GestÃo do Sistema Tutorial, Ã Luz do ImaginÃrio do Tutor e do Aluno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Elisa Maria de Assis
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3956
Resumo: A gestÃo de sistemas de EducaÃÃo a DistÃncia deve acompanhar os paradigmas da contemporaneidade, que valorizam a subjetividade em que o homem à visto como um ser multifacetado e controverso. Partindo dessa percepÃÃo foi realizado estudo cujo objetivo foi compreender o imaginÃrio da relaÃÃo entre tutor on-line e alunos de cursos superiores ofertados na modalidade à distÃncia em uma instituiÃÃo de ensino superior do sul do paÃs. Para tanto optou-se por estudo exploratÃrio, com abordagem metodolÃgica o estudo de caso. O estudo à quanti/qualitativo, dado que associa anÃlise estatÃstica à pesquisa dos significados, privilegiando melhor compreensÃo do tema estudado e a interpretaÃÃo dos dados obtidos. O instrumento de pesquisa utilizado foi composto de questÃes abertas e fechadas, aplicado a alunos e tutores on-line As questÃes objetivas de tal instrumento de pesquisa abordaram uma avaliaÃÃo do tutor pelo aluno e uma auto-avaliaÃÃo da prÃtica tutorial pelo prÃprio tutor participante. O imaginÃrio tanto dos alunos quanto dos tutores foi apreendido por meio da anÃlise do discurso das falas registradas na questÃo de fala livre, sobre a prÃtica tutorial. A anÃlise dos dados foi realizada por meio da abordagem qualitativa e quantitativa. Os dados quantitativos foram submetidos a tratamento estatÃstico especÃfico para a identificaÃÃo de freqÃÃncias. Jà a analise qualitativa foi baseada na analise do discurso, considerando recortes de falas significativas, utilizando a categorizaÃÃo de tais recortes. Do processo interpretativo emergiram trÃs categorias: o tutor como ser presenÃa e mediador da aprendizagem; Dialogicidade e Interatividade, e Afetividade e proximidade psicolÃgica. Tais categorias foram discutidas à luz da literatura, da observaÃÃo e da subjetividade do pesquisador. Os resultados obtidos permitiram o delineamento de uma proposta de gestÃo do sistema de tutoria on-line a ser implementada na instituiÃÃo objeto do estudo. Espera-se que a adoÃÃo de uma forma de gestÃo fundamentada no imaginÃrio, seja o inicio da inserÃÃo do novo na gestÃo de sistemas em EducaÃÃo a distÃncia.
id UFC_997904d786e6adc29dd7b6d7d7e399ba
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:3115
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisGestÃo do Sistema Tutorial, à Luz do ImaginÃrio do Tutor e do AlunoManagement of the Tutorial System, to the Light of the Imaginary one of the Tutor and Students2007-11-30Ymiracy Nascimento de Souza Polak27337952949560http://lattes.cnpq.br/3972733795294956Josà Aires de Castro Filho24207543368http://lattes.cnpq.br/1001172700194924 Mauro Cavalcante Pequeno61616161616http://lattes.cnpq.br/064969396980703766387074999http://lattes.cnpq.br/5659436566387074Elisa Maria de AssisUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em Tecnologia da InformaÃÃo e ComunicaÃÃo na FormaÃÃo de EADUFCBREducaÃÃo a DistÃncia Interatividade Proximidade PsicolÃgica ImaginÃrio GestÃo de SistemasDistance Learning Interactivity Psychological Proximity Imaginary System ManagementEDUCACAOA gestÃo de sistemas de EducaÃÃo a DistÃncia deve acompanhar os paradigmas da contemporaneidade, que valorizam a subjetividade em que o homem à visto como um ser multifacetado e controverso. Partindo dessa percepÃÃo foi realizado estudo cujo objetivo foi compreender o imaginÃrio da relaÃÃo entre tutor on-line e alunos de cursos superiores ofertados na modalidade à distÃncia em uma instituiÃÃo de ensino superior do sul do paÃs. Para tanto optou-se por estudo exploratÃrio, com abordagem metodolÃgica o estudo de caso. O estudo à quanti/qualitativo, dado que associa anÃlise estatÃstica à pesquisa dos significados, privilegiando melhor compreensÃo do tema estudado e a interpretaÃÃo dos dados obtidos. O instrumento de pesquisa utilizado foi composto de questÃes abertas e fechadas, aplicado a alunos e tutores on-line As questÃes objetivas de tal instrumento de pesquisa abordaram uma