Convivialida de clubÃstica digital: um estudo etnogrÃfico sobre o grupo do Facebook Cearà Sporting Club

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcelo da Silva Ribeiro
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20551
Resumo: O uso das redes sociais da internet por torcedores de futebol imprime novas dinÃmicas e cenÃrios para a prÃtica do torcer. Esta dissertaÃÃo à o resultado de uma pesquisa qualitativa e de carÃter etnogrÃfico, empreendida entre meados de 2015 e o inÃcio de 2017, sobre o cotidiano de um grupo de discussÃo online de torcedores da agremiaÃÃo futebolÃstica cearense do Cearà Sporting Club. Esse grupo se localiza na rede sociotÃcnica da internet chamada Facebook, e seu nome à homÃnimo ao clube de futebol ao qual seus participantes sÃo ligados: Cearà Sporting Club (CSC). Mediante um trabalho de campo efetuado em um interstÃcio do ciberespaÃo e alicerÃado, fundamentalmente, no cruzamento de uma observaÃÃo participante contÃnua e entrevistas com interlocutores chaves, este estudo procura compreender por meio de uma descriÃÃo etnogrÃfica, como os torcedores participantes do CSC operacionalizam suas maneiras de torcer ao experienciarem sua condiÃÃo torcedora nessa ambientaÃÃo digital? TributÃria da antropologia social e sociologia do cotidiano, essa investigaÃÃo estabeleceu diÃlogos teÃricos com autores como Deleuze e Guattari, Bruno Latour e Michel de Certeau, os quaisforneceram poderosas ferramentas analÃticas para melhor compreender a dinÃmica do campo empÃrico da pesquisa. As interaÃÃes torcedoras vivenciadas pelos participantes do CSC estÃo inseridas em uma convivialidade clubÃstica digital gestada naquele territÃrio do torcer, espaÃo digital da prÃtica torcedora que à atravessado por estratÃgias organizativas, pensadas particularmente pela moderaÃÃo do grupo, e por tÃticas nÃmades que garantem o dinamismo interativo entre os participantes e os conteÃdos publicados no CSC. Em ambos os casos, tanto essas tÃticas como as estratÃgias sÃo resultado de uma associaÃÃo entre as entidades tÃcnicas (atores nÃo-humanos) da plataforma do Facebook e os torcedores participantes do CSC (atores humanos). Nesse espaÃo online do torcer, o engajamento clubÃstico apresenta-se algo praticado cotidianamente pelos membros ativos do CSC, e um dos meios pelos quais esse engajamento à mais evidenciado à pela busca por informaÃÃes privilegiadas sobre o dia a dia da agremiaÃÃo futebolÃstica pela qual os participantes nutrem sua paixÃo clubÃstica.
id UFC_baaa7ff68a69eb6cb99ef9dd191860ef
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:12488
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisConvivialida de clubÃstica digital: um estudo etnogrÃfico sobre o grupo do Facebook Cearà Sporting Club2017-07-05Gloria Maria dos Santos DiÃgenes11871300363http://lattes.cnpq.br/0033420815363929Antonio George Lopes Paulino44317905353http://lattes.cnpq.br/9438816902023564RadamÃs de Mesquita RogÃrio65173902353http://lattes.cnpq.br/914546019382364302300018314http://lattes.cnpq.br/7267847863662943Marcelo da Silva RibeiroUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em SociologiaUFCBRTorcedores Redes sociais da internet Convivialidade clubÃstica digital Engajamento clubÃstico Cearà Sporting Club (facebook) â etnografia Cearà Sporting Club (facebook) - ParticipaÃÃo social Grupos de discussÃo pela Internet Torcedores de esportes â etnografia Futebol â Torcedores â etnografia ConvivÃnciaFans Internetâs social networks Digital club conviviality Club engagementSOCIOLOGIAO uso das redes sociais da internet por torcedores de futebol imprime novas dinÃmicas e cenÃrios para a prÃtica do torcer. Esta dissertaÃÃo à o resultado de uma pesquisa qualitativa e de carÃter etnogrÃfico, empreendida entre meados de 2015 e o inÃcio de 2017, sobre o cotidiano de um grupo de discussÃo online de torcedores da agremiaÃÃo futebolÃstica cearense do Cearà Sporting Club. Esse grupo se localiza na rede sociotÃcnica da internet chamada Facebook, e seu nome à homÃnimo ao clube de futebol ao qual seus participantes sÃo ligados: Cearà Sporting Club (CSC). Mediante um trabalho de campo efetuado em um interstÃcio do ciberespaÃo e alicerÃado, fundamentalmente, no cruzamento de uma observaÃÃo participante contÃnua e entrevistas com interlocutores chaves, este estudo procura compreender por meio de uma descriÃÃo etnogrÃfica, como os torcedores participantes do CSC operacionalizam suas maneiras de torcer ao experienciarem sua condiÃÃo torcedora nessa ambientaÃÃo digital? TributÃria da antropologia social e sociologia do cotidiano, essa