EmancipaÃÃo e democracia em Marx

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antonio Francisco Lopes Dias
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19978
Resumo: O pensamento filosÃfico-polÃtico de Marx pode, apropriadamente, ser adjetivado como defensor da efetiva emancipaÃÃo humano-social e da democracia. Notadamente no perÃodo de 1843-48, Marx formula um conjunto de idÃias, argumentos, teses etc., visando a refutar teorias e prÃticas que se contrapunham à emancipaÃÃo dos homens. Para Marx, as teorias devem ser elaboradas com base em uma anÃlise crÃtica da realidade material em que vivem os homens. Adotando este critÃrio, ele denuncia as crenÃas no Estado como esfera que realiza os interesses comuns dos indivÃduos; que o Estado, na medida em que à poder parcial, da classe burguesa, portanto essencialmente antidemocrÃtico, à incapaz de oferecer condiÃÃes para a efetivaÃÃo da liberdade e da igualdade, compreendidas por ele como princÃpios teÃrico-prÃticos do que denomina de âemancipaÃÃo humana universalâ e de ârealâ e âverdadeira democraciaâ. Segundo Marx, nÃo bastasse isto, o Estado à aliado da propriedade privada burguesa que, na avaliaÃÃo dele, à o principal obstÃculo material à forma de emancipaÃÃo humana e de democracia que advoga. A propriedade privada, segundo Marx, faz com que o homem nÃo reconheÃa o trabalho como atividade que engendra a vida genÃrica (social). O trabalho enquanto atividade estranhada, isto Ã, trabalho sob os ditames da propriedade privada impede o indivÃduo de trabalhar livre e conscientemente, portanto, de se reconhecer como ser social. Contra esta situaÃÃo, Marx propÃe uma revoluÃÃo (social) radical, com o objetivo de libertar o homem. Tal revoluÃÃo, inicialmente, consiste na conscientizaÃÃo ou esclarecimento dos homens, numa espÃcie de emancipaÃÃo teÃrica, que os impele a agir, de forma revolucionÃria, para abolir todas as barreiras à concretizaÃÃo da autonomia dos homens. O objetivo final da revoluÃÃo Ã, conforme Marx, estabelecer condiÃÃes necessÃrias para o advento da sociedade comunista como lugar da efetiva emancipaÃÃo humana e da democracia radical, direta.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEmancipaÃÃo e democracia em MarxEmancipation and democracy in Marx2009-02-16Eduardo Ferreira Chagas26077787353 http://lattes.cnpq.br/2479899457642563Mirtes Mirian Amorim Maciel2461765391Josà Expedito Passos Lima07439547349Ester Vaisman Chasin6410983688144019262349Antonio Francisco Lopes DiasUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em FilosofiaUFCBREmancipaÃÃo humana Democracia Liberdade humana Igualdade social Sociedade comunista.Human-emancipation Democracy Human freedom Social equlity Comunist societyFILOSOFIA O pensamento filosÃfico-polÃtico de Marx pode, apropriadamente, ser adjetivado como defensor da efetiva emancipaÃÃo humano-social e da democracia. Notadamente no perÃodo de 1843-48, Marx formula um conjunto de idÃias, argumentos, teses etc., visando a refutar teorias e prÃticas que se contrapunham à emancipaÃÃo dos homens. Para Marx, as teorias devem ser elaboradas com base em uma anÃlise crÃtica da realidade material em que vivem os homens. Adotando este critÃrio, ele denuncia as crenÃas no Estado como esfera que realiza os interesses comuns dos indivÃduos; que o Estado, na medida em que à poder parcial, da classe burguesa, portanto essencialmente antidemocrÃtico, à incapaz de oferecer condiÃÃes para a efetivaÃÃo da liberdade e da igualdade, compreendidas por ele como princÃpios teÃrico-prÃticos do que denomina de âemancipaÃÃo humana universalâ e de ârealâ e âverdadeira democraciaâ. Segundo Marx, nÃo bastasse isto, o Estado à aliado da propriedade privada burguesa que, na avaliaÃÃo dele, à o principal obstÃculo material à forma de emancipaÃÃo humana e de democracia que advoga. A propriedade privada, segundo Marx, faz com que o homem nÃo reconheÃa o trabalho como atividade que engendra a vida genÃrica (social). O trabalho enquanto atividade estranhada, isto Ã, trabalho sob os ditames da propriedade privada impede o indivÃduo de trabalhar livre e conscientemente, portanto, de se reconhecer como ser social. Contra esta situaÃÃo, Marx propÃe uma revoluÃÃo (social) radical, com o objetivo de libertar o homem. Tal revoluÃÃo, inicialmente, consiste na conscientizaÃÃo ou esclarecimento dos homens, numa espÃcie de emancipaÃÃo teÃrica, que os impele a agir, de forma revolucionÃria, para abolir todas as barreiras à concretizaÃÃo da autonomia dos homens. O objetivo final da revoluÃÃo Ã, conforme Marx, estabelecer condiÃÃes necessÃrias para o advento da sociedade comunista como lugar da efetiva emancipaÃÃo humana e da democracia radical, direta. The thought philosophic and politic of Marx can be appropriate qualified as defensor of effective human-social emancipation and of democracy. Specially in the period of 1843-48, Marx formulates a set of ideas, arguments, thesis, propositions, with the aim refuting concepts and practices that puts against to human emancipation. For Marx, the theories should be elaborated with base in a critical analyse of material reality in that the man lives. Adopting this criterion, he denounces the creed in the State as sphere that realises the common interest of the being, that the State is the partial power of the bourgeois class, therefore essential antidemocratic, it is inapt to offer conditions for the effect of liberty and equality, what he comprehends as theoretic and pratical principles that the denominates âuniversal human emancipationâ and ârealâ and âtrue democracyâ. Second Marx, when it is not enought, the State is allied of bourgeois private property, that in conformity to his valuation is the main material objetion to the human emancipation and democracy, that he advocates. According to Marx, the private property manages to the man does not recognise the work as activity that engenders the social life. The work while activity strange, that is, work under the private property rules, impedes the person to work freeand conscious, so to recognise as social being. Against to this situation, Marx proporse a radical (social) revolution, with the purpose to liberate the man. Such revolution, initial, consist in a human conscientiouness or explanation, so a kind of theoretical emancipation, that impels to act, in an revolutionary way to abolis hall barriers to the concretion of human autonomy. In conformity to Marx, the final objective of the revolution is to establish the necessary conditions to the advent of communist society as place of effective human emancipation and radical democracy, direct. FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgicohttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19978application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:20Zmail@mail.com -
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