avaliaÃÃo do tutor pelo aluno e uma auto-avaliaÃÃo da prÃtica tutorial pelo prÃprio tutor participante. O imaginÃrio tanto dos alunos quanto dos tutores foi apreendido por meio da anÃlise do discurso das falas registradas na questÃo de fala livre, sobre a prÃtica tutorial. A anÃlise dos dados foi realizada por meio da abordagem qualitativa e quantitativa. Os dados quantitativos foram submetidos a tratamento estatÃstico especÃfico para a identificaÃÃo de freqÃÃncias. Jà a analise qualitativa foi baseada na analise do discurso, considerando recortes de falas significativas, utilizando a categorizaÃÃo de tais recortes. Do processo interpretativo emergiram trÃs categorias: o tutor como ser presenÃa e mediador da aprendizagem; Dialogicidade e Interatividade, e Afetividade e proximidade psicolÃgica. Tais categorias foram discutidas à luz da literatura, da observaÃÃo e da subjetividade do pesquisador. Os resultados obtidos permitiram o delineamento de uma proposta de gestÃo do sistema de tutoria on-line a ser implementada na instituiÃÃo objeto do estudo. Espera-se que a adoÃÃo de uma forma de gestÃo fundamentada no imaginÃrio, seja o inicio da inserÃÃo do novo na gestÃo de sistemas em EducaÃÃo a distÃncia. The distance Education system management must follow the paradigms of the contemporary times, valuing the subjectivity that considers the man as a multifaceted and controversial being. From this starting perception, the present study aimed at clarifying the imaginary of the relationship between on-line tutors and undergraduate distance learning students at a university in the south area of Brazil. This study is quantitative and qualitative and associated statistic analysis with the meaning research, conferring privilege on the researched topic comprehension and the gathered data interpretation. As a research tool, a questionnaire with open and closed questions was applied to the students and on-line tutors. The closed questions dealt with the online tutor assessment by the student and a tutorial practice self-assessment by participant tutors. The studentâs imaginary, as well as the tutorsÂ, were grasped through the analyses of the discourse produced during the free speech question about the tutorial practice. The data analysis was conducted through the quantitative and qualitative approach. The quantitative data was submitted to a specific statistic treatment to make it possible to identify frequency. The qualitative analysis was based on the discourse analysis and meaningful speech excerpts were categorized and considered. From the interpretative process, three categories emerged: The tutor as present being and mediator; dialogicity and interactivity; affection and the psychological proximity. The emerged categories were discussed based on the relevant literature, the observation and the researcher subjectivity. The results allowed an on-line tutor system management proposal delineation to be implemented in the researched institution. It is expected that the adoption of this imaginary based type of management comes to be the beginning of the insertion of novelty in the distance learning system management.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3956application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:17:03Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv GestÃo do Sistema Tutorial, Ã Luz do ImaginÃrio do Tutor e do Aluno
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Management of the Tutorial System, to the Light of the Imaginary one of the Tutor and Students
title GestÃo do Sistema Tutorial, Ã Luz do ImaginÃrio do Tutor e do Aluno
spellingShingle GestÃo do Sistema Tutorial, Ã Luz do ImaginÃrio do Tutor e do Aluno
Elisa Maria de Assis
EducaÃÃo a DistÃncia
Interatividade
Proximidade PsicolÃgica
ImaginÃrio
GestÃo de Sistemas
Distance Learning
Interactivity
Psychological Proximity
Imaginary
System Management
EDUCACAO
title_short GestÃo do Sistema Tutorial, Ã Luz do ImaginÃrio do Tutor e do Aluno
title_full GestÃo do Sistema Tutorial, Ã Luz do ImaginÃrio do Tutor e do Aluno
title_fullStr GestÃo do Sistema Tutorial, Ã Luz do ImaginÃrio do Tutor e do Aluno
