A humanidade pelo ralo: relaÃÃes sociais enquanto montagens perversas em O Cheiro do Ralo de LourenÃo Mutarelli e Heitor Dhalia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20594 |
Resumo: | CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA humanidade pelo ralo: relaÃÃes sociais enquanto montagens perversas em O Cheiro do Ralo de LourenÃo Mutarelli e Heitor Dhalia2018-12-00Carlos Augusto Viana da Silva47838582334http://lattes.cnpq.br/3316600178531895 15935746521Jivago Oliveira da Fonseca Universidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em LetrasUFCBRLiterature Cinema Consumer society Social Perversion AdaptationLiteratura Cinema Sociedade de consumo PerversÃo social AdaptaÃÃoLETRASCoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel SuperiorEm O Cheiro do Ralo (2002), do escritor paulista LourenÃo Mutarelli, encontramos a trajetÃria de um imoral comprador de objetos usados que se utiliza de sua posiÃÃo de poder com o propÃsito de submeter os sujeitos ao seu redor, objetificando-os e instrumentalizando-os a fim de satisfazer os desejos perversos dele â frutos de uma lÃgica mercadolÃgica que cada vez mais permeia as aÃÃes dos sujeitos na sociedade contemporÃnea. O presente estudo propÃe identificar as potencialidades referencial e crÃtica do romance O Cheiro do Ralo de Mutarelli e de sua adaptaÃÃo cinematogrÃfica homÃnima dirigida por Heitor Dhalia (2006) a partir de uma anÃlise de como, em cada uma dessas formas textuais, as relaÃÃes humanas, inerentes a um contexto sociocultural norteado pelo mercado e pelo espetÃculo, sÃo representadas como aÃÃes legitimadoras da perversÃo social. Inicialmente, apÃs fundamentar a ideia de traduÃÃo e de adaptaÃÃo segundo as pertinentes acepÃÃes de Itamar Even-Zohar (2013), Andre Lefevere (2007) e Linda Hutcheon (2011), mostraremos o papel de destaque assumido por essa prÃtica no campo cultural brasileiro atual, revelando assim uma ligaÃÃo cada vez mais Ãntima entre os sistemas literÃrio e cinematogrÃfico nacional juntamente a uma possibilidade maior do pÃblico consumidor entrar em contato com diferentes pontos de vista sobre um mesmo assunto â devido à profusÃo de releituras oferecidas pelas adaptaÃÃes. Posteriormente, apresentaremos caracterÃsticas retratadas por pensadores da cultura, como Zygmunt Bauman (2008), Gilles Lipovetsky (2011) e Richard Sennet (2010), acerca da condiÃÃo da cultura no Ãmbito das sociedades globalizadas â assumidas enquanto sociedades de consumo. Em seguida, utilizaremos o conceito de ârealismo traumÃticoâ oferecido por Hal Foster (2013) para desvelar a dimensÃo polÃtica-ideolÃgica em O Cheiro do Ralo, a qual aponta para um olhar crÃtico sobre a submissÃo das relaÃÃes interpessoais à lÃgica do mercado que, de maneira violenta e amoral, fomenta cada vez mais a indiferenciaÃÃo entre indivÃduos e objetos, acabando por delinear um cenÃrio no qual os laÃos sociais passaram a ser integrados por subjetividades eminentemente perversas, como observado por Dany-Robert Dufour (2014) e Jean-Pierre Lebrun (2009). Na Ãltima parte, partiremos de uma descriÃÃo da forma como tal cenÃrio alegoricamente à representado na narrativa cinematogrÃfica de Dhalia, salientando suas dimensÃes ideolÃgicas e utÃpicas, como teorizadas por Fredric Jameson (1992). Por fim, trataremos do diÃlogo existente entre a adaptaÃÃo e o romance de Mutartelli, destacando os modos como cada uma desses meios problematizam o tema da degradaÃÃo dos laÃos intersubjetivos na contemporaneidade. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20594application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:33:08Zmail@mail.com - |
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