Corpo de conto: anatomia provisÃria de TÃrcia Montenegro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LÃcio Flavio Gondim da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20643
Resumo: A ficcionista, fotÃgrafa e professora TÃrcia Montenegro Lemos à alvo desta pesquisa por meio de seus quatro livros de contos e mais seis participaÃÃes em coletÃneas ou contos publicados de modo independente. Reunidos, embora sem perder o carÃter de fragmentaÃÃo constituinte, os textos da autora dÃo a ver imagens centrais: a liberdade, o choque entre ser e parecer, a arte, o desejo e o corpo. Como conflitos narrativos, a corporeidade humana aparece descrita de modo realista e com passagens que se aproximam do lirismo. As narrativas questionam uma suposta organicidade fÃsica e social do humano mostrando seus espantos frente à pulsÃo do desejo, à relaÃÃo corpo-espaÃo, à memÃria, Ãs barreiras de gÃnero e, por fim, à prÃxima morte. Em cinco capÃtulos nomeados por elementos corporais, forma-se o Corpo de conto, uma primeira imersÃo acadÃmica na prosa curta de TÃrcia Montenegro. Convocamos para esta anatomia subjetiva autoras e autores de diversas Ãreas das ciÃncias humanas. Em todas as teÃricas e teÃricos, um eixo medular: o contemporÃneo, do qual nascem ramificaÃÃes conclusivas em forma rizomÃtica. As anÃlises resultam em leituras multifocais dos contos, nas quais as mesmas narrativas sÃo perscrutadas em capÃtulos distintos compondo um estudo literÃrio em duplo comparativismo: as narrativas entre si e nas abordagens temÃticas. Ao fim, um corpo-sem-ÃrgÃos parece ser fotografo a partir da escrita de TÃrcia Montenegro. Nele, âa sabedoria do provisÃrioâ ensina, sem assumir um Ãnico lado, sobre a pluralidade humana e a capacidade constante de ser potente ainda que em sabida derrocada rumo à perda de si, formando-nos como sujeito-objeto que ficcionaliza narrativas do e para o Outro.
id UFC_dcf4ddb2efc3afa413e76b57f44b2300
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:12992
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCorpo de conto: anatomia provisÃria de TÃrcia Montenegro2018-12-00ClaudicÃlio Rodrigues da Silva72337575349http://lattes.cnpq.br/723919293097622315151515151LÃcio Flavio Gondim da SilvaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em LetrasUFCBR Corpo Conto TÃrcia Montenegro Literatura brasileira contemporÃneaContos brasileiros - Critica e interpretaÃÃo Corpo e mente na literatura Literatura brasileira - Critica e interpretaÃÃo Literatura cearense. Contos- Critica e interpretaÃÃo Montenegro, TÃrcia, 1976-. Critica e interpretaÃÃoLETRAS A ficcionista, fotÃgrafa e professora TÃrcia Montenegro Lemos à alvo desta pesquisa por meio de seus quatro livros de contos e mais seis participaÃÃes em coletÃneas ou contos publicados de modo independente. Reunidos, embora sem perder o carÃter de fragmentaÃÃo constituinte, os textos da autora dÃo a ver imagens centrais: a liberdade, o choque entre ser e parecer, a arte, o desejo e o corpo. Como conflitos narrativos, a corporeidade humana aparece descrita de modo realista e com passagens que se aproximam do lirismo. As narrativas questionam uma suposta organicidade fÃsica e social do humano mostrando seus espantos frente à pulsÃo do desejo, à relaÃÃo corpo-espaÃo, à memÃria, Ãs barreiras de gÃnero e, por fim, à prÃxima morte. Em cinco capÃtulos nomeados por elementos corporais, forma-se o Corpo de conto, uma primeira imersÃo acadÃmica na prosa curta de TÃrcia Montenegro. Convocamos para esta anatomia subjetiva autoras e autores de diversas Ãreas das ciÃncias humanas. Em todas as teÃricas e teÃricos, um eixo medular: o contemporÃneo, do qual nascem ramificaÃÃes conclusivas em forma rizomÃtica. As anÃlises resultam em leituras multifocais dos contos, nas quais as mesmas narrativas sÃo perscrutadas em capÃtulos distintos compondo um estudo literÃrio em duplo comparativismo: as narrativas entre si e nas abordagens temÃticas. Ao fim, um corpo-sem-ÃrgÃos parece ser fotografo a partir da escrita de TÃrcia Montenegro. Nele, âa sabedoria do provisÃrioâ ensina, sem assumir um Ãnico lado, sobre a pluralidade humana e a capacidade constante de ser potente ainda que em sabida derrocada rumo à perda de si, formando-nos como sujeito-objeto que ficcionaliza narrativas do e para o Outro.La escritora de ficciÃn, fotÃgrafa y profesora TÃrcia Montenegro Lemos es el objetivo de esta investigaciÃn por medio de sus cuatro libros de cuentos y otras seis participaciones en colecciones o cuentos publicados de modo independiente. Los textos de la autora, reunidos, aunque sin perder el carÃcter de fragmentaciÃn constituyente, dan a ver imÃgenes centrales: la libertad, el choque entre ser y parecer, el arte, el deseo y el cuerpo. Como conflictos narrativos, la corporeidad humana aparece descrita de modo realista y con pasajes que se aproximan del lirismo. Las narrativas cuestionan una supuesta organicidad fÃsica y social del humano mostrando sus espantos frente a la pulsiÃn del deseo, a la relaciÃn cuerpo-espacio, a la memoria, a las barreras de gÃnero y, finalmente, a la prÃxima