title_full_unstemmed GestÃo do Sistema Tutorial, Ã Luz do ImaginÃrio do Tutor e do Aluno
title_sort GestÃo do Sistema Tutorial, Ã Luz do ImaginÃrio do Tutor e do Aluno
author Elisa Maria de Assis
author_facet Elisa Maria de Assis
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ymiracy Nascimento de Souza Polak
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 27337952949560
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3972733795294956
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Josà Aires de Castro Filho
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 24207543368
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1001172700194924
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Mauro Cavalcante Pequeno
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 61616161616
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0649693969807037
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 66387074999
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5659436566387074
dc.contributor.author.fl_str_mv Elisa Maria de Assis
contributor_str_mv Ymiracy Nascimento de Souza Polak
Josà Aires de Castro Filho
Mauro Cavalcante Pequeno
dc.subject.por.fl_str_mv EducaÃÃo a DistÃncia
Interatividade
Proximidade PsicolÃgica
ImaginÃrio
GestÃo de Sistemas
topic EducaÃÃo a DistÃncia
Interatividade
Proximidade PsicolÃgica
ImaginÃrio
GestÃo de Sistemas
Distance Learning
Interactivity
Psychological Proximity
Imaginary
System Management
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Distance Learning
Interactivity
Psychological Proximity
Imaginary
System Management
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A gestÃo de sistemas de EducaÃÃo a DistÃncia deve acompanhar os paradigmas da contemporaneidade, que valorizam a subjetividade em que o homem à visto como um ser multifacetado e controverso. Partindo dessa percepÃÃo foi realizado estudo cujo objetivo foi compreender o imaginÃrio da relaÃÃo entre tutor on-line e alunos de cursos superiores ofertados na modalidade à distÃncia em uma instituiÃÃo de ensino superior do sul do paÃs. Para tanto optou-se por estudo exploratÃrio, com abordagem metodolÃgica o estudo de caso. O estudo à quanti/qualitativo, dado que associa anÃlise estatÃstica à pesquisa dos significados, privilegiando melhor compreensÃo do tema estudado e a interpretaÃÃo dos dados obtidos. O instrumento de pesquisa utilizado foi composto de questÃes abertas e fechadas, aplicado a alunos e tutores on-line As questÃes objetivas de tal instrumento de pesquisa abordaram uma avaliaÃÃo do tutor pelo aluno e uma auto-avaliaÃÃo da prÃtica tutorial pelo prÃprio tutor participante. O imaginÃrio tanto dos alunos quanto dos tutores foi apreendido por meio da anÃlise do discurso das falas registradas na questÃo de fala livre, sobre a prÃtica tutorial. A anÃlise dos dados foi realizada por meio da abordagem qualitativa e quantitativa. Os dados quantitativos foram submetidos a tratamento estatÃstico especÃfico para a identificaÃÃo de freqÃÃncias. Jà a analise qualitativa foi baseada na analise do discurso, considerando recortes de falas significativas, utilizando a categorizaÃÃo de tais recortes. Do processo interpretativo emergiram trÃs categorias: o tutor como ser presenÃa e mediador da aprendizagem; Dialogicidade e Interatividade, e Afetividade e proximidade psicolÃgica. Tais categorias foram discutidas à luz da literatura, da observaÃÃo e da subjetividade do pesquisador. Os resultados obtidos permitiram o delineamento de uma proposta de gestÃo do sistema de tutoria on-line a ser implementada na instituiÃÃo objeto do estudo. Espera-se que a adoÃÃo de uma forma de gestÃo fundamentada no imaginÃrio, seja o inicio da inserÃÃo do novo na gestÃo de sistemas em EducaÃÃo a distÃncia.