Avaliação do processo de ensino e aprendizagem na disciplina de patologia clínica do curso de Medicina Veterinária da UFERSA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9588 |
Resumo: | Ensinar é mais que promover a fixação dos termos científicos, é privilegiar situações de aprendizagem que possibilitem ao aluno a formação de sua bagagem. No âmbito formal, seria todo o processo contínuo de formação e ensino-aprendizagem que faz parte do currículo dos estabelecimentos oficializados de ensino, sejam eles públicos ou privados. Portanto, o presente trabalho em como Objetivo: avaliar a aprendizagem dos alunos por meio dos métodos e das abordagens de ensino utilizados na disciplina de patologia clínica veterinária do curso de medicina veterinária da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). Este trabalho se trata de um estudo descritivo- exploratório, pois segundo a partir de um problema que se instigou a busca pela compreensão. Se trata de uma pesquisa quanti-qualitativa que visa compreender por meio de um levantamento bibliográfico, atrelados com a discussão a partir de dados coletados por meio das estratégias de avaliação realizadas durante o semestre ao qual a disciplina de patologia clínica veterinária fora ofertada. O estudo foi conduzido no semestre de 2022.2, compreendido no período de janeiro de 2023 a maio de 2023, realizado com os alunos matriculados na disciplina de Patologia clínica, do semestre 2022.2 do curso de Medicina Veterinária da UFERSA. No início do semestre foi realizado um questionário com a turma, com a intenção de conhecer as vivências e anseios dos alunos. Compreendeu-se a partir do processo de ensino e aprendizagem que se procura entender um pouco todos os agentes envolvidos no processo, entender as carências dos alunos, enquanto receptores de determinado assunto, e o professor, este, sendo o agente motivador do entusiasmo do aluno, assim como observou-se e compreendeu-se acerca dos métodos abordados durante o percurso do ensino da disciplina e como este impacta na aprendizagem dos discentes. Realizando discussão junto com o Plano de Ensino da Disciplina, reflete-se que esta ajuda a desenvolver competências e habilidades durante o processo de ensino e aprendizagem permitindo subsídios para que os discentes alcancem a qualificação profissional, embasados em critérios técnico-científicos, possibilitando que adquiram aptidões para as tomadas de decisões sobre solicitações, remessas, processamentos e interpretações de resultados dos exames laboratoriais em Medicina Veterinária. Concluiu-se que as metodologias de ensino utilizadas na disciplina de patologia clínica veterinária do curso de medicina veterinária, ao avaliar os métodos e as metodologias abordadas durante o semestre, notaram-se que estas propiciaram uma qualificação da prática docente utilizada, e guiam uma nova forma de ensino e aprendizagem dentro da UFERSA, onde o discente se torna parte ativa durante o processo, não apenas como espectador. |
id |
UFER_38be456a8b529645802e74180f7cb9c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/9588 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação do processo de ensino e aprendizagem na disciplina de patologia clínica do curso de Medicina Veterinária da UFERSACIENCIAS AGRARIAS::MEDICINA VETERINARIADiscentesPatologia clínica veterináriaFormação integrativaMetodologias ativasEnsino-aprendizagemPedagogiaEnsinar é mais que promover a fixação dos termos científicos, é privilegiar situações de aprendizagem que possibilitem ao aluno a formação de sua bagagem. No âmbito formal, seria todo o processo contínuo de formação e ensino-aprendizagem que faz parte do currículo dos estabelecimentos oficializados de ensino, sejam eles públicos ou privados. Portanto, o presente trabalho em como Objetivo: avaliar a aprendizagem dos alunos por meio dos métodos e das abordagens de ensino utilizados na disciplina de patologia clínica veterinária do curso de medicina veterinária da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). Este trabalho se trata de um estudo descritivo- exploratório, pois segundo a partir de um problema que se instigou a busca pela compreensão. Se trata de uma pesquisa quanti-qualitativa que visa compreender por meio de um levantamento bibliográfico, atrelados com a discussão a partir de dados coletados por meio das estratégias de avaliação realizadas durante o semestre ao qual a disciplina de patologia clínica veterinária