Estudo Experimental de Misturas Solo-EmulsÃo Aplicado Ãs Rodovias do AgropÃlo do Baixo Jaguaribe/Estado do CearÃ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lilian Medeiros Gondim
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2452
Resumo: Diante da retomada do crescimento do agronegÃcio do AgropÃlo do Baixo Jaguaribe, a melhoria da malha viÃria da regiÃo tornou-se imprescindÃvel. No entanto, o baixo volume de trÃfego registrado nas rodovias locais, a baixa qualidade dos materiais ocorrentes na regiÃo e os parcos recursos disponÃveis para investimentos em infra-estrutura, inviabilizam economicamente os empreendimentos rodoviÃrios. Tornou-se entÃo necessÃria a busca por soluÃÃes alternativas que reduzam os custos de implementaÃÃo e melhoria de pavimentos. Acredita-se que a adiÃÃo de emulsÃo asfÃltica aos solos ocorrentes na regiÃo, devido Ãs suas propriedades aglutinantes e impermeabilizantes, pode constituir-se em uma dessas alternativas. O objetivo deste trabalho foi avaliar a viabilidade tÃcnica da estabilizaÃÃo betuminosa de solos ocorrentes no AgropÃlo do Baixo Jaguaribe, no Estado do CearÃ, para o emprego em camadas de base de rodovias. Para tanto, foram selecionados trÃs solos da regiÃo para o estudo da estabilizaÃÃo com a adiÃÃo da emulsÃo asfÃltica de ruptura lenta (RL-1C). As variÃveis investigadas foram o teor de emulsÃo aplicado (2%, 5% e 8%), o tempo de cura seca ao ar livre (sem cura, 7 dias e 28 dias de cura), e a forma de distribuiÃÃo da emulsÃo (distribuiÃÃo uniforme ou em gradiente decrescente com a profundidade). As misturas solo-emulsÃo foram submetidas à avaliaÃÃo da resistÃncia mecÃnica (por meio dos ensaios de resistÃncia à compressÃo simples, resistÃncia à traÃÃo por compressÃo diametral, Ãndice de Suporte CalifÃrnia e mÃdulo de resiliÃncia) e à avaliaÃÃo da resistÃncia ao desgaste e à abrasÃo (por meio dos ensaios adaptados Loaded Wheel Test â LWT e Wet Track Abrasion Test â WTAT). Foi observado que a estabilizaÃÃo betuminosa promoveu incrementos de resistÃncia das amostras de solos estudadas, sendo essa resistÃncia dependente da umidade residual dos corpos de prova no momento da realizaÃÃo do ensaio. Os resultados indicaram tambÃm que a adiÃÃo de emulsÃo asfÃltica tem efeitos distintos para os vÃrios tipos de solos, sendo que a quantidade de sÃlica presente nas amostras parece influenciar a qualidade das misturas solo-emulsÃo. Conclui-se, à luz dos ensaios realizados, que algumas amostras de solos ocorrentes na RegiÃo do Baixo Jaguaribe podem ser satisfatoriamente estabilizadas com emulsÃo asfÃltica.
