Uma investigação sobre o desenvolvimento dos aspectos fonéticos fonológicos da língua inglesa em bilíngues tardios: uma questão de tempo
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10736 |
Resumo: | Esta pesquisa teve por objetivo investigar o desenvolvimento dos aspectos fonéticos fonológicos de bilíngues tardios ao longo do tempo. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica a partir de aportes teóricos sobre as Diferentes Perspectivas sobre o Bilinguismo (FLORY; SOUZA, 2009; MARCELINO, 2009; MEGALE, 2005; 2012) e do Modelo de Exemplares (JOHNSON, 1997; JOHNSON & MULLENIX, 1997; PIERREHUMBERT, 2001, 2003 apud MIRANDA; GUIMARÃES, 2013) com base em dados já coletados pelos autores (PINTO, 2020; GADELHA; NASCIMENTO, 2021; MOTA, 2022; SIMÕES, 2022) sendo essas pesquisas desenvolvidas no interior do estado do Rio Grande do Norte. Portanto, focamos na ‘variável tempo de exposição à língua alvo’ das pesquisas mencionadas, buscando comprovar a hipótese de que é esperado que com a maior exposição à língua alvo, o bilíngue tardio consiga se apropriar melhor dos aspectos fonéticos fonológicos do inglês como língua adicional. De modo geral, foram encontradas diferenças significativas entre os grupos dos níveis iniciantes e avançados de todas as pesquisas analisadas, mostrando que os dados analisados desta variável foram significativos. |
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Uma investigação sobre o desenvolvimento dos aspectos fonéticos fonológicos da língua inglesa em bilíngues tardios: uma questão de tempoLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS INGLESABilinguismoAspectos fonético-fonológicosAquisição de línguaModelo de exemplaresEsta pesquisa teve por objetivo investigar o desenvolvimento dos aspectos fonéticos fonológicos de bilíngues tardios ao longo do tempo. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica a partir de aportes teóricos sobre as Diferentes Perspectivas sobre o Bilinguismo (FLORY; SOUZA, 2009; MARCELINO, 2009; MEGALE, 2005; 2012) e do Modelo de Exemplares (JOHNSON, 1997; JOHNSON & MULLENIX, 1997; PIERREHUMBERT, 2001, 2003 apud MIRANDA; GUIMARÃES, 2013) com base em dados já coletados pelos autores (PINTO, 2020; GADELHA; NASCIMENTO, 2021; MOTA, 2022; SIMÕES, 2022) sendo essas pesquisas desenvolvidas no interior do estado do Rio Grande do Norte. Portanto, focamos na ‘variável tempo de exposição à língua alvo’ das pesquisas mencionadas, buscando comprovar a hipótese de que é esperado que com a maior exposição à língua alvo, o bilíngue tardio consiga se apropriar melhor dos aspectos fonéticos fonológicos do inglês como língua adicional. De modo geral, foram encontradas diferenças significativas entre os grupos dos níveis iniciantes e avançados de todas as pesquisas analisadas, mostrando que os dados analisados desta variável foram significativos.40 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoNascimento, Katiene Rozy Santos doNascimento, Katiene Rozy Santos doSilva, Anderson Romário de SouzaMorais, Lígia de Souza Leite deAlves, Vanessa2024-03-22T17:00:23Z2024-03-22T17:00:23Z2023-10-10info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpdfapplication/pdfALVES, Vanessa. Uma investigação sobre o desenvolvimento dos aspectos fonéticos fonológicos da língua inglesa em bilíngues tardios: uma questão de tempo. 2023. 40 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Inglês, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10736Caraúbasinfo:eu-repo/semantics/openAccessUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/porreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-03-23T03:00:26Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10736Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-03-23T03:00:26Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
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