investigaÃÃo estabeleceu diÃlogos teÃricos com autores como Deleuze e Guattari, Bruno Latour e Michel de Certeau, os quaisforneceram poderosas ferramentas analÃticas para melhor compreender a dinÃmica do campo empÃrico da pesquisa. As interaÃÃes torcedoras vivenciadas pelos participantes do CSC estÃo inseridas em uma convivialidade clubÃstica digital gestada naquele territÃrio do torcer, espaÃo digital da prÃtica torcedora que à atravessado por estratÃgias organizativas, pensadas particularmente pela moderaÃÃo do grupo, e por tÃticas nÃmades que garantem o dinamismo interativo entre os participantes e os conteÃdos publicados no CSC. Em ambos os casos, tanto essas tÃticas como as estratÃgias sÃo resultado de uma associaÃÃo entre as entidades tÃcnicas (atores nÃo-humanos) da plataforma do Facebook e os torcedores participantes do CSC (atores humanos). Nesse espaÃo online do torcer, o engajamento clubÃstico apresenta-se algo praticado cotidianamente pelos membros ativos do CSC, e um dos meios pelos quais esse engajamento à mais evidenciado à pela busca por informaÃÃes privilegiadas sobre o dia a dia da agremiaÃÃo futebolÃstica pela qual os participantes nutrem sua paixÃo clubÃstica. The use of social networks on the internet by football fans gives new dynamics and scenarios to the supporting practice. This dissertation results of a qualitative and ethnographic research, fulfilled between mid 2015 to the early 2017, about the daily of an online groupâs fans linked to the association of the soccer team called âCearà Sporting Clubâ. This group is located on the internet sociotechnical network called âFacebookâ and his name is the same as the soccer club that to which its participants are fans, the Cearà Sporting Club (CSC) group. Through a field research made in a interstice of cyberspace and grounded, fundamentally, in the cross of a continuous participate observation and interviews with key interlocutors, this study seek to comprehend by a ethnographic description, how the fans operationalize their ways ofsupporting to experiencing their fan condition in that digital setting? Tributary of a social anthropology and daily life sociology, this investigation established theorists dialogues with authors as Deleuze and Guattari, Bruno Latour and Michel de Certeau, which provided powerful analytic tools to better understand the empirical fieldâs dynamic of research. The interactions experienced by the CSCâs participants are inserted in an digital club conviviality gestated in that supporting territory, online space to the supporting practice that is crossed by organizational strategies thought particularly by the groupâs moderation and by nomadic tactics which guarantee the interactive dynamism between the members and the published contents in CSC. In both cases, these tactics and strategies are results of an association between technical entities (non-humans actors) from the Facebookâs platform and the CSCâs participants(human actors). In this online space of supporting, the club engagement presents itself something practiced daily by active members of CSC, and one of the means that engagement is more evidenced is by the quest of privileged information about the day-by-day of the football association for whom the participants feed their club passion. nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20551application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:33:05Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Convivialida de clubÃstica digital: um estudo etnogrÃfico sobre o grupo do Facebook Cearà Sporting Club
title Convivialida de clubÃstica digital: um estudo etnogrÃfico sobre o grupo do Facebook Cearà Sporting Club
spellingShingle Convivialida de clubÃstica digital: um estudo etnogrÃfico sobre o grupo do Facebook Cearà Sporting Club
Marcelo da Silva Ribeiro
Torcedores
Redes sociais da internet
Convivialidade clubÃstica digital
Engajamento clubÃstico
Cearà Sporting Club (facebook) â etnografia
Cearà Sporting Club (facebook) - ParticipaÃÃo social
Grupos de discussÃo pela Internet
Torcedores de esportes â etnografia
Futebol â Torcedores â etnografia
ConvivÃncia
Fans
Internetâs social networks
Digital club conviviality
Club engagement
SOCIOLOGIA
title_short Convivialida de clubÃstica digital: um estudo etnogrÃfico sobre o grupo do Facebook Cearà Sporting Club
title_full Convivialida de clubÃstica digital: um estudo etnogrÃfico sobre o grupo do Facebook Cearà Sporting Club
title_fullStr Convivialida de clubÃstica digital: um estudo etnogrÃfico sobre o grupo do Facebook Cearà Sporting Club
