EducaÃÃo como veÃculo de sobrevivÃncia e busca de mobilidade social: representaÃÃes de atores e instituiÃÃes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10771 |
Resumo: | Este trabalho tem como proposta estudar as representaÃÃes sociais sobre educaÃÃo construÃdas por alunos, professores e instituiÃÃes, procurando apreendÃ-las em suas formas conflitivas; situa os embates travados em relaÃÃo Ãs polÃticas de formaÃÃo de professores, e em particular, em relaÃÃo ao Curso de Licenciatura Plena do Ensino Fundamental (1 e 2 ciclos) da URCA. Nele buscam-se alternativas de respostas para as indagaÃÃes: como atores e instituiÃÃes incorporam as polÃticas oficiais para a educaÃÃo? Que significados sÃo construÃdos pelos docentes-alunos a partir da sua experiÃncia nesse Curso?. Foram usadas como referÃncia empÃrica as representaÃÃes sociais construÃdas por atores e instituiÃÃes. Para concretizar tal objetivo utilizouse como categoria de anÃlise o conceito de RepresentaÃÃes Sociais, a noÃÃo de habitus e o conceito de campo de P. Bourdieu. Verificou-se que a compreensÃo do ato de educar e das prÃticas pedagÃgicas comportam uma dimensÃo tÃcnico-pedagÃgica com enfoque no ensinoaprendizagem, uma dimensÃo polÃtica que orienta para a transformaÃÃo social constituindo-se em utopia, e uma dimensÃo pragmÃtica pela qual a educaÃÃo à buscada como veÃculo de sobrevivÃncia e de mobilidade social. |
id |
UFC_fe85e96ae7aebc98d41703637ad229b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:7375 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEducaÃÃo como veÃculo de sobrevivÃncia e busca de mobilidade social: representaÃÃes de atores e instituiÃÃesEducation as a means of survival and search for social mobility: representations of actors and institutions2003-04-30Irlys Alencar Firmo Barreira12011240182Maria Auxiliadora de Abreu Lima Lemenhe05138191349Meirecele CalÃope Leitinho0342506137251691744891http://lattes.cnpq.br/2429314638499507Pedro Ferreira BarrosUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em SociologiaUFCBRFormaÃÃo de professores PolÃticas de educaÃÃo RepresentaÃÃes sociaisTeacher training Education policies Social representationsSOCIOLOGIAEste trabalho tem como proposta estudar as representaÃÃes sociais sobre educaÃÃo construÃdas por alunos, professores e instituiÃÃes, procurando apreendÃ-las em suas formas conflitivas; situa os embates travados em relaÃÃo Ãs polÃticas de formaÃÃo de professores, e em particular, em relaÃÃo ao Curso de Licenciatura Plena do Ensino Fundamental (1 e 2 ciclos) da URCA. Nele buscam-se alternativas de respostas para as indagaÃÃes: como atores e instituiÃÃes incorporam as polÃticas oficiais para a educaÃÃo? Que significados sÃo construÃdos pelos docentes-alunos a partir da sua experiÃncia nesse Curso?. Foram usadas como referÃncia empÃrica as representaÃÃes sociais construÃdas por atores e instituiÃÃes. Para concretizar tal objetivo utilizouse como categoria de anÃlise o conceito de RepresentaÃÃes Sociais, a noÃÃo de habitus e o conceito de campo de P. Bourdieu. Verificou-se que a compreensÃo do ato de educar e das prÃticas pedagÃgicas comportam uma dimensÃo tÃcnico-pedagÃgica com enfoque no ensinoaprendizagem, uma dimensÃo polÃtica que orienta para a transformaÃÃo social constituindo-se em utopia, e uma dimensÃo pragmÃtica pela qual a educaÃÃo à buscada como veÃculo de sobrevivÃncia e de mobilidade social.This work has the proposal to study the social representations about education constructed by pupils, teachers and institutions, trying to apprehend them in its conflictive forms; it situates the quarrels put in relation to the formation of teachers politics, and mainly in relation to the Full Licenciature of Fundamental Teaching Course (1rst and 2nd cicles) of URCA. In it, alternatives answers are searched for the questions: how actors and institutions incorporate the official politics for education? What meanings are constructed by the teachers-pupils based on their experience in this course? The social representations constructed by actors and institutions were used as empirical reference. To reach such an objective the concept of Social Representation, the habitus notion and the Pierre Bourdieu field concept were used as analysis categories. It was verified that the comprehension of the educational act and of the pedagogical practices involves a technical-pedagogic dimension with emphasis in the teaching-learning, a political dimension that leads to the social transformation, becoming an utopia and a pragmatic dimension for which education is looked for as a means to survival and social mobility.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10771application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:23:54Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
EducaÃÃo como veÃculo de sobrevivÃncia e busca de mobilidade social: representaÃÃes de atores e instituiÃÃes |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Education as a means of survival and search for social mobility: representations of actors and institutions |
title |
EducaÃÃo como veÃculo de sobrevivÃncia e busca de mobilidade social: representaÃÃes de atores e instituiÃÃes |
spellingShingle |
EducaÃÃo como veÃculo de sobrevivÃncia e busca de mobilidade social: representaÃÃes de atores e instituiÃÃes Pedro Ferreira Barros FormaÃÃo de professores PolÃticas de educaÃÃo RepresentaÃÃes sociais Teacher training Education policies Social representations SOCIOLOGIA |
title_short |
EducaÃÃo como veÃculo de sobrevivÃncia e busca de mobilidade social: representaÃÃes de atores e instituiÃÃes |
title_full |
EducaÃÃo como veÃculo de sobrevivÃncia e busca de mobilidade social: representaÃÃes de atores e instituiÃÃes |
title_fullStr |
