Patologia e técnicas de restauração de pavimento flexível: um estudo de caso de um trecho na rodovia CE-138.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8464 |
Resumo: | As estradas têm um papel crucial na história e no desenvolvimento das sociedades e a pavimentação destas, constitui-se como uma ferramenta de melhoria das condições operacionais para o tráfego, tornando-o confortável e seguro, à medida que se utiliza de estruturas e materiais capazes de suportar os esforços da ação do tráfego bem como decorrentes das condições de exposição climática, a um baixo custo. Entretanto, fatores como a idade dos pavimentos, as condições de utilização e a exposição às intempéries naturais podem acarretar o surgimento de manifestações patológicas que reduzem a vida útil dessas estruturas, tornando necessárias ações de recuperação desses pavimentos. Nesta perspectiva, o presente trabalho constitui-se como uma análise das manifestações patológicas que podem surgir nos pavimentos flexíveis, bem como, das soluções técnicas mais adequadas para cada caso, com um enfoque no caso da recuperação do trecho da rodovia CE-138 entre as cidades de Ereré e Iracema no Ceará. Por meio da revisão e análise de materiais publicados por diversos autores, objetiva-se avaliar as causas relacionadas à patologia dos pavimentos e as suas respectivas técnicas de recuperação. Os resultados demonstram que a situação do trecho estudado da rodovia CE-138 era crítica e, por este motivo, a restauração total do pavimento foi realizada através da reciclagem de base com adição de brita, imprimação com ligante asfáltico e tratamento superficial duplo. Entretanto, embora a construtora responsável afirme ter seguido o que as normas indicam para a execução da obra, pouco tempo após o término do tratamento superficial, novas manifestações patológicas começaram a surgir, o que indica que houve falhas de execução que podem estar relacionadas principalmente à compactação das camadas e às proporções de ligante utilizadas. |
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