A aprendizagem do conceito de nÃmero de crianÃas do Infantil V: interaÃÃes com o flex memo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20639 |
Resumo: | CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
id |
UFC_67a5399a1a2da5988aad4850cefbc428 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:13016 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA aprendizagem do conceito de nÃmero de crianÃas do Infantil V: interaÃÃes com o flex memo2018-12-00Paulo Meireles Barguil3829776039196336975444Priscila Alves de Paula Belo Universidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBREducaÃÃo Infantil EducaÃÃo MatemÃtica NoÃÃes MatemÃticas Conceito de NÃmero Jogos CrianÃas - Estudo e ensino Jogos educativos - EducaÃÃo prÃ-escolar NÃmero - Conceito em crianÃas Jogos no ensino de matemÃtica MatemÃtica - Estudo e ensinoEDUCACAOCoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior O presente trabalho relaciona a interaÃÃo dos estudantes do Infantil V com jogos proporcionados pelo Flex memo para o conhecimento do conceito de nÃmero. A legislaÃÃo e as pesquisas dessa Ãrea defendem a utilizaÃÃo de brincadeiras e interaÃÃes, mediante prÃticas lÃdicas, com a utilizaÃÃo de diversos materiais manipulativos e dentre esses o jogo. Essa forma de atuaÃÃo visa integrar as diversas Ãreas de conhecimento, bem como relacionar as aÃÃes cotidianas do ser que aprende, considerando dessa forma seus aspectos cognitivos, sociais, fÃsicos e emocionais, ou seja, seu desenvolvimento integral (BRASIL, 1998; BRASIL, 2009). AlÃm disso, Lorenzato (2006) afirma que o progresso educacional das crianÃas ocorre quando o professor elabora um trabalho que mescle e integre os assuntos relacionados aos esquemas mentais e ao conceito de nÃmero, constituindo assim uma prÃ-matemÃtica mediante diversas situaÃÃes de aprendizagem. Em virtude disso, Ã importante que a construÃÃo do conhecimento ocorra de forma flexÃvel e prazerosa, com a utilizaÃÃo de diversos recursos, relacionando-os com as vivÃncias do prÃprio estudante, dentre estes recursos o jogo. Para tanto, essa pesquisa teve por objetivo: Analisar a contribuiÃÃo da interaÃÃo com os jogos de MemÃria, Segredo da Caixa e Batalha proporcionados pelo Flex memo para a ampliaÃÃo do conceito de nÃmero de crianÃas do infantil V. O lÃcus da pesquisa foi uma escola da rede municipal de Fortaleza, situada no Distrito IV. Esta dissertaÃÃo teve uma abordagem qualitativa, considerando que o contato direto com os sujeitos investigados permitiu a interpretaÃÃo do campo estudado, e utilizou na coleta de dados os procedimentos do estudo de campo exploratÃrio, buscando delinear as possibilidades de aprendizagem, as interaÃÃes e impressÃes a partir das vivÃncias proporcionadas pelas crianÃas do Infantil V. As etapas desenvolvidas foram: observaÃÃo do espaÃo e das interaÃÃes na aula, verificaÃÃo dos conhecimentos discentes sobre o conceito de nÃmero e noÃÃes matemÃticas por meio da interaÃÃo com os jogos MemÃria, Segredo da Caixa e Batalha, proporcionados pelo Flex memo. Diante dos dados e resultados apresentados, constatou-se que as crianÃas participantes dessa pesquisa se divertiram e interagiram muito bem com os jogos proporcionados pelo Flex memo. AlÃm disso, por meio das interaÃÃes vivenciadas com o Jogo da MemÃria, Segredo da Caixa e Batalha, elas ampliaram seus conhecimentos a respeito do conceito de nÃmero.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20639application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-02-23T10:07:49Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
A aprendizagem do conceito de nÃmero de crianÃas do Infantil V: interaÃÃes com o flex memo |
title |
A aprendizagem do conceito de nÃmero de crianÃas do Infantil V: interaÃÃes com o flex memo |
spellingShingle |
A aprendizagem do conceito de nÃmero de crianÃas do Infantil V: interaÃÃes com o flex memo Priscila Alves de Paula Belo EducaÃÃo Infantil EducaÃÃo MatemÃtica NoÃÃes MatemÃticas Conceito de NÃmero Jogos CrianÃas - Estudo e ensino Jogos educativos - EducaÃÃo prÃ-escolar NÃmero - Conceito em crianÃas Jogos no ensino de matemÃtica MatemÃtica - Estudo e ensino EDUCACAO |
title_short |
A aprendizagem do conceito de nÃmero de crianÃas do Infantil V: interaÃÃes com o flex memo |
