A aprendizagem do conceito de nÃmero de crianÃas do Infantil V: interaÃÃes com o flex memo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Priscila Alves de Paula Belo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20639
Resumo: CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
id UFC_67a5399a1a2da5988aad4850cefbc428
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:13016
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA aprendizagem do conceito de nÃmero de crianÃas do Infantil V: interaÃÃes com o flex memo2018-12-00Paulo Meireles Barguil3829776039196336975444Priscila Alves de Paula Belo Universidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBREducaÃÃo Infantil EducaÃÃo MatemÃtica NoÃÃes MatemÃticas Conceito de NÃmero Jogos CrianÃas - Estudo e ensino Jogos educativos - EducaÃÃo prÃ-escolar NÃmero - Conceito em crianÃas Jogos no ensino de matemÃtica MatemÃtica - Estudo e ensinoEDUCACAOCoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior O presente trabalho relaciona a interaÃÃo dos estudantes do Infantil V com jogos proporcionados pelo Flex memo para o conhecimento do conceito de nÃmero. A legislaÃÃo e as pesquisas dessa Ãrea defendem a utilizaÃÃo de brincadeiras e interaÃÃes, mediante prÃticas lÃdicas, com a utilizaÃÃo de diversos materiais manipulativos e dentre esses o jogo. Essa forma de atuaÃÃo visa integrar as diversas Ãreas de conhecimento, bem como relacionar as aÃÃes cotidianas do ser que aprende, considerando dessa forma seus aspectos cognitivos, sociais, fÃsicos e emocionais, ou seja, seu desenvolvimento integral (BRASIL, 1998; BRASIL, 2009). AlÃm disso, Lorenzato (2006) afirma que o progresso educacional das crianÃas ocorre quando o professor elabora um trabalho que mescle e integre os assuntos relacionados aos esquemas mentais e ao conceito de nÃmero, constituindo assim uma prÃ-matemÃtica mediante diversas situaÃÃes de aprendizagem. Em virtude disso, Ã importante que a construÃÃo do conhecimento ocorra de forma flexÃvel e prazerosa, com a utilizaÃÃo de diversos recursos, relacionando-os com as vivÃncias do prÃprio estudante, dentre estes recursos o jogo. Para tanto, essa pesquisa teve por objetivo: Analisar a contribuiÃÃo da interaÃÃo com os jogos de MemÃria, Segredo da Caixa e Batalha proporcionados pelo Flex memo para a ampliaÃÃo do conceito de nÃmero de crianÃas do infantil V. O lÃcus da pesquisa foi uma escola da rede municipal de Fortaleza, situada no Distrito IV. Esta dissertaÃÃo teve uma abordagem qualitativa, considerando que o contato direto com os sujeitos investigados permitiu a interpretaÃÃo do campo estudado, e utilizou na coleta de dados os procedimentos do estudo de campo exploratÃrio, buscando delinear as possibilidades de aprendizagem, as interaÃÃes e impressÃes a partir das vivÃncias proporcionadas pelas crianÃas do Infantil V. As etapas desenvolvidas foram: observaÃÃo do espaÃo e das interaÃÃes na aula, verificaÃÃo dos conhecimentos discentes sobre o conceito de nÃmero e noÃÃes matemÃticas por meio da interaÃÃo com os jogos MemÃria, Segredo da Caixa e Batalha, proporcionados pelo Flex memo. Diante dos dados e resultados apresentados, constatou-se que as crianÃas participantes dessa pesquisa se divertiram e interagiram muito bem com os jogos proporcionados pelo Flex memo. AlÃm disso, por meio das interaÃÃes vivenciadas com o Jogo da MemÃria, Segredo da Caixa e Batalha, elas ampliaram seus conhecimentos a respeito do conceito de nÃmero.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20639application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-02-23T10:07:49Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv A aprendizagem do conceito de nÃmero de crianÃas do Infantil V: interaÃÃes com o flex memo
title A aprendizagem do conceito de nÃmero de crianÃas do Infantil V: interaÃÃes com o flex memo
spellingShingle A aprendizagem do conceito de nÃmero de crianÃas do Infantil V: interaÃÃes com o flex memo
Priscila Alves de Paula Belo
EducaÃÃo Infantil
EducaÃÃo MatemÃtica
NoÃÃes MatemÃticas
Conceito de NÃmero
Jogos
CrianÃas - Estudo e ensino
Jogos educativos - EducaÃÃo prÃ-escolar
NÃmero - Conceito em crianÃas
Jogos no ensino de matemÃtica
MatemÃtica - Estudo e ensino
