Proposta de gestÃo ambiental para o Campus UniversitÃrio do Pici da Universidade Federal do CearÃ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria Rejane MendonÃa Gomes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11271
Resumo: A gestÃo ambiental tem sido uma ferramenta relevante para a orientaÃÃo de instituiÃÃes pÃblicas e privadas, incluindo o setor da educaÃÃo representado pelas InstituiÃÃes de Ensino Superior (IES). Por meio da implementaÃÃo de sistemas de gestÃo ambiental (SGA) à possÃvel adotar procedimentos para minimizar impactos gerados pela rotina de atividades realizadas em um Campus UniversitÃrio. Por esta perspectiva ambiental, buscou-se o conhecimento da realidade vivida no Campus UniversitÃrio do Pici da Universidade Federal do CearÃ. A pesquisa permitiu identificar na Ãrea fÃsica do Campus os aspectos e impactos ambientais significativos do Campus; prÃticas sustentÃveis em execuÃÃo atravÃs de projetos de extensÃo; pesquisas realizadas nas unidades operacionais e administrativas, e tambÃm, possibilitou ter uma visÃo ambiental dos gestores responsÃveis pelas atividades acadÃmicas, administrativas e operacionais. Percebeu-se a iniciativa de coordenadores de projetos de extensÃo e pesquisa em manter, melhorar e desenvolver prÃticas sustentÃveis no Campus. Observou-se, porÃm, a falta de integraÃÃo/comunicaÃÃo entre a gestÃo responsÃvel pela administraÃÃo do Campus e a maioria das aÃÃes de pesquisa e de prÃticas sustentÃveis, havendo necessidade de uma parceria mais efetiva. De posse dos dados coletados e dos estudos realizados em outras IES foi proposto um modelo de gestÃo ambiental para o Campus, baseado no ciclo do PDCA (Plan-Do-Check-Act). Concluiu-se que o modelo proposto poderà ser expandido para outros campi da UFC, considerando, obviamente, os impactos e a realidade de cada um. Por fim, sugeriu-se que a UFC deve revisar prÃticas de consumo, identificar fontes de desperdÃcios e minimizar os impactos ambientais gerados pelas atividades acadÃmicas, administrativas e operacionais.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisProposta de gestÃo ambiental para o Campus UniversitÃrio do Pici da Universidade Federal do CearÃEnvironmental management proposal to the University Campus do Pici, Federal University of CearÃ2014-01-16Ana BÃrbara de AraÃjo Nunes57660972200http://lattes.cnpq.br/1624361530002492Francisco SuetÃnio Bastos Mota02494329353Helena Becker11756179387http://lattes.cnpq.br/428347248671523238556855334http://lattes.cnpq.br/7278681504840927Maria Rejane MendonÃa GomesUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em Engenharia CivilUFCBRHigher Education Institutions. Environmental Management. University Campus.ENGENHARIA CIVILA gestÃo ambiental tem sido uma ferramenta relevante para a orientaÃÃo de instituiÃÃes pÃblicas e privadas, incluindo o setor da educaÃÃo representado pelas InstituiÃÃes de Ensino Superior (IES). Por meio da implementaÃÃo de sistemas de gestÃo ambiental (SGA) à possÃvel adotar procedimentos para minimizar impactos gerados pela rotina de atividades realizadas em um Campus UniversitÃrio. Por esta perspectiva ambiental, buscou-se o conhecimento da realidade vivida no Campus UniversitÃrio do Pici da Universidade Federal do CearÃ. A pesquisa permitiu identificar na Ãrea fÃsica do Campus os aspectos e impactos ambientais significativos do Campus; prÃticas sustentÃveis em execuÃÃo atravÃs de projetos de extensÃo; pesquisas realizadas nas unidades operacionais e administrativas, e tambÃm, possibilitou ter uma visÃo ambiental dos gestores responsÃveis pelas atividades acadÃmicas, administrativas e operacionais. Percebeu-se a iniciativa de coordenadores de projetos de extensÃo e pesquisa em manter, melhorar e desenvolver prÃticas sustentÃveis no Campus. Observou-se, porÃm, a falta de integraÃÃo/comunicaÃÃo entre a gestÃo responsÃvel pela administraÃÃo do Campus e a maioria das aÃÃes de pesquisa e de prÃticas sustentÃveis, havendo necessidade de uma parceria mais efetiva. De posse dos dados coletados e dos estudos realizados em outras IES foi proposto um modelo de gestÃo ambiental para o Campus, baseado no ciclo do PDCA (Plan-Do-Check-Act). Concluiu-se que o modelo proposto poderà ser expandido para outros campi da UFC, considerando, obviamente, os impactos e a realidade de cada um. Por fim, sugeriu-se que a UFC deve revisar prÃticas de consumo, identificar fontes de desperdÃcios e minimizar os impactos ambientais gerados pelas atividades acadÃmicas, administrativas e operacionais.Environmental management has been an relevant tool for guiding public and private institutions, including the education sector represented by the Higher Education Institutions. Through the implementation of environmental management systems (EMS) is possible to adopt procedures to minimize impacts caused by routine activities in a university campus. For this environmental perspective, was sought the knowledge of lived reality on the Campus do Pici, Federal University of Cearà (UFC).The research allowed to identify the physical area of the Campus: The significant environmental aspects and impacts of the Campus; Sustainable practices implemented through extension projects; Research conducted at operational and administrative units. The survey also allowed to have an environmental vision of the managers responsible for the academic, administrative and operational activities. Was perceived the initiative of coordinators extension projects and research to maintain, improve and develop sustainable practices on campus. Was observed, however, the lack of integration / communication between the management responsible for the administration of the campus and the majority of the shares of research and sustainable practices, recommended be more effective partnership. In possession of the collected data and studies in other higher education institutions, was proposed a model of environmental management for the campus based on the PDCA cycle (Plan-Do-Check-Act). It was concluded that the proposed model could be expanded to other campuses of the UFC, considering, obviously, impact and reality of each. Finally, it was suggested that the UFC should review consumer practices, identify sources of waste and minimize environmental impacts created by academic, administrative and operational activities.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11271application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:24:28Zmail@mail.com -
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