Use of communication and information technology in higher education: integrated system of academic management UFC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria Naires Alves de Souza
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11315
Resumo: Nos tempos atuais vivencia-se uma revoluÃÃo da tecnologia, da comunicaÃÃo e da informaÃÃo. Essa revoluÃÃo tem afetado, alÃm de outras esferas da vida social, a educaÃÃo, as instituiÃÃes de ensino superior, a prÃtica docente, a formaÃÃo do professor e consequentemente sua prÃtica pedagÃgica em sala de aula, bem como seu relacionamento com os discentes. O interesse por esta pesquisa surgiu em decorrÃncia de serem os docentes os profissionais que tÃm maior aproximaÃÃo com os discentes, cabendo a eles, dentre outras funÃÃes, transitarem pelo universo da informaÃÃo, transmitirem informaÃÃo, possibilitarem o conhecimento e viabilizarem o fluxo de informaÃÃo e comunicaÃÃo com seus discentes. Com este estudo objetiva-se investigar o uso do Sistema Integrado de GestÃo de Atividades AcadÃmicas- SIGAA pelos docentes de graduaÃÃo da UFC, mediante uma anÃlise desse uso entre as diversas unidades/subunidades acadÃmicas da universidade. Trata-se de uma pesquisa exploratÃria descritiva na qual os dados principais foram coletados no banco de dados da instituiÃÃo, seguidos por entrevistas abertas com os docentes que mais usam o sistema SIGAA. Conforme verificado, o SIGAA detÃm precÃrio uso pelos docentes de graduaÃÃo da UFC, e as postagens por parte dos docentes no mencionado sistema, nos Ãltimos trÃs semestres letivos, tÃm apresentado uma estabilidade de uso. Deste modo, alguma iniciativa deverà ser implementada pela administraÃÃo superior da universidade para uma efetiva ampliaÃÃo da sua utilizaÃÃo.
id UFC_b51cd14df25ec1ea8f1997cf5a74a064
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:7541
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUse of communication and information technology in higher education: integrated system of academic management UFCUso da Tecnologia da InformaÃÃo e ComunicaÃÃo no Ensino Superior: Sistema Integrado de GestÃo de Atividades AcadÃmicas da UFC2013-12-19Andrà Jalles Monteiro32370490349http://lattes.cnpq.br/3993754230332852 AntÃnio ClÃcio Fontelles Thomaz02184923320http://lattes.cnpq.br/1974142878046742 Maria do Socorro de Sousa Rodrigues16392809368http://lattes.cnpq.br/431458624138598750656600349http://lattes.cnpq.br/0494417762888916Maria Naires Alves de SouzaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em PolÃticas PÃblicas e GestÃo da EducaÃÃo SuperiorUFCBRSistemas de InformaÃÃo Tecnologia da InformaÃÃo e ComunicaÃÃo Sistema Integrado de GestÃo AcadÃmicaInformation Systems Communication and Information Technology Integrated System of Academic Management POLITICA PUBLICA E POPULACAONos tempos atuais vivencia-se uma revoluÃÃo da tecnologia, da comunicaÃÃo e da informaÃÃo. Essa revoluÃÃo tem afetado, alÃm de outras esferas da vida social, a educaÃÃo, as instituiÃÃes de ensino superior, a prÃtica docente, a formaÃÃo do professor e consequentemente sua prÃtica pedagÃgica em sala de aula, bem como seu relacionamento com os discentes. O interesse por esta pesquisa surgiu em decorrÃncia de serem os docentes os profissionais que tÃm maior aproximaÃÃo com os discentes, cabendo a eles, dentre outras funÃÃes, transitarem pelo universo da informaÃÃo, transmitirem informaÃÃo, possibilitarem o conhecimento e viabilizarem o fluxo de informaÃÃo e comunicaÃÃo com seus discentes. Com este estudo objetiva-se investigar o uso do Sistema Integrado de GestÃo de Atividades AcadÃmicas- SIGAA pelos docentes de graduaÃÃo da UFC, mediante uma anÃlise desse uso entre as diversas unidades/subunidades acadÃmicas da universidade. Trata-se de uma pesquisa exploratÃria descritiva na qual os dados principais foram coletados no banco de dados da instituiÃÃo, seguidos por entrevistas abertas com os docentes que mais usam o sistema SIGAA. Conforme verificado, o SIGAA detÃm precÃrio uso pelos docentes de graduaÃÃo da UFC, e as postagens por parte dos docentes no mencionado sistema, nos Ãltimos trÃs semestres letivos, tÃm apresentado uma estabilidade de uso. Deste modo, alguma iniciativa deverà ser implementada pela administraÃÃo superior da universidade para uma efetiva ampliaÃÃo da sua utilizaÃÃo.Nowadays we are living a revolution in technology, communication and information. This revolution has affected not only the social life, but also education, the institutes of higher education, the way of teaching, teacher education and consequently his/her own way of teaching in the classroom, and also his/her relationship with the students. The interest in this research arouse