EDUCACAO
title_short A aprendizagem do conceito de nÃmero de crianÃas do Infantil V: interaÃÃes com o flex memo
title_full A aprendizagem do conceito de nÃmero de crianÃas do Infantil V: interaÃÃes com o flex memo
title_fullStr A aprendizagem do conceito de nÃmero de crianÃas do Infantil V: interaÃÃes com o flex memo
title_full_unstemmed A aprendizagem do conceito de nÃmero de crianÃas do Infantil V: interaÃÃes com o flex memo
title_sort A aprendizagem do conceito de nÃmero de crianÃas do Infantil V: interaÃÃes com o flex memo
author Priscila Alves de Paula Belo
author_facet Priscila Alves de Paula Belo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Paulo Meireles Barguil
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 38297760391
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 96336975444
dc.contributor.author.fl_str_mv Priscila Alves de Paula Belo
contributor_str_mv Paulo Meireles Barguil
dc.subject.por.fl_str_mv EducaÃÃo Infantil
EducaÃÃo MatemÃtica
NoÃÃes MatemÃticas
Conceito de NÃmero
Jogos
CrianÃas - Estudo e ensino
Jogos educativos - EducaÃÃo prÃ-escolar
NÃmero - Conceito em crianÃas
Jogos no ensino de matemÃtica
MatemÃtica - Estudo e ensino
topic EducaÃÃo Infantil
EducaÃÃo MatemÃtica
NoÃÃes MatemÃticas
Conceito de NÃmero
Jogos
CrianÃas - Estudo e ensino
Jogos educativos - EducaÃÃo prÃ-escolar
NÃmero - Conceito em crianÃas
Jogos no ensino de matemÃtica
MatemÃtica - Estudo e ensino
EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O presente trabalho relaciona a interaÃÃo dos estudantes do Infantil V com jogos proporcionados pelo Flex memo para o conhecimento do conceito de nÃmero. A legislaÃÃo e as pesquisas dessa Ãrea defendem a utilizaÃÃo de brincadeiras e interaÃÃes, mediante prÃticas lÃdicas, com a utilizaÃÃo de diversos materiais manipulativos e dentre esses o jogo. Essa forma de atuaÃÃo visa integrar as diversas Ãreas de conhecimento, bem como relacionar as aÃÃes cotidianas do ser que aprende, considerando dessa forma seus aspectos cognitivos, sociais, fÃsicos e emocionais, ou seja, seu desenvolvimento integral (BRASIL, 1998; BRASIL, 2009). AlÃm disso, Lorenzato (2006) afirma que o progresso educacional das crianÃas ocorre quando o professor elabora um trabalho que mescle e integre os assuntos relacionados aos esquemas mentais e ao conceito de nÃmero, constituindo assim uma prÃ-matemÃtica mediante diversas situaÃÃes de aprendizagem. Em virtude disso, Ã importante que a construÃÃo do conhecimento ocorra de forma flexÃvel e prazerosa, com a utilizaÃÃo de diversos recursos, relacionando-os com as vivÃncias do prÃprio estudante, dentre estes recursos o jogo. Para tanto, essa pesquisa teve por objetivo: Analisar a contribuiÃÃo da interaÃÃo com os jogos de MemÃria, Segredo da Caixa e Batalha proporcionados pelo Flex memo para a ampliaÃÃo do conceito de nÃmero de crianÃas do infantil V. O lÃcus da pesquisa foi uma escola da rede municipal de Fortaleza, situada no Distrito IV. Esta dissertaÃÃo teve uma abordagem qualitativa, considerando que o contato direto com os sujeitos investigados permitiu a interpretaÃÃo do campo estudado, e utilizou na coleta de dados os procedimentos do estudo de campo exploratÃrio, buscando delinear as possibilidades de aprendizagem, as interaÃÃes e impressÃes a partir das vivÃncias proporcionadas pelas crianÃas do Infantil V. As etapas desenvolvidas foram: observaÃÃo do espaÃo e das interaÃÃes na aula, verificaÃÃo dos conhecimentos discentes sobre o conceito de nÃmero e noÃÃes matemÃticas por meio da interaÃÃo com os jogos MemÃria, Segredo da Caixa e Batalha, proporcionados pelo Flex memo. Diante dos dados e resultados apresentados, constatou-se que as crianÃas participantes dessa pesquisa se divertiram e interagiram muito bem com os jogos proporcionados pelo Flex memo. AlÃm disso, por meio das interaÃÃes vivenciadas com o Jogo da MemÃria, Segredo da Caixa e Batalha, elas ampliaram seus conhecimentos a respeito do conceito de nÃmero.
description CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-12-00
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20639
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20639
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295350638772224