ProposiÃÃo de modelo teÃrico para avaliar a coesÃo interna de comunidades virtuais de aprendizagem (CVA) no ensino superior.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Robson Carlos Loureiro
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4283
Resumo: Na Ãltima dÃcada, em relaÃÃo à educaÃÃo superior, o surgimento de ambientes de aprendizagem, acessÃveis atravÃs da grande rede, deu suporte para a formaÃÃo de comunidades virtuais. Estas comunidades que se formam em instituiÃÃes sÃo formaÃÃes sociais que necessitam ser pesquisadas e compreendidas dentro da acepÃÃo da ideia que representam para a educaÃÃo e para o social. Este trabalho tem como objetivo propor um modelo para avaliaÃÃo da coesÃo interna de uma comunidade virtual de aprendizagem e, desta forma, estabelecer o nÃvel de integraÃÃo na comunidade e proporcionar um caminho para intervenÃÃes que melhorem a qualidade da comunidade de aprendizagem. A partir do estudo do referencial teÃrico foi desenvolvido um modelo de avaliaÃÃo denominado MCICA que foi testado em um ambiente virtual de aprendizagem em uma instituiÃÃo do ensino superior. O modelo MCICA foi inspirado na teoria de fluxo de Czikszentmihalyi e desenvolvido com base em extensos estudos dos teÃricos que abordam as comunidades presenciais e virtuais. Assim, ainda que o modelo tenha sido desenvolvido, inicialmente, para avaliar comunidades virtuais de aprendizagem, ele pode ser usado para avaliar comunidades presenciais. Quanto à testagem do modelo, se trabalhou com base em abordagem etnometodolÃgica e os dados foram tratados quanti-qualitativamente. A aplicaÃÃo do modelo possibilitou diagnosticar o nÃvel de coesÃo nas possÃveis comunidades avaliadas e delinear a necessidade propostas de intervenÃÃo para favorecer a melhoria da qualidade de coesÃo das potenciais comunidades. AlÃm disso, a partir da aplicaÃÃo do modelo surgiram novas necessidades e ideias que podem incentivar a utilizaÃÃo de comunidades de aprendizagem como alternativa para a melhoria da educaÃÃo superior, a possibilidade de integrar o modelo em espaÃo virtual para facilitar o acesso e integraÃÃo de aÃÃes avaliativas institucionais das comunidades de aprendizagem. A proposta do modelo MCICA pode ser utilizada como um caminho para resolver uma parte das necessidades de avaliaÃÃo das instituiÃÃes que atuam atravÃs do meio virtual e que fomentam a formaÃÃo de comunidades virtuais de aprendizagem, proporcionando uma leitura das interaÃÃes interpessoais e a busca da melhoria da qualidade dentro destes espaÃos digitais e presenciais.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisProposiÃÃo de modelo teÃrico para avaliar a coesÃo interna de comunidades virtuais de aprendizagem (CVA) no ensino superior.PROPOSITION OF THEORETICAL MODEL FOR ASSESSING INTERNAL COHESION OF THE VIRTUAL LEARNING IN HIGHER EDUCATION.2010-02-26Wagner Bandeira Andriola44215088453http://lattes.cnpq.br/0506346607081493ClÃudio de Albuquerque Marques28361660372Mauro Cavalcante Pequeno61616161616http://lattes.cnpq.br/0649693969807037Osterne Nonato Maia Filho21155283368http://lattes.cnpq.br/7436001421675280SÃrgio Paulino Abranches0463009380037379819013http://lattes.cnpq.br/0813145478267268 Robson Carlos LoureiroUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRcomunidades comunidades de aprendizagem educaÃÃo a distÃnciaDistance education, learning community AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAISNa Ãltima dÃcada, em relaÃÃo à educaÃÃo superior, o surgimento de ambientes de aprendizagem, acessÃveis atravÃs da grande rede, deu suporte para a formaÃÃo de comunidades virtuais. Estas comunidades que se formam em instituiÃÃes sÃo formaÃÃes sociais que necessitam ser pesquisadas e compreendidas dentro da acepÃÃo da ideia que representam para a educaÃÃo e para o social. Este trabalho tem como objetivo propor um modelo para avaliaÃÃo da coesÃo interna de uma comunidade virtual de aprendizagem e, desta forma, estabelecer o nÃvel de integraÃÃo na comunidade e proporcionar um caminho para intervenÃÃes que melhorem a qualidade da comunidade de aprendizagem. A partir do estudo do referencial teÃrico foi desenvolvido um modelo de avaliaÃÃo denominado MCICA que foi testado em um ambiente virtual de aprendizagem em uma instituiÃÃo do ensino superior. O modelo MCICA foi inspirado na teoria de fluxo de Czikszentmihalyi e desenvolvido com base em extensos estudos dos teÃricos que abordam as comunidades presenciais e virtuais. Assim, ainda que o modelo tenha sido desenvolvido, inicialmente, para avaliar comunidades virtuais de aprendizagem, ele pode