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv The distance Education system management must follow the paradigms of the contemporary times, valuing the subjectivity that considers the man as a multifaceted and controversial being. From this starting perception, the present study aimed at clarifying the imaginary of the relationship between on-line tutors and undergraduate distance learning students at a university in the south area of Brazil. This study is quantitative and qualitative and associated statistic analysis with the meaning research, conferring privilege on the researched topic comprehension and the gathered data interpretation. As a research tool, a questionnaire with open and closed questions was applied to the students and on-line tutors. The closed questions dealt with the online tutor assessment by the student and a tutorial practice self-assessment by participant tutors. The studentâs imaginary, as well as the tutorsÂ, were grasped through the analyses of the discourse produced during the free speech question about the tutorial practice. The data analysis was conducted through the quantitative and qualitative approach. The quantitative data was submitted to a specific statistic treatment to make it possible to identify frequency. The qualitative analysis was based on the discourse analysis and meaningful speech excerpts were categorized and considered. From the interpretative process, three categories emerged: The tutor as present being and mediator; dialogicity and interactivity; affection and the psychological proximity. The emerged categories were discussed based on the relevant literature, the observation and the researcher subjectivity. The results allowed an on-line tutor system management proposal delineation to be implemented in the researched institution. It is expected that the adoption of this imaginary based type of management comes to be the beginning of the insertion of novelty in the distance learning system management.
description A gestÃo de sistemas de EducaÃÃo a DistÃncia deve acompanhar os paradigmas da contemporaneidade, que valorizam a subjetividade em que o homem à visto como um ser multifacetado e controverso. Partindo dessa percepÃÃo foi realizado estudo cujo objetivo foi compreender o imaginÃrio da relaÃÃo entre tutor on-line e alunos de cursos superiores ofertados na modalidade à distÃncia em uma instituiÃÃo de ensino superior do sul do paÃs. Para tanto optou-se por estudo exploratÃrio, com abordagem metodolÃgica o estudo de caso. O estudo à quanti/qualitativo, dado que associa anÃlise estatÃstica à pesquisa dos significados, privilegiando melhor compreensÃo do tema estudado e a interpretaÃÃo dos dados obtidos. O instrumento de pesquisa utilizado foi composto de questÃes abertas e fechadas, aplicado a alunos e tutores on-line As questÃes objetivas de tal instrumento de pesquisa abordaram uma avaliaÃÃo do tutor pelo aluno e uma auto-avaliaÃÃo da prÃtica tutorial pelo prÃprio tutor participante. O imaginÃrio tanto dos alunos quanto dos tutores foi apreendido por meio da anÃlise do discurso das falas registradas na questÃo de fala livre, sobre a prÃtica tutorial. A anÃlise dos dados foi realizada por meio da abordagem qualitativa e quantitativa. Os dados quantitativos foram submetidos a tratamento estatÃstico especÃfico para a identificaÃÃo de freqÃÃncias. Jà a analise qualitativa foi baseada na analise do discurso, considerando recortes de falas significativas, utilizando a categorizaÃÃo de tais recortes. Do processo interpretativo emergiram trÃs categorias: o tutor como ser presenÃa e mediador da aprendizagem; Dialogicidade e Interatividade, e Afetividade e proximidade psicolÃgica. Tais categorias foram discutidas à luz da literatura, da observaÃÃo e da subjetividade do pesquisador. Os resultados obtidos permitiram o delineamento de uma proposta de gestÃo do sistema de tutoria on-line a ser implementada na instituiÃÃo objeto do estudo. Espera-se que a adoÃÃo de uma forma de gestÃo fundamentada no imaginÃrio, seja o inicio da inserÃÃo do novo na gestÃo de sistemas em EducaÃÃo a distÃncia.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-11-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3956
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3956
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Tecnologia da InformaÃÃo e ComunicaÃÃo na FormaÃÃo de EAD
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295135003312128