title_full_unstemmed Convivialida de clubÃstica digital: um estudo etnogrÃfico sobre o grupo do Facebook Cearà Sporting Club
title_sort Convivialida de clubÃstica digital: um estudo etnogrÃfico sobre o grupo do Facebook Cearà Sporting Club
author Marcelo da Silva Ribeiro
author_facet Marcelo da Silva Ribeiro
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gloria Maria dos Santos DiÃgenes
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 11871300363
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0033420815363929
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Antonio George Lopes Paulino
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 44317905353
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9438816902023564
dc.contributor.referee2.fl_str_mv RadamÃs de Mesquita RogÃrio
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 65173902353
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9145460193823643
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 02300018314
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7267847863662943
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcelo da Silva Ribeiro
contributor_str_mv Gloria Maria dos Santos DiÃgenes
Antonio George Lopes Paulino
RadamÃs de Mesquita RogÃrio
dc.subject.por.fl_str_mv Torcedores
Redes sociais da internet
Convivialidade clubÃstica digital
Engajamento clubÃstico
Cearà Sporting Club (facebook) â etnografia
Cearà Sporting Club (facebook) - ParticipaÃÃo social
Grupos de discussÃo pela Internet
Torcedores de esportes â etnografia
Futebol â Torcedores â etnografia
ConvivÃncia
topic Torcedores
Redes sociais da internet
Convivialidade clubÃstica digital
Engajamento clubÃstico
Cearà Sporting Club (facebook) â etnografia
Cearà Sporting Club (facebook) - ParticipaÃÃo social
Grupos de discussÃo pela Internet
Torcedores de esportes â etnografia
Futebol â Torcedores â etnografia
ConvivÃncia
Fans
Internetâs social networks
Digital club conviviality
Club engagement
SOCIOLOGIA
dc.subject.eng.fl_str_mv Fans
Internetâs social networks
Digital club conviviality
Club engagement
dc.subject.cnpq.fl_str_mv SOCIOLOGIA
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O uso das redes sociais da internet por torcedores de futebol imprime novas dinÃmicas e cenÃrios para a prÃtica do torcer. Esta dissertaÃÃo à o resultado de uma pesquisa qualitativa e de carÃter etnogrÃfico, empreendida entre meados de 2015 e o inÃcio de 2017, sobre o cotidiano de um grupo de discussÃo online de torcedores da agremiaÃÃo futebolÃstica cearense do Cearà Sporting Club. Esse grupo se localiza na rede sociotÃcnica da internet chamada Facebook, e seu nome à homÃnimo ao clube de futebol ao qual seus participantes sÃo ligados: Cearà Sporting Club (CSC). Mediante um trabalho de campo efetuado em um interstÃcio do ciberespaÃo e alicerÃado, fundamentalmente, no cruzamento de uma observaÃÃo participante contÃnua e entrevistas com interlocutores chaves, este estudo procura compreender por meio de uma descriÃÃo etnogrÃfica, como os torcedores participantes do CSC operacionalizam suas maneiras de torcer ao experienciarem sua condiÃÃo torcedora nessa ambientaÃÃo digital? TributÃria da antropologia social e sociologia do cotidiano, essa investigaÃÃo estabeleceu diÃlogos teÃricos com autores como Deleuze e Guattari, Bruno Latour e Michel de Certeau, os quaisforneceram poderosas ferramentas analÃticas para melhor compreender a dinÃmica do campo empÃrico da pesquisa. As interaÃÃes torcedoras vivenciadas pelos participantes do CSC estÃo inseridas em uma convivialidade clubÃstica digital gestada naquele territÃrio do torcer, espaÃo digital da prÃtica torcedora que à atravessado por estratÃgias organizativas, pensadas particularmente pela moderaÃÃo do grupo, e por tÃticas nÃmades que garantem o dinamismo interativo entre os participantes e os conteÃdos publicados no CSC. Em ambos os casos, tanto essas tÃticas como as estratÃgias sÃo resultado de uma associaÃÃo entre as entidades tÃcnicas (atores nÃo-humanos) da plataforma do Facebook e os torcedores participantes do CSC (atores humanos). Nesse espaÃo online do torcer, o engajamento clubÃstico apresenta-se algo praticado cotidianamente pelos membros ativos do CSC, e um dos meios pelos quais esse engajamento à mais evidenciado à pela busca por informaÃÃes privilegiadas sobre o dia a dia da agremiaÃÃo futebolÃstica pela qual os participantes nutrem sua paixÃo clubÃstica.