ser usado para avaliar comunidades presenciais. Quanto à testagem do modelo, se trabalhou com base em abordagem etnometodolÃgica e os dados foram tratados quanti-qualitativamente. A aplicaÃÃo do modelo possibilitou diagnosticar o nÃvel de coesÃo nas possÃveis comunidades avaliadas e delinear a necessidade propostas de intervenÃÃo para favorecer a melhoria da qualidade de coesÃo das potenciais comunidades. AlÃm disso, a partir da aplicaÃÃo do modelo surgiram novas necessidades e ideias que podem incentivar a utilizaÃÃo de comunidades de aprendizagem como alternativa para a melhoria da educaÃÃo superior, a possibilidade de integrar o modelo em espaÃo virtual para facilitar o acesso e integraÃÃo de aÃÃes avaliativas institucionais das comunidades de aprendizagem. A proposta do modelo MCICA pode ser utilizada como um caminho para resolver uma parte das necessidades de avaliaÃÃo das instituiÃÃes que atuam atravÃs do meio virtual e que fomentam a formaÃÃo de comunidades virtuais de aprendizagem, proporcionando uma leitura das interaÃÃes interpessoais e a busca da melhoria da qualidade dentro destes espaÃos digitais e presenciais. This paper aims to propose a model to evaluate the internal cohesion of virtual learning communities and provide a way for interventions to improve the quality of the learning community. Based on the study of the theoretical model was developed evaluation model called "ACICVA" which was tested in a virtual learning environment in an institution of higher education. The application of the model allowed to diagnose the level of community cohesion, assessed the need and outline proposals for action to foster greater cohesion quality of potential communities. Moreover, from the application of the model came new needs and ideas that may encourage the use of learning communities as an alternative to the improvement of higher education, the possibility of integrating the model in virtual space for easy access and integration of actions evaluative institutions of learning communities.nÃo hÃCoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4283application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:19:12Zmail@mail.com -
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description Na Ãltima dÃcada, em relaÃÃo à educaÃÃo superior, o surgimento de ambientes de aprendizagem, acessÃveis atravÃs da grande rede, deu suporte para a formaÃÃo de comunidades virtuais. Estas comunidades que se formam em instituiÃÃes sÃo formaÃÃes sociais que necessitam ser pesquisadas e compreendidas dentro da acepÃÃo da ideia que representam para a educaÃÃo e para o social. Este trabalho tem como objetivo propor um modelo para avaliaÃÃo da coesÃo interna de uma comunidade virtual de aprendizagem e, desta forma, estabelecer o nÃvel de integraÃÃo na comunidade e proporcionar um caminho para intervenÃÃes que melhorem a qualidade da comunidade de aprendizagem. A partir do estudo do referencial teÃrico foi desenvolvido um modelo de avaliaÃÃo denominado MCICA que foi testado em um ambiente virtual de aprendizagem em uma instituiÃÃo do ensino superior. O modelo MCICA foi inspirado na teoria de fluxo de Czikszentmihalyi e desenvolvido com base em extensos estudos dos teÃricos que abordam as comunidades presenciais e virtuais. Assim, ainda que o modelo tenha sido desenvolvido, inicialmente, para avaliar comunidades virtuais de aprendizagem, ele pode ser usado para avaliar comunidades presenciais. Quanto à testagem do modelo, se trabalhou com base em abordagem etnometodolÃgica e os dados foram tratados quanti-qualitativamente. A aplicaÃÃo do modelo possibilitou diagnosticar o nÃvel de coesÃo nas possÃveis comunidades avaliadas e delinear a necessidade propostas de intervenÃÃo para favorecer a melhoria da qualidade de coesÃo das potenciais comunidades. AlÃm disso, a partir da aplicaÃÃo do modelo surgiram novas necessidades e ideias que podem incentivar a utilizaÃÃo de comunidades de aprendizagem como alternativa para a melhoria da educaÃÃo superior, a possibilidade de integrar o modelo em espaÃo virtual para facilitar o acesso e integraÃÃo de aÃÃes avaliativas institucionais das comunidades de aprendizagem. A proposta do modelo MCICA pode ser utilizada como um caminho para resolver uma parte das necessidades de avaliaÃÃo das instituiÃÃes que atuam atravÃs do meio virtual e que fomentam a formaÃÃo de comunidades virtuais de aprendizagem, proporcionando uma leitura das interaÃÃes interpessoais e a busca da melhoria da qualidade dentro destes espaÃos digitais e presenciais.
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