Investigação do uso de plástico PET como agregado para tratamento superficial em rodovias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Luiz Felipe de Lima
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: http://lattes.cnpq.br/7102634083454496
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10813
Resumo: O Tratamento Superficial (TS) é um tipo de revestimento asfáltico utilizado em vias de médio a baixo volume de tráfego. Esse tratamento consiste na aplicação em campo de camadas de agregados sobre camadas de ligante asfáltico. Diferentemente do Concreto Asfáltico (CA), o TS é executado em campo, com menor controle de adesão agregado-ligante. Portanto, durante a vida útil, observa-se que na fase inicial a perda de agregados é maior, podendo ser atribuído à baixa adesão entre o agregado e o ligante associado à abertura do tráfego antes do período adequado de ruptura, além de questões relacionadas a execução inadequada, e outros. Uma possível solução para essa perda de agregados pode ser o uso do resíduo tereftalato de polietileno (PET) por ser um material mais maleável, contribuindo com a ligação agregado-ligante, e possuir baixa densidade, reduzindo o uso de agregados minerais além de ser um material abundante e reciclável. Para isso, neste trabalho foi coletado material PET, triturado industrialmente para substituir parte dos agregados minerais aplicados na segunda camada de TS Duplo (TSD). Assim, foram moldados corpos de prova com taxas de 0%, 5%, 10% e 15% de PET a fim de comparar a perda de agregados através do ensaio de Wet Track Abrasion Test (WTAT). Os resultados apontam que a presença de agregado PET não proporcionou aumento de adesão entre os agregados e ligante asfáltico. Observou-se que o processo de cura e o excesso de PET pode ajudar a explicar esses resultados quando comparado com outros estudos na literatura.
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