As ContribuiÃÃes de Antonio Gramsci para a EducaÃÃo e FormaÃÃo Humana da Frente Ãnica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NÃgela da Silva de Sousa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14166
Resumo: presente trabalho dissertativo tem por objetivo investigar as categorias presentes na obra do revolucionÃrio italiano, Antonio Gramsci, acerca da frente Ãnica e sua formaÃÃo educacional na perspectiva da revoluÃÃo; revisitando, ainda, as contribuiÃÃes de teÃricos e estudiosos do pensamento de Gramsci sobre a alianÃa operÃrio-camponesa diante da revoluÃÃo proletÃria como, por exemplo, Del Roio (2005) e Nosella (1992). Tendo por base teÃrica o materialismo histÃrico dialÃtico, realizou-se um trabalho a partir de procedimentos teÃrico-bibliogrÃficos de carÃter classista, adotando como revisÃo principal, a produÃÃo de Antonio Gramsci, especificamente nas obras prÃ-carcerÃria e nos escritos polÃticos, que se constitui, rigorosamente, um teÃrico-militante da causa operÃria. Deste modo, buscamos fazer um resgate histÃrico da gÃnese e processualidade do pensamento de AntÃnio Gramsci, consolidadas em sua curta trajetÃria de vida, recuperando elementos vinculados à sua origem familiar, como a sua militÃncia teÃrico-prÃtica, marcada pela profunda imersÃo na luta polÃtica e social na ItÃlia, em especial, seu envolvimento com a problemÃtica dos conselhos de fÃbricas e da escola do trabalho. Em linhas gerais, na anÃlise do contexto da QuestÃo Meridional, expressada na divisÃo polÃtico-geogrÃfica, destacamos as concepÃÃes revolucionÃrias de Gramsci, na funÃÃo dos grupos subalternos. Na compreensÃo do movimento operÃrio, situamos a experiÃncia francesa no sÃculo XIX a partir de O 18 BrumÃrio de LuÃs Bonaparte de Karl Marx, relatando a luta dos camponeses. Posteriormente, partindo da ontologia marxiana e entendendo a educaÃÃo como um complexo fundado pelo trabalho, dissertamos sobre a frente Ãnica e suas complexidades, traÃando o papel da educaÃÃo e/ou formaÃÃo humana para a constituiÃÃo de uma alianÃa operÃrio-camponesa diante da conjuntura italiana do inÃcio do sÃculo XX, mostrando o carÃter ao mesmo tempo histÃrico/particular e universal das contribuiÃÃes gramscianas
id UFC_53333ebed92599f5fc846b48101078bc
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:7496
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAs ContribuiÃÃes de Antonio Gramsci para a EducaÃÃo e FormaÃÃo Humana da Frente ÃnicaThe contributions of Antonio Gramsci to education and human formation of the united front2013-10-16Maria das Dores Mendes Segundo13950606300Ruth Maria de Paula GonÃalves36578754334http://lattes.cnpq.br/7515124468091526Valdemarin Coelho Gomes39893804353http://lattes.cnpq.br/8742258860132699 03578507342 http://lattes.cnpq.br/9385786036093513NÃgela da Silva de SousaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBROntologia Marxiana Frente Ãnica e EducaÃÃo AlianÃa OperÃrio- camponesa Conselhos de FÃbricas e Escola do TrabalhoMarxian Ontology United Front an Education Labor-Peasant Alliance Factory Councils School of LaborFILOSOFIA DA EDUCACAO presente trabalho dissertativo tem por objetivo investigar as categorias presentes na obra do revolucionÃrio italiano, Antonio Gramsci, acerca da frente Ãnica e sua formaÃÃo educacional na perspectiva da revoluÃÃo; revisitando, ainda, as contribuiÃÃes de teÃricos e estudiosos do pensamento de Gramsci sobre a alianÃa operÃrio-camponesa diante da revoluÃÃo proletÃria como, por exemplo, Del Roio (2005) e Nosella (1992). Tendo por base teÃrica o materialismo histÃrico dialÃtico, realizou-se um trabalho a partir de procedimentos teÃrico-bibliogrÃficos de carÃter classista, adotando como revisÃo principal, a produÃÃo de Antonio Gramsci, especificamente nas obras prÃ-carcerÃria e nos escritos polÃticos, que se constitui, rigorosamente, um teÃrico-militante da causa operÃria. Deste modo, buscamos fazer um resgate histÃrico da gÃnese e processualidade do pensamento de AntÃnio Gramsci, consolidadas em sua curta trajetÃria de vida, recuperando elementos vinculados à sua origem familiar, como