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv The use of social networks on the internet by football fans gives new dynamics and scenarios to the supporting practice. This dissertation results of a qualitative and ethnographic research, fulfilled between mid 2015 to the early 2017, about the daily of an online groupâs fans linked to the association of the soccer team called âCearà Sporting Clubâ. This group is located on the internet sociotechnical network called âFacebookâ and his name is the same as the soccer club that to which its participants are fans, the Cearà Sporting Club (CSC) group. Through a field research made in a interstice of cyberspace and grounded, fundamentally, in the cross of a continuous participate observation and interviews with key interlocutors, this study seek to comprehend by a ethnographic description, how the fans operationalize their ways ofsupporting to experiencing their fan condition in that digital setting? Tributary of a social anthropology and daily life sociology, this investigation established theorists dialogues with authors as Deleuze and Guattari, Bruno Latour and Michel de Certeau, which provided powerful analytic tools to better understand the empirical fieldâs dynamic of research. The interactions experienced by the CSCâs participants are inserted in an digital club conviviality gestated in that supporting territory, online space to the supporting practice that is crossed by organizational strategies thought particularly by the groupâs moderation and by nomadic tactics which guarantee the interactive dynamism between the members and the published contents in CSC. In both cases, these tactics and strategies are results of an association between technical entities (non-humans actors) from the Facebookâs platform and the CSCâs participants(human actors). In this online space of supporting, the club engagement presents itself something practiced daily by active members of CSC, and one of the means that engagement is more evidenced is by the quest of privileged information about the day-by-day of the football association for whom the participants feed their club passion.
description O uso das redes sociais da internet por torcedores de futebol imprime novas dinÃmicas e cenÃrios para a prÃtica do torcer. Esta dissertaÃÃo à o resultado de uma pesquisa qualitativa e de carÃter etnogrÃfico, empreendida entre meados de 2015 e o inÃcio de 2017, sobre o cotidiano de um grupo de discussÃo online de torcedores da agremiaÃÃo futebolÃstica cearense do Cearà Sporting Club. Esse grupo se localiza na rede sociotÃcnica da internet chamada Facebook, e seu nome à homÃnimo ao clube de futebol ao qual seus participantes sÃo ligados: Cearà Sporting Club (CSC). Mediante um trabalho de campo efetuado em um interstÃcio do ciberespaÃo e alicerÃado, fundamentalmente, no cruzamento de uma observaÃÃo participante contÃnua e entrevistas com interlocutores chaves, este estudo procura compreender por meio de uma descriÃÃo etnogrÃfica, como os torcedores participantes do CSC operacionalizam suas maneiras de torcer ao experienciarem sua condiÃÃo torcedora nessa ambientaÃÃo digital? TributÃria da antropologia social e sociologia do cotidiano, essa investigaÃÃo estabeleceu diÃlogos teÃricos com autores como Deleuze e Guattari, Bruno Latour e Michel de Certeau, os quaisforneceram poderosas ferramentas analÃticas para melhor compreender a dinÃmica do campo empÃrico da pesquisa. As interaÃÃes torcedoras vivenciadas pelos participantes do CSC estÃo inseridas em uma convivialidade clubÃstica digital gestada naquele territÃrio do torcer, espaÃo digital da prÃtica torcedora que à atravessado por estratÃgias organizativas, pensadas particularmente pela moderaÃÃo do grupo, e por tÃticas nÃmades que garantem o dinamismo interativo entre os participantes e os conteÃdos publicados no CSC. Em ambos os casos, tanto essas tÃticas como as estratÃgias sÃo resultado de uma associaÃÃo entre as entidades tÃcnicas (atores nÃo-humanos) da plataforma do Facebook e os torcedores participantes do CSC (atores humanos). Nesse espaÃo online do torcer, o engajamento clubÃstico apresenta-se algo praticado cotidianamente pelos membros ativos do CSC, e um dos meios pelos quais esse engajamento à mais evidenciado à pela busca por informaÃÃes privilegiadas sobre o dia a dia da agremiaÃÃo futebolÃstica pela qual os participantes nutrem sua paixÃo clubÃstica.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-07-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20551
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20551
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Sociologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295350268624896