Os exercÃcios de criaÃÃo de J.H. Koellreutter: um estudo de sua aplicaÃÃo na escola regular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcos Paulo Miranda LeÃo dos Santos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15453
Resumo: O presente trabalho versa sobre a importÃncia da criaÃÃo para o aprendizado musical dos estudantes. Partimos da problemÃtica: como os exercÃcios de criaÃÃo musical propostos por Koellreutter seriam aceitos pelos estudantes de uma escola municipal? Os exercÃcios conseguiriam atingir os objetivos previstos? A proposta de Koellreutter se adequaria à estrutura fÃsica peculiar de uma escola pÃblica de ensino fundamental? Algumas publicaÃÃes jà abordaram a importÃncia de atividades composicionais para o desenvolvimento integral, mas ainda existe carÃncia no meio acadÃmico de estudos voltados para exercÃcios de criaÃÃo e o seu reflexo no desenvolvimento de crianÃas e jovens. Apesar de autores renomados, como Schafer, Gainza, Beineke, Swanwick, Moraes, jà abordarem a importÃncia da educaÃÃo calcada na criaÃÃo musical, nos detivemos nos exercÃcios de criaÃÃo propostos pelo compositor e educador J. H. Koellreutter. Tivemos como objetivo investigar se as atividades poderiam contribuir para processos de musicalizaÃÃo quando inseridas em ambiente escolar. Elegemos, como campo de estudo, a turma B do 6 ano da Escola de Ensino Fundamental Jornalista Durval Aires, localizada no municÃpio de MaracanaÃ. Como metodologia, desenvolvemos, dentro da abordagem qualitativa, uma pesquisa-aÃÃo em que oito seÃÃes de atividades de criaÃÃo foram experienciadas com os estudantes. O registro dos encontros se deu por meio de gravaÃÃo audiovisual, alÃm da construÃÃo de um diÃrio de campo. Como resultados, percebemos que as atividades desenvolvidas por Koellreutter, mesmo com as dificuldades encontradas, foram bem-aceitas pelos estudantes e proporcionaram o prazer da execuÃÃo, da apreciaÃÃo e principalmente da criaÃÃo musical aos estudantes.
id UFC_e51e45c984a4e14a19adb2ceb93be24d
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:9981
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisOs exercÃcios de criaÃÃo de J.H. Koellreutter: um estudo de sua aplicaÃÃo na escola regularThe exercise of J.H. Koellreutter creation: an application your study in regular school2015-08-18Gerardo Silveira Viana Junior39217493368http://lattes.cnpq.br/3713032970984293Luiz Botelho Albuquerque00200220187Raimundo Oswald Cavalcante Barroso07443609353http://lattes.cnpq.br/456625135577449100069872309http://lattes.cnpq.br/6901622175449723Marcos Paulo Miranda LeÃo dos SantosUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRCriaÃÃo musical Koellreutter MÃsica na EscolaMusic creation Koellreutter Music at schoolENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULAO presente trabalho versa sobre a importÃncia da criaÃÃo para o aprendizado musical dos estudantes. Partimos da problemÃtica: como os exercÃcios de criaÃÃo musical propostos por Koellreutter seriam aceitos pelos estudantes de uma escola municipal? Os exercÃcios conseguiriam atingir os objetivos previstos? A proposta de Koellreutter se adequaria à estrutura fÃsica peculiar de uma escola pÃblica de ensino fundamental? Algumas publicaÃÃes jà abordaram a importÃncia de atividades composicionais para o desenvolvimento integral, mas ainda existe carÃncia no meio acadÃmico de estudos voltados para exercÃcios de criaÃÃo e o seu reflexo no desenvolvimento de crianÃas e jovens. Apesar de autores renomados, como Schafer, Gainza, Beineke, Swanwick, Moraes, jà abordarem a importÃncia da educaÃÃo calcada na criaÃÃo musical, nos detivemos nos exercÃcios de criaÃÃo propostos pelo compositor e educador J. H. Koellreutter. Tivemos como objetivo investigar se as atividades poderiam contribuir para processos de musicalizaÃÃo quando inseridas em ambiente escolar. Elegemos, como campo de estudo, a turma B do 6 ano da Escola de Ensino Fundamental Jornalista Durval Aires, localizada no municÃpio de MaracanaÃ. Como metodologia, desenvolvemos, dentro da abordagem qualitativa, uma pesquisa-aÃÃo em que oito seÃÃes de atividades de criaÃÃo foram experienciadas com os estudantes. O registro dos encontros se deu por meio de gravaÃÃo audiovisual, alÃm da construÃÃo de um diÃrio de campo. Como resultados, percebemos que as atividades desenvolvidas por Koellreutter, mesmo com as dificuldades encontradas, foram bem-aceitas pelos estudantes e proporcionaram o prazer da execuÃÃo, da apreciaÃÃo e principalmente da criaÃÃo musical aos estudantes.This paper relates with the importance of creation for the musical student learning. We start from the problem: How the musical creation exercises proposed by Koellreutter would be accepted by students from a public school? Would the exercises