Os exercÃcios de criaÃÃo de J.H. Koellreutter: um estudo de sua aplicaÃÃo na escola regular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15453 |
Resumo: | O presente trabalho versa sobre a importÃncia da criaÃÃo para o aprendizado musical dos estudantes. Partimos da problemÃtica: como os exercÃcios de criaÃÃo musical propostos por Koellreutter seriam aceitos pelos estudantes de uma escola municipal? Os exercÃcios conseguiriam atingir os objetivos previstos? A proposta de Koellreutter se adequaria à estrutura fÃsica peculiar de uma escola pÃblica de ensino fundamental? Algumas publicaÃÃes jà abordaram a importÃncia de atividades composicionais para o desenvolvimento integral, mas ainda existe carÃncia no meio acadÃmico de estudos voltados para exercÃcios de criaÃÃo e o seu reflexo no desenvolvimento de crianÃas e jovens. Apesar de autores renomados, como Schafer, Gainza, Beineke, Swanwick, Moraes, jà abordarem a importÃncia da educaÃÃo calcada na criaÃÃo musical, nos detivemos nos exercÃcios de criaÃÃo propostos pelo compositor e educador J. H. Koellreutter. Tivemos como objetivo investigar se as atividades poderiam contribuir para processos de musicalizaÃÃo quando inseridas em ambiente escolar. Elegemos, como campo de estudo, a turma B do 6 ano da Escola de Ensino Fundamental Jornalista Durval Aires, localizada no municÃpio de MaracanaÃ. Como metodologia, desenvolvemos, dentro da abordagem qualitativa, uma pesquisa-aÃÃo em que oito seÃÃes de atividades de criaÃÃo foram experienciadas com os estudantes. O registro dos encontros se deu por meio de gravaÃÃo audiovisual, alÃm da construÃÃo de um diÃrio de campo. Como resultados, percebemos que as atividades desenvolvidas por Koellreutter, mesmo com as dificuldades encontradas, foram bem-aceitas pelos estudantes e proporcionaram o prazer da execuÃÃo, da apreciaÃÃo e principalmente da criaÃÃo musical aos estudantes. |
id |
UFC_e51e45c984a4e14a19adb2ceb93be24d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:9981 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisOs exercÃcios de criaÃÃo de J.H. Koellreutter: um estudo de sua aplicaÃÃo na escola regularThe exercise of J.H. Koellreutter creation: an application your study in regular school2015-08-18Gerardo Silveira Viana Junior39217493368http://lattes.cnpq.br/3713032970984293Luiz Botelho Albuquerque00200220187Raimundo Oswald Cavalcante Barroso07443609353http://lattes.cnpq.br/456625135577449100069872309http://lattes.cnpq.br/6901622175449723Marcos Paulo Miranda LeÃo dos SantosUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRCriaÃÃo musical Koellreutter MÃsica na EscolaMusic creation Koellreutter Music at schoolENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULAO presente trabalho versa sobre a importÃncia da criaÃÃo para o aprendizado musical dos estudantes. Partimos da problemÃtica: como os exercÃcios de criaÃÃo musical propostos por Koellreutter seriam aceitos pelos estudantes de uma escola municipal? Os exercÃcios conseguiriam atingir os objetivos previstos? A proposta de Koellreutter se adequaria à estrutura fÃsica peculiar de uma escola pÃblica de ensino fundamental? Algumas publicaÃÃes jà abordaram a importÃncia de atividades composicionais para o desenvolvimento integral, mas ainda existe carÃncia no meio acadÃmico de estudos voltados para exercÃcios de criaÃÃo e o seu reflexo no desenvolvimento de crianÃas e jovens. Apesar de autores renomados, como Schafer, Gainza, Beineke, Swanwick, Moraes, jà abordarem a importÃncia da educaÃÃo calcada na criaÃÃo musical, nos detivemos nos exercÃcios de criaÃÃo propostos pelo compositor e educador J. H. Koellreutter. Tivemos como objetivo investigar se as atividades poderiam contribuir para processos de musicalizaÃÃo quando inseridas em ambiente escolar. Elegemos, como campo de estudo, a turma B do 6 ano da Escola de Ensino Fundamental Jornalista Durval Aires, localizada no municÃpio de MaracanaÃ. Como metodologia, desenvolvemos, dentro da abordagem qualitativa, uma pesquisa-aÃÃo em que oito seÃÃes de atividades de criaÃÃo foram experienciadas com os estudantes. O registro dos encontros se deu por meio de gravaÃÃo audiovisual, alÃm da construÃÃo de um diÃrio de campo. Como resultados, percebemos que as atividades desenvolvidas por Koellreutter, mesmo com as dificuldades encontradas, foram bem-aceitas pelos estudantes e proporcionaram o prazer da execuÃÃo, da apreciaÃÃo e principalmente da criaÃÃo musical aos estudantes.This paper relates with the importance of creation for the musical student learning. We start from the problem: How the musical creation exercises proposed by Koellreutter would be accepted by students from a public school? Would the exercises be able to achieve those goals? The proposed Koellreutter would fit the peculiar physical