A Intertextualidade em redações nota mil do Enem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10863 |
Resumo: | A intertextualidade é um fenômeno textual que diz respeito ao diálogo entre textos. Esse tipo de relação ocorre tanto em textos verbais quanto em textos não-verbais, como é o caso das redações do ENEM. Em todo caso, modificam-se alguns aspectos do texto-fonte, mas é possível recuperar alguns elementos, levando em conta, sobretudo, o conhecimento de mundo dos interlocutores. Considerando este conceito, o objetivo desta pesquisa foi analisar elementos de intertextualidade presentes em redações nota mil do ENEM produzidas no ano de 2022. Os procedimentos metodológicos consistiram na construção de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, desenvolvida através da análise de 03 (três) redações de participantes que obtiveram nota máxima no certame na edição de 2022. Os resultados mostraram que os textos analisados apresentam elementos característicos da intertextualidade, como paráfrases e alusão ao texto-fonte. Além disso, a intertextualidade foi manifestada de forma explícita (direta), tendo em vista o uso de recursos como a citação direta. No geral, os autores das redações fazem uso de recursos contidos em textos-fonte visando, sobretudo, reforçar a argumentação das redações. |
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A Intertextualidade em redações nota mil do EnemLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAIntertextualidadeRedação nota mil do ENEMArgumentaçãoA intertextualidade é um fenômeno textual que diz respeito ao diálogo entre textos. Esse tipo de relação ocorre tanto em textos verbais quanto em textos não-verbais, como é o caso das redações do ENEM. Em todo caso, modificam-se alguns aspectos do texto-fonte, mas é possível recuperar alguns elementos, levando em conta, sobretudo, o conhecimento de mundo dos interlocutores. Considerando este conceito, o objetivo desta pesquisa foi analisar elementos de intertextualidade presentes em redações nota mil do ENEM produzidas no ano de 2022. Os procedimentos metodológicos consistiram na construção de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, desenvolvida através da análise de 03 (três) redações de participantes que obtiveram nota máxima no certame na edição de 2022. Os resultados mostraram que os textos analisados apresentam elementos característicos da intertextualidade, como paráfrases e alusão ao texto-fonte. Além disso, a intertextualidade foi manifestada de forma explícita (direta), tendo em vista o uso de recursos como a citação direta. No geral, os autores das redações fazem uso de recursos contidos em textos-fonte visando, sobretudo, reforçar a argumentação das redações.Intertextuality is a textual phenomenon that concerns the dialogue between texts. This type of relationship occurs in both verbal and non-verbal texts, such as images and videos. In any case, some aspects of the source text are modified, but it is possible to recover some elements, taking into account, above all, the interlocutors' knowledge of the world. Considering this concept, the objective of this research was to analyze elements of intertextuality present in ENEM grade 100 essays produced in 2022. The methodological procedures consisted of constructing a descriptive research with a qualitative approach. A literature review was carried out, with concepts and arguments from authors who addressed this topic. An analysis was also made of 03 (three) essays from participants who obtained maximum marks in the contest in the 2022 edition. The results showed that the analyzed texts present characteristic elements of intertextuality, such as paraphrases and allusions to the source text. Furthermore, intertextuality was expressed explicitly (directly), considering the use of resources such as direct quotation. In general, the authors of the essays make use of resources contained in source texts with the aim, above all, of reinforcing the arguments of the essays.20 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoSilva, Ananias Agostinho daSilva, Ananias Agostinho daCavalcante, Francisco Mailson de LimaAndrade, Gabrielly Thiciane dos SantosSena Neto, João BatistaAlves, Jéssica Raianny Figueirêdo Emídio2024-07-03T16:27:22Z2024-07-03T16:27:22Z2024-04-16info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpdfapplication/pdfALVES, Jéssica Raianny Figueirêdo Emídio. A intertextualidade em redações nota mil do Enem. 2024. 20 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2024.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10863Caraúbasinfo:eu-repo/semantics/openAccessUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/porreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-07-04T03:00:10Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10863Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-07-04T03:00:10Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
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A intertextualidade é um fenômeno textual que diz respeito ao diálogo entre textos. Esse tipo de relação ocorre tanto em textos verbais quanto em textos não-verbais, como é o caso das redações do ENEM. Em todo caso, modificam-se alguns aspectos do texto-fonte, mas é possível recuperar alguns elementos, levando em conta, sobretudo, o conhecimento de mundo dos interlocutores. Considerando este conceito, o objetivo desta pesquisa foi analisar elementos de intertextualidade presentes em redações nota mil do ENEM produzidas no ano de 2022. Os procedimentos metodológicos consistiram na construção de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, desenvolvida através da análise de 03 (três) redações de participantes que obtiveram nota máxima no certame na edição de 2022. Os resultados mostraram que os textos analisados apresentam elementos característicos da intertextualidade, como paráfrases e alusão ao texto-fonte. Além disso, a intertextualidade foi manifestada de forma explícita (direta), tendo em vista o uso de recursos como a citação direta. No geral, os autores das redações fazem uso de recursos contidos em textos-fonte visando, sobretudo, reforçar a argumentação das redações. |
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