a sua militÃncia teÃrico-prÃtica, marcada pela profunda imersÃo na luta polÃtica e social na ItÃlia, em especial, seu envolvimento com a problemÃtica dos conselhos de fÃbricas e da escola do trabalho. Em linhas gerais, na anÃlise do contexto da QuestÃo Meridional, expressada na divisÃo polÃtico-geogrÃfica, destacamos as concepÃÃes revolucionÃrias de Gramsci, na funÃÃo dos grupos subalternos. Na compreensÃo do movimento operÃrio, situamos a experiÃncia francesa no sÃculo XIX a partir de O 18 BrumÃrio de LuÃs Bonaparte de Karl Marx, relatando a luta dos camponeses. Posteriormente, partindo da ontologia marxiana e entendendo a educaÃÃo como um complexo fundado pelo trabalho, dissertamos sobre a frente Ãnica e suas complexidades, traÃando o papel da educaÃÃo e/ou formaÃÃo humana para a constituiÃÃo de uma alianÃa operÃrio-camponesa diante da conjuntura italiana do inÃcio do sÃculo XX, mostrando o carÃter ao mesmo tempo histÃrico/particular e universal das contribuiÃÃes gramscianasThe dissertation aims to investigate the categories present in the work of the Italian revolutionary Antonio Gramsci, pinpointing his proposal of a united front and its educational construction in the perspective of the revolution; revisiting the contributions of theorists and scholars in line with the thought of Gramsci, as it relates to worker-peasant Alliance in view of proletarian revolution, Del Roio (2005) e Nosella (1992), for example. Based upon historical dialectic materialism, the paper followed a set of theoretical-bibliographic procedures of a classist character, adopting as its major reference, the production of Antonio Gramsci, a true militant theorist of proletarian cause, specifically his pre-prison work; and political writings, in general. In this way, we seek to historically retrieve the genesis and evolution of Antonio Gramsciâs thought, consolidated in his short life trajectory, highlighting elements linked to his family origin, as his theoretical-practical militancy, marked by a deep immersion in the political and social class struggles in Italy, in particular, his involvement with the problematics of the factories councils and the school of labor. Generally speaking, in the analysis of the context of the Southern Issue in Italy, expressed in political-geographical division, we feature the revolutionary conceptions of Gramsci, in function of subalternity. Attempting to understand the labour movement, we situate the French experience in the 19th century from the reference point of the 18 Brumaire of Louis Bonaparte, of Karl Marx, reporting the peasants struggles. Further on, from the Marxian ontology frame of reference, and understanding education as a complex founded by work, we focus upon the united front and its complexities, tracing the role of education and/or human formation for the constitution of a worker-peasant Alliance in the context of the Italian situation of the early 20th century, showing the character at the same time particular and universal of Gramscian contributionsCoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14166application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:27:22Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv As ContribuiÃÃes de Antonio Gramsci para a EducaÃÃo e FormaÃÃo Humana da Frente Ãnica
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The contributions of Antonio Gramsci to education and human formation of the united front
title As ContribuiÃÃes de Antonio Gramsci para a EducaÃÃo e FormaÃÃo Humana da Frente Ãnica
spellingShingle As ContribuiÃÃes de Antonio Gramsci para a EducaÃÃo e FormaÃÃo Humana da Frente Ãnica
NÃgela da Silva de Sousa
Ontologia Marxiana
Frente Ãnica e EducaÃÃo
AlianÃa OperÃrio- camponesa
Conselhos de FÃbricas e Escola do Trabalho
Marxian Ontology
United Front an Education
Labor-Peasant Alliance
Factory Councils
School of Labor
FILOSOFIA DA EDUCACAO
title_short As ContribuiÃÃes de Antonio Gramsci para a EducaÃÃo e FormaÃÃo Humana da Frente Ãnica
title_full As ContribuiÃÃes de Antonio Gramsci para a EducaÃÃo e FormaÃÃo Humana da Frente Ãnica