structure of a public elementary school? Some publications have addressed the importance of compositional activities to integrate the development, but there is still a lack in academic studies aimed to create exercises and their reflection in the development of children and youth. However, renowned authors such as Schafer, Gainza, Beineke, Swanwick, Moraes, have already been addressing the importance of education grounded in musical creation, we restrain ourselves in the creation exercises proposed by the composer and educator JH Koellreutter. Our objective was to investigate whether the activities could contribute to music education processes when inserted in the school environment. The B class of the 6th grade of the Primary School Journalista Durval Aires, located in Maracanaà was elected as a field of study. The methodology developed within the qualitative approach, an action/research, in which, eight creative activities sections were experienced with the students. The record of the meetings was through audiovisual recording, besides the construction of a diary. As a result, we realized that the activities developed by Koellreutter, even with the difficulties encountered, were well accepted by the students and it was provided to them the pleasure of performing, appreciation and especially the music-making students.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15453application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:28:37Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Os exercÃcios de criaÃÃo de J.H. Koellreutter: um estudo de sua aplicaÃÃo na escola regular |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The exercise of J.H. Koellreutter creation: an application your study in regular school |
title |
Os exercÃcios de criaÃÃo de J.H. Koellreutter: um estudo de sua aplicaÃÃo na escola regular |
spellingShingle |
Os exercÃcios de criaÃÃo de J.H. Koellreutter: um estudo de sua aplicaÃÃo na escola regular Marcos Paulo Miranda LeÃo dos Santos CriaÃÃo musical Koellreutter MÃsica na Escola Music creation Koellreutter Music at school ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA |
title_short |
Os exercÃcios de criaÃÃo de J.H. Koellreutter: um estudo de sua aplicaÃÃo na escola regular |
title_full |
Os exercÃcios de criaÃÃo de J.H. Koellreutter: um estudo de sua aplicaÃÃo na escola regular |
title_fullStr |
Os exercÃcios de criaÃÃo de J.H. Koellreutter: um estudo de sua aplicaÃÃo na escola regular |
title_full_unstemmed |
Os exercÃcios de criaÃÃo de J.H. Koellreutter: um estudo de sua aplicaÃÃo na escola regular |
title_sort |
Os exercÃcios de criaÃÃo de J.H. Koellreutter: um estudo de sua aplicaÃÃo na escola regular |
author |
Marcos Paulo Miranda LeÃo dos Santos |
author_facet |
Marcos Paulo Miranda LeÃo dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gerardo Silveira Viana Junior |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
39217493368 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3713032970984293 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Luiz Botelho Albuquerque |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
00200220187 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Raimundo Oswald Cavalcante Barroso |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
07443609353 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4566251355774491 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
00069872309 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6901622175449723 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marcos Paulo Miranda LeÃo dos Santos |
contributor_str_mv |
Gerardo Silveira Viana Junior Luiz Botelho Albuquerque Raimundo Oswald Cavalcante Barroso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CriaÃÃo musical Koellreutter MÃsica na Escola |
topic |
CriaÃÃo musical Koellreutter MÃsica na Escola Music creation Koellreutter Music at school ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Music creation Koellreutter Music at school |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
nÃo hà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