muerte. En cinco capÃtulos nombrados por elementos corporales, se forma el Cuerpo de cuento, una primera inmersiÃn acadÃmica en la prosa corta de Tercia Montenegro. Convocamos a esta anatomÃa subjetiva autoras y autores de diversas Ãreas de las ciencias humanas. En todas las teÃricas y teÃricas, un eje medular: el contemporÃneo, del cual nacen ramificaciones conclusivas en forma rizomÃtica. Los anÃlisis resultan en lecturas multifocales de los cuentos, en las cuales las mismas narrativas son escrutadas en capÃtulos distintos componiendo un estudio literario en doble comparaciÃn: las narrativas entre sà y en los abordajes temÃticos. Al final, un cuerpo-sin-Ãrganos parece ser capturado fotogrÃficamente a partir de la escritura de TÃrcia Montenegro. En Ãl, "la sabidurÃa de lo provisorio" enseÃa, sin asumir un solo lado, sobre la pluralidad humana y la capacidad constante de ser potente aunque en sabida derrocada hacia la pÃrdida de sÃ, nos formando como sujeto-objeto que crea narrativas del y para el Otro.FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgicohttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20643application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-02-23T10:07:49Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Corpo de conto: anatomia provisÃria de TÃrcia Montenegro
title Corpo de conto: anatomia provisÃria de TÃrcia Montenegro
spellingShingle Corpo de conto: anatomia provisÃria de TÃrcia Montenegro
LÃcio Flavio Gondim da Silva
Corpo
Conto
TÃrcia Montenegro
Literatura brasileira contemporÃnea
Contos brasileiros - Critica e interpretaÃÃo
Corpo e mente na literatura
Literatura brasileira - Critica e interpretaÃÃo
Literatura cearense. Contos- Critica e interpretaÃÃo
Montenegro, TÃrcia, 1976-. Critica e interpretaÃÃo
LETRAS
title_short Corpo de conto: anatomia provisÃria de TÃrcia Montenegro
title_full Corpo de conto: anatomia provisÃria de TÃrcia Montenegro
title_fullStr Corpo de conto: anatomia provisÃria de TÃrcia Montenegro
title_full_unstemmed Corpo de conto: anatomia provisÃria de TÃrcia Montenegro
title_sort Corpo de conto: anatomia provisÃria de TÃrcia Montenegro
author LÃcio Flavio Gondim da Silva
author_facet LÃcio Flavio Gondim da Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv ClaudicÃlio Rodrigues da Silva
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 72337575349
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7239192930976223
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 15151515151
dc.contributor.author.fl_str_mv LÃcio Flavio Gondim da Silva
contributor_str_mv ClaudicÃlio Rodrigues da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Corpo
Conto
TÃrcia Montenegro
Literatura brasileira contemporÃnea
Contos brasileiros - Critica e interpretaÃÃo
Corpo e mente na literatura
Literatura brasileira - Critica e interpretaÃÃo
Literatura cearense. Contos- Critica e interpretaÃÃo
Montenegro, TÃrcia, 1976-. Critica e interpretaÃÃo
topic Corpo
Conto
TÃrcia Montenegro
Literatura brasileira contemporÃnea
Contos brasileiros - Critica e interpretaÃÃo
Corpo e mente na literatura
Literatura brasileira - Critica e interpretaÃÃo
Literatura cearense. Contos- Critica e interpretaÃÃo
Montenegro, TÃrcia, 1976-. Critica e interpretaÃÃo
LETRAS
dc.subject.cnpq.fl_str_mv LETRAS
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgico
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A ficcionista, fotÃgrafa e professora TÃrcia Montenegro Lemos à alvo desta pesquisa por meio de seus quatro livros de contos e mais seis participaÃÃes em coletÃneas ou contos publicados de modo independente. Reunidos, embora sem perder o carÃter de fragmentaÃÃo constituinte, os textos da autora dÃo a ver imagens centrais: a liberdade, o choque entre ser e parecer, a arte, o desejo e o corpo. Como conflitos narrativos, a corporeidade humana aparece descrita de modo realista e com passagens que se aproximam do lirismo. As narrativas questionam uma suposta organicidade fÃsica e social do humano mostrando seus espantos frente à pulsÃo do desejo, à relaÃÃo corpo-espaÃo, à memÃria, Ãs barreiras de gÃnero e, por fim, à prÃxima morte. Em cinco capÃtulos nomeados por elementos corporais, forma-se o Corpo de conto, uma primeira imersÃo acadÃmica na prosa curta de TÃrcia Montenegro. Convocamos para esta anatomia subjetiva autoras e autores de diversas Ãreas das ciÃncias humanas. Em todas as teÃricas e teÃricos, um eixo medular: o contemporÃneo, do qual nascem ramificaÃÃes conclusivas em forma rizomÃtica. As anÃlises resultam em leituras multifocais dos contos, nas quais as mesmas narrativas sÃo perscrutadas em capÃtulos distintos compondo um estudo literÃrio em duplo comparativismo: as narrativas entre si e nas abordagens temÃticas. Ao fim, um corpo-sem-ÃrgÃos parece ser fotografo a partir da escrita de TÃrcia Montenegro. Nele, âa sabedoria do provisÃrioâ ensina, sem assumir um Ãnico lado, sobre a pluralidade humana e a capacidade constante de ser potente ainda que em sabida derrocada rumo à perda de si, formando-nos como sujeito-objeto que ficcionaliza narrativas do e para o Outro.
