Avaliação do processo de ensino e aprendizagem na disciplina de patologia clínica do curso de Medicina Veterinária da UFERSA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saraiva, João Paulo Bezerra
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9588
Resumo: Ensinar é mais que promover a fixação dos termos científicos, é privilegiar situações de aprendizagem que possibilitem ao aluno a formação de sua bagagem. No âmbito formal, seria todo o processo contínuo de formação e ensino-aprendizagem que faz parte do currículo dos estabelecimentos oficializados de ensino, sejam eles públicos ou privados. Portanto, o presente trabalho em como Objetivo: avaliar a aprendizagem dos alunos por meio dos métodos e das abordagens de ensino utilizados na disciplina de patologia clínica veterinária do curso de medicina veterinária da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). Este trabalho se trata de um estudo descritivo- exploratório, pois segundo a partir de um problema que se instigou a busca pela compreensão. Se trata de uma pesquisa quanti-qualitativa que visa compreender por meio de um levantamento bibliográfico, atrelados com a discussão a partir de dados coletados por meio das estratégias de avaliação realizadas durante o semestre ao qual a disciplina de patologia clínica veterinária fora ofertada. O estudo foi conduzido no semestre de 2022.2, compreendido no período de janeiro de 2023 a maio de 2023, realizado com os alunos matriculados na disciplina de Patologia clínica, do semestre 2022.2 do curso de Medicina Veterinária da UFERSA. No início do semestre foi realizado um questionário com a turma, com a intenção de conhecer as vivências e anseios dos alunos. Compreendeu-se a partir do processo de ensino e aprendizagem que se procura entender um pouco todos os agentes envolvidos no processo, entender as carências dos alunos, enquanto receptores de determinado assunto, e o professor, este, sendo o agente motivador do entusiasmo do aluno, assim como observou-se e compreendeu-se acerca dos métodos abordados durante o percurso do ensino da disciplina e como este impacta na aprendizagem dos discentes. Realizando discussão junto com o Plano de Ensino da Disciplina, reflete-se que esta ajuda a desenvolver competências e habilidades durante o processo de ensino e aprendizagem permitindo subsídios para que os discentes alcancem a qualificação profissional, embasados em critérios técnico-científicos, possibilitando que adquiram aptidões para as tomadas de decisões sobre solicitações, remessas, processamentos e interpretações de resultados dos exames laboratoriais em Medicina Veterinária. Concluiu-se que as metodologias de ensino utilizadas na disciplina de patologia clínica veterinária do curso de medicina veterinária, ao avaliar os métodos e as metodologias abordadas durante o semestre, notaram-se que estas propiciaram uma qualificação da prática docente utilizada, e guiam uma nova forma de ensino e aprendizagem dentro da UFERSA, onde o discente se torna parte ativa durante o processo, não apenas como espectador.
id UFER_38be456a8b529645802e74180f7cb9c0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/9588
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Avaliação do processo de ensino e aprendizagem na disciplina de patologia clínica do curso de Medicina Veterinária da UFERSACIENCIAS AGRARIAS::MEDICINA VETERINARIADiscentesPatologia clínica veterináriaFormação integrativaMetodologias ativasEnsino-aprendizagemPedagogiaEnsinar é mais que promover a fixação dos termos científicos, é privilegiar situações de aprendizagem que possibilitem ao aluno a formação de sua bagagem. No âmbito formal, seria todo o processo contínuo de formação e ensino-aprendizagem que faz parte do currículo dos estabelecimentos oficializados de ensino, sejam eles públicos ou privados. Portanto, o presente trabalho em como Objetivo: avaliar a aprendizagem dos alunos por meio dos métodos e das abordagens de ensino utilizados na disciplina de patologia clínica veterinária do curso de medicina veterinária da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). Este trabalho se trata de um estudo descritivo- exploratório, pois segundo a partir de um problema que se instigou a busca pela compreensão. Se trata de uma pesquisa quanti-qualitativa que visa compreender por meio de um levantamento bibliográfico, atrelados com a discussão a partir de dados coletados por meio das estratégias de