O presente trabalho versa sobre a importÃncia da criaÃÃo para o aprendizado musical dos estudantes. Partimos da problemÃtica: como os exercÃcios de criaÃÃo musical propostos por Koellreutter seriam aceitos pelos estudantes de uma escola municipal? Os exercÃcios conseguiriam atingir os objetivos previstos? A proposta de Koellreutter se adequaria à estrutura fÃsica peculiar de uma escola pÃblica de ensino fundamental? Algumas publicaÃÃes jà abordaram a importÃncia de atividades composicionais para o desenvolvimento integral, mas ainda existe carÃncia no meio acadÃmico de estudos voltados para exercÃcios de criaÃÃo e o seu reflexo no desenvolvimento de crianÃas e jovens. Apesar de autores renomados, como Schafer, Gainza, Beineke, Swanwick, Moraes, jà abordarem a importÃncia da educaÃÃo calcada na criaÃÃo musical, nos detivemos nos exercÃcios de criaÃÃo propostos pelo compositor e educador J. H. Koellreutter. Tivemos como objetivo investigar se as atividades poderiam contribuir para processos de musicalizaÃÃo quando inseridas em ambiente escolar. Elegemos, como campo de estudo, a turma B do 6 ano da Escola de Ensino Fundamental Jornalista Durval Aires, localizada no municÃpio de MaracanaÃ. Como metodologia, desenvolvemos, dentro da abordagem qualitativa, uma pesquisa-aÃÃo em que oito seÃÃes de atividades de criaÃÃo foram experienciadas com os estudantes. O registro dos encontros se deu por meio de gravaÃÃo audiovisual, alÃm da construÃÃo de um diÃrio de campo. Como resultados, percebemos que as atividades desenvolvidas por Koellreutter, mesmo com as dificuldades encontradas, foram bem-aceitas pelos estudantes e proporcionaram o prazer da execuÃÃo, da apreciaÃÃo e principalmente da criaÃÃo musical aos estudantes. |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
This paper relates with the importance of creation for the musical student learning. We start from the problem: How the musical creation exercises proposed by Koellreutter would be accepted by students from a public school? Would the exercises be able to achieve those goals? The proposed Koellreutter would fit the peculiar physical structure of a public elementary school? Some publications have addressed the importance of compositional activities to integrate the development, but there is still a lack in academic studies aimed to create exercises and their reflection in the development of children and youth. However, renowned authors such as Schafer, Gainza, Beineke, Swanwick, Moraes, have already been addressing the importance of education grounded in musical creation, we restrain ourselves in the creation exercises proposed by the composer and educator JH Koellreutter. Our objective was to investigate whether the activities could contribute to music education processes when inserted in the school environment. The B class of the 6th grade of the Primary School Journalista Durval Aires, located in Maracanaà was elected as a field of study. The methodology developed within the qualitative approach, an action/research, in which, eight creative activities sections were experienced with the students. The record of the meetings was through audiovisual recording, besides the construction of a diary. As a result, we realized that the activities developed by Koellreutter, even with the difficulties encountered, were well accepted by the students and it was provided to them the pleasure of performing, appreciation and especially the music-making students. |
description |
O presente trabalho versa sobre a importÃncia da criaÃÃo para o aprendizado musical dos estudantes. Partimos da problemÃtica: como os exercÃcios de criaÃÃo musical propostos por Koellreutter seriam aceitos pelos estudantes de uma escola municipal? Os exercÃcios conseguiriam atingir os objetivos previstos? A proposta de Koellreutter se adequaria à estrutura fÃsica peculiar de uma escola pÃblica de ensino fundamental? Algumas publicaÃÃes jà abordaram a importÃncia de atividades composicionais para o desenvolvimento integral, mas ainda existe carÃncia no meio acadÃmico de estudos voltados para exercÃcios de criaÃÃo e o seu reflexo no desenvolvimento de crianÃas e jovens. Apesar de autores renomados, como Schafer, Gainza, Beineke, Swanwick, Moraes, jà abordarem a importÃncia da educaÃÃo calcada na criaÃÃo musical, nos detivemos nos exercÃcios de criaÃÃo propostos pelo compositor e educador J. H. Koellreutter. Tivemos como objetivo investigar se as atividades poderiam contribuir para processos de musicalizaÃÃo quando inseridas em ambiente escolar. Elegemos, como campo de estudo, a turma B do 6 ano da Escola de Ensino Fundamental Jornalista Durval Aires, localizada no municÃpio de MaracanaÃ. Como metodologia, desenvolvemos, dentro da abordagem qualitativa, uma pesquisa-aÃÃo em que oito seÃÃes de atividades de criaÃÃo foram experienciadas com os estudantes. O registro dos encontros se deu por meio de gravaÃÃo audiovisual, alÃm da construÃÃo de um diÃrio de campo. Como resultados, percebemos que as atividades desenvolvidas por Koellreutter, mesmo com as dificuldades encontradas, foram bem-aceitas pelos estudantes e proporcionaram o prazer da execuÃÃo, da apreciaÃÃo e principalmente da criaÃÃo musical aos estudantes. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-08-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15453 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15453 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295211309236224 |