria do ensino e aprendizagem no Ensino MÃdio. |
title_full_unstemmed |
Impactos gerados pelo Sistema Permanente de AvaliaÃÃo da EducaÃÃo BÃsica do Estado do Cearà (SPAECE) na melhoria do ensino e aprendizagem no Ensino MÃdio. |
title_sort |
Impactos gerados pelo Sistema Permanente de AvaliaÃÃo da EducaÃÃo BÃsica do Estado do Cearà (SPAECE) na melhoria do ensino e aprendizagem no Ensino MÃdio. |
author |
Francesca Danielle Gurgel dos Santos |
author_facet |
Francesca Danielle Gurgel dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
25904612320 |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Nicolino Trompieri Neto |
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv |
91391750306 |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4774844A1 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Adriana Eufrasio Braga |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
25824848300 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8042943225979510 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Simone Trindade da Cunha |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
35368683049 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6936309945835462 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
76816460359 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7405751761795192 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Francesca Danielle Gurgel dos Santos |
contributor_str_mv |
Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca Nicolino Trompieri Neto Adriana Eufrasio Braga Simone Trindade da Cunha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
AvaliaÃÃo Externa Aprendizagem SPAECE |
topic |
AvaliaÃÃo Externa Aprendizagem SPAECE Learning SPAECE External Evaluation EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Learning SPAECE External Evaluation |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
EDUCACAO |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Esta pesquisa objetiva fazer uma anÃlise dos impactos que os resultados do Sistema Permanente de AvaliaÃÃo da EducaÃÃo BÃsica (SPAECE) tÃm gerado no Ãmbito da escola de Ensino MÃdio regular para melhoria do ensino e aprendizagem, no perÃodo de 2008 a 2009. Esta avaliaÃÃo à realizada atravÃs da pesquisa de como os resultados do SPAECE estÃo chegando à escola e se os atores envolvidos tÃm ciÃncia do seu significado, se identificam as mudanÃas provocadas na prÃtica docente e se estas tÃm sido eficazes na melhoria da aprendizagem. Essa anÃlise à feita com base na comparaÃÃo de fatores determinantes para o sucesso ou fracasso da aprendizagem dos alunos e na correlaÃÃo do desempenho da gestÃo escolar na figura do diretor escolar, atravÃs da articulaÃÃo da sua equipe para o crescimento das mÃdias de proficiÃncia no SPAECE. Os procedimentos metodolÃgicos abrangem pesquisa documental, com consulta e anÃlise de relatÃrios dos resultados do SPAECE em suas vÃrias ediÃÃes; pesquisa bibliogrÃfica de autores renomados da avaliaÃÃo educacional, dentre eles Luckesi (2006; 1999), Perrenoud (1999), Worthen, Sanders e Fitzpatrick (2004) e Vianna (2009; 2003; 2002; 2000; 1989); estudo longitudinal do SPAECE para seleÃÃo de escolas; estudo de campo com observaÃÃo e aplicaÃÃo de questionÃrios a diretores, professores e alunos do 3 ano do Ensino MÃdio; anÃlise dos dados com o suporte do software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), que possibilitou o estudo quantitativo e subsidiou o estudo qualitativo. Como decorrÃncia da pesquisa, observou-se que os resultados estÃo sendo divulgados nas escolas, em sua maioria, atravÃs de reuniÃes com professores e/ou estudos por turma em sala de aula, porÃm a utilizaÃÃo dos resultados como um instrumento constante do pedagÃgico ainda tem muito a avanÃar; hà preocupaÃÃo do professor com relaÃÃo Ãs estratÃgias metodolÃgicas e avaliativas, porÃm nas mudanÃas hà uma concentraÃÃo de aÃÃes relacionadas ao uso dos descritores da Matriz de ReferÃncia; evidenciou-se que, na maioria dos fatores determinantes de sucesso e/ou fracasso da aprendizagem, hà sintonia na percepÃÃo de professores e diretores; e constatou-se que a gestÃo escolar que tem organizaÃÃo de rotinas relacionadas ao pedagÃgico, com utilizaÃÃo dos resultados do SPAECE, consegue traÃar estratÃgias mais eficazes para a aprendizagem. |
description |
Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-12-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5539 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5539 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295145662087168 |