dc.description.abstract.spa.fl_txt_mv La escritora de ficciÃn, fotÃgrafa y profesora TÃrcia Montenegro Lemos es el objetivo de esta investigaciÃn por medio de sus cuatro libros de cuentos y otras seis participaciones en colecciones o cuentos publicados de modo independiente. Los textos de la autora, reunidos, aunque sin perder el carÃcter de fragmentaciÃn constituyente, dan a ver imÃgenes centrales: la libertad, el choque entre ser y parecer, el arte, el deseo y el cuerpo. Como conflictos narrativos, la corporeidad humana aparece descrita de modo realista y con pasajes que se aproximan del lirismo. Las narrativas cuestionan una supuesta organicidad fÃsica y social del humano mostrando sus espantos frente a la pulsiÃn del deseo, a la relaciÃn cuerpo-espacio, a la memoria, a las barreras de gÃnero y, finalmente, a la prÃxima muerte. En cinco capÃtulos nombrados por elementos corporales, se forma el Cuerpo de cuento, una primera inmersiÃn acadÃmica en la prosa corta de Tercia Montenegro. Convocamos a esta anatomÃa subjetiva autoras y autores de diversas Ãreas de las ciencias humanas. En todas las teÃricas y teÃricas, un eje medular: el contemporÃneo, del cual nacen ramificaciones conclusivas en forma rizomÃtica. Los anÃlisis resultan en lecturas multifocales de los cuentos, en las cuales las mismas narrativas son escrutadas en capÃtulos distintos componiendo un estudio literario en doble comparaciÃn: las narrativas entre sà y en los abordajes temÃticos. Al final, un cuerpo-sin-Ãrganos parece ser capturado fotogrÃficamente a partir de la escritura de TÃrcia Montenegro. En Ãl, "la sabidurÃa de lo provisorio" enseÃa, sin asumir un solo lado, sobre la pluralidad humana y la capacidad constante de ser potente aunque en sabida derrocada hacia la pÃrdida de sÃ, nos formando como sujeto-objeto que crea narrativas del y para el Otro.
description A ficcionista, fotÃgrafa e professora TÃrcia Montenegro Lemos à alvo desta pesquisa por meio de seus quatro livros de contos e mais seis participaÃÃes em coletÃneas ou contos publicados de modo independente. Reunidos, embora sem perder o carÃter de fragmentaÃÃo constituinte, os textos da autora dÃo a ver imagens centrais: a liberdade, o choque entre ser e parecer, a arte, o desejo e o corpo. Como conflitos narrativos, a corporeidade humana aparece descrita de modo realista e com passagens que se aproximam do lirismo. As narrativas questionam uma suposta organicidade fÃsica e social do humano mostrando seus espantos frente à pulsÃo do desejo, à relaÃÃo corpo-espaÃo, à memÃria, Ãs barreiras de gÃnero e, por fim, à prÃxima morte. Em cinco capÃtulos nomeados por elementos corporais, forma-se o Corpo de conto, uma primeira imersÃo acadÃmica na prosa curta de TÃrcia Montenegro. Convocamos para esta anatomia subjetiva autoras e autores de diversas Ãreas das ciÃncias humanas. Em todas as teÃricas e teÃricos, um eixo medular: o contemporÃneo, do qual nascem ramificaÃÃes conclusivas em forma rizomÃtica. As anÃlises resultam em leituras multifocais dos contos, nas quais as mesmas narrativas sÃo perscrutadas em capÃtulos distintos compondo um estudo literÃrio em duplo comparativismo: as narrativas entre si e nas abordagens temÃticas. Ao fim, um corpo-sem-ÃrgÃos parece ser fotografo a partir da escrita de TÃrcia Montenegro. Nele, âa sabedoria do provisÃrioâ ensina, sem assumir um Ãnico lado, sobre a pluralidade humana e a capacidade constante de ser potente ainda que em sabida derrocada rumo à perda de si, formando-nos como sujeito-objeto que ficcionaliza narrativas do e para o Outro.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-12-00
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20643
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20643
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295350555934720