Sustainability Science: an assessment of Postgraduate Programs of Brazil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Laudemira Silva Rabelo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11893
Resumo: O Desenvolvimento SustentÃvel surge como uma alternativa ao atual modelo de desenvolvimento, mas para ser efetivo precisa adentrar nos diversos setores da sociedade, sobretudo nas InstituiÃÃes de Ensino Superior (IES). Para isto, as Universidades devem inserir teorias e prÃticas da sustentabilidade que possam compreender as variÃveis que influenciam a transiÃÃo à sustentabilidade, dentre elas o avanÃo cientÃfico que reduza as incertezas e uma melhor comunicaÃÃo de anÃlises cientÃficas para a sociedade. No Brasil a ciÃncia nÃo à desvinculada das InstituiÃÃes de Ensino Superior (IES), pelo contrÃrio, sÃo por meio de seus Programas de PÃs-GraduaÃÃo que geram e difundem conhecimentos, alÃm de qualificarem recursos humanos de alta qualidade. A CiÃncia da Sustentabilidade solicita uma visÃo holÃstica para encontrar soluÃÃes aos problemas existentes, multiplicidade de mÃtodos, interdisciplinaridade, estÃmulo ao processo participativo na tomada de decisÃo e sua aplicabilidade do local para o global, formando-se assim profissionais conectados com uma realidade multifacetada que influencia a transiÃÃo à sustentabilidade. Neste caminhar a Universidade, ao longo dos anos, tem inovado, quanto a essa necessidade, ao inserir Programas de PÃs-GraduaÃÃo voltados ao estudo do desenvolvimento sustentÃvel, em uma perspectiva interdisciplinar, contribuindo assim para a consolidaÃÃo da CiÃncia da Sustentabilidade no Brasil. Essa pesquisa partiu do pressuposto que esses avanÃos da CiÃncia da Sustentabilidade nos Programas de PÃs-GraduaÃÃo brasileiros sÃo melhor visualizados, inclusive de forma comparativa, quando se utiliza um conjunto de Ãndices e indicadores. Para tal, foi proposta uma sequÃncia de indicadores e Ãndices que revelasse a contribuiÃÃo dos Programas de PÃs-GraduaÃÃes brasileiros pioneiros em interdisciplinaridade no avanÃo da CiÃncia da Sustentabilidade. Foram analisados doze Programas de PÃs-GraduaÃÃo, por meio de um conjunto de nove dimensÃes e quarenta e dois indicadores a comporem o Ãndice CiÃncia da Sustentabilidade (ICS). O conjunto de indicadores e Ãndices cumpriu com o seu papel: refletiu os avanÃos e limites obtidos pelos Programas referentes à CiÃncia da Sustentabilidade, tornando-se uma ferramenta importante aos gestores. Dois foram os principais resultados encontrados. O primeiro apresentou a necessidade de reestruturaÃÃo dos designs dos Programas, principalmente com a inserÃÃo de maior ligaÃÃo entre Ãrea de concentraÃÃo, linhas de pesquisas e competÃncias formadas. O segundo revelou a importÃncia desses Programas melhor trabalharem suas informaÃÃes comunicadas necessitando haver uma uniformidade e valorizaÃÃo de seus principais produtos â teses e dissertaÃÃes. Sugere-se uma melhor parceria entre os grupos de pesquisas desses doze Programas analisados, afinal por ser a Universidade tambÃm parte interessada nesse processo, bem como formadora de grande parte dos tomadores de decisÃes, possui uma parcela significativa de responsabilidade na transiÃÃo à sustentabilidade.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisSustainability Science: an assessment of Postgraduate Programs of Brazil CiÃncia da Sustentabilidade: uma proposta de avaliaÃÃo dos Programas de PÃs-GraduaÃÃo do Brasil2014-05-27VlÃdia Pinto Vidal de Oliveira04997247391http://lattes.cnpq.br/5787834301134358PatrÃcia VerÃnica Pinheiro Sales Lima28929144349http://lattes.cnpq.br/7172491133426747Najila Rejanne Alencar Juliao Cabral42684947349http://lattes.cnpq.br/4069425289882917Maria Irles de Oliveira Mayorga02532611391http://lattes.cnpq.br/1442057265231822George Satander Sà Freire07296649372http://lattes.cnpq.br/680394436025613844056931372http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4744976A2Laudemira Silva RabeloUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em Desenvolvimento e Meio AmbienteUFCBRDesenvolvimento SustentÃvel Interdisciplinaridade InstituiÃÃes de Ensino Superior PÃs-GraduaÃÃo IndicadoresSustainable Development Interdisciplinary Institutions of Higher Education Postgraduate Program IndicatorsOUTROSO Desenvolvimento SustentÃvel surge como uma alternativa ao atual modelo de desenvolvimento, mas para ser efetivo precisa adentrar nos diversos setores da sociedade, sobretudo nas InstituiÃÃes de Ensino Superior (IES). Para isto, as Universidades devem inserir teorias e prÃticas da sustentabilidade que possam compreender as variÃveis que influenciam a transiÃÃo à sustentabilidade, dentre elas o avanÃo cientÃfico que reduza as incertezas e uma melhor comunicaÃÃo de anÃlises cientÃficas para a sociedade. No Brasil a ciÃncia nÃo à desvinculada das InstituiÃÃes de Ensino Superior (IES), pelo contrÃrio, sÃo por meio de seus Programas de PÃs-GraduaÃÃo que geram e difundem conhecimentos, alÃm de qualificarem recursos humanos de alta qualidade. A CiÃncia da Sustentabilidade solicita uma visÃo holÃstica para encontrar soluÃÃes aos problemas existentes, multiplicidade de mÃtodos, interdisciplinaridade, estÃmulo ao processo participativo na tomada de decisÃo e sua aplicabilidade do local para o global, formando-se assim profissionais conectados com uma realidade multifacetada que influencia a transiÃÃo à sustentabilidade. 