Teoria da aprendizagem autorregulada: uma análise com discentes do curso de Ciências Contábeis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6352 |
Resumo: | Esta pesquisa tem por objetivo identificar quais são as estratégias de aprendizagem autorregulada utilizada pelos estudantes de Ciências Contábeis. Para tanto, utilizou-se de um questionário dividido em dois blocos, o primeiro refere-se as dez estratégias do modelo proposto por Zimmerman e Pons (1986) e Rosário (1999), enquanto no segundo bloco inquiriam-se questões socioeconômicas e acadêmicas dos participantes. A amostra é composta por 90 discentes matriculados no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. A análise dos dados foi realizada por meio da estatística descritiva, do teste t e do Teste de Levene. Os principais resultados evidenciam que os alunos utilizam com mais frequência estratégias autorreguladas de auto avaliação com 84,44%, estrutura ambiental com 82,22% e ajuda social em 83,33% e menos frequentemente a auto consequência com índice de 77,78% para a não periodicidade. As mulheres tendem a usar com mais frequência essas estratégias se comparado com os homens atingindo marca de 51,11%. Estes resultados contribuem para a prática do ensino em contabilidade, evidenciando que algumas estratégias são menos utilizadas e podem vir a ser estimuladas. |
id |
UFER_e5a6d4d0da34e51f2bcfd70b1e6d89d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/6352 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Teoria da aprendizagem autorregulada: uma análise com discentes do curso de Ciências ContábeisAprendizagem autorreguladaEstudantes de contabilidadeEnsino-aprendizagemDesempenho acadêmicoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIAS CONTABEISEsta pesquisa tem por objetivo identificar quais são as estratégias de aprendizagem autorregulada utilizada pelos estudantes de Ciências Contábeis. Para tanto, utilizou-se de um questionário dividido em dois blocos, o primeiro refere-se as dez estratégias do modelo proposto por Zimmerman e Pons (1986) e Rosário (1999), enquanto no segundo bloco inquiriam-se questões socioeconômicas e acadêmicas dos participantes. A amostra é composta por 90 discentes matriculados no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. A análise dos dados foi realizada por meio da estatística descritiva, do teste t e do Teste de Levene. Os principais resultados evidenciam que os alunos utilizam com mais frequência estratégias autorreguladas de auto avaliação com 84,44%, estrutura ambiental com 82,22% e ajuda social em 83,33% e menos frequentemente a auto consequência com índice de 77,78% para a não periodicidade. As mulheres tendem a usar com mais frequência essas estratégias se comparado com os homens atingindo marca de 51,11%. Estes resultados contribuem para a prática do ensino em contabilidade, evidenciando que algumas estratégias são menos utilizadas e podem vir a ser estimuladas.Trabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHUFERSASouza, Jocykleber Meireles deFreitas Neto, Raimundo Marciano deSouza, Jocykleber Meireles deOliveira, Priscila Soares deCoelho, João José Lima2021-06-11T14:13:24Z2020-06-112021-06-11T14:13:24Z2020-12-08ARTinfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6352porCOELHO, João José Lima. Teoria da aprendizagem autorregulada: uma análise com discentes do curso de Ciências Contábeis. 18 f. Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas. Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Mossoró, 2020.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-09-14T16:34:04Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/6352Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-09-14T16:34:04Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Teoria da aprendizagem autorregulada: uma análise com discentes do curso de Ciências Contábeis |
title |
Teoria da aprendizagem autorregulada: uma análise com discentes do curso de Ciências Contábeis |
spellingShingle |
Teoria da aprendizagem autorregulada: uma análise com discentes do curso de Ciências Contábeis Coelho, João José Lima Aprendizagem autorregulada Estudantes de contabilidade Ensino-aprendizagem Desempenho acadêmico CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIAS CONTABEIS |
title_short |
Teoria da aprendizagem autorregulada: uma análise com discentes do curso de Ciências Contábeis |
title_full |
Teoria da aprendizagem autorregulada: uma análise com discentes do curso de Ciências Contábeis |
title_fullStr |
Teoria da aprendizagem autorregulada: uma análise com discentes do curso de Ciências Contábeis |
title_full_unstemmed |
Teoria da aprendizagem autorregulada: uma análise com discentes do curso de Ciências Contábeis |
title_sort |
Teoria da aprendizagem autorregulada: uma análise com discentes do curso de Ciências Contábeis |
author |
Coelho, João José Lima |
author_facet |
Coelho, João José Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Souza, Jocykleber Meireles de Freitas Neto, Raimundo Marciano de Souza, Jocykleber Meireles de Oliveira, Priscila Soares de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coelho, João José Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem autorregulada Estudantes de contabilidade Ensino-aprendizagem Desempenho acadêmico CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIAS CONTABEIS |
topic |
Aprendizagem autorregulada Estudantes de contabilidade Ensino-aprendizagem Desempenho acadêmico CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIAS CONTABEIS |
description |
Esta pesquisa tem por objetivo identificar quais são as estratégias de aprendizagem autorregulada utilizada pelos estudantes de Ciências Contábeis. Para tanto, utilizou-se de um questionário dividido em dois blocos, o primeiro refere-se as dez estratégias do modelo proposto por Zimmerman e Pons (1986) e Rosário (1999), enquanto no segundo bloco inquiriam-se questões socioeconômicas e acadêmicas dos participantes. A amostra é composta por 90 discentes matriculados no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. A análise dos dados foi realizada por meio da estatística descritiva, do teste t e do Teste de Levene. Os principais resultados evidenciam que os alunos utilizam com mais frequência estratégias autorreguladas de auto avaliação com 84,44%, estrutura ambiental com 82,22% e ajuda social em 83,33% e menos frequentemente a auto consequência com índice de 77,78% para a não periodicidade. As mulheres tendem a usar com mais frequência essas estratégias se comparado com os homens atingindo marca de 51,11%. Estes resultados contribuem para a prática do ensino em contabilidade, evidenciando que algumas estratégias são menos utilizadas e podem vir a ser estimuladas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-11 2020-12-08 2021-06-11T14:13:24Z 2021-06-11T14:13:24Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
ART info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6352 |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6352 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
COELHO, João José Lima. Teoria da aprendizagem autorregulada: uma análise com discentes do curso de Ciências Contábeis. 18 f. Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas. Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Mossoró, 2020. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido Brasil Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH UFERSA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido Brasil Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH UFERSA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747447245701120 |