AvaliaÃÃo da PolÃtica PÃblica de InclusÃo Digital: Construindo uma TrajetÃria do Projeto UCA (Um Computador por Aluno) Com os Gestores em Fortaleza.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16171 |
Resumo: | A presente dissertaÃÃo tem como objetivo, avaliar a polÃtica pÃblica de inclusÃo digital na educaÃÃo com o foco no Projeto UCA â Um Computador por Aluno, em Fortaleza/CearÃ. Visa compreender, a partir da experiÃncia dos gestores do Projeto, como ocorre à trajetÃria do Projeto nas suas trÃs fases, e em que medida, o UCA leva à inclusÃo digital. Sob a perspectiva de uma avaliaÃÃo compreensiva (LEJANO, 2006), elencamos a categoria analÃtica da inclusÃo digital, a partir do pensamento de Warschauer (2006), em que considera a superaÃÃo da exclusÃo digital, nÃo apenas com o fornecimento de mÃquinas e conectividade (recursos fÃsicos), mas, promove um processo de inclusÃo social, a partir da articulaÃÃo entre os recursos digitais, humanos e sociais. Para tanto, realizou-se uma pesquisa avaliativa cujo foco de investigaÃÃo centrou-se nos gestores de trÃs instituiÃÃes envolvidas com o Projeto, a Universidade Federal do CearÃ, a Secretaria Municipal de EducaÃÃo e a Escola Municipal Rubem Alves, no perÃodo de 2010 a 2014. A avaliaÃÃo realizada mostra que, na trajetÃria do Projeto UCA, como uma polÃtica pÃblica de inclusÃo digital, a distribuiÃÃo de equipamentos como forma de superaÃÃo da exclusÃo digital à realizada, porÃm, a tentativa de afirmar-se como uma polÃtica de inclusÃo sÃcio-digital, no sentido de Warschauer (2006), necessita ser aprimorada em virtude de que hà a prÃtica da descontinuidade das polÃticas pÃblicas ligadas aos Governos que causa rupturas ao processo de inclusÃo sÃcio-digital e interfere nos processos dos recursos fÃsicos, digitais, humanos e sociais, portanto, nesta avaliaÃÃo, percebem-se os limites do Projeto UCA. |
id |
UFC_f7ea8b598ff7d589464c8035de380892 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:10645 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAvaliaÃÃo da PolÃtica PÃblica de InclusÃo Digital: Construindo uma TrajetÃria do Projeto UCA (Um Computador por Aluno) Com os Gestores em Fortaleza.Digital Inclusion Public Policy Evaluation : Building a Path of the UCA Project ( One Computer per Student ) With Managers in Fortaleza.2015-02-23Alcides Fernando Gussi05728385818http://lattes.cnpq.br/7306722117822350Regina Santos Young50057880344http://lattes.cnpq.br/5770219050751344Antonia Lis de Maria Martins Torres76613348368http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766235T556006330334http://lattes.cnpq.br/9056538409227374Geisamara de Oliveira SouzaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em AvaliaÃÃo de PolÃticas PÃblicasUFCBRAvaliaÃÃo InclusÃo Digital Projeto UCAEvaluation Digital Inclusion Project UCAPOLITICA PUBLICA E POPULACAOA presente dissertaÃÃo tem como objetivo, avaliar a polÃtica pÃblica de inclusÃo digital na educaÃÃo com o foco no Projeto UCA â Um Computador por Aluno, em Fortaleza/CearÃ. Visa compreender, a partir da experiÃncia dos gestores do Projeto, como ocorre à trajetÃria do Projeto nas suas trÃs fases, e em que medida, o UCA leva à inclusÃo digital. Sob a perspectiva de uma avaliaÃÃo compreensiva (LEJANO, 2006), elencamos a categoria analÃtica da inclusÃo digital, a partir do pensamento de Warschauer (2006), em que considera a superaÃÃo da exclusÃo digital, nÃo apenas com o fornecimento de mÃquinas e conectividade (recursos fÃsicos), mas, promove um processo de inclusÃo social, a partir da articulaÃÃo entre os recursos digitais, humanos e sociais. Para tanto, realizou-se uma pesquisa avaliativa cujo foco de investigaÃÃo centrou-se nos gestores de trÃs instituiÃÃes envolvidas com o Projeto, a Universidade Federal do CearÃ, a Secretaria Municipal de EducaÃÃo e a Escola Municipal Rubem Alves, no perÃodo de 2010 a 2014. A avaliaÃÃo realizada mostra que, na trajetÃria do Projeto UCA, como uma polÃtica pÃblica de inclusÃo digital, a distribuiÃÃo de equipamentos como forma de superaÃÃo da exclusÃo digital à realizada, porÃm, a tentativa de afirmar-se como uma polÃtica de inclusÃo sÃcio-digital, no sentido de Warschauer (2006), necessita ser aprimorada em virtude de que hà a prÃtica da descontinuidade das polÃticas pÃblicas ligadas aos Governos que causa rupturas ao processo de inclusÃo sÃcio-digital e interfere nos processos dos recursos fÃsicos, digitais, humanos e sociais, portanto, nesta avaliaÃÃo, percebem-se os limites do Projeto UCA.This work aims to evaluate the policy of digital inclusion in education with a focus on cost laptops - One Laptop per Child, in Fortaleza / CearÃ. Aims to understand from the managers of the project experience, as is the trajectory of the project in its three phases, and to what extent, the UCA leads to digital inclusion. From the perspective of a comprehensive evaluation (LEJANO, 2006), we