title_fullStr As ContribuiÃÃes de Antonio Gramsci para a EducaÃÃo e FormaÃÃo Humana da Frente Ãnica
title_full_unstemmed As ContribuiÃÃes de Antonio Gramsci para a EducaÃÃo e FormaÃÃo Humana da Frente Ãnica
title_sort As ContribuiÃÃes de Antonio Gramsci para a EducaÃÃo e FormaÃÃo Humana da Frente Ãnica
author NÃgela da Silva de Sousa
author_facet NÃgela da Silva de Sousa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria das Dores Mendes Segundo
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 13950606300
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ruth Maria de Paula GonÃalves
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 36578754334
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7515124468091526
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Valdemarin Coelho Gomes
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 39893804353
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8742258860132699
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 03578507342
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9385786036093513
dc.contributor.author.fl_str_mv NÃgela da Silva de Sousa
contributor_str_mv Maria das Dores Mendes Segundo
Ruth Maria de Paula GonÃalves
Valdemarin Coelho Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Ontologia Marxiana
Frente Ãnica e EducaÃÃo
AlianÃa OperÃrio- camponesa
Conselhos de FÃbricas e Escola do Trabalho
topic Ontologia Marxiana
Frente Ãnica e EducaÃÃo
AlianÃa OperÃrio- camponesa
Conselhos de FÃbricas e Escola do Trabalho
Marxian Ontology
United Front an Education
Labor-Peasant Alliance
Factory Councils
School of Labor
FILOSOFIA DA EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Marxian Ontology
United Front an Education
Labor-Peasant Alliance
Factory Councils
School of Labor
dc.subject.cnpq.fl_str_mv FILOSOFIA DA EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv presente trabalho dissertativo tem por objetivo investigar as categorias presentes na obra do revolucionÃrio italiano, Antonio Gramsci, acerca da frente Ãnica e sua formaÃÃo educacional na perspectiva da revoluÃÃo; revisitando, ainda, as contribuiÃÃes de teÃricos e estudiosos do pensamento de Gramsci sobre a alianÃa operÃrio-camponesa diante da revoluÃÃo proletÃria como, por exemplo, Del Roio (2005) e Nosella (1992). Tendo por base teÃrica o materialismo histÃrico dialÃtico, realizou-se um trabalho a partir de procedimentos teÃrico-bibliogrÃficos de carÃter classista, adotando como revisÃo principal, a produÃÃo de Antonio Gramsci, especificamente nas obras prÃ-carcerÃria e nos escritos polÃticos, que se constitui, rigorosamente, um teÃrico-militante da causa operÃria. Deste modo, buscamos fazer um resgate histÃrico da gÃnese e processualidade do pensamento de AntÃnio Gramsci, consolidadas em sua curta trajetÃria de vida, recuperando elementos vinculados à sua origem familiar, como a sua militÃncia teÃrico-prÃtica, marcada pela profunda imersÃo na luta polÃtica e social na ItÃlia, em especial, seu envolvimento com a problemÃtica dos conselhos de fÃbricas e da escola do trabalho. Em linhas gerais, na anÃlise do contexto da QuestÃo Meridional, expressada na divisÃo polÃtico-geogrÃfica, destacamos as concepÃÃes revolucionÃrias de Gramsci, na funÃÃo dos grupos subalternos. Na compreensÃo do movimento operÃrio, situamos a experiÃncia francesa no sÃculo XIX a partir de O 18 BrumÃrio de LuÃs Bonaparte de Karl Marx, relatando a luta dos camponeses. Posteriormente, partindo da ontologia marxiana e entendendo a educaÃÃo como um complexo fundado pelo trabalho, dissertamos sobre a frente Ãnica e suas complexidades, traÃando o papel da educaÃÃo e/ou formaÃÃo humana para a constituiÃÃo de uma alianÃa operÃrio-camponesa diante da conjuntura italiana do inÃcio do sÃculo XX, mostrando o carÃter ao mesmo tempo histÃrico/particular e universal das contribuiÃÃes gramscianas
