Os processos de referenciaÃÃo dÃitica em livros didÃticos do ensino mÃdio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ana CÃtia Silva de Lemos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16633
Resumo: CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
id UFC_e3b5a2fdcd41ac88729086244e372b6a
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:10851
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisOs processos de referenciaÃÃo dÃitica em livros didÃticos do ensino mÃdio2016-02-05Maria Margarete Fernandes de Sousa20342047353Rosemeire Selma Monteiro93020473934Maria Helenice AraÃjo Costa23143860359 http://lattes.cnpq.br/5246373482517751 60043213383http://lattes.cnpq.br/3365667776366584Ana CÃtia Silva de LemosUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em LingÃÃsticaUFCBRMot-clÃs : Reference DÃixis Livre didactique.ReferenciaÃÃo DÃixis Livro didÃtico. LINGUISTICACoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior Investigar as relaÃÃes textuais que sÃo construÃdas pelos elementos dÃiticos à fundamental para o ensino, pois apreender essas relaÃÃes pode auxiliar os alunos na sua proficiÃncia de leitor e de escritor. Dessa forma, entendemos que à crucial para a relaÃÃo de aprendizagem que o material de ensino observe o vÃnculo dos elementos dÃiticos com os contextos discursivos. Assim, analisamos como os livros didÃticos do Ensino MÃdio, em suas atividades sobre os elementos dÃiticos pronominais, consideram as circunstÃncias: social, cognitiva e discursiva, que se relacionam com os processos dÃiticos da linguagem e se as atividades colaboram para a compreensÃo adequada dos mecanismos de referenciaÃÃo dÃitica. Esta pesquisa tem carÃter indutivo, pois, para observar as peculiaridades do fenÃmeno da dÃixis nas atividades de anÃlise linguÃstica, partimos de constataÃÃes particulares, fornecidas pela teoria de base e buscamos averiguar, no corpus selecionado, se o ensino dos mecanismos dÃiticos corrobora com a abordagem teÃrica na qual nos embasamos. Analisamos cinco coleÃÃes didÃticas, selecionadas no manual do Programa Nacional do Livro DidÃtico (PNLD), nestes livros destacamos e analisamos 29 atividades de anÃlise linguÃstica que tratam do ensino de pronomes pessoais e de tratamento. Na defesa por um ensino dos processos de referenciaÃÃo dÃitica que considere esses aspectos, assumimos a perspectiva de referenciaÃÃo defendida por Mondada e Dubois (2003), Cavalcante (2000, 2011), Koch (1993,2004), Beaugrande e Dressler (1981), Marcuschi (2008), Costa (2007). Com respeito à anÃlise das atividades, nos pautamos na teoria da competÃncia comunicativa suscitada por Habermas (1989), que dialoga com a abordagem de ensino sociocognitivo-discursiva, defendida por nÃs. A anÃlise nos mostra que alguns livros didÃticos do Ensino MÃdio adotam um tratamento essencialmente gramatical no tocante ao ensino das estruturas referenciais dÃiticas e tangenciam as funÃÃes enunciativas, que compÃem a essÃncia desses mecanismos. Dessa forma, atribuÃmos ao ensino de lÃngua portuguesa apresentado pelo livro didÃtico do Ensino MÃdio um carÃter, predominantemente, normativo da lÃngua, privilegiando esse aspecto em detrimento do carÃter funcional da linguagemhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16633application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:30:04Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Os processos de referenciaÃÃo dÃitica em livros didÃticos do ensino mÃdio
title Os processos de referenciaÃÃo dÃitica em livros didÃticos do ensino mÃdio
spellingShingle Os processos de referenciaÃÃo dÃitica em livros didÃticos do ensino mÃdio
Ana CÃtia Silva de Lemos
ReferenciaÃÃo
DÃixis
Livro didÃtico.