list the analytical category of digital inclusion, from the thought Warschauer (2006), which considers overcoming the digital divide, not only with the supply of machinery and connectivity (resources physical), but promotes a process of social inclusion, from the relationship between the digital, social and human resources. Therefore, we carried out an evaluation research focused research focused on the managers of the three institutions involved in the project, the Federal University of CearÃ, the City Department of Education and the Municipal School Rubem Alves, in the period 2010 to 2014. The evaluation shows that the trajectory of the UCA, as a policy of digital inclusion, distribution of equipment as a way of overcoming the digital divide is performed, however, the attempt to establish itself as a socio-political inclusion digital, to Warschauer (2006), needs to be improved because of that there is the practice of discontinuity of public policies related to the governments that cause disruptions to social and digital inclusion process and interfere in the processes of physical, digital, human and social, so this evaluation, realize the limits of UCA.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16171application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:29:20Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
AvaliaÃÃo da PolÃtica PÃblica de InclusÃo Digital: Construindo uma TrajetÃria do Projeto UCA (Um Computador por Aluno) Com os Gestores em Fortaleza. |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Digital Inclusion Public Policy Evaluation : Building a Path of the UCA Project ( One Computer per Student ) With Managers in Fortaleza. |
title |
AvaliaÃÃo da PolÃtica PÃblica de InclusÃo Digital: Construindo uma TrajetÃria do Projeto UCA (Um Computador por Aluno) Com os Gestores em Fortaleza. |
spellingShingle |
AvaliaÃÃo da PolÃtica PÃblica de InclusÃo Digital: Construindo uma TrajetÃria do Projeto UCA (Um Computador por Aluno) Com os Gestores em Fortaleza. Geisamara de Oliveira Souza AvaliaÃÃo InclusÃo Digital Projeto UCA Evaluation Digital Inclusion Project UCA POLITICA PUBLICA E POPULACAO |
title_short |
AvaliaÃÃo da PolÃtica PÃblica de InclusÃo Digital: Construindo uma TrajetÃria do Projeto UCA (Um Computador por Aluno) Com os Gestores em Fortaleza. |
title_full |
AvaliaÃÃo da PolÃtica PÃblica de InclusÃo Digital: Construindo uma TrajetÃria do Projeto UCA (Um Computador por Aluno) Com os Gestores em Fortaleza. |
title_fullStr |
AvaliaÃÃo da PolÃtica PÃblica de InclusÃo Digital: Construindo uma TrajetÃria do Projeto UCA (Um Computador por Aluno) Com os Gestores em Fortaleza. |
title_full_unstemmed |
AvaliaÃÃo da PolÃtica PÃblica de InclusÃo Digital: Construindo uma TrajetÃria do Projeto UCA (Um Computador por Aluno) Com os Gestores em Fortaleza. |
title_sort |
AvaliaÃÃo da PolÃtica PÃblica de InclusÃo Digital: Construindo uma TrajetÃria do Projeto UCA (Um Computador por Aluno) Com os Gestores em Fortaleza. |
author |
Geisamara de Oliveira Souza |
author_facet |
Geisamara de Oliveira Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Alcides Fernando Gussi |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
05728385818 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7306722117822350 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Regina Santos Young |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
50057880344 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5770219050751344 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Antonia Lis de Maria Martins Torres |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
76613348368 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766235T5 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
56006330334 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9056538409227374 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Geisamara de Oliveira Souza |
contributor_str_mv |
Alcides Fernando Gussi Regina Santos Young Antonia Lis de Maria Martins Torres |
dc.subject.por.fl_str_mv |
AvaliaÃÃo InclusÃo Digital Projeto UCA |
topic |
AvaliaÃÃo InclusÃo Digital Projeto UCA Evaluation Digital Inclusion Project UCA POLITICA PUBLICA E POPULACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Evaluation Digital Inclusion Project UCA |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
POLITICA PUBLICA E POPULACAO |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
nÃo hà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
