Traços narcistas e desonestidade acadêmica: um estudo com os discentes do curso de ciências contábeis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Andersen Matias Campos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6331
Resumo: O presente estudo objetiva analisar quais constructos narcisistas influenciam a probabilidade de desonestidade acadêmica dos alunos do curso de graduação em Ciências Contábeis da UFERSA. Os constructos (autoridade, autossuficiência, superioridade, exibicionismo, exploração, vaidade e intitulação) fundamentam-se na Teoria do Narcisismo, ao passo em que a desonestidade avalia o comportamento do indivíduo no âmbito acadêmico. Para tanto, coube organizar um questionário junto aos alunos ativos do referido curso, que além dos pontos já enumerados, contemplou aspectos pertinentes ao perfil sociodemográfico dos respondentes. Ele foi aplicado por meio eletrônico, com o auxílio do sistema de contato utilizado pela coordenação do curso, o que resultou em uma amostra composta por 88 respostas válidas. Com os dados coletados procedeu-se com a análise descritiva dos dados, determinação do perfil dos alunos no que se refere ao narcisismo e desonestidade acadêmica, para averiguar se existe alguma relação de causa e efeito, para avaliar o poder explicativo das variáveis, utilizando-se de análise de frequência e médias. Nos resultados encontrados foi possível constatar que os alunos participantes da pesquisa não possuem traços evidentes de narcisismo. Em contrapartida foram observados possíveis condutas desonestas no que diz respeito/ às relações acadêmicas dos mesmos. Desta feita, pode-se concluir que não há uma relação direta entre os traços narcisistas e a desonestidade acadêmica dentre os participantes da pesquisa.
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