avaliação realizadas durante o semestre ao qual a disciplina de patologia clínica veterinária fora ofertada. O estudo foi conduzido no semestre de 2022.2, compreendido no período de janeiro de 2023 a maio de 2023, realizado com os alunos matriculados na disciplina de Patologia clínica, do semestre 2022.2 do curso de Medicina Veterinária da UFERSA. No início do semestre foi realizado um questionário com a turma, com a intenção de conhecer as vivências e anseios dos alunos. Compreendeu-se a partir do processo de ensino e aprendizagem que se procura entender um pouco todos os agentes envolvidos no processo, entender as carências dos alunos, enquanto receptores de determinado assunto, e o professor, este, sendo o agente motivador do entusiasmo do aluno, assim como observou-se e compreendeu-se acerca dos métodos abordados durante o percurso do ensino da disciplina e como este impacta na aprendizagem dos discentes. Realizando discussão junto com o Plano de Ensino da Disciplina, reflete-se que esta ajuda a desenvolver competências e habilidades durante o processo de ensino e aprendizagem permitindo subsídios para que os discentes alcancem a qualificação profissional, embasados em critérios técnico-científicos, possibilitando que adquiram aptidões para as tomadas de decisões sobre solicitações, remessas, processamentos e interpretações de resultados dos exames laboratoriais em Medicina Veterinária. Concluiu-se que as metodologias de ensino utilizadas na disciplina de patologia clínica veterinária do curso de medicina veterinária, ao avaliar os métodos e as metodologias abordadas durante o semestre, notaram-se que estas propiciaram uma qualificação da prática docente utilizada, e guiam uma nova forma de ensino e aprendizagem dentro da UFERSA, onde o discente se torna parte ativa durante o processo, não apenas como espectador.46 f.BrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoMacedo, Michelly Fernandes deMacedo, Michelly Fernandes deMoura, Carlos Eduardo Bezerra deFernandes, Danilo LeiteSaraiva, João Paulo Bezerra2023-11-10T17:06:05Z2023-11-10T17:06:05Z2023-05-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfapplication/pdfSARAIVA, João Paulo Bezerra. Avaliação do processo de ensino e aprendizagem na disciplina de patologia clínica do curso de Medicina Veterinária da UFERSA. 2023. 46 f. TCC (Graduação) - Curso de Medicina Veterinária, Departamento de Ciências Animais – Dca, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró/Rn, 2023. Citação com autor incluído no texto: Saraiva (2023) Citação com autor não incluído no texto: (SARAIVA, 2023)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9588MossoróAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-11-13T03:01:42Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/9588Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-11-13T03:01:42Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do processo de ensino e aprendizagem na disciplina de patologia clínica do curso de Medicina Veterinária da UFERSA
title Avaliação do processo de ensino e aprendizagem na disciplina de patologia clínica do curso de Medicina Veterinária da UFERSA
spellingShingle Avaliação do processo de ensino e aprendizagem na disciplina de patologia clínica do curso de Medicina Veterinária da UFERSA
Saraiva, João Paulo Bezerra
CIENCIAS AGRARIAS::MEDICINA VETERINARIA
Discentes
Patologia clínica veterinária
Formação integrativa
Metodologias ativas
Ensino-aprendizagem
Pedagogia
title_short Avaliação do processo de ensino e aprendizagem na disciplina de patologia clínica do curso de Medicina Veterinária da UFERSA
title_full Avaliação do processo de ensino e aprendizagem na disciplina de patologia clínica do curso de Medicina Veterinária da UFERSA
title_fullStr Avaliação do processo de ensino e aprendizagem na disciplina de patologia clínica do curso de Medicina Veterinária da UFERSA
title_full_unstemmed Avaliação do processo de ensino e aprendizagem na disciplina de patologia clínica do curso de Medicina Veterinária da UFERSA
title_sort Avaliação do processo de ensino e aprendizagem na disciplina de patologia clínica do curso de Medicina Veterinária da UFERSA
author Saraiva, João Paulo Bezerra
author_facet Saraiva, João Paulo Bezerra
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Macedo, Michelly Fernandes de
Macedo, Michelly Fernandes de
Moura, Carlos Eduardo Bezerra de
Fernandes, Danilo Leite
dc.contributor.author.fl_str_mv Saraiva, João Paulo Bezerra
