Study on the student body's view of the new teaching methodologies for UniSales engineering courses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Miriam Aparecida Ignácio de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Carvalho, Flávio Lúcio Santos de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Production Engineering
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/36269
Resumo: Atualmente pensa-se e se discute muito sobre as novas metodologias de ensino estando elas nas diferentes etapas da educação básica, para que se aprimorem nos alunos: a aquisição dos conhecimentos, a interação e a integração desses conhecimentos com as situações reais de trabalho, onde se aplicam de forma mais assertiva esses conhecimentos, além do afloramento do protagonismo, autoconfiança, empatia e solidariedade e sustentabilidade, ressaltando também todas as demais habilidades e competências que o mercado profissional demanda. Mas, ao mesmo tempo que isso tudo seja instigante e atraente para todo corpo acadêmico, principalmente para corpo discente, é muito assustador e desafiador, pois é tudo novo e diferente do método tradicional de ensino que está sendo utilizado desde o início do processo de transmissão de conhecimento. Tanto para nós, os professores, os alunos, quanto para as instituições, ocorrem dificuldades para adaptação da metodologia tradicional para as novas metodologias. Logo, a proposta deste trabalho é avaliar o sentimento do corpo discente frente à todas mudanças propostas para o sistema de ensino. Foram realizados questionamentos aos estudantes, através de uma pesquisa on line com estes, verificando de forma detalhada, as expectativas, as dúvidas e outras informações quanto a mudança para as novas metodologias de ensino. Os resultados estatísticos mostraram que os estudantes estão cientes que as mudanças são pertinentes em função das novas demandas do mercado, mas conclui-se que ainda se sentem receosos de como estas mudanças estão ocorrendo e se as instituições, o corpo docente e eles próprios estão preparados para tal.
id UFES-11_179c0ce864bd21fe4247c462e051e708
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/36269
network_acronym_str UFES-11
network_name_str Brazilian Journal of Production Engineering
repository_id_str
spelling Study on the student body's view of the new teaching methodologies for UniSales engineering coursesEstudio sobre la visión del estudiantado sobre las nuevas metodologías de enseñanza de los cursos de ingeniería de la UniSalesEstudo sobre a visão do corpo discente quanto às novas metodologias de ensino para os cursos de engenharias da UniSalesPBLInteraçãoConhecimentos AcadêmicosVivências PráticasImplementaçãoFormação CríticaPBLInteractionAcademic KnowledgePractical ExperiencesImplementationCritical TrainingPBLInteraccíonConocimiento académicoExperiencias PrácticasImplementaciónFormación CríticaAtualmente pensa-se e se discute muito sobre as novas metodologias de ensino estando elas nas diferentes etapas da educação básica, para que se aprimorem nos alunos: a aquisição dos conhecimentos, a interação e a integração desses conhecimentos com as situações reais de trabalho, onde se aplicam de forma mais assertiva esses conhecimentos, além do afloramento do protagonismo, autoconfiança, empatia e solidariedade e sustentabilidade, ressaltando também todas as demais habilidades e competências que o mercado profissional demanda. Mas, ao mesmo tempo que isso tudo seja instigante e atraente para todo corpo acadêmico, principalmente para corpo discente, é muito assustador e desafiador, pois é tudo novo e diferente do método tradicional de ensino que está sendo utilizado desde o início do processo de transmissão de conhecimento. Tanto para nós, os professores, os alunos, quanto para as instituições, ocorrem dificuldades para adaptação da metodologia tradicional para as novas metodologias. Logo, a proposta deste trabalho é avaliar o sentimento do corpo discente frente à todas mudanças propostas para o sistema de ensino. Foram realizados questionamentos aos estudantes, através de uma pesquisa on line com estes, verificando de forma detalhada, as expectativas, as dúvidas e outras informações quanto a mudança para as novas metodologias de ensino. Os resultados estatísticos mostraram que os estudantes estão cientes que as mudanças são pertinentes em função das novas demandas do mercado, mas conclui-se que ainda se sentem receosos de como estas mudanças estão ocorrendo e se as instituições, o corpo docente e eles próprios estão preparados para tal.Actualmente se está pensando y discutiendo mucho acerca de las nuevas metodologías de enseñanza encontrándolas en las diferentes etapas de la educación básica, para que mejoren en los estudiantes: la adquisición de conocimientos, la interacción y la integración de estos conocimientos con las situaciones reales. de trabajo, donde estos conocimientos se aplican de forma más asertiva, además del surgimiento del protagonismo, la confianza