Teoria da aprendizagem autorregulada: uma análise com discentes do curso de Ciências Contábeis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, João José Lima
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6352
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo identificar quais são as estratégias de aprendizagem autorregulada utilizada pelos estudantes de Ciências Contábeis. Para tanto, utilizou-se de um questionário dividido em dois blocos, o primeiro refere-se as dez estratégias do modelo proposto por Zimmerman e Pons (1986) e Rosário (1999), enquanto no segundo bloco inquiriam-se questões socioeconômicas e acadêmicas dos participantes. A amostra é composta por 90 discentes matriculados no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. A análise dos dados foi realizada por meio da estatística descritiva, do teste t e do Teste de Levene. Os principais resultados evidenciam que os alunos utilizam com mais frequência estratégias autorreguladas de auto avaliação com 84,44%, estrutura ambiental com 82,22% e ajuda social em 83,33% e menos frequentemente a auto consequência com índice de 77,78% para a não periodicidade. As mulheres tendem a usar com mais frequência essas estratégias se comparado com os homens atingindo marca de 51,11%. Estes resultados contribuem para a prática do ensino em contabilidade, evidenciando que algumas estratégias são menos utilizadas e podem vir a ser estimuladas.
id UFER_e5a6d4d0da34e51f2bcfd70b1e6d89d6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/6352
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Teoria da aprendizagem autorregulada: uma análise com discentes do curso de Ciências ContábeisAprendizagem autorreguladaEstudantes de contabilidadeEnsino-aprendizagemDesempenho acadêmicoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIAS CONTABEISEsta pesquisa tem por objetivo identificar quais são as estratégias de aprendizagem autorregulada utilizada pelos estudantes de Ciências Contábeis. Para tanto, utilizou-se de um questionário dividido em dois blocos, o primeiro refere-se as dez estratégias do modelo proposto por Zimmerman e Pons (1986) e Rosário (1999), enquanto no segundo bloco inquiriam-se questões socioeconômicas e acadêmicas dos participantes. A amostra é composta por 90 discentes matriculados no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. A análise dos dados foi realizada por meio da estatística descritiva, do teste t e do Teste de Levene. Os principais resultados evidenciam que os alunos utilizam com mais frequência estratégias autorreguladas de auto avaliação com 84,44%, estrutura ambiental com 82,22% e ajuda social em 83,33% e menos frequentemente a auto consequência com índice de 77,78% para a não periodicidade. As mulheres tendem a usar com mais frequência essas estratégias se comparado com os homens atingindo marca de 51,11%. Estes resultados contribuem para a prática do ensino em contabilidade, evidenciando que algumas estratégias são menos utilizadas e podem vir a ser estimuladas.Trabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHUFERSASouza, Jocykleber Meireles deFreitas Neto, Raimundo Marciano deSouza, Jocykleber Meireles deOliveira, Priscila Soares deCoelho, João José Lima2021-06-11T14:13:24Z2020-06-112021-06-11T14:13:24Z2020-12-08ARTinfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6352porCOELHO, João José Lima. Teoria da aprendizagem autorregulada: uma análise com discentes do curso de Ciências Contábeis. 18 f. Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas. Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Mossoró, 2020.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-09-14T16:34:04Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/6352Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-09-14T16:34:04Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Teoria da aprendizagem autorregulada: uma análise com discentes do curso de Ciências Contábeis
title Teoria da aprendizagem autorregulada: uma análise com discentes do curso de Ciências Contábeis
spellingShingle Teoria da aprendizagem autorregulada: uma análise com discentes do curso de Ciências Contábeis
Coelho, João José Lima
Aprendizagem autorregulada
Estudantes de contabilidade
Ensino-aprendizagem
Desempenho acadêmico
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIAS CONTABEIS
title_short Teoria da aprendizagem autorregulada: uma análise com discentes do curso de Ciências Contábeis
title_full Teoria da aprendizagem autorregulada: uma análise com discentes do curso de Ciências Contábeis
title_fullStr Teoria da aprendizagem autorregulada: uma análise com discentes do curso de Ciências Contábeis
title_full_unstemmed Teoria da aprendizagem autorregulada: uma análise com discentes do curso de Ciências Contábeis
title_sort Teoria da aprendizagem autorregulada: uma análise com discentes do curso de Ciências Contábeis
author Coelho, João José Lima
author_facet Coelho, João José Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Jocykleber Meireles de
Freitas Neto, Raimundo Marciano de
Souza, Jocykleber Meireles de
Oliveira, Priscila Soares de
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, João José Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem autorregulada
Estudantes de contabilidade
Ensino-aprendizagem
Desempenho acadêmico
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIAS CONTABEIS
topic Aprendizagem autorregulada
Estudantes de contabilidade
Ensino-aprendizagem
Desempenho acadêmico
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIAS CONTABEIS
description Esta pesquisa tem por objetivo identificar quais são as estratégias de aprendizagem autorregulada utilizada pelos estudantes de Ciências Contábeis. Para tanto, utilizou-se de um questionário dividido em dois blocos, o primeiro refere-se as dez estratégias do modelo proposto por Zimmerman e Pons (1986) e Rosário (1999), enquanto no segundo bloco inquiriam-se questões socioeconômicas e acadêmicas dos participantes. A amostra é composta por 90 discentes matriculados no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. A análise dos dados foi realizada por meio da estatística descritiva, do teste t e do Teste de Levene. Os principais resultados evidenciam que os alunos utilizam com mais frequência estratégias autorreguladas de auto avaliação com 84,44%, estrutura ambiental com 82,22% e ajuda social em 83,33% e menos frequentemente a auto consequência com índice de 77,78% para a não periodicidade. As mulheres tendem a usar com mais frequência essas estratégias se comparado com os homens atingindo marca de 51,11%. Estes resultados contribuem para a prática do ensino em contabilidade, evidenciando que algumas estratégias são menos utilizadas e podem vir a ser estimuladas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-11
2020-12-08
2021-06-11T14:13:24Z
2021-06-11T14:13:24Z
dc.type.driver.fl_str_mv ART
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6352
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6352
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv COELHO, João José Lima. Teoria da aprendizagem autorregulada: uma análise com discentes do curso de Ciências Contábeis. 18 f. Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas. Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Mossoró, 2020.
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
UFERSA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
UFERSA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747447245701120