Imagens da infÃncia: crianÃas, aprendizagem e formaÃÃo nos contos de GuimarÃes Rosa e Clarice Lispector
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4869 |
Resumo: | AnÃlise das representaÃÃes da crianÃa e dos processos de aprendizagem e formaÃÃo nos contos de GuimarÃes Rosa e Clarice Lispector. Parte-se inicialmente da criaÃÃo de uma tipologia que sistematiza e categoriza as imagens da infÃncia, as suas intermediaÃÃes familiares, escolares e sociais, bem como as relaÃÃes que se estabelecem entre os indivÃduos e grupos que se afirmam nas narrativas: pais e filhos, alunos e professores. Os espaÃos nos quais essas mediaÃÃes tÃm lugar (natureza, casa e escola) e os percursos de aprendizagem e formaÃÃo que norteiam a afirmaÃÃo da infÃncia sÃo tambÃm analisados e articulados com vÃrias teorias acerca da constituiÃÃo do infantil e das injunÃÃes de poder que marcam os confrontos e diÃlogos entre esses atores sociais. Em uma perspectiva interdisciplinar, os campos teÃricos da EducaÃÃo, HistÃria e Literatura imbricam-se por meio do pensamento de autores que refletiram sobre a infÃncia e a formaÃÃo: Norbert Elias, Philippe AriÃs, Mikhail Bakhtin e Walter Benjamin. AlÃm disso, na constituiÃÃo das infÃncias nos contos selecionados, observa-se a interferÃncia motriz de elementos conceituais que delimitam o campo de atuaÃÃo dos personagens: o conflito, a viagem, o sacrifÃcio, a linguagem, a imaginaÃÃo, o riso, a morte e o amor. ConstrÃi-se, assim, com a tese um espaÃo de reflexÃo sobre as contribuiÃÃes do texto literÃrio para os estudos pedagÃgicos acerca da crianÃa e das suas formas de estar no mundo. |
id |
UFC_5c073430a0ccdce037a67faf9ffcefcc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:3621 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisImagens da infÃncia: crianÃas, aprendizagem e formaÃÃo nos contos de GuimarÃes Rosa e Clarice LispectorImages of childhood: children, education and training in the stories of Rosa and Clarice Lispector2010-06-18AndrÃa Borges LeÃo23020059372http://lattes.cnpq.br/5260520898502257 Marly Amarilha10790926172Roberta Manuela Barros de Andrade42658926391http://lattes.cnpq.br/0111970900212948Sylvie Ghislaine Delacours Soares Lins74089269768Vera LÃcia Albuquerque de Moraes924486740022388117372http://lattes.cnpq.br/5305457455244102Sarah Diva da Silva IpirangaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRCrianÃa FormaÃÃo Aprendizagem GuimarÃes Rosa Clarice LispectorChildren Learning Education GuimarÃes Rosa Clarice LispectorEDUCACAOAnÃlise das representaÃÃes da crianÃa e dos processos de aprendizagem e formaÃÃo nos contos de GuimarÃes Rosa e Clarice Lispector. Parte-se inicialmente da criaÃÃo de uma tipologia que sistematiza e categoriza as imagens da infÃncia, as suas intermediaÃÃes familiares, escolares e sociais, bem como as relaÃÃes que se estabelecem entre os indivÃduos e grupos que se afirmam nas narrativas: pais e filhos, alunos e professores. Os espaÃos nos quais essas mediaÃÃes tÃm lugar (natureza, casa e escola) e os percursos de aprendizagem e formaÃÃo que norteiam a afirmaÃÃo da infÃncia sÃo tambÃm analisados e articulados com vÃrias teorias acerca da constituiÃÃo do infantil e das injunÃÃes de poder que marcam os confrontos e diÃlogos entre esses atores sociais. Em uma perspectiva interdisciplinar, os campos teÃricos da EducaÃÃo, HistÃria e Literatura imbricam-se por meio do pensamento de autores que refletiram sobre a infÃncia e a formaÃÃo: Norbert Elias, Philippe AriÃs, Mikhail Bakhtin e Walter Benjamin. AlÃm disso, na constituiÃÃo das infÃncias nos contos selecionados, observa-se a interferÃncia motriz de elementos conceituais que delimitam o campo de atuaÃÃo dos personagens: o conflito, a viagem, o sacrifÃcio, a linguagem, a imaginaÃÃo, o riso, a morte e o amor. ConstrÃi-se, assim, com a tese um espaÃo de reflexÃo sobre as contribuiÃÃes do texto literÃrio para os estudos pedagÃgicos acerca da crianÃa e das suas formas de estar no mundo.For the analysis of children representations and the learning and educational processes in short stories by GuimarÃes Rosa and Clarice Lispector, it starts from the creation of a typology which systematizes and categorizes childhood images, their family, scholarship and society intermediations, as well as the relations established among individuals and groups who are built in the narratives: parents and children, students and teachers. The locals where the mediation takes place (nature, home and school) and the courses of learning and education which guide