from the point that professors are the professionals that have more involvement with the students. Those are responsible for the universe of information, share information, make the knowledge possible and enable the flux of information and communication with his/her students. With this study, we aim to investigate the use of Sistema Integrado de GestÃo de Atividades AcadÃmica- SIGAA by professor of undergraduation courses at UFC (Universidade Federal do CearÃ), establishing an analysis of its use among the many units/subunits of the university. This is a descriptive explanatory research in which the main data were collected in the internal documents of this institution, followed by open interviews made with some professors that frequently use the SIGAA system. As it could be verified, the professors from the undergraduation courses of this institution has little knowledge of how to manage SIGAA, although the number of posts made by these professors on the last three semesters have been stable. So, an initiative must be implemented by the administration personnel from UFC in order to maximize the use of SIGAA among the undergradation professors.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11315application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:24:28Zmail@mail.com -
dc.title.en.fl_str_mv Use of communication and information technology in higher education: integrated system of academic management UFC
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv Uso da Tecnologia da InformaÃÃo e ComunicaÃÃo no Ensino Superior: Sistema Integrado de GestÃo de Atividades AcadÃmicas da UFC
title Use of communication and information technology in higher education: integrated system of academic management UFC
spellingShingle Use of communication and information technology in higher education: integrated system of academic management UFC
Maria Naires Alves de Souza
Sistemas de InformaÃÃo
Tecnologia da InformaÃÃo e ComunicaÃÃo
Sistema Integrado de GestÃo AcadÃmica
Information Systems
Communication and Information Technology
Integrated System of Academic Management
POLITICA PUBLICA E POPULACAO
title_short Use of communication and information technology in higher education: integrated system of academic management UFC
title_full Use of communication and information technology in higher education: integrated system of academic management UFC
title_fullStr Use of communication and information technology in higher education: integrated system of academic management UFC
title_full_unstemmed Use of communication and information technology in higher education: integrated system of academic management UFC
title_sort Use of communication and information technology in higher education: integrated system of academic management UFC
author Maria Naires Alves de Souza
author_facet Maria Naires Alves de Souza
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Andrà Jalles Monteiro
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 32370490349
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3993754230332852
dc.contributor.referee1.fl_str_mv AntÃnio ClÃcio Fontelles Thomaz
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 02184923320
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1974142878046742
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Maria do Socorro de Sousa Rodrigues
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 16392809368
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4314586241385987
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 50656600349
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0494417762888916
dc.contributor.author.fl_str_mv Maria Naires Alves de Souza
contributor_str_mv Andrà Jalles Monteiro
AntÃnio ClÃcio Fontelles Thomaz
Maria do Socorro de Sousa Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Sistemas de InformaÃÃo
Tecnologia da InformaÃÃo e ComunicaÃÃo
Sistema Integrado de GestÃo AcadÃmica
topic Sistemas de InformaÃÃo
Tecnologia da InformaÃÃo e ComunicaÃÃo
Sistema Integrado de GestÃo AcadÃmica
Information Systems
Communication and Information Technology
Integrated System of Academic Management
POLITICA PUBLICA E POPULACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Information Systems
Communication and Information Technology
Integrated System of Academic Management
dc.subject.cnpq.fl_str_mv POLITICA PUBLICA E POPULACAO
