A educaÃÃo como veÃculo de sobrevivÃncia e busca de mobilidade social: representaÃÃes de atores e instituiÃÃes.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2802 |
Resumo: | RESUMO Este trabalho tem como proposta estudar as representaÃÃes sociais sobre educaÃÃo construÃdas por alunos, professores e instituiÃÃes, procurando apreendÃ-las em suas formas conflitivas; situa os embates travados em relaÃÃo Ãs polÃticas de formaÃÃo de professores, e em particular, em relaÃÃo ao Curso de Licenciatura Plena do Ensino Fundamental (1 e 2 ciclos) da URCA. Nele buscam-se alternativas de respostas para as indagaÃÃes: como atores e instituiÃÃes incorporam as polÃticas oficiais para a educaÃÃo? Que significados sÃo construÃdos pelos docentes-alunos a partir da sua experiÃncia nesse Curso?. Foram usadas como referÃncia empÃrica as representaÃÃes sociais construÃdas por atores e instituiÃÃes. Para concretizar tal objetivo utilizou-se como categoria de anÃlise o conceito de RepresentaÃÃes Sociais, a noÃÃo de habitus e o conceito de campo de P. Bourdieu. Verificou-se que a compreensÃo do ato de educar e das prÃticas pedagÃgicas comportam uma dimensÃo tÃcnico-pedagÃgica com enfoque no ensino-aprendizagem, uma dimensÃo polÃtica que orienta para a transformaÃÃo social constituindo-se em utopia, e uma dimensÃo pragmÃtica pela qual a educaÃÃo à buscada como veÃculo de sobrevivÃncia e de mobilidade social. |
id |
UFC_dc121b9c0e70e8e77f61b7d6d00fbc9f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:2443 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA educaÃÃo como veÃculo de sobrevivÃncia e busca de mobilidade social: representaÃÃes de atores e instituiÃÃes.Education looked for as a means to survival and social mobility: representations constructed by actors and institutions. 2003-04-30Irlys Alencar Firmo Barreira12011240182Meirecele CalÃope Leitinho03425061372Maria Auxiliadora de Abreu Lima Lemenhe0513819134951691744891http://lattes.cnpq.br/2429314638499507Pedro Ferreira BarrosUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em SociologiaUFCBREducaÃÃo RepresentaÃÃes sociais Mobilidade socialEducation Social representations Social mobilitySOCIOLOGIA DA EDUCACAORESUMO Este trabalho tem como proposta estudar as representaÃÃes sociais sobre educaÃÃo construÃdas por alunos, professores e instituiÃÃes, procurando apreendÃ-las em suas formas conflitivas; situa os embates travados em relaÃÃo Ãs polÃticas de formaÃÃo de professores, e em particular, em relaÃÃo ao Curso de Licenciatura Plena do Ensino Fundamental (1 e 2 ciclos) da URCA. Nele buscam-se alternativas de respostas para as indagaÃÃes: como atores e instituiÃÃes incorporam as polÃticas oficiais para a educaÃÃo? Que significados sÃo construÃdos pelos docentes-alunos a partir da sua experiÃncia nesse Curso?. Foram usadas como referÃncia empÃrica as representaÃÃes sociais construÃdas por atores e instituiÃÃes. Para concretizar tal objetivo utilizou-se como categoria de anÃlise o conceito de RepresentaÃÃes Sociais, a noÃÃo de habitus e o conceito de campo de P. Bourdieu. Verificou-se que a compreensÃo do ato de educar e das prÃticas pedagÃgicas comportam uma dimensÃo tÃcnico-pedagÃgica com enfoque no ensino-aprendizagem, uma dimensÃo polÃtica que orienta para a transformaÃÃo social constituindo-se em utopia, e uma dimensÃo pragmÃtica pela qual a educaÃÃo à buscada como veÃculo de sobrevivÃncia e de mobilidade social. ABSTRACT This work has the proposal to study the social representations about education constructed by pupils, teachers and institutions, trying to apprehend them in its conflictive forms; it situates the quarrels put in relation to the formation of teachers politics, and mainly in relation to the Full Licenciature of Fundamental Teaching Course (1rst and 2nd cicles) of URCA. In it, alternatives answers are searched for the questions: how actors and institutions incorporate the official politics for education? What meanings are constructed by the teachers-pupils based on their experience in this course? The social representations constructed by actors and institutions were used as empirical reference. To reach such an objective the concept of Social Representation, the habitus notion and the Pierre Bourdieu field concept were used as analysis categories. It was verified that the comprehension of the educational act and of the pedagogical practices involves a technical-pedagogic dimension with emphasis in the teaching-learning, a political dimension that leads to the social transformation, becoming an utopia and a pragmatic dimension for which education is looked for as a means to survival and social mobility. FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgicohttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2802application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:16:15Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
A educaÃÃo como veÃculo de sobrevivÃncia e busca de mobilidade social: representaÃÃes de atores e instituiÃÃes. |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Education looked for as a means to survival and social mobility: representations constructed by actors and institutions. |
title |
A educaÃÃo como veÃculo de sobrevivÃncia e busca de mobilidade social: representaÃÃes de atores e instituiÃÃes. |
spellingShingle |
A educaÃÃo como veÃculo de sobrevivÃncia e busca de mobilidade social: representaÃÃes de atores e instituiÃÃes. Pedro Ferreira Barros EducaÃÃo RepresentaÃÃes sociais Mobilidade social Education Social representations Social mobility SOCIOLOGIA DA EDUCACAO |
title_short |
A educaÃÃo como veÃculo de sobrevivÃncia e busca de mobilidade social: representaÃÃes de atores e instituiÃÃes. |
title_full |
A educaÃÃo como veÃculo de sobrevivÃncia e busca de mobilidade social: representaÃÃes de atores e instituiÃÃes. |
title_fullStr |