be able to achieve those goals? The proposed Koellreutter would fit the peculiar physical structure of a public elementary school? Some publications have addressed the importance of compositional activities to integrate the development, but there is still a lack in academic studies aimed to create exercises and their reflection in the development of children and youth. However, renowned authors such as Schafer, Gainza, Beineke, Swanwick, Moraes, have already been addressing the importance of education grounded in musical creation, we restrain ourselves in the creation exercises proposed by the composer and educator JH Koellreutter. Our objective was to investigate whether the activities could contribute to music education processes when inserted in the school environment. The B class of the 6th grade of the Primary School Journalista Durval Aires, located in Maracanaà was elected as a field of study. The methodology developed within the qualitative approach, an action/research, in which, eight creative activities sections were experienced with the students. The record of the meetings was through audiovisual recording, besides the construction of a diary. As a result, we realized that the activities developed by Koellreutter, even with the difficulties encountered, were well accepted by the students and it was provided to them the pleasure of performing, appreciation and especially the music-making students.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15453application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:28:37Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Os exercÃcios de criaÃÃo de J.H. Koellreutter: um estudo de sua aplicaÃÃo na escola regular
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The exercise of J.H. Koellreutter creation: an application your study in regular school
title Os exercÃcios de criaÃÃo de J.H. Koellreutter: um estudo de sua aplicaÃÃo na escola regular
spellingShingle Os exercÃcios de criaÃÃo de J.H. Koellreutter: um estudo de sua aplicaÃÃo na escola regular
Marcos Paulo Miranda LeÃo dos Santos
CriaÃÃo musical
Koellreutter
MÃsica na Escola
Music creation
Koellreutter
Music at school
ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA
title_short Os exercÃcios de criaÃÃo de J.H. Koellreutter: um estudo de sua aplicaÃÃo na escola regular
title_full Os exercÃcios de criaÃÃo de J.H. Koellreutter: um estudo de sua aplicaÃÃo na escola regular
title_fullStr Os exercÃcios de criaÃÃo de J.H. Koellreutter: um estudo de sua aplicaÃÃo na escola regular
title_full_unstemmed Os exercÃcios de criaÃÃo de J.H. Koellreutter: um estudo de sua aplicaÃÃo na escola regular
title_sort Os exercÃcios de criaÃÃo de J.H. Koellreutter: um estudo de sua aplicaÃÃo na escola regular
author Marcos Paulo Miranda LeÃo dos Santos
author_facet Marcos Paulo Miranda LeÃo dos Santos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gerardo Silveira Viana Junior
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 39217493368
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3713032970984293
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Luiz Botelho Albuquerque
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 00200220187
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Raimundo Oswald Cavalcante Barroso
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 07443609353
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4566251355774491
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 00069872309
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6901622175449723
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcos Paulo Miranda LeÃo dos Santos
contributor_str_mv Gerardo Silveira Viana Junior
Luiz Botelho Albuquerque
Raimundo Oswald Cavalcante Barroso
dc.subject.por.fl_str_mv CriaÃÃo musical
Koellreutter
MÃsica na Escola
topic CriaÃÃo musical
Koellreutter
MÃsica na Escola
Music creation
Koellreutter
Music at school
ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA
dc.subject.eng.fl_str_mv Music creation
Koellreutter
Music at school
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O presente trabalho versa sobre a importÃncia da criaÃÃo para o aprendizado musical dos estudantes. Partimos da problemÃtica: como os exercÃcios de criaÃÃo musical propostos por Koellreutter seriam aceitos pelos estudantes de uma escola municipal? Os exercÃcios conseguiriam atingir os objetivos previstos? A proposta de Koellreutter se adequaria à estrutura fÃsica peculiar de uma escola pÃblica de ensino fundamental? Algumas publicaÃÃes jà abordaram a importÃncia de atividades composicionais para o desenvolvimento integral, mas ainda existe carÃncia no meio acadÃmico de estudos voltados para exercÃcios de criaÃÃo e o seu reflexo no desenvolvimento de crianÃas e