id UFC_eecf6574771c3e1df343fc1199c92c70
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:2224
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEstudo Experimental de Misturas Solo-EmulsÃo Aplicado Ãs Rodovias do AgropÃlo do Baixo Jaguaribe/Estado do CearÃExperimental Study of Soil-Emulsion Mixtures Applied to the Highways of the Agricultural Pole of Baixo Jaguaribe/Cearà State2008-10-00Suelly Helena de AraÃjo Barroso41689054387Jorge Barbosa Soares41441575391Glauco TÃlio Pessa Fabbri020 239 2686662271997372Lilian Medeiros GondimUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em Engenharia de Transportes-PETRANUFCBRAgropÃlo do Baixo Jaguaribe EmulsÃo AsfÃltica EstabilizaÃÃo Betuminosa Solo-EmulsÃoAgricultural Pole of Baixo Jaguaribe Asphalt Emulsion Bituminous Stabilization Soil-EmulsionVIAS DE TRANSPORTEDiante da retomada do crescimento do agronegÃcio do AgropÃlo do Baixo Jaguaribe, a melhoria da malha viÃria da regiÃo tornou-se imprescindÃvel. No entanto, o baixo volume de trÃfego registrado nas rodovias locais, a baixa qualidade dos materiais ocorrentes na regiÃo e os parcos recursos disponÃveis para investimentos em infra-estrutura, inviabilizam economicamente os empreendimentos rodoviÃrios. Tornou-se entÃo necessÃria a busca por soluÃÃes alternativas que reduzam os custos de implementaÃÃo e melhoria de pavimentos. Acredita-se que a adiÃÃo de emulsÃo asfÃltica aos solos ocorrentes na regiÃo, devido Ãs suas propriedades aglutinantes e impermeabilizantes, pode constituir-se em uma dessas alternativas. O objetivo deste trabalho foi avaliar a viabilidade tÃcnica da estabilizaÃÃo betuminosa de solos ocorrentes no AgropÃlo do Baixo Jaguaribe, no Estado do CearÃ, para o emprego em camadas de base de rodovias. Para tanto, foram selecionados trÃs solos da regiÃo para o estudo da estabilizaÃÃo com a adiÃÃo da emulsÃo asfÃltica de ruptura lenta (RL-1C). As variÃveis investigadas foram o teor de emulsÃo aplicado (2%, 5% e 8%), o tempo de cura seca ao ar livre (sem cura, 7 dias e 28 dias de cura), e a forma de distribuiÃÃo da emulsÃo (distribuiÃÃo uniforme ou em gradiente decrescente com a profundidade). As misturas solo-emulsÃo foram submetidas à avaliaÃÃo da resistÃncia mecÃnica (por meio dos ensaios de resistÃncia à compressÃo simples, resistÃncia à traÃÃo por compressÃo diametral, Ãndice de Suporte CalifÃrnia e mÃdulo de resiliÃncia) e à avaliaÃÃo da resistÃncia ao desgaste e à abrasÃo (por meio dos ensaios adaptados Loaded Wheel Test â LWT e Wet Track Abrasion Test â WTAT). Foi observado que a estabilizaÃÃo betuminosa promoveu incrementos de resistÃncia das amostras de solos estudadas, sendo essa resistÃncia dependente da umidade residual dos corpos de prova no momento da realizaÃÃo do ensaio. Os resultados indicaram tambÃm que a adiÃÃo de emulsÃo asfÃltica tem efeitos distintos para os vÃrios tipos de solos, sendo que a quantidade de sÃlica presente nas amostras parece influenciar a qualidade das misturas solo-emulsÃo. Conclui-se, à luz dos ensaios realizados, que algumas amostras de solos ocorrentes na RegiÃo do Baixo Jaguaribe podem ser satisfatoriamente estabilizadas com emulsÃo asfÃltica. Taking into account that the agribusiness of Baixo Jaguaribeâs Agricultural Pole is developing again, it is essential to improve the road network of the area. However, the low traffic volume observed in the local highways, the low quality of the materials in the area and the limited available resources to invest on infrastructure make the road constructions economically unfeasible. Therefore, it became necessary to search for alternative solutions that reduce the implementation costs and improve pavements. It is considered that the addition of asphalt emulsion to the soils in the area can be one of those alternatives, due to its agglutinative and waterproof properties. The objective of this work was to evaluate the technical viability of the bituminous stabilization of soils occurring in the Agricultural Pole of Baixo Jaguaribe, in the State of CearÃ, to be used in base layers of highways. For that purpose, it was selected three soils on the area to the study of the stabilization with the addition of a cationic slow setting asphalt emulsion. The variables investigated were the rate of emulsion applied (2%, 5% and 8%), the open