Os processos de referenciaÃÃo dÃitica em livros didÃticos do ensino mÃdio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16633 |
Resumo: | CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisOs processos de referenciaÃÃo dÃitica em livros didÃticos do ensino mÃdio2016-02-05Maria Margarete Fernandes de Sousa20342047353Rosemeire Selma Monteiro93020473934Maria Helenice AraÃjo Costa23143860359 http://lattes.cnpq.br/5246373482517751 60043213383http://lattes.cnpq.br/3365667776366584Ana CÃtia Silva de LemosUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em LingÃÃsticaUFCBRMot-clÃs : Reference DÃixis Livre didactique.ReferenciaÃÃo DÃixis Livro didÃtico. LINGUISTICACoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior Investigar as relaÃÃes textuais que sÃo construÃdas pelos elementos dÃiticos à fundamental para o ensino, pois apreender essas relaÃÃes pode auxiliar os alunos na sua proficiÃncia de leitor e de escritor. Dessa forma, entendemos que à crucial para a relaÃÃo de aprendizagem que o material de ensino observe o vÃnculo dos elementos dÃiticos com os contextos discursivos. Assim, analisamos como os livros didÃticos do Ensino MÃdio, em suas atividades sobre os elementos dÃiticos pronominais, consideram as circunstÃncias: social, cognitiva e discursiva, que se relacionam com os processos dÃiticos da linguagem e se as atividades colaboram para a compreensÃo adequada dos mecanismos de referenciaÃÃo dÃitica. Esta pesquisa tem carÃter indutivo, pois, para observar as peculiaridades do fenÃmeno da dÃixis nas atividades de anÃlise linguÃstica, partimos de constataÃÃes particulares, fornecidas pela teoria de base e buscamos averiguar, no corpus selecionado, se o ensino dos mecanismos dÃiticos corrobora com a abordagem teÃrica na qual nos embasamos. Analisamos cinco coleÃÃes didÃticas, selecionadas no manual do Programa Nacional do Livro DidÃtico (PNLD), nestes livros destacamos e analisamos 29 atividades de anÃlise linguÃstica que tratam do ensino de pronomes pessoais e de tratamento. Na defesa por um ensino dos processos de referenciaÃÃo dÃitica que considere esses aspectos, assumimos a perspectiva de referenciaÃÃo defendida por Mondada e Dubois (2003), Cavalcante (2000, 2011), Koch (1993,2004), Beaugrande e Dressler (1981), Marcuschi (2008), Costa (2007). Com respeito à anÃlise das atividades, nos pautamos na teoria da competÃncia comunicativa suscitada por Habermas (1989), que dialoga com a abordagem de ensino sociocognitivo-discursiva, defendida por nÃs. A anÃlise nos mostra que alguns livros didÃticos do Ensino MÃdio adotam um tratamento essencialmente gramatical no tocante ao ensino das estruturas referenciais dÃiticas e tangenciam as funÃÃes enunciativas, que compÃem a essÃncia desses mecanismos. Dessa forma, atribuÃmos ao ensino de lÃngua portuguesa apresentado pelo livro didÃtico do Ensino MÃdio um carÃter, predominantemente, normativo da lÃngua, privilegiando esse aspecto em detrimento do carÃter funcional da linguagemhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16633application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:30:04Zmail@mail.com - |
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