dc.subject.por.fl_str_mv CIENCIAS AGRARIAS::MEDICINA VETERINARIA
Discentes
Patologia clínica veterinária
Formação integrativa
Metodologias ativas
Ensino-aprendizagem
Pedagogia
topic CIENCIAS AGRARIAS::MEDICINA VETERINARIA
Discentes
Patologia clínica veterinária
Formação integrativa
Metodologias ativas
Ensino-aprendizagem
Pedagogia
description Ensinar é mais que promover a fixação dos termos científicos, é privilegiar situações de aprendizagem que possibilitem ao aluno a formação de sua bagagem. No âmbito formal, seria todo o processo contínuo de formação e ensino-aprendizagem que faz parte do currículo dos estabelecimentos oficializados de ensino, sejam eles públicos ou privados. Portanto, o presente trabalho em como Objetivo: avaliar a aprendizagem dos alunos por meio dos métodos e das abordagens de ensino utilizados na disciplina de patologia clínica veterinária do curso de medicina veterinária da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). Este trabalho se trata de um estudo descritivo- exploratório, pois segundo a partir de um problema que se instigou a busca pela compreensão. Se trata de uma pesquisa quanti-qualitativa que visa compreender por meio de um levantamento bibliográfico, atrelados com a discussão a partir de dados coletados por meio das estratégias de avaliação realizadas durante o semestre ao qual a disciplina de patologia clínica veterinária fora ofertada. O estudo foi conduzido no semestre de 2022.2, compreendido no período de janeiro de 2023 a maio de 2023, realizado com os alunos matriculados na disciplina de Patologia clínica, do semestre 2022.2 do curso de Medicina Veterinária da UFERSA. No início do semestre foi realizado um questionário com a turma, com a intenção de conhecer as vivências e anseios dos alunos. Compreendeu-se a partir do processo de ensino e aprendizagem que se procura entender um pouco todos os agentes envolvidos no processo, entender as carências dos alunos, enquanto receptores de determinado assunto, e o professor, este, sendo o agente motivador do entusiasmo do aluno, assim como observou-se e compreendeu-se acerca dos métodos abordados durante o percurso do ensino da disciplina e como este impacta na aprendizagem dos discentes. Realizando discussão junto com o Plano de Ensino da Disciplina, reflete-se que esta ajuda a desenvolver competências e habilidades durante o processo de ensino e aprendizagem permitindo subsídios para que os discentes alcancem a qualificação profissional, embasados em critérios técnico-científicos, possibilitando que adquiram aptidões para as tomadas de decisões sobre solicitações, remessas, processamentos e interpretações de resultados dos exames laboratoriais em Medicina Veterinária. Concluiu-se que as metodologias de ensino utilizadas na disciplina de patologia clínica veterinária do curso de medicina veterinária, ao avaliar os métodos e as metodologias abordadas durante o semestre, notaram-se que estas propiciaram uma qualificação da prática docente utilizada, e guiam uma nova forma de ensino e aprendizagem dentro da UFERSA, onde o discente se torna parte ativa durante o processo, não apenas como espectador.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-10T17:06:05Z
2023-11-10T17:06:05Z
2023-05-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SARAIVA, João Paulo Bezerra. Avaliação do processo de ensino e aprendizagem na disciplina de patologia clínica do curso de Medicina Veterinária da UFERSA. 2023. 46 f. TCC (Graduação) - Curso de Medicina Veterinária, Departamento de Ciências Animais – Dca, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró/Rn, 2023. Citação com autor incluído no texto: Saraiva (2023) Citação com autor não incluído no texto: (SARAIVA, 2023)
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9588
identifier_str_mv SARAIVA, João Paulo Bezerra. Avaliação do processo de ensino e aprendizagem na disciplina de patologia clínica do curso de Medicina Veterinária da UFERSA. 2023. 46 f. TCC (Graduação) - Curso de Medicina Veterinária, Departamento de Ciências Animais – Dca, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró/Rn, 2023. Citação com autor incluído no texto: Saraiva (2023) Citação com autor não incluído no texto: (SARAIVA, 2023)
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9588
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Mossoró
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747472762798080