LINGUISTICA
title_short Os processos de referenciaÃÃo dÃitica em livros didÃticos do ensino mÃdio
title_full Os processos de referenciaÃÃo dÃitica em livros didÃticos do ensino mÃdio
title_fullStr Os processos de referenciaÃÃo dÃitica em livros didÃticos do ensino mÃdio
title_full_unstemmed Os processos de referenciaÃÃo dÃitica em livros didÃticos do ensino mÃdio
title_sort Os processos de referenciaÃÃo dÃitica em livros didÃticos do ensino mÃdio
author Ana CÃtia Silva de Lemos
author_facet Ana CÃtia Silva de Lemos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Margarete Fernandes de Sousa
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 20342047353
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Rosemeire Selma Monteiro
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 93020473934
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Maria Helenice AraÃjo Costa
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 23143860359
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5246373482517751
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 60043213383
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3365667776366584
dc.contributor.author.fl_str_mv Ana CÃtia Silva de Lemos
contributor_str_mv Maria Margarete Fernandes de Sousa
Rosemeire Selma Monteiro
Maria Helenice AraÃjo Costa
dc.subject.por.fl_str_mv ReferenciaÃÃo
DÃixis
Livro didÃtico.
topic ReferenciaÃÃo
DÃixis
Livro didÃtico.
LINGUISTICA
dc.subject.cnpq.fl_str_mv LINGUISTICA
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Investigar as relaÃÃes textuais que sÃo construÃdas pelos elementos dÃiticos à fundamental para o ensino, pois apreender essas relaÃÃes pode auxiliar os alunos na sua proficiÃncia de leitor e de escritor. Dessa forma, entendemos que à crucial para a relaÃÃo de aprendizagem que o material de ensino observe o vÃnculo dos elementos dÃiticos com os contextos discursivos. Assim, analisamos como os livros didÃticos do Ensino MÃdio, em suas atividades sobre os elementos dÃiticos pronominais, consideram as circunstÃncias: social, cognitiva e discursiva, que se relacionam com os processos dÃiticos da linguagem e se as atividades colaboram para a compreensÃo adequada dos mecanismos de referenciaÃÃo dÃitica. Esta pesquisa tem carÃter indutivo, pois, para observar as peculiaridades do fenÃmeno da dÃixis nas atividades de anÃlise linguÃstica, partimos de constataÃÃes particulares, fornecidas pela teoria de base e buscamos averiguar, no corpus selecionado, se o ensino dos mecanismos dÃiticos corrobora com a abordagem teÃrica na qual nos embasamos. Analisamos cinco coleÃÃes didÃticas, selecionadas no manual do Programa Nacional do Livro DidÃtico (PNLD), nestes livros destacamos e analisamos 29 atividades de anÃlise linguÃstica que tratam do ensino de pronomes pessoais e de tratamento. Na defesa por um ensino dos processos de referenciaÃÃo dÃitica que considere esses aspectos, assumimos a perspectiva de referenciaÃÃo defendida por Mondada e Dubois (2003), Cavalcante (2000, 2011), Koch (1993,2004), Beaugrande e Dressler (1981), Marcuschi (2008), Costa (2007). Com respeito à anÃlise das atividades, nos pautamos na teoria da competÃncia comunicativa suscitada por Habermas (1989), que dialoga com a abordagem de ensino sociocognitivo-discursiva, defendida por nÃs. A anÃlise nos mostra que alguns livros didÃticos do Ensino MÃdio adotam um tratamento essencialmente gramatical no tocante ao ensino das estruturas referenciais dÃiticas e tangenciam as funÃÃes enunciativas, que compÃem a essÃncia desses mecanismos. Dessa forma, atribuÃmos ao ensino de lÃngua portuguesa apresentado pelo livro didÃtico do Ensino MÃdio um carÃter, predominantemente, normativo da lÃngua, privilegiando esse aspecto em detrimento do carÃter funcional da linguagem
description CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-02-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16633
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16633
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em LingÃÃstica
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295220341669888