jovens. Apesar de autores renomados, como Schafer, Gainza, Beineke, Swanwick, Moraes, jà abordarem a importÃncia da educaÃÃo calcada na criaÃÃo musical, nos detivemos nos exercÃcios de criaÃÃo propostos pelo compositor e educador J. H. Koellreutter. Tivemos como objetivo investigar se as atividades poderiam contribuir para processos de musicalizaÃÃo quando inseridas em ambiente escolar. Elegemos, como campo de estudo, a turma B do 6 ano da Escola de Ensino Fundamental Jornalista Durval Aires, localizada no municÃpio de MaracanaÃ. Como metodologia, desenvolvemos, dentro da abordagem qualitativa, uma pesquisa-aÃÃo em que oito seÃÃes de atividades de criaÃÃo foram experienciadas com os estudantes. O registro dos encontros se deu por meio de gravaÃÃo audiovisual, alÃm da construÃÃo de um diÃrio de campo. Como resultados, percebemos que as atividades desenvolvidas por Koellreutter, mesmo com as dificuldades encontradas, foram bem-aceitas pelos estudantes e proporcionaram o prazer da execuÃÃo, da apreciaÃÃo e principalmente da criaÃÃo musical aos estudantes.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This paper relates with the importance of creation for the musical student learning. We start from the problem: How the musical creation exercises proposed by Koellreutter would be accepted by students from a public school? Would the exercises be able to achieve those goals? The proposed Koellreutter would fit the peculiar physical structure of a public elementary school? Some publications have addressed the importance of compositional activities to integrate the development, but there is still a lack in academic studies aimed to create exercises and their reflection in the development of children and youth. However, renowned authors such as Schafer, Gainza, Beineke, Swanwick, Moraes, have already been addressing the importance of education grounded in musical creation, we restrain ourselves in the creation exercises proposed by the composer and educator JH Koellreutter. Our objective was to investigate whether the activities could contribute to music education processes when inserted in the school environment. The B class of the 6th grade of the Primary School Journalista Durval Aires, located in Maracanaà was elected as a field of study. The methodology developed within the qualitative approach, an action/research, in which, eight creative activities sections were experienced with the students. The record of the meetings was through audiovisual recording, besides the construction of a diary. As a result, we realized that the activities developed by Koellreutter, even with the difficulties encountered, were well accepted by the students and it was provided to them the pleasure of performing, appreciation and especially the music-making students.
description O presente trabalho versa sobre a importÃncia da criaÃÃo para o aprendizado musical dos estudantes. Partimos da problemÃtica: como os exercÃcios de criaÃÃo musical propostos por Koellreutter seriam aceitos pelos estudantes de uma escola municipal? Os exercÃcios conseguiriam atingir os objetivos previstos? A proposta de Koellreutter se adequaria à estrutura fÃsica peculiar de uma escola pÃblica de ensino fundamental? Algumas publicaÃÃes jà abordaram a importÃncia de atividades composicionais para o desenvolvimento integral, mas ainda existe carÃncia no meio acadÃmico de estudos voltados para exercÃcios de criaÃÃo e o seu reflexo no desenvolvimento de crianÃas e jovens. Apesar de autores renomados, como Schafer, Gainza, Beineke, Swanwick, Moraes, jà abordarem a importÃncia da educaÃÃo calcada na criaÃÃo musical, nos detivemos nos exercÃcios de criaÃÃo propostos pelo compositor e educador J. H. Koellreutter. Tivemos como objetivo investigar se as atividades poderiam contribuir para processos de musicalizaÃÃo quando inseridas em ambiente escolar. Elegemos, como campo de estudo, a turma B do 6 ano da Escola de Ensino Fundamental Jornalista Durval Aires, localizada no municÃpio de MaracanaÃ. Como metodologia, desenvolvemos, dentro da abordagem qualitativa, uma pesquisa-aÃÃo em que oito seÃÃes de atividades de criaÃÃo foram experienciadas com os estudantes. O registro dos encontros se deu por meio de gravaÃÃo audiovisual, alÃm da construÃÃo de um diÃrio de campo. Como resultados, percebemos que as atividades desenvolvidas por Koellreutter, mesmo com as dificuldades encontradas, foram bem-aceitas pelos estudantes e proporcionaram o prazer da execuÃÃo, da apreciaÃÃo e principalmente da criaÃÃo musical aos estudantes.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-08-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15453
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15453
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295211309236224