ApropriaÃÃes e PrÃticas do EspaÃo Urbano: o pedalar como momento de protesto.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisApropriaÃÃes e PrÃticas do EspaÃo Urbano: o pedalar como momento de protesto. 2015-09-15Irlys Alencar Firmo Barreira12011240182Clodomir Cordeiro de Matos Junior89041208372http://lattes.cnpq.br/4555597556940476Irapuan Peixoto Lima Filho86992279300http://lattes.cnpq.br/6126704039312729 02950575307http://lattes.cnpq.br/3357103629919763Tiago Saboia de Albuquerque SampaioUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em SociologiaUFCBRBicicleta Ciclismo Urbano Ciclo-ativismoBicycle Urban Cycling Cycle activismSOCIOLOGIAnÃo hÃPautando-me numa perspectiva etnogrÃfica â de um contato intersubjetivo e duradouro com um coletivo de usuÃrios da bicicleta na cidade de Fortaleza â, na presente pesquisa, viso a investigar e a refletir sobre o universo do ciclismo urbano, dando especial Ãnfase à sua inerente relaÃÃo e articulaÃÃo com os usos e (re)significaÃÃes dos espaÃos pÃblicos da cidade, as diferentes â e, por vezes, conflituosas â formas de âfazer polÃticaâ e de fruir e construir o espaÃo urbano a partir do uso da bicicleta como forma de deslocamento.Para tanto, parto das narrativas, representaÃÃes e prÃticas cotidianas do ativismo prÃ-bicicleta e das experiÃncias vivenciadas por ciclistas urbanos que gravitam em torno de trÃs coletivos â ou trÃs âmomentosâ â de promoÃÃo e defesa da bicicleta como forma de deslocamento na cidade: o coletivo Massa CrÃtica, a AssociaÃÃo de Ciclistas na Cidade de Fortaleza â a Ciclovida â e o projeto Bike Anjo. As prÃticas cotidianas e o ativismo desses indivÃduos sÃo percebidos por eles mesmos como uma âpolitizaÃÃoâ do tema â cada vez mais em pauta â da mobilidade e circulaÃÃo urbanas, relacionando-os tambÃm, mais amplamente, à prÃpria forma de perceber e vivenciar a cidade e seus espaÃos.O que essa pesquisa aponta à que a uma forma especÃfica â um contra-uso â de fruiÃÃo e uso do espaÃo urbano â de uma prÃtica de espaÃo â ligam-se tambÃm concepÃÃes especÃficas sobre os espaÃos e as temporalidades da cidade. No caso dos ciclistas urbanos, o que à muito caracterÃstico à que emerge, tanto mais a prÃtica à contÃnua, cada vez mais uma perspectiva de â(re)conquistarâ e se â(re)aproximar da cidadeâ â do espaÃo pÃblico, dos outros citadinos, do inesperado, dos encontros casuais â e de âtornÃ-la um lugar melhor atravÃs da bicicletaâ.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20430application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:52Zmail@mail.com - |
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