SequÃncia Fedathi e aprendizagem cooperativa no ensino de matemÃtica: reflexÃes metodolÃgicas sobre a postura docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20174 |
Resumo: | nÃo hà |
id |
UFC_f4150485f532eedc8bb070728e031a90 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:12504 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSequÃncia Fedathi e aprendizagem cooperativa no ensino de matemÃtica: reflexÃes metodolÃgicas sobre a postura docenteFedathi Sequence and cooperative learning in mathematics teaching: methodological reflections on teaching posture2017-09-01Maria Josà Costa dos Santos26779617334http://lattes.cnpq.br/3144508981197442Herminio Borges Neto01362062391Ivoneide Pinheiro de Lima36301698304http://lattes.cnpq.br/478348381880918083970134315http://lattes.cnpq.br/9999977473387311Iliane Maria Pimenta RodriguesUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRSequÃncia Fedathi Aprendizagem Cooperativa FormaÃÃo docente Ensino de MatemÃticaFedathi sequence Cooperative Learning Teacher training Mathematics TeachingEDUCACAOnÃo hÃA presente pesquisa aborda a SequÃncia Fedathi e a Aprendizagem Cooperativa como propostas teÃrico-metodolÃgica-formativas para o ensino de MatemÃtica no ensino mÃdio, a partir de uma anÃlise sobre a postura do professor na aula de MatemÃtica, objeto principal desta pesquisa. Destaca-se de um lado a SequÃncia Fedathi, como uma metodologia de formaÃÃo docente, que considera preliminarmente, a anÃlise teÃrica e a anÃlise ambiental, na qual apresenta quatro fases: tomada de posiÃÃo, maturaÃÃo, soluÃÃo e prova. De outro lado, a Aprendizagem Cooperativa se configura como uma metodologia baseada em cinco elementos: interdependÃncia positiva, responsabilidade individual, interaÃÃo promotora, competÃncias sociais e processamento de grupo. Objetiva-se com esse estudo apresentar as metodologias SequÃncia Fedathi e Aprendizagem Cooperativa a partir da anÃlise sobre uma formaÃÃo docente, a fim de discutir seus contributos para a docÃncia de MatemÃtica. Para a fundamentaÃÃo teÃrica e metodolÃgica, esta pesquisa apoia-se nas ideias de Borges Neto (2013, 2017), Santos (2007), Sousa (2005, 2013, 2015), Pinheiro (2016), alÃm de Johnson, Johnson e Smith (1991), Johnson, Johnson e Holubec (1993, 1998), Lopes e Silva (2009). A pesquisa tem como lÃcus de sua prÃtica uma escola estadual de ensino regular, do municÃpio de Caucaia-CearÃ, e para anÃlise de dados foram adotados os pressupostos da pesquisa qualitativa, por meio de instrumentos formativos a serem detalhados ao longo do texto. Para coleta de dados, foi necessÃrio: (a) estudos para aprofundamento teÃrico; (b) observaÃÃo da professora em sala de aula; (c) elaboraÃÃo da proposta de formaÃÃo; (d) formaÃÃo da professora a partir das metodologias propostas; (e) observaÃÃo da postura da professora apÃs a formaÃÃo; e, f) coleta, categorizaÃÃo e anÃlise dos dados obtidos na formaÃÃo e observaÃÃo. Os resultados analisados apontam as implicaÃÃes das duas metodologias empregadas ao Ensino de MatemÃtica, principalmente no que concerne ao comportamento do professor e na organizaÃÃo do planejamento. Considera-se que tal pesquisa mostrou-se relevante no que se refere a proposta de formaÃÃo a partir do uso em conjunto das metodologias SequÃncia Fedathi (SF) e Aprendizagem Cooperativa (AC), tendo como consequÃncias a mudanÃa de postura do professor, revelando: (i) o comportamento de um professor de MatemÃtica reflexivo; (ii) mediador; e, (iii) incentivador de seus alunos, visando uma aprendizagem baseada na investigaÃÃo e na cooperaÃÃo.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20174application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:30Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
SequÃncia Fedathi e aprendizagem cooperativa no ensino de matemÃtica: reflexÃes metodolÃgicas sobre a postura docente |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Fedathi Sequence and cooperative learning in mathematics teaching: methodological reflections on teaching posture |
title |
SequÃncia Fedathi e aprendizagem cooperativa no ensino de matemÃtica: reflexÃes metodolÃgicas sobre a postura docente |
spellingShingle |
SequÃncia Fedathi e aprendizagem cooperativa no ensino de matemÃtica: reflexÃes metodolÃgicas sobre a postura docente Iliane Maria Pimenta Rodrigues SequÃncia Fedathi Aprendizagem Cooperativa FormaÃÃo docente Ensino de MatemÃtica Fedathi sequence Cooperative Learning Teacher training Mathematics Teaching EDUCACAO |
title_short |
SequÃncia Fedathi e aprendizagem cooperativa no ensino de matemÃtica: reflexÃes metodolÃgicas sobre a postura docente |
title_full |
SequÃncia Fedathi e aprendizagem cooperativa no ensino de matemÃtica: reflexÃes metodolÃgicas sobre a postura docente |