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O conjunto de indicadores e Ãndices cumpriu com o seu papel: refletiu os avanÃos e limites obtidos pelos Programas referentes à CiÃncia da Sustentabilidade, tornando-se uma ferramenta importante aos gestores. Dois foram os principais resultados encontrados. O primeiro apresentou a necessidade de reestruturaÃÃo dos designs dos Programas, principalmente com a inserÃÃo de maior ligaÃÃo entre Ãrea de concentraÃÃo, linhas de pesquisas e competÃncias formadas. O segundo revelou a importÃncia desses Programas melhor trabalharem suas informaÃÃes comunicadas necessitando haver uma uniformidade e valorizaÃÃo de seus principais produtos â teses e dissertaÃÃes. Sugere-se uma melhor parceria entre os grupos de pesquisas desses doze Programas analisados, afinal por ser a Universidade tambÃm parte interessada nesse processo, bem como formadora de grande parte dos tomadores de decisÃes, possui uma parcela significativa de responsabilidade na transiÃÃo à sustentabilidade.Sustainable Development is an alternative to the c urrent model of development, but to be effective it must be inside in the several sectors of society, especially in Higher Education Institutions (HEIs). However, for this, the universities have to internalize theories and practices of sustainability that can be able to understand the each one of the variables that influence in the process of transition to sustainability, among them: the scientific breakthrough that reduces uncertainties and a better communication of scientific analysis to society. In Brazi l, the science is not decoupled of the Higher Education Institutions (HEIs), on the contrary, are through their Graduate Programs that knowledge are generated and disseminated, besides this it's the place where human resources are qualified with quality. The Sustainability Science calls for a holistic point of view to find solutions to the existing problems, multiplicity of methods, interdisciplinarity, stimulating participatory process in decision making and its applicability of the local to the global, thus forming connected professionals witha a multifaceted reality that influences the transition to sustainability.The journey to University, over the years, has enabled innovations as this need to insert Postgraduate Programs geared to the study of sustainability in an interdisciplinary perspective contributing to consolidate the Sustainability Science in Brazil. This research assumed that these advances in Sustainability Science in the Brazilian Postgraduate Programs are best viewed, including a comparative way, when is used a set of indices and indicators. To fulfill this goal it was proposed a methodological sequence of indicators and indices that reveal the contribution of Brazilian Postgraduate Programs pioneers in the interdisciplinary to the advancement of Sustainability Science. Were analyzed twelve Postgraduate programs through a set of nine dimensions and forty-two indicators, resulting in the Index of Sustainability Science (ISS).The set of indicators and indices comply with its role: reflected the advances and limits obtained by programs related to Sustainability Science, becoming an important tool for managers. There were found two main results. The first showed the need for restructuring the designs of the programs, especially with the inclusion of a greater connection between concentration area, and formed lines of research skills.The second revealed the importance of these programs improve their communication and the need to have an uniformity of such information and especially an appreciation o f its main products: Thesis and Dissertations. It is suggested a better partnership between the research groups of these twelve programs analysed, after all is the the University a stakeholder in these proceedings, as well as trainer of a large part of the decision makers, so the University has a great responsibility in this transition to sustainability.CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11893application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:25:07Zmail@mail.com -
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