Uma investigação sobre o desenvolvimento dos aspectos fonéticos fonológicos da língua inglesa em bilíngues tardios: uma questão de tempo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Vanessa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10736
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo investigar o desenvolvimento dos aspectos fonéticos fonológicos de bilíngues tardios ao longo do tempo. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica a partir de aportes teóricos sobre as Diferentes Perspectivas sobre o Bilinguismo (FLORY; SOUZA, 2009; MARCELINO, 2009; MEGALE, 2005; 2012) e do Modelo de Exemplares (JOHNSON, 1997; JOHNSON & MULLENIX, 1997; PIERREHUMBERT, 2001, 2003 apud MIRANDA; GUIMARÃES, 2013) com base em dados já coletados pelos autores (PINTO, 2020; GADELHA; NASCIMENTO, 2021; MOTA, 2022; SIMÕES, 2022) sendo essas pesquisas desenvolvidas no interior do estado do Rio Grande do Norte. Portanto, focamos na ‘variável tempo de exposição à língua alvo’ das pesquisas mencionadas, buscando comprovar a hipótese de que é esperado que com a maior exposição à língua alvo, o bilíngue tardio consiga se apropriar melhor dos aspectos fonéticos fonológicos do inglês como língua adicional. De modo geral, foram encontradas diferenças significativas entre os grupos dos níveis iniciantes e avançados de todas as pesquisas analisadas, mostrando que os dados analisados desta variável foram significativos.
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