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv The dissertation aims to investigate the categories present in the work of the Italian revolutionary Antonio Gramsci, pinpointing his proposal of a united front and its educational construction in the perspective of the revolution; revisiting the contributions of theorists and scholars in line with the thought of Gramsci, as it relates to worker-peasant Alliance in view of proletarian revolution, Del Roio (2005) e Nosella (1992), for example. Based upon historical dialectic materialism, the paper followed a set of theoretical-bibliographic procedures of a classist character, adopting as its major reference, the production of Antonio Gramsci, a true militant theorist of proletarian cause, specifically his pre-prison work; and political writings, in general. In this way, we seek to historically retrieve the genesis and evolution of Antonio Gramsciâs thought, consolidated in his short life trajectory, highlighting elements linked to his family origin, as his theoretical-practical militancy, marked by a deep immersion in the political and social class struggles in Italy, in particular, his involvement with the problematics of the factories councils and the school of labor. Generally speaking, in the analysis of the context of the Southern Issue in Italy, expressed in political-geographical division, we feature the revolutionary conceptions of Gramsci, in function of subalternity. Attempting to understand the labour movement, we situate the French experience in the 19th century from the reference point of the 18 Brumaire of Louis Bonaparte, of Karl Marx, reporting the peasants struggles. Further on, from the Marxian ontology frame of reference, and understanding education as a complex founded by work, we focus upon the united front and its complexities, tracing the role of education and/or human formation for the constitution of a worker-peasant Alliance in the context of the Italian situation of the early 20th century, showing the character at the same time particular and universal of Gramscian contributions
description presente trabalho dissertativo tem por objetivo investigar as categorias presentes na obra do revolucionÃrio italiano, Antonio Gramsci, acerca da frente Ãnica e sua formaÃÃo educacional na perspectiva da revoluÃÃo; revisitando, ainda, as contribuiÃÃes de teÃricos e estudiosos do pensamento de Gramsci sobre a alianÃa operÃrio-camponesa diante da revoluÃÃo proletÃria como, por exemplo, Del Roio (2005) e Nosella (1992). Tendo por base teÃrica o materialismo histÃrico dialÃtico, realizou-se um trabalho a partir de procedimentos teÃrico-bibliogrÃficos de carÃter classista, adotando como revisÃo principal, a produÃÃo de Antonio Gramsci, especificamente nas obras prÃ-carcerÃria e nos escritos polÃticos, que se constitui, rigorosamente, um teÃrico-militante da causa operÃria. Deste modo, buscamos fazer um resgate histÃrico da gÃnese e processualidade do pensamento de AntÃnio Gramsci, consolidadas em sua curta trajetÃria de vida, recuperando elementos vinculados à sua origem familiar, como a sua militÃncia teÃrico-prÃtica, marcada pela profunda imersÃo na luta polÃtica e social na ItÃlia, em especial, seu envolvimento com a problemÃtica dos conselhos de fÃbricas e da escola do trabalho. Em linhas gerais, na anÃlise do contexto da QuestÃo Meridional, expressada na divisÃo polÃtico-geogrÃfica, destacamos as concepÃÃes revolucionÃrias de Gramsci, na funÃÃo dos grupos subalternos. Na compreensÃo do movimento operÃrio, situamos a experiÃncia francesa no sÃculo XIX a partir de O 18 BrumÃrio de LuÃs Bonaparte de Karl Marx, relatando a luta dos camponeses. Posteriormente, partindo da ontologia marxiana e entendendo a educaÃÃo como um complexo fundado pelo trabalho, dissertamos sobre a frente Ãnica e suas complexidades, traÃando o papel da educaÃÃo e/ou formaÃÃo humana para a constituiÃÃo de uma alianÃa operÃrio-camponesa diante da conjuntura italiana do inÃcio do sÃculo XX, mostrando o carÃter ao mesmo tempo histÃrico/particular e universal das contribuiÃÃes gramscianas
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-10-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14166
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14166
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295203374661632