title_fullStr |
SequÃncia Fedathi e aprendizagem cooperativa no ensino de matemÃtica: reflexÃes metodolÃgicas sobre a postura docente |
title_full_unstemmed |
SequÃncia Fedathi e aprendizagem cooperativa no ensino de matemÃtica: reflexÃes metodolÃgicas sobre a postura docente |
title_sort |
SequÃncia Fedathi e aprendizagem cooperativa no ensino de matemÃtica: reflexÃes metodolÃgicas sobre a postura docente |
author |
Iliane Maria Pimenta Rodrigues |
author_facet |
Iliane Maria Pimenta Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maria Josà Costa dos Santos |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
26779617334 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3144508981197442 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Herminio Borges Neto |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
01362062391 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Ivoneide Pinheiro de Lima |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
36301698304 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4783483818809180 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
83970134315 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9999977473387311 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Iliane Maria Pimenta Rodrigues |
contributor_str_mv |
Maria Josà Costa dos Santos Herminio Borges Neto Ivoneide Pinheiro de Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
SequÃncia Fedathi Aprendizagem Cooperativa FormaÃÃo docente Ensino de MatemÃtica |
topic |
SequÃncia Fedathi Aprendizagem Cooperativa FormaÃÃo docente Ensino de MatemÃtica Fedathi sequence Cooperative Learning Teacher training Mathematics Teaching EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Fedathi sequence Cooperative Learning Teacher training Mathematics Teaching |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
EDUCACAO |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
nÃo hà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
A presente pesquisa aborda a SequÃncia Fedathi e a Aprendizagem Cooperativa como propostas teÃrico-metodolÃgica-formativas para o ensino de MatemÃtica no ensino mÃdio, a partir de uma anÃlise sobre a postura do professor na aula de MatemÃtica, objeto principal desta pesquisa. Destaca-se de um lado a SequÃncia Fedathi, como uma metodologia de formaÃÃo docente, que considera preliminarmente, a anÃlise teÃrica e a anÃlise ambiental, na qual apresenta quatro fases: tomada de posiÃÃo, maturaÃÃo, soluÃÃo e prova. De outro lado, a Aprendizagem Cooperativa se configura como uma metodologia baseada em cinco elementos: interdependÃncia positiva, responsabilidade individual, interaÃÃo promotora, competÃncias sociais e processamento de grupo. Objetiva-se com esse estudo apresentar as metodologias SequÃncia Fedathi e Aprendizagem Cooperativa a partir da anÃlise sobre uma formaÃÃo docente, a fim de discutir seus contributos para a docÃncia de MatemÃtica. Para a fundamentaÃÃo teÃrica e metodolÃgica, esta pesquisa apoia-se nas ideias de Borges Neto (2013, 2017), Santos (2007), Sousa (2005, 2013, 2015), Pinheiro (2016), alÃm de Johnson, Johnson e Smith (1991), Johnson, Johnson e Holubec (1993, 1998), Lopes e Silva (2009). A pesquisa tem como lÃcus de sua prÃtica uma escola estadual de ensino regular, do municÃpio de Caucaia-CearÃ, e para anÃlise de dados foram adotados os pressupostos da pesquisa qualitativa, por meio de instrumentos formativos a serem detalhados ao longo do texto. Para coleta de dados, foi necessÃrio: (a) estudos para aprofundamento teÃrico; (b) observaÃÃo da professora em sala de aula; (c) elaboraÃÃo da proposta de formaÃÃo; (d) formaÃÃo da professora a partir das metodologias propostas; (e) observaÃÃo da postura da professora apÃs a formaÃÃo; e, f) coleta, categorizaÃÃo e anÃlise dos dados obtidos na formaÃÃo e observaÃÃo. Os resultados analisados apontam as implicaÃÃes das duas metodologias empregadas ao Ensino de MatemÃtica, principalmente no que concerne ao comportamento do professor e na organizaÃÃo do planejamento. Considera-se que tal pesquisa mostrou-se relevante no que se refere a proposta de formaÃÃo a partir do uso em conjunto das metodologias SequÃncia Fedathi (SF) e Aprendizagem Cooperativa (AC), tendo como consequÃncias a mudanÃa de postura do professor, revelando: (i) o comportamento de um professor de MatemÃtica reflexivo; (ii) mediador; e, (iii) incentivador de seus alunos, visando uma aprendizagem baseada na investigaÃÃo e na cooperaÃÃo. |
description |
nÃo hà |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-09-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20174 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20174 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295237046534144 |