fora ofertada. O estudo foi conduzido no semestre de 2022.2, compreendido no período de janeiro de 2023 a maio de 2023, realizado com os alunos matriculados na disciplina de Patologia clínica, do semestre 2022.2 do curso de Medicina Veterinária da UFERSA. No início do semestre foi realizado um questionário com a turma, com a intenção de conhecer as vivências e anseios dos alunos. Compreendeu-se a partir do processo de ensino e aprendizagem que se procura entender um pouco todos os agentes envolvidos no processo, entender as carências dos alunos, enquanto receptores de determinado assunto, e o professor, este, sendo o agente motivador do entusiasmo do aluno, assim como observou-se e compreendeu-se acerca dos métodos abordados durante o percurso do ensino da disciplina e como este impacta na aprendizagem dos discentes. Realizando discussão junto com o Plano de Ensino da Disciplina, reflete-se que esta ajuda a desenvolver competências e habilidades durante o processo de ensino e aprendizagem permitindo subsídios para que os discentes alcancem a qualificação profissional, embasados em critérios técnico-científicos, possibilitando que adquiram aptidões para as tomadas de decisões sobre solicitações, remessas, processamentos e interpretações de resultados dos exames laboratoriais em Medicina Veterinária. Concluiu-se que as metodologias de ensino utilizadas na disciplina de patologia clínica veterinária do curso de medicina veterinária, ao avaliar os métodos e as metodologias abordadas durante o semestre, notaram-se que estas propiciaram uma qualificação da prática docente utilizada, e guiam uma nova forma de ensino e aprendizagem dentro da UFERSA, onde o discente se torna parte ativa durante o processo, não apenas como espectador.46 f.BrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoMacedo, Michelly Fernandes deMacedo, Michelly Fernandes deMoura, Carlos Eduardo Bezerra deFernandes, Danilo LeiteSaraiva, João Paulo Bezerra2023-11-10T17:06:05Z2023-11-10T17:06:05Z2023-05-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfapplication/pdfSARAIVA, João Paulo Bezerra. Avaliação do processo de ensino e aprendizagem na disciplina de patologia clínica do curso de Medicina Veterinária da UFERSA. 2023. 46 f. TCC (Graduação) - Curso de Medicina Veterinária, Departamento de Ciências Animais – Dca, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró/Rn, 2023. Citação com autor incluído no texto: Saraiva (2023) Citação com autor não incluído no texto: (SARAIVA, 2023)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9588MossoróAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-11-13T03:01:42Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/9588Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-11-13T03:01:42Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação do processo de ensino e aprendizagem na disciplina de patologia clínica do curso de Medicina Veterinária da UFERSA |
title |
Avaliação do processo de ensino e aprendizagem na disciplina de patologia clínica do curso de Medicina Veterinária da UFERSA |
spellingShingle |
Avaliação do processo de ensino e aprendizagem na disciplina de patologia clínica do curso de Medicina Veterinária da UFERSA Saraiva, João Paulo Bezerra CIENCIAS AGRARIAS::MEDICINA VETERINARIA Discentes Patologia clínica veterinária Formação integrativa Metodologias ativas Ensino-aprendizagem Pedagogia |
title_short |
Avaliação do processo de ensino e aprendizagem na disciplina de patologia clínica do curso de Medicina Veterinária da UFERSA |
title_full |
Avaliação do processo de ensino e aprendizagem na disciplina de patologia clínica do curso de Medicina Veterinária da UFERSA |
title_fullStr |
Avaliação do processo de ensino e aprendizagem na disciplina de patologia clínica do curso de Medicina Veterinária da UFERSA |
title_full_unstemmed |
Avaliação do processo de ensino e aprendizagem na disciplina de patologia clínica do curso de Medicina Veterinária da UFERSA |
title_sort |
Avaliação do processo de ensino e aprendizagem na disciplina de patologia clínica do curso de Medicina Veterinária da UFERSA |
author |
Saraiva, João Paulo Bezerra |
author_facet |
Saraiva, João Paulo Bezerra |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Macedo, Michelly Fernandes de Macedo, Michelly Fernandes de Moura, Carlos Eduardo Bezerra de Fernandes, Danilo Leite |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Saraiva, João Paulo Bezerra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CIENCIAS AGRARIAS::MEDICINA VETERINARIA Discentes Patologia clínica veterinária Formação integrativa Metodologias ativas Ensino-aprendizagem Pedagogia |