the establishment of childhood are also analyzed and articulated with various theoretical perspectives about the construction of childhood and the power injunctions which, in turn, are present in the confrontations and dialogues among these social actors. From an interdisciplinary perspective, the theoretical fields of Education, History and Literature intertwine in the authorsâ thought about childhood and education: Norbert Elias, Philippe AriÃs, Mikhail Bakhtin e Walter Benjamin. Besides that, in the establishment of childhood present in the selected short stories, the conceptual elements driving interference, which bounds the field of charactersâ action, is observed: conflict, travel, sacrifice, language, imagination, humor, death and love. Thus, a place for reflections about the contributions of the literary text for pedagogical studies about children and their manners of being in the world is constructed with the thesis.FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4869application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:17:54Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Imagens da infÃncia: crianÃas, aprendizagem e formaÃÃo nos contos de GuimarÃes Rosa e Clarice Lispector |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Images of childhood: children, education and training in the stories of Rosa and Clarice Lispector |
title |
Imagens da infÃncia: crianÃas, aprendizagem e formaÃÃo nos contos de GuimarÃes Rosa e Clarice Lispector |
spellingShingle |
Imagens da infÃncia: crianÃas, aprendizagem e formaÃÃo nos contos de GuimarÃes Rosa e Clarice Lispector Sarah Diva da Silva Ipiranga CrianÃa FormaÃÃo Aprendizagem GuimarÃes Rosa Clarice Lispector Children Learning Education GuimarÃes Rosa Clarice Lispector EDUCACAO |
title_short |
Imagens da infÃncia: crianÃas, aprendizagem e formaÃÃo nos contos de GuimarÃes Rosa e Clarice Lispector |
title_full |
Imagens da infÃncia: crianÃas, aprendizagem e formaÃÃo nos contos de GuimarÃes Rosa e Clarice Lispector |
title_fullStr |
Imagens da infÃncia: crianÃas, aprendizagem e formaÃÃo nos contos de GuimarÃes Rosa e Clarice Lispector |
title_full_unstemmed |
Imagens da infÃncia: crianÃas, aprendizagem e formaÃÃo nos contos de GuimarÃes Rosa e Clarice Lispector |
title_sort |
Imagens da infÃncia: crianÃas, aprendizagem e formaÃÃo nos contos de GuimarÃes Rosa e Clarice Lispector |
author |
Sarah Diva da Silva Ipiranga |
author_facet |
Sarah Diva da Silva Ipiranga |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
AndrÃa Borges LeÃo |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
23020059372 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5260520898502257 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Marly Amarilha |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
10790926172 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Roberta Manuela Barros de Andrade |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
42658926391 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0111970900212948 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Sylvie Ghislaine Delacours Soares Lins |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
74089269768 |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Vera LÃcia Albuquerque de Moraes |
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv |
9244867400 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
22388117372 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5305457455244102 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sarah Diva da Silva Ipiranga |
contributor_str_mv |
AndrÃa Borges LeÃo Marly Amarilha Roberta Manuela Barros de Andrade Sylvie Ghislaine Delacours Soares Lins Vera LÃcia Albuquerque de Moraes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CrianÃa FormaÃÃo Aprendizagem GuimarÃes Rosa Clarice Lispector |
topic |
CrianÃa FormaÃÃo Aprendizagem GuimarÃes Rosa Clarice Lispector Children Learning Education GuimarÃes Rosa Clarice Lispector EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Children Learning Education GuimarÃes Rosa Clarice Lispector |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
EDUCACAO |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do Cearà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