EducaÃÃo como veÃculo de sobrevivÃncia e busca de mobilidade social: representaÃÃes de atores e instituiÃÃes |
title_full_unstemmed |
EducaÃÃo como veÃculo de sobrevivÃncia e busca de mobilidade social: representaÃÃes de atores e instituiÃÃes |
title_sort |
EducaÃÃo como veÃculo de sobrevivÃncia e busca de mobilidade social: representaÃÃes de atores e instituiÃÃes |
author |
Pedro Ferreira Barros |
author_facet |
Pedro Ferreira Barros |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Irlys Alencar Firmo Barreira |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
12011240182 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Maria Auxiliadora de Abreu Lima Lemenhe |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
05138191349 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Meirecele CalÃope Leitinho |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
03425061372 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
51691744891 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2429314638499507 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pedro Ferreira Barros |
contributor_str_mv |
Irlys Alencar Firmo Barreira Maria Auxiliadora de Abreu Lima Lemenhe Meirecele CalÃope Leitinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
FormaÃÃo de professores PolÃticas de educaÃÃo RepresentaÃÃes sociais |
topic |
FormaÃÃo de professores PolÃticas de educaÃÃo RepresentaÃÃes sociais Teacher training Education policies Social representations SOCIOLOGIA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teacher training Education policies Social representations |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
SOCIOLOGIA |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
nÃo hà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Este trabalho tem como proposta estudar as representaÃÃes sociais sobre educaÃÃo construÃdas por alunos, professores e instituiÃÃes, procurando apreendÃ-las em suas formas conflitivas; situa os embates travados em relaÃÃo Ãs polÃticas de formaÃÃo de professores, e em particular, em relaÃÃo ao Curso de Licenciatura Plena do Ensino Fundamental (1 e 2 ciclos) da URCA. Nele buscam-se alternativas de respostas para as indagaÃÃes: como atores e instituiÃÃes incorporam as polÃticas oficiais para a educaÃÃo? Que significados sÃo construÃdos pelos docentes-alunos a partir da sua experiÃncia nesse Curso?. Foram usadas como referÃncia empÃrica as representaÃÃes sociais construÃdas por atores e instituiÃÃes. Para concretizar tal objetivo utilizouse como categoria de anÃlise o conceito de RepresentaÃÃes Sociais, a noÃÃo de habitus e o conceito de campo de P. Bourdieu. Verificou-se que a compreensÃo do ato de educar e das prÃticas pedagÃgicas comportam uma dimensÃo tÃcnico-pedagÃgica com enfoque no ensinoaprendizagem, uma dimensÃo polÃtica que orienta para a transformaÃÃo social constituindo-se em utopia, e uma dimensÃo pragmÃtica pela qual a educaÃÃo à buscada como veÃculo de sobrevivÃncia e de mobilidade social. |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
This work has the proposal to study the social representations about education constructed by pupils, teachers and institutions, trying to apprehend them in its conflictive forms; it situates the quarrels put in relation to the formation of teachers politics, and mainly in relation to the Full Licenciature of Fundamental Teaching Course (1rst and 2nd cicles) of URCA. In it, alternatives answers are searched for the questions: how actors and institutions incorporate the official politics for education? What meanings are constructed by the teachers-pupils based on their experience in this course? The social representations constructed by actors and institutions were used as empirical reference. To reach such an objective the concept of Social Representation, the habitus notion and the Pierre Bourdieu field concept were used as analysis categories. It was verified that the comprehension of the educational act and of the pedagogical practices involves a technical-pedagogic dimension with emphasis in the teaching-learning, a political dimension that leads to the social transformation, becoming an utopia and a pragmatic dimension for which education is looked for as a means to survival and social mobility. |
description |
Este trabalho tem como proposta estudar as representaÃÃes sociais sobre educaÃÃo construÃdas por alunos, professores e instituiÃÃes, procurando apreendÃ-las em suas formas conflitivas; situa os embates travados em relaÃÃo Ãs polÃticas de formaÃÃo de professores, e em particular, em relaÃÃo ao Curso de Licenciatura Plena do Ensino Fundamental (1 e 2 ciclos) da URCA. Nele buscam-se alternativas de respostas para as indagaÃÃes: como atores e instituiÃÃes incorporam as polÃticas oficiais para a educaÃÃo? Que significados sÃo construÃdos pelos docentes-alunos a partir da sua experiÃncia nesse Curso?. Foram usadas como referÃncia empÃrica as representaÃÃes sociais construÃdas por atores e instituiÃÃes. Para concretizar tal objetivo utilizouse como categoria de anÃlise o conceito de RepresentaÃÃes Sociais, a noÃÃo de habitus e o conceito de campo de P. Bourdieu. Verificou-se que a compreensÃo do ato de educar e das prÃticas pedagÃgicas comportam uma dimensÃo tÃcnico-pedagÃgica com enfoque no ensinoaprendizagem, uma dimensÃo polÃtica que orienta para a transformaÃÃo social constituindo-se em utopia, e uma dimensÃo pragmÃtica pela qual a educaÃÃo à buscada como veÃculo de sobrevivÃncia e de mobilidade social. |
publishDate |
2003 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2003-04-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10771 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10771 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Sociologia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295180097323008 |