Formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental: estudo em uma escola municipal do assentamento favela, Mossoró – RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Elizeni Belo da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5773
Resumo: Monografia
id UFER_e81b86fa438106d0d48846630593996a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/5773
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental: estudo em uma escola municipal do assentamento favela, Mossoró – RNFormação continuada de professoresEducação básicaEducação do campoContinuing teacher trainingBasic educationEducation of the fieldCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALMonografiaThe present study has as its central theme the Continuing Training of Teachers from the early years of elementary school of basic education of the field. We point out as a general objective "to understand how the continued training of teachers of the beginning years of elementary school of the Municipal School Francisco Ferreira Souto, Favela Settlement, Mossoró - RN" develops. Regarding the specific objectives, we highlight (1) to highlight how the continuing training of teachers from the initial years of elementary school of the Francisco Ferreira Souto Municipal School, Favela Settlement, Mossoró - RN develops; (2) identify contributions from the continuing education of teachers from the early years of elementary school to teaching work at the Francisco Ferreira Souto Municipal School, Favela Settlement, Mossoró - RN; and (3) describe limits on the continuing training of teachers in the early years of elementary school of the Francisco Ferreira Souto Municipal School, Favela Settlement, Mossoró - RN. In methodological parameters, we recorded that the research was done under the qualitative approach, is typified as an exploratory and descriptive study and used as a data collection technique the questionnaire consisting of 10 (ten) open questions. The locus of the study confers on the Francisco Ferreira Souto Municipal School, located in the Favela Settlement, Mossoró - RN. In the study subjects, two professors participated, who teach in multiserial classes from the 1st to the 5th year of elementary school. We conclude that the continuing training of teachers, research participants, is important for the development of teaching work in the school context, but does not generally provide a link with Field Education, since it is developed from topics that do not directly guide The Field Education. We emphasize that one of the limits emphasized by teachers, derived from continuing education, gives the time to reconcile teaching work at school and the training actions they experience/experience.O presente estudo tem como tema central a Formação Continuada de Professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Educação Básica do Campo. Apontamos como objetivo geral “compreender como se desenvolve a formação continuada de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Escola Municipal Francisco Ferreira Souto, Assentamento Favela, Mossoró – RN”. Em relação aos objetivos específicos, salientamos (1) evidenciar como se desenvolve a formação continuada de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Escola Municipal Francisco Ferreira Souto, Assentamento Favela, Mossoró – RN; (2) identificar contribuições da formação continuada de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental para o trabalho docente na Escola Municipal Francisco Ferreira Souto, Assentamento Favela, Mossoró – RN; e (3) descrever limites da formação continuada dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Escola Municipal Francisco Ferreira Souto, Assentamento Favela, Mossoró – RN. Em parâmetros metodológicos, registramos que a pesquisa se fez sob a abordagem qualitativa, se tipifica como um estudo exploratório e descritivo e utilizou como técnica de coleta de dados o questionário constituído por 10 (dez) questões abertas. O lócus do estudo confere à Escola Municipal Francisco Ferreira Souto, localizada no Assentamento Favela, Mossoró – RN. No que cita aos sujeitos da investigação, participaram duas docentes, as quais lecionam em turmas multisseriadas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Concluímos que a formação continuada das professoras, participantes da pesquisa, é importante para o desenvolvimento do trabalho docente no contexto da escola, porém, não oportuniza, de forma geral, um nexo com a Educação do Campo haja vista que é desenvolvida a partir de temas que não pautam, diretamente, a Educação do Campo. Ressaltamos que um dos limites enfatizados pelas docentes, oriundo da formação continuada, confere ao tempo para conciliação entre o trabalho docente na escola e as ações de formação que vivenciam/vivenciaram.Trabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHUFERSAMedeiros, Emerson Augusto deLima, Núzia Roberta deAmorim, Jamira Lopes deSilva, Elizeni Belo da2020-12-16T17:10:12Z2020-12-162020-12-16T17:10:12Z2019-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCitação com autor incluído no texto: Silva (2019) Citação com autor não incluído no texto: (SILVA, 2019)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5773porSILVA, Elizeni Belo da. Formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental: estudo em uma escola municipal do assentamento favela, Mossoró – RN. 2019. 56 f. Monografia (Graduação em Educação do Campo) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas, Universidade Federal Rural do Semi-Àrido, Mossoró, 2019.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-11-20T23:41:09Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/5773Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-11-20T23:41:09Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental: estudo em uma escola municipal do assentamento favela, Mossoró – RN
title Formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental: estudo em uma escola municipal do assentamento favela, Mossoró – RN
spellingShingle Formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental: estudo em uma escola municipal do assentamento favela, Mossoró – RN
Silva, Elizeni Belo da
Formação continuada de professores
Educação básica
Educação do campo
Continuing teacher training
Basic education
Education of the field
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
title_short Formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental: estudo em uma escola municipal do assentamento favela, Mossoró – RN
title_full Formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental: estudo em uma escola municipal do assentamento favela, Mossoró – RN
title_fullStr Formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental: estudo em uma escola municipal do assentamento favela, Mossoró – RN
title_full_unstemmed Formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental: estudo em uma escola municipal do assentamento favela, Mossoró – RN
title_sort Formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental: estudo em uma escola municipal do assentamento favela, Mossoró – RN
author Silva, Elizeni Belo da
author_facet Silva, Elizeni Belo da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Medeiros, Emerson Augusto de
Lima, Núzia Roberta de
Amorim, Jamira Lopes de
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Elizeni Belo da
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada de professores
Educação básica
Educação do campo
Continuing teacher training
Basic education
Education of the field
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
topic Formação continuada de professores
Educação básica
Educação do campo
Continuing teacher training
Basic education
Education of the field
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
description Monografia
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-12
2020-12-16T17:10:12Z
2020-12-16
2020-12-16T17:10:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Citação com autor incluído no texto: Silva (2019) Citação com autor não incluído no texto: (SILVA, 2019)
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5773
identifier_str_mv Citação com autor incluído no texto: Silva (2019) Citação com autor não incluído no texto: (SILVA, 2019)
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5773
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv SILVA, Elizeni Belo da. Formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental: estudo em uma escola municipal do assentamento favela, Mossoró – RN. 2019. 56 f. Monografia (Graduação em Educação do Campo) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas, Universidade Federal Rural do Semi-Àrido, Mossoró, 2019.
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
UFERSA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
UFERSA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747443015745536