Narrativas de vida e processo de espiritualizaÃÃo dos professores do ensino religioso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Elaine Freitas de Sousa
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7016
Resumo: FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃ
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisNarrativas de vida e processo de espiritualizaÃÃo dos professores do ensino religiosoThe narratives of life and the spirituality process from religious education teacher(s)2011-10-01ErcÃlia Maria Braga de Olinda12146145315http://lattes.cnpq.br/3596726681015906 Elzanir dos Santos36227579300http://lattes.cnpq.br/6308741288364583JoÃo Batista de Albuquerque Figueiredo12416444387http://lattes.cnpq.br/573865415300409880005110378http://lattes.cnpq.br/2295814669913768Elaine Freitas de SousaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBREspiritualidade ExperiÃncia formadora Biografia educativaSpirituality Formative experience Educational biographyEDUCACAOFundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃEste trabalho fez parte da pesquisa guarda-chuva intitulada As narrativas de vida das(os) professoras(es) do ensino religioso: as aprendizagens experienciais no cÃrculo reflexivo biogrÃfico, coordenada pela professora doutora ErcÃlia Maria Braga de Olinda. Envolvemos 08 professores do Ensino Religioso (ER) lotados nas escolas pÃblicas municipais de Fortaleza localizadas nas diferentes regionais. O objetivo geral da pesquisa consistiu em compreender, a partir das narrativas de vida dos professores, como se deu/ se dà seu processo de espiritualizaÃÃo e como este foi/ à influenciado pelo trato com os conteÃdos do ER. Em relaÃÃo aos objetivos especÃficos, procuramos: explicitar o conceito de espiritualidade e processo de espiritualizaÃÃo; identificar as concepÃÃes dos professores sobre religiÃo, espiritualidade e Ensino Religioso, problematizando as relaÃÃes entre estes conceitos; analisar em que medida o trabalho com os conteÃdos do ER aprofunda a busca de espiritualizaÃÃo; mapear os sujeitos, eventos, espaÃos, instituiÃÃes e processos significativos na busca de espiritualidade; apontar as aprendizagens experienciais feitas ao longo da trajetÃria de vida do professor do ER. Para tanto privilegiamos a pesquisa (auto)biogrÃfica, trabalhando com o seguinte dispositivo de pesquisa e de formaÃÃo: o CÃrculo Reflexivo BiogrÃfico (CRB) desenvolvido ao longo de oito encontros, em que, utilizamos uma diversidade de linguagens e de atividades que proporcionaram um processo de biografizaÃÃo, levando à feitura de uma "biografia educativa". Todo o trabalho empÃrico foi realizado com os professores de forma colaborativa, propiciando a reflexividade crÃtica sobre o significado dos eventos, sujeitos, espaÃÃes, instituiÃÃes e processos significativos na trajetÃria de vida. Durante o processo nos deparamos com os desafios da busca de articulaÃÃo entre o singular e o plural, uma vez que as narrativas abrangiam aspectos pessoais, comunitÃrios, profissionais, familiares e religiosos. Em relaÃÃo aos conceitos centrais, destacamos: espiritualidade, experiÃncia e experiÃncia formadora, a partir das elaboraÃÃes advindas de vÃrios autores, com destaque para Leonardo Boff, Paulo Freire, John Dewey, Marie- Christine Josso e ErcÃlia Maria Braga de Olinda. ConcluÃmos, estabelecendo elos entre as categorias teÃricas e as falas dos sujeitos que eles tÃm plena consciÃncia do seu processo de espiritualizaÃÃo em que aparecem as quatro dimensÃes: transcendÃncia, caminho, serviÃo ao prÃximo e compromisso Ãtico-polÃtico. As instituiÃÃes que mais se destacaram e propiciaram experiÃncias formadoras foram famÃlia e igreja. A pertenÃa religiosa à tida como importante caminho para o processo de espiritualizaÃÃo, desde que seja vivido em toda sua plenitude e engajamento. Por fim, destacamos a importÃncia da pesquisa na formaÃÃo desses sujeitos, atravÃs do reconhecimento de si, de suas prÃticas, dos conteÃdos que trabalham, com a responsabilidade que atuam para contemplar dimensÃes do humano, tÃo complexas e significativas, de forma a entender seu verdadeiro papel social e como essa dimensÃo espiritual encontra-se vinculada nÃo apenas em uma dimensÃo transcendente e pessoal, mas principalmente, com o outro e no contexto social.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7016application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:20:04Zmail@mail.com -
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