title_full |
A aprendizagem do conceito de nÃmero de crianÃas do Infantil V: interaÃÃes com o flex memo |
title_fullStr |
A aprendizagem do conceito de nÃmero de crianÃas do Infantil V: interaÃÃes com o flex memo |
title_full_unstemmed |
A aprendizagem do conceito de nÃmero de crianÃas do Infantil V: interaÃÃes com o flex memo |
title_sort |
A aprendizagem do conceito de nÃmero de crianÃas do Infantil V: interaÃÃes com o flex memo |
author |
Priscila Alves de Paula Belo |
author_facet |
Priscila Alves de Paula Belo |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Paulo Meireles Barguil |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
38297760391 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
96336975444 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Priscila Alves de Paula Belo |
contributor_str_mv |
Paulo Meireles Barguil |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EducaÃÃo Infantil EducaÃÃo MatemÃtica NoÃÃes MatemÃticas Conceito de NÃmero Jogos CrianÃas - Estudo e ensino Jogos educativos - EducaÃÃo prÃ-escolar NÃmero - Conceito em crianÃas Jogos no ensino de matemÃtica MatemÃtica - Estudo e ensino |
topic |
EducaÃÃo Infantil EducaÃÃo MatemÃtica NoÃÃes MatemÃticas Conceito de NÃmero Jogos CrianÃas - Estudo e ensino Jogos educativos - EducaÃÃo prÃ-escolar NÃmero - Conceito em crianÃas Jogos no ensino de matemÃtica MatemÃtica - Estudo e ensino EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
EDUCACAO |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
O presente trabalho relaciona a interaÃÃo dos estudantes do Infantil V com jogos proporcionados pelo Flex memo para o conhecimento do conceito de nÃmero. A legislaÃÃo e as pesquisas dessa Ãrea defendem a utilizaÃÃo de brincadeiras e interaÃÃes, mediante prÃticas lÃdicas, com a utilizaÃÃo de diversos materiais manipulativos e dentre esses o jogo. Essa forma de atuaÃÃo visa integrar as diversas Ãreas de conhecimento, bem como relacionar as aÃÃes cotidianas do ser que aprende, considerando dessa forma seus aspectos cognitivos, sociais, fÃsicos e emocionais, ou seja, seu desenvolvimento integral (BRASIL, 1998; BRASIL, 2009). AlÃm disso, Lorenzato (2006) afirma que o progresso educacional das crianÃas ocorre quando o professor elabora um trabalho que mescle e integre os assuntos relacionados aos esquemas mentais e ao conceito de nÃmero, constituindo assim uma prÃ-matemÃtica mediante diversas situaÃÃes de aprendizagem. Em virtude disso, Ã importante que a construÃÃo do conhecimento ocorra de forma flexÃvel e prazerosa, com a utilizaÃÃo de diversos recursos, relacionando-os com as vivÃncias do prÃprio estudante, dentre estes recursos o jogo. Para tanto, essa pesquisa teve por objetivo: Analisar a contribuiÃÃo da interaÃÃo com os jogos de MemÃria, Segredo da Caixa e Batalha proporcionados pelo Flex memo para a ampliaÃÃo do conceito de nÃmero de crianÃas do infantil V. O lÃcus da pesquisa foi uma escola da rede municipal de Fortaleza, situada no Distrito IV. Esta dissertaÃÃo teve uma abordagem qualitativa, considerando que o contato direto com os sujeitos investigados permitiu a interpretaÃÃo do campo estudado, e utilizou na coleta de dados os procedimentos do estudo de campo exploratÃrio, buscando delinear as possibilidades de aprendizagem, as interaÃÃes e impressÃes a partir das vivÃncias proporcionadas pelas crianÃas do Infantil V. As etapas desenvolvidas foram: observaÃÃo do espaÃo e das interaÃÃes na aula, verificaÃÃo dos conhecimentos discentes sobre o conceito de nÃmero e noÃÃes matemÃticas por meio da interaÃÃo com os jogos MemÃria, Segredo da Caixa e Batalha, proporcionados pelo Flex memo. Diante dos dados e resultados apresentados, constatou-se que as crianÃas participantes dessa pesquisa se divertiram e interagiram muito bem com os jogos proporcionados pelo Flex memo. AlÃm disso, por meio das interaÃÃes vivenciadas com o Jogo da MemÃria, Segredo da Caixa e Batalha, elas ampliaram seus conhecimentos a respeito do conceito de nÃmero. |
description |
CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-12-00 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20639 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20639 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295350638772224 |