AnÃlise das representaÃÃes da crianÃa e dos processos de aprendizagem e formaÃÃo nos contos de GuimarÃes Rosa e Clarice Lispector. Parte-se inicialmente da criaÃÃo de uma tipologia que sistematiza e categoriza as imagens da infÃncia, as suas intermediaÃÃes familiares, escolares e sociais, bem como as relaÃÃes que se estabelecem entre os indivÃduos e grupos que se afirmam nas narrativas: pais e filhos, alunos e professores. Os espaÃos nos quais essas mediaÃÃes tÃm lugar (natureza, casa e escola) e os percursos de aprendizagem e formaÃÃo que norteiam a afirmaÃÃo da infÃncia sÃo tambÃm analisados e articulados com vÃrias teorias acerca da constituiÃÃo do infantil e das injunÃÃes de poder que marcam os confrontos e diÃlogos entre esses atores sociais. Em uma perspectiva interdisciplinar, os campos teÃricos da EducaÃÃo, HistÃria e Literatura imbricam-se por meio do pensamento de autores que refletiram sobre a infÃncia e a formaÃÃo: Norbert Elias, Philippe AriÃs, Mikhail Bakhtin e Walter Benjamin. AlÃm disso, na constituiÃÃo das infÃncias nos contos selecionados, observa-se a interferÃncia motriz de elementos conceituais que delimitam o campo de atuaÃÃo dos personagens: o conflito, a viagem, o sacrifÃcio, a linguagem, a imaginaÃÃo, o riso, a morte e o amor. ConstrÃi-se, assim, com a tese um espaÃo de reflexÃo sobre as contribuiÃÃes do texto literÃrio para os estudos pedagÃgicos acerca da crianÃa e das suas formas de estar no mundo. |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
For the analysis of children representations and the learning and educational processes in short stories by GuimarÃes Rosa and Clarice Lispector, it starts from the creation of a typology which systematizes and categorizes childhood images, their family, scholarship and society intermediations, as well as the relations established among individuals and groups who are built in the narratives: parents and children, students and teachers. The locals where the mediation takes place (nature, home and school) and the courses of learning and education which guide the establishment of childhood are also analyzed and articulated with various theoretical perspectives about the construction of childhood and the power injunctions which, in turn, are present in the confrontations and dialogues among these social actors. From an interdisciplinary perspective, the theoretical fields of Education, History and Literature intertwine in the authorsâ thought about childhood and education: Norbert Elias, Philippe AriÃs, Mikhail Bakhtin e Walter Benjamin. Besides that, in the establishment of childhood present in the selected short stories, the conceptual elements driving interference, which bounds the field of charactersâ action, is observed: conflict, travel, sacrifice, language, imagination, humor, death and love. Thus, a place for reflections about the contributions of the literary text for pedagogical studies about children and their manners of being in the world is constructed with the thesis. |
description |
AnÃlise das representaÃÃes da crianÃa e dos processos de aprendizagem e formaÃÃo nos contos de GuimarÃes Rosa e Clarice Lispector. Parte-se inicialmente da criaÃÃo de uma tipologia que sistematiza e categoriza as imagens da infÃncia, as suas intermediaÃÃes familiares, escolares e sociais, bem como as relaÃÃes que se estabelecem entre os indivÃduos e grupos que se afirmam nas narrativas: pais e filhos, alunos e professores. Os espaÃos nos quais essas mediaÃÃes tÃm lugar (natureza, casa e escola) e os percursos de aprendizagem e formaÃÃo que norteiam a afirmaÃÃo da infÃncia sÃo tambÃm analisados e articulados com vÃrias teorias acerca da constituiÃÃo do infantil e das injunÃÃes de poder que marcam os confrontos e diÃlogos entre esses atores sociais. Em uma perspectiva interdisciplinar, os campos teÃricos da EducaÃÃo, HistÃria e Literatura imbricam-se por meio do pensamento de autores que refletiram sobre a infÃncia e a formaÃÃo: Norbert Elias, Philippe AriÃs, Mikhail Bakhtin e Walter Benjamin. AlÃm disso, na constituiÃÃo das infÃncias nos contos selecionados, observa-se a interferÃncia motriz de elementos conceituais que delimitam o campo de atuaÃÃo dos personagens: o conflito, a viagem, o sacrifÃcio, a linguagem, a imaginaÃÃo, o riso, a morte e o amor. ConstrÃi-se, assim, com a tese um espaÃo de reflexÃo sobre as contribuiÃÃes do texto literÃrio para os estudos pedagÃgicos acerca da crianÃa e das suas formas de estar no mundo. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-06-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
doctoralThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4869 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4869 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295141241290752 |