air dry curing time (without cure, 7 days and 28 days), and the emulsion distribution (uniform distribution or in decreasing gradient with depth). The soil-emulsion mixtures were evaluated regarding their mechanical resistance (through the compression strength test, diametrical compression test, California Bearing Ratio and the resilience modulus test) and their resistance to wearing and abrasion (through the adapted tests Loaded Wheel Test - LWT and Wet Track Abrasion Test - WTAT). It was observed that the bituminous stabilization produced an increase in the resistance of the soil samples studied, that resistance being dependent on the residual humidity of the test specimens in the moment of test conduction. The results also indicated that the addition of asphalt emulsion has different effects for the several types of soils, so that the amount of silica present in the samples seems to influence the quality of the soil-emulsion mixtures. According to the tests carried out, it was concluded that some samples of soils present in the area of Baixo Jaguaribe can be satisfactorily stabilized with asphalt emulsion.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2452application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:15:43Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Estudo Experimental de Misturas Solo-EmulsÃo Aplicado Ãs Rodovias do AgropÃlo do Baixo Jaguaribe/Estado do CearÃ
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Experimental Study of Soil-Emulsion Mixtures Applied to the Highways of the Agricultural Pole of Baixo Jaguaribe/Cearà State
title Estudo Experimental de Misturas Solo-EmulsÃo Aplicado Ãs Rodovias do AgropÃlo do Baixo Jaguaribe/Estado do CearÃ
spellingShingle Estudo Experimental de Misturas Solo-EmulsÃo Aplicado Ãs Rodovias do AgropÃlo do Baixo Jaguaribe/Estado do CearÃ
Lilian Medeiros Gondim
AgropÃlo do Baixo Jaguaribe
EmulsÃo AsfÃltica
EstabilizaÃÃo Betuminosa
Solo-EmulsÃo
Agricultural Pole of Baixo Jaguaribe
Asphalt Emulsion
Bituminous Stabilization
Soil-Emulsion
VIAS DE TRANSPORTE
title_short Estudo Experimental de Misturas Solo-EmulsÃo Aplicado Ãs Rodovias do AgropÃlo do Baixo Jaguaribe/Estado do CearÃ
title_full Estudo Experimental de Misturas Solo-EmulsÃo Aplicado Ãs Rodovias do AgropÃlo do Baixo Jaguaribe/Estado do CearÃ
title_fullStr Estudo Experimental de Misturas Solo-EmulsÃo Aplicado Ãs Rodovias do AgropÃlo do Baixo Jaguaribe/Estado do CearÃ
title_full_unstemmed Estudo Experimental de Misturas Solo-EmulsÃo Aplicado Ãs Rodovias do AgropÃlo do Baixo Jaguaribe/Estado do CearÃ
title_sort Estudo Experimental de Misturas Solo-EmulsÃo Aplicado Ãs Rodovias do AgropÃlo do Baixo Jaguaribe/Estado do CearÃ
author Lilian Medeiros Gondim
author_facet Lilian Medeiros Gondim
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Suelly Helena de AraÃjo Barroso
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 41689054387
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Jorge Barbosa Soares
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 41441575391
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Glauco TÃlio Pessa Fabbri
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 020 239 26866
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 62271997372
dc.contributor.author.fl_str_mv Lilian Medeiros Gondim
contributor_str_mv Suelly Helena de AraÃjo Barroso
Jorge Barbosa Soares
Glauco TÃlio Pessa Fabbri
dc.subject.por.fl_str_mv AgropÃlo do Baixo Jaguaribe
EmulsÃo AsfÃltica
EstabilizaÃÃo Betuminosa
Solo-EmulsÃo
topic AgropÃlo do Baixo Jaguaribe
EmulsÃo AsfÃltica
EstabilizaÃÃo Betuminosa
Solo-EmulsÃo
Agricultural Pole of Baixo Jaguaribe
Asphalt Emulsion
Bituminous Stabilization
Soil-Emulsion
VIAS DE TRANSPORTE
dc.subject.eng.fl_str_mv Agricultural Pole of Baixo Jaguaribe
Asphalt Emulsion
Bituminous Stabilization
Soil-Emulsion
dc.subject.cnpq.fl_str_mv VIAS DE TRANSPORTE