A educaÃÃo como veÃculo de sobrevivÃncia e busca de mobilidade social: representaÃÃes de atores e instituiÃÃes. |
title_full_unstemmed |
A educaÃÃo como veÃculo de sobrevivÃncia e busca de mobilidade social: representaÃÃes de atores e instituiÃÃes. |
title_sort |
A educaÃÃo como veÃculo de sobrevivÃncia e busca de mobilidade social: representaÃÃes de atores e instituiÃÃes. |
author |
Pedro Ferreira Barros |
author_facet |
Pedro Ferreira Barros |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Irlys Alencar Firmo Barreira |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
12011240182 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Meirecele CalÃope Leitinho |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
03425061372 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Maria Auxiliadora de Abreu Lima Lemenhe |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
05138191349 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
51691744891 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2429314638499507 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pedro Ferreira Barros |
contributor_str_mv |
Irlys Alencar Firmo Barreira Meirecele CalÃope Leitinho Maria Auxiliadora de Abreu Lima Lemenhe |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EducaÃÃo RepresentaÃÃes sociais Mobilidade social |
topic |
EducaÃÃo RepresentaÃÃes sociais Mobilidade social Education Social representations Social mobility SOCIOLOGIA DA EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Education Social representations Social mobility |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
SOCIOLOGIA DA EDUCACAO |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgico |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
RESUMO Este trabalho tem como proposta estudar as representaÃÃes sociais sobre educaÃÃo construÃdas por alunos, professores e instituiÃÃes, procurando apreendÃ-las em suas formas conflitivas; situa os embates travados em relaÃÃo Ãs polÃticas de formaÃÃo de professores, e em particular, em relaÃÃo ao Curso de Licenciatura Plena do Ensino Fundamental (1 e 2 ciclos) da URCA. Nele buscam-se alternativas de respostas para as indagaÃÃes: como atores e instituiÃÃes incorporam as polÃticas oficiais para a educaÃÃo? Que significados sÃo construÃdos pelos docentes-alunos a partir da sua experiÃncia nesse Curso?. Foram usadas como referÃncia empÃrica as representaÃÃes sociais construÃdas por atores e instituiÃÃes. Para concretizar tal objetivo utilizou-se como categoria de anÃlise o conceito de RepresentaÃÃes Sociais, a noÃÃo de habitus e o conceito de campo de P. Bourdieu. Verificou-se que a compreensÃo do ato de educar e das prÃticas pedagÃgicas comportam uma dimensÃo tÃcnico-pedagÃgica com enfoque no ensino-aprendizagem, uma dimensÃo polÃtica que orienta para a transformaÃÃo social constituindo-se em utopia, e uma dimensÃo pragmÃtica pela qual a educaÃÃo à buscada como veÃculo de sobrevivÃncia e de mobilidade social. |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
ABSTRACT This work has the proposal to study the social representations about education constructed by pupils, teachers and institutions, trying to apprehend them in its conflictive forms; it situates the quarrels put in relation to the formation of teachers politics, and mainly in relation to the Full Licenciature of Fundamental Teaching Course (1rst and 2nd cicles) of URCA. In it, alternatives answers are searched for the questions: how actors and institutions incorporate the official politics for education? What meanings are constructed by the teachers-pupils based on their experience in this course? The social representations constructed by actors and institutions were used as empirical reference. To reach such an objective the concept of Social Representation, the habitus notion and the Pierre Bourdieu field concept were used as analysis categories. It was verified that the comprehension of the educational act and of the pedagogical practices involves a technical-pedagogic dimension with emphasis in the teaching-learning, a political dimension that leads to the social transformation, becoming an utopia and a pragmatic dimension for which education is looked for as a means to survival and social mobility. |
description |
RESUMO Este trabalho tem como proposta estudar as representaÃÃes sociais sobre educaÃÃo construÃdas por alunos, professores e instituiÃÃes, procurando apreendÃ-las em suas formas conflitivas; situa os embates travados em relaÃÃo Ãs polÃticas de formaÃÃo de professores, e em particular, em relaÃÃo ao Curso de Licenciatura Plena do Ensino Fundamental (1 e 2 ciclos) da URCA. Nele buscam-se alternativas de respostas para as indagaÃÃes: como atores e instituiÃÃes incorporam as polÃticas oficiais para a educaÃÃo? Que significados sÃo construÃdos pelos docentes-alunos a partir da sua experiÃncia nesse Curso?. Foram usadas como referÃncia empÃrica as representaÃÃes sociais construÃdas por atores e instituiÃÃes. Para concretizar tal objetivo utilizou-se como categoria de anÃlise o conceito de RepresentaÃÃes Sociais, a noÃÃo de habitus e o conceito de campo de P. Bourdieu. Verificou-se que a compreensÃo do ato de educar e das prÃticas pedagÃgicas comportam uma dimensÃo tÃcnico-pedagÃgica com enfoque no ensino-aprendizagem, uma dimensÃo polÃtica que orienta para a transformaÃÃo social constituindo-se em utopia, e uma dimensÃo pragmÃtica pela qual a educaÃÃo à buscada como veÃculo de sobrevivÃncia e de mobilidade social. |
publishDate |
2003 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2003-04-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2802 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2802 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Sociologia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295129674448896 |