topic |
CIENCIAS AGRARIAS::MEDICINA VETERINARIA Discentes Patologia clínica veterinária Formação integrativa Metodologias ativas Ensino-aprendizagem Pedagogia |
description |
Ensinar é mais que promover a fixação dos termos científicos, é privilegiar situações de aprendizagem que possibilitem ao aluno a formação de sua bagagem. No âmbito formal, seria todo o processo contínuo de formação e ensino-aprendizagem que faz parte do currículo dos estabelecimentos oficializados de ensino, sejam eles públicos ou privados. Portanto, o presente trabalho em como Objetivo: avaliar a aprendizagem dos alunos por meio dos métodos e das abordagens de ensino utilizados na disciplina de patologia clínica veterinária do curso de medicina veterinária da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). Este trabalho se trata de um estudo descritivo- exploratório, pois segundo a partir de um problema que se instigou a busca pela compreensão. Se trata de uma pesquisa quanti-qualitativa que visa compreender por meio de um levantamento bibliográfico, atrelados com a discussão a partir de dados coletados por meio das estratégias de avaliação realizadas durante o semestre ao qual a disciplina de patologia clínica veterinária fora ofertada. O estudo foi conduzido no semestre de 2022.2, compreendido no período de janeiro de 2023 a maio de 2023, realizado com os alunos matriculados na disciplina de Patologia clínica, do semestre 2022.2 do curso de Medicina Veterinária da UFERSA. No início do semestre foi realizado um questionário com a turma, com a intenção de conhecer as vivências e anseios dos alunos. Compreendeu-se a partir do processo de ensino e aprendizagem que se procura entender um pouco todos os agentes envolvidos no processo, entender as carências dos alunos, enquanto receptores de determinado assunto, e o professor, este, sendo o agente motivador do entusiasmo do aluno, assim como observou-se e compreendeu-se acerca dos métodos abordados durante o percurso do ensino da disciplina e como este impacta na aprendizagem dos discentes. Realizando discussão junto com o Plano de Ensino da Disciplina, reflete-se que esta ajuda a desenvolver competências e habilidades durante o processo de ensino e aprendizagem permitindo subsídios para que os discentes alcancem a qualificação profissional, embasados em critérios técnico-científicos, possibilitando que adquiram aptidões para as tomadas de decisões sobre solicitações, remessas, processamentos e interpretações de resultados dos exames laboratoriais em Medicina Veterinária. Concluiu-se que as metodologias de ensino utilizadas na disciplina de patologia clínica veterinária do curso de medicina veterinária, ao avaliar os métodos e as metodologias abordadas durante o semestre, notaram-se que estas propiciaram uma qualificação da prática docente utilizada, e guiam uma nova forma de ensino e aprendizagem dentro da UFERSA, onde o discente se torna parte ativa durante o processo, não apenas como espectador. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-10T17:06:05Z 2023-11-10T17:06:05Z 2023-05-17 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SARAIVA, João Paulo Bezerra. Avaliação do processo de ensino e aprendizagem na disciplina de patologia clínica do curso de Medicina Veterinária da UFERSA. 2023. 46 f. TCC (Graduação) - Curso de Medicina Veterinária, Departamento de Ciências Animais – Dca, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró/Rn, 2023. Citação com autor incluído no texto: Saraiva (2023) Citação com autor não incluído no texto: (SARAIVA, 2023) https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9588 |
identifier_str_mv |
SARAIVA, João Paulo Bezerra. Avaliação do processo de ensino e aprendizagem na disciplina de patologia clínica do curso de Medicina Veterinária da UFERSA. 2023. 46 f. TCC (Graduação) - Curso de Medicina Veterinária, Departamento de Ciências Animais – Dca, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró/Rn, 2023. Citação com autor incluído no texto: Saraiva (2023) Citação com autor não incluído no texto: (SARAIVA, 2023) |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9588 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Mossoró |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747472762798080 |