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Diante da retomada do crescimento do agronegÃcio do AgropÃlo do Baixo Jaguaribe, a melhoria da malha viÃria da regiÃo tornou-se imprescindÃvel. No entanto, o baixo volume de trÃfego registrado nas rodovias locais, a baixa qualidade dos materiais ocorrentes na regiÃo e os parcos recursos disponÃveis para investimentos em infra-estrutura, inviabilizam economicamente os empreendimentos rodoviÃrios. Tornou-se entÃo necessÃria a busca por soluÃÃes alternativas que reduzam os custos de implementaÃÃo e melhoria de pavimentos. Acredita-se que a adiÃÃo de emulsÃo asfÃltica aos solos ocorrentes na regiÃo, devido Ãs suas propriedades aglutinantes e impermeabilizantes, pode constituir-se em uma dessas alternativas. O objetivo deste trabalho foi avaliar a viabilidade tÃcnica da estabilizaÃÃo betuminosa de solos ocorrentes no AgropÃlo do Baixo Jaguaribe, no Estado do CearÃ, para o emprego em camadas de base de rodovias. Para tanto, foram selecionados trÃs solos da regiÃo para o estudo da estabilizaÃÃo com a adiÃÃo da emulsÃo asfÃltica de ruptura lenta (RL-1C). As variÃveis investigadas foram o teor de emulsÃo aplicado (2%, 5% e 8%), o tempo de cura seca ao ar livre (sem cura, 7 dias e 28 dias de cura), e a forma de distribuiÃÃo da emulsÃo (distribuiÃÃo uniforme ou em gradiente decrescente com a profundidade). As misturas solo-emulsÃo foram submetidas à avaliaÃÃo da resistÃncia mecÃnica (por meio dos ensaios de resistÃncia à compressÃo simples, resistÃncia à traÃÃo por compressÃo diametral, Ãndice de Suporte CalifÃrnia e mÃdulo de resiliÃncia) e à avaliaÃÃo da resistÃncia ao desgaste e à abrasÃo (por meio dos ensaios adaptados Loaded Wheel Test â LWT e Wet Track Abrasion Test â WTAT). Foi observado que a estabilizaÃÃo betuminosa promoveu incrementos de resistÃncia das amostras de solos estudadas, sendo essa resistÃncia dependente da umidade residual dos corpos de prova no momento da realizaÃÃo do ensaio. Os resultados indicaram tambÃm que a adiÃÃo de emulsÃo asfÃltica tem efeitos distintos para os vÃrios tipos de solos, sendo que a quantidade de sÃlica presente nas amostras parece influenciar a qualidade das misturas solo-emulsÃo. Conclui-se, à luz dos ensaios realizados, que algumas amostras de solos ocorrentes na RegiÃo do Baixo Jaguaribe podem ser satisfatoriamente estabilizadas com emulsÃo asfÃltica.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv Taking into account that the agribusiness of Baixo Jaguaribeâs Agricultural Pole is developing again, it is essential to improve the road network of the area. However, the low traffic volume observed in the local highways, the low quality of the materials in the area and the limited available resources to invest on infrastructure make the road constructions economically unfeasible. Therefore, it became necessary to search for alternative solutions that reduce the implementation costs and improve pavements. It is considered that the addition of asphalt emulsion to the soils in the area can be one of those alternatives, due to its agglutinative and waterproof properties. The objective of this work was to evaluate the technical viability of the bituminous stabilization of soils occurring in the Agricultural Pole of Baixo Jaguaribe, in the State of CearÃ, to be used in base layers of highways. For that purpose, it was selected three soils on the area to the study of the stabilization with the addition of a cationic slow setting asphalt emulsion. The variables investigated were the rate of emulsion applied (2%, 5% and 8%), the open air dry curing time (without cure, 7 days and 28 days), and the emulsion distribution (uniform distribution or in decreasing gradient with depth). The soil-emulsion mixtures were evaluated regarding their mechanical resistance (through the compression strength test, diametrical compression test, California Bearing Ratio and the resilience modulus test) and their resistance to wearing and abrasion (through the adapted tests Loaded Wheel Test - LWT and Wet Track Abrasion Test - WTAT). It was observed that the bituminous stabilization produced an increase in the resistance of the soil samples studied, that resistance being dependent on the residual humidity of the test specimens in the moment of test conduction. The results also indicated that the addition of asphalt emulsion has different effects for the several types of soils, so that the amount of silica present in the samples seems to influence the quality of the soil-emulsion mixtures. According to the tests carried out, it was concluded that some samples of soils present in the area of Baixo Jaguaribe can be satisfactorily stabilized with asphalt emulsion.