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Nos tempos atuais vivencia-se uma revoluÃÃo da tecnologia, da comunicaÃÃo e da informaÃÃo. Essa revoluÃÃo tem afetado, alÃm de outras esferas da vida social, a educaÃÃo, as instituiÃÃes de ensino superior, a prÃtica docente, a formaÃÃo do professor e consequentemente sua prÃtica pedagÃgica em sala de aula, bem como seu relacionamento com os discentes. O interesse por esta pesquisa surgiu em decorrÃncia de serem os docentes os profissionais que tÃm maior aproximaÃÃo com os discentes, cabendo a eles, dentre outras funÃÃes, transitarem pelo universo da informaÃÃo, transmitirem informaÃÃo, possibilitarem o conhecimento e viabilizarem o fluxo de informaÃÃo e comunicaÃÃo com seus discentes. Com este estudo objetiva-se investigar o uso do Sistema Integrado de GestÃo de Atividades AcadÃmicas- SIGAA pelos docentes de graduaÃÃo da UFC, mediante uma anÃlise desse uso entre as diversas unidades/subunidades acadÃmicas da universidade. Trata-se de uma pesquisa exploratÃria descritiva na qual os dados principais foram coletados no banco de dados da instituiÃÃo, seguidos por entrevistas abertas com os docentes que mais usam o sistema SIGAA. Conforme verificado, o SIGAA detÃm precÃrio uso pelos docentes de graduaÃÃo da UFC, e as postagens por parte dos docentes no mencionado sistema, nos Ãltimos trÃs semestres letivos, tÃm apresentado uma estabilidade de uso. Deste modo, alguma iniciativa deverà ser implementada pela administraÃÃo superior da universidade para uma efetiva ampliaÃÃo da sua utilizaÃÃo.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv Nowadays we are living a revolution in technology, communication and information. This revolution has affected not only the social life, but also education, the institutes of higher education, the way of teaching, teacher education and consequently his/her own way of teaching in the classroom, and also his/her relationship with the students. The interest in this research arouse from the point that professors are the professionals that have more involvement with the students. Those are responsible for the universe of information, share information, make the knowledge possible and enable the flux of information and communication with his/her students. With this study, we aim to investigate the use of Sistema Integrado de GestÃo de Atividades AcadÃmica- SIGAA by professor of undergraduation courses at UFC (Universidade Federal do CearÃ), establishing an analysis of its use among the many units/subunits of the university. This is a descriptive explanatory research in which the main data were collected in the internal documents of this institution, followed by open interviews made with some professors that frequently use the SIGAA system. As it could be verified, the professors from the undergraduation courses of this institution has little knowledge of how to manage SIGAA, although the number of posts made by these professors on the last three semesters have been stable. So, an initiative must be implemented by the administration personnel from UFC in order to maximize the use of SIGAA among the undergradation professors.
description Nos tempos atuais vivencia-se uma revoluÃÃo da tecnologia, da comunicaÃÃo e da informaÃÃo. Essa revoluÃÃo tem afetado, alÃm de outras esferas da vida social, a educaÃÃo, as instituiÃÃes de ensino superior, a prÃtica docente, a formaÃÃo do professor e consequentemente sua prÃtica pedagÃgica em sala de aula, bem como seu relacionamento com os discentes. O interesse por esta pesquisa surgiu em decorrÃncia de serem os docentes os profissionais que tÃm maior aproximaÃÃo com os discentes, cabendo a eles, dentre outras funÃÃes, transitarem pelo universo da informaÃÃo, transmitirem informaÃÃo, possibilitarem o conhecimento e viabilizarem o fluxo de informaÃÃo e comunicaÃÃo com seus discentes. Com este estudo objetiva-se investigar o uso do Sistema Integrado de GestÃo de Atividades AcadÃmicas- SIGAA pelos docentes de graduaÃÃo da UFC, mediante uma anÃlise desse uso entre as diversas unidades/subunidades acadÃmicas da universidade. Trata-se de uma pesquisa exploratÃria descritiva na qual os dados principais foram coletados no banco de dados da instituiÃÃo, seguidos por entrevistas abertas com os docentes que mais usam o sistema SIGAA. Conforme verificado, o SIGAA detÃm precÃrio uso pelos docentes de graduaÃÃo da UFC, e as postagens por parte dos docentes no mencionado sistema, nos Ãltimos trÃs semestres letivos, tÃm apresentado uma estabilidade de uso. Deste modo, alguma iniciativa deverà ser implementada pela administraÃÃo superior da universidade para uma efetiva ampliaÃÃo da sua utilizaÃÃo.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-12-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11315
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11315
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em PolÃticas PÃblicas e GestÃo da EducaÃÃo Superior
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295184582082560