A presente dissertaÃÃo tem como objetivo, avaliar a polÃtica pÃblica de inclusÃo digital na educaÃÃo com o foco no Projeto UCA â Um Computador por Aluno, em Fortaleza/CearÃ. Visa compreender, a partir da experiÃncia dos gestores do Projeto, como ocorre à trajetÃria do Projeto nas suas trÃs fases, e em que medida, o UCA leva à inclusÃo digital. Sob a perspectiva de uma avaliaÃÃo compreensiva (LEJANO, 2006), elencamos a categoria analÃtica da inclusÃo digital, a partir do pensamento de Warschauer (2006), em que considera a superaÃÃo da exclusÃo digital, nÃo apenas com o fornecimento de mÃquinas e conectividade (recursos fÃsicos), mas, promove um processo de inclusÃo social, a partir da articulaÃÃo entre os recursos digitais, humanos e sociais. Para tanto, realizou-se uma pesquisa avaliativa cujo foco de investigaÃÃo centrou-se nos gestores de trÃs instituiÃÃes envolvidas com o Projeto, a Universidade Federal do CearÃ, a Secretaria Municipal de EducaÃÃo e a Escola Municipal Rubem Alves, no perÃodo de 2010 a 2014. A avaliaÃÃo realizada mostra que, na trajetÃria do Projeto UCA, como uma polÃtica pÃblica de inclusÃo digital, a distribuiÃÃo de equipamentos como forma de superaÃÃo da exclusÃo digital à realizada, porÃm, a tentativa de afirmar-se como uma polÃtica de inclusÃo sÃcio-digital, no sentido de Warschauer (2006), necessita ser aprimorada em virtude de que hà a prÃtica da descontinuidade das polÃticas pÃblicas ligadas aos Governos que causa rupturas ao processo de inclusÃo sÃcio-digital e interfere nos processos dos recursos fÃsicos, digitais, humanos e sociais, portanto, nesta avaliaÃÃo, percebem-se os limites do Projeto UCA. |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
This work aims to evaluate the policy of digital inclusion in education with a focus on cost laptops - One Laptop per Child, in Fortaleza / CearÃ. Aims to understand from the managers of the project experience, as is the trajectory of the project in its three phases, and to what extent, the UCA leads to digital inclusion. From the perspective of a comprehensive evaluation (LEJANO, 2006), we list the analytical category of digital inclusion, from the thought Warschauer (2006), which considers overcoming the digital divide, not only with the supply of machinery and connectivity (resources physical), but promotes a process of social inclusion, from the relationship between the digital, social and human resources. Therefore, we carried out an evaluation research focused research focused on the managers of the three institutions involved in the project, the Federal University of CearÃ, the City Department of Education and the Municipal School Rubem Alves, in the period 2010 to 2014. The evaluation shows that the trajectory of the UCA, as a policy of digital inclusion, distribution of equipment as a way of overcoming the digital divide is performed, however, the attempt to establish itself as a socio-political inclusion digital, to Warschauer (2006), needs to be improved because of that there is the practice of discontinuity of public policies related to the governments that cause disruptions to social and digital inclusion process and interfere in the processes of physical, digital, human and social, so this evaluation, realize the limits of UCA. |
description |
A presente dissertaÃÃo tem como objetivo, avaliar a polÃtica pÃblica de inclusÃo digital na educaÃÃo com o foco no Projeto UCA â Um Computador por Aluno, em Fortaleza/CearÃ. Visa compreender, a partir da experiÃncia dos gestores do Projeto, como ocorre à trajetÃria do Projeto nas suas trÃs fases, e em que medida, o UCA leva à inclusÃo digital. Sob a perspectiva de uma avaliaÃÃo compreensiva (LEJANO, 2006), elencamos a categoria analÃtica da inclusÃo digital, a partir do pensamento de Warschauer (2006), em que considera a superaÃÃo da exclusÃo digital, nÃo apenas com o fornecimento de mÃquinas e conectividade (recursos fÃsicos), mas, promove um processo de inclusÃo social, a partir da articulaÃÃo entre os recursos digitais, humanos e sociais. Para tanto, realizou-se uma pesquisa avaliativa cujo foco de investigaÃÃo centrou-se nos gestores de trÃs instituiÃÃes envolvidas com o Projeto, a Universidade Federal do CearÃ, a Secretaria Municipal de EducaÃÃo e a Escola Municipal Rubem Alves, no perÃodo de 2010 a 2014. A avaliaÃÃo realizada mostra que, na trajetÃria do Projeto UCA, como uma polÃtica pÃblica de inclusÃo digital, a distribuiÃÃo de equipamentos como forma de superaÃÃo da exclusÃo digital à realizada, porÃm, a tentativa de afirmar-se como uma polÃtica de inclusÃo sÃcio-digital, no sentido de Warschauer (2006), necessita ser aprimorada em virtude de que hà a prÃtica da descontinuidade das polÃticas pÃblicas ligadas aos Governos que causa rupturas ao processo de inclusÃo sÃcio-digital e interfere nos processos dos recursos fÃsicos, digitais, humanos e sociais, portanto, nesta avaliaÃÃo, percebem-se os limites do Projeto UCA. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-02-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16171 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16171 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em AvaliaÃÃo de PolÃticas PÃblicas |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295216457744384 |