description Diante da retomada do crescimento do agronegÃcio do AgropÃlo do Baixo Jaguaribe, a melhoria da malha viÃria da regiÃo tornou-se imprescindÃvel. No entanto, o baixo volume de trÃfego registrado nas rodovias locais, a baixa qualidade dos materiais ocorrentes na regiÃo e os parcos recursos disponÃveis para investimentos em infra-estrutura, inviabilizam economicamente os empreendimentos rodoviÃrios. Tornou-se entÃo necessÃria a busca por soluÃÃes alternativas que reduzam os custos de implementaÃÃo e melhoria de pavimentos. Acredita-se que a adiÃÃo de emulsÃo asfÃltica aos solos ocorrentes na regiÃo, devido Ãs suas propriedades aglutinantes e impermeabilizantes, pode constituir-se em uma dessas alternativas. O objetivo deste trabalho foi avaliar a viabilidade tÃcnica da estabilizaÃÃo betuminosa de solos ocorrentes no AgropÃlo do Baixo Jaguaribe, no Estado do CearÃ, para o emprego em camadas de base de rodovias. Para tanto, foram selecionados trÃs solos da regiÃo para o estudo da estabilizaÃÃo com a adiÃÃo da emulsÃo asfÃltica de ruptura lenta (RL-1C). As variÃveis investigadas foram o teor de emulsÃo aplicado (2%, 5% e 8%), o tempo de cura seca ao ar livre (sem cura, 7 dias e 28 dias de cura), e a forma de distribuiÃÃo da emulsÃo (distribuiÃÃo uniforme ou em gradiente decrescente com a profundidade). As misturas solo-emulsÃo foram submetidas à avaliaÃÃo da resistÃncia mecÃnica (por meio dos ensaios de resistÃncia à compressÃo simples, resistÃncia à traÃÃo por compressÃo diametral, Ãndice de Suporte CalifÃrnia e mÃdulo de resiliÃncia) e à avaliaÃÃo da resistÃncia ao desgaste e à abrasÃo (por meio dos ensaios adaptados Loaded Wheel Test â LWT e Wet Track Abrasion Test â WTAT). Foi observado que a estabilizaÃÃo betuminosa promoveu incrementos de resistÃncia das amostras de solos estudadas, sendo essa resistÃncia dependente da umidade residual dos corpos de prova no momento da realizaÃÃo do ensaio. Os resultados indicaram tambÃm que a adiÃÃo de emulsÃo asfÃltica tem efeitos distintos para os vÃrios tipos de solos, sendo que a quantidade de sÃlica presente nas amostras parece influenciar a qualidade das misturas solo-emulsÃo. Conclui-se, à luz dos ensaios realizados, que algumas amostras de solos ocorrentes na RegiÃo do Baixo Jaguaribe podem ser satisfatoriamente estabilizadas com emulsÃo asfÃltica.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-10-00
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2452
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2452
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Engenharia de Transportes-PETRAN
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295126532915200