en uno mismo, la empatía y la solidaridad y la sostenibilidad, enfatizando también todas las demás habilidades y competencias que demanda el mercado profesional. Pero al mismo tiempo que todo esto invita a la reflexión y es atractivo para todos los cuerpos académicos, especialmente para el alumnado, es muy aterrador y desafiante, ya que todo es nuevo y diferente del método de enseñanza tradicional que se ha utilizado desde el inicio del proceso de transmisión del conocimiento. Tanto para nosotros, los docentes, los estudiantes, como para las instituciones, existen dificultades para adaptar la metodología tradicional a las nuevas metodologías. Por lo tanto, el propósito de este trabajo es evaluar el sentir del estudiantado frente a todos los cambios propuestos para el sistema educativo. Se realizaron preguntas a los estudiantes, a través de una encuesta en línea con ellos, verificando en detalle, expectativas, dudas y demás información respecto al cambio a las nuevas metodologías de enseñanza. Os resultados estatísticos mostraram que os estudantes estão cientes que as mudanças são pertinentes em função das novas demandas do mercado, mas conclui-se que ainda se sentem receosos de como estas mudanças estão ocorrendo e se as instituições, o corpo docente e eles próprios estão preparados para tal.Currently, a lot is thought and discussed about new teaching methodologies, which are in the different stages of basic education, so that they improve in students: the acquisition of knowledge, interaction and integration of this knowledge with real work situations, where this knowledge is more assertively applied, in addition to the emergence of protagonism, self-confidence, empathy and solidarity and sustainability, also emphasizing all the other skills and competences that the professional market demands. But, while this is all exciting and attractive to the entire academic body, especially the student body, it is very scary and challenging, as it is all new and different from the traditional teaching method that has been used since the beginning of the transmission process. of knowledge. Both for us, the professors, the students, and for the institutions, there are difficulties in adapting the traditional methodology to the new methodologies. Therefore, the purpose of this work is to evaluate the feeling of the student body in face of all the proposed changes to the education system. Questions were made to students, through an online survey with them, checking in detail, expectations, doubts and other information regarding the change to new teaching methodologies. The statistical results showed that students are aware that the changes are relevant due to new market demands, but it is concluded that they are still afraid of how these changes are taking place and if the institutions, the teaching staff and themselves are prepared for such.Universidade Federal do Espírito Santo - UFES2021-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/3626910.47456/bjpe.v7i4.36269Brazilian Journal of Production Engineering; Vol. 7 No. 4 (2021): Edição Especial "Educação 5.0: Inovação e metodologias ativas para o ensino superior" (Agosto-Janeiro); 11-22Brazilian Journal of Production Engineering; Vol. 7 Núm. 4 (2021): Edição Especial "Educação 5.0: Inovação e metodologias ativas para o ensino superior" (Agosto-Janeiro); 11-22Brazilian Journal of Production Engineering; v. 7 n. 4 (2021): Edição Especial "Educação 5.0: Inovação e metodologias ativas para o ensino superior" (Agosto-Janeiro); 11-222447-558010.47456/bjpe.v7i4reponame:Brazilian Journal of Production Engineeringinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/36269/24329Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPEhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Miriam Aparecida Ignácio deCarvalho, Flávio Lúcio Santos de2022-09-23T00:03:03Zoai:periodicos.ufes.br:article/36269Revistahttps://periodicos.ufes.br/bjpePUBhttps://periodicos.ufes.br/bjpe/oairodrigo.r.freitas@ufes.br2447-55802447-5580opendoar:2023-01-13T10:36:35.125485Brazilian Journal of Production Engineering - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Study on the student body's view of the new teaching methodologies for UniSales engineering courses
Estudio sobre la visión del estudiantado sobre las nuevas metodologías de enseñanza de los cursos de ingeniería de la UniSales
Estudo sobre a visão do corpo discente quanto às novas metodologias de ensino para os cursos de engenharias da UniSales
title Study on the student body's view of the new teaching methodologies for UniSales engineering courses
spellingShingle Study on the student body's view of the new teaching methodologies for UniSales engineering courses
Almeida, Miriam Aparecida Ignácio de
PBL
Interação
Conhecimentos Acadêmicos
Vivências Práticas
Implementação
Formação Crítica
PBL
Interaction
Academic Knowledge
Practical Experiences
Implementation
Critical Training
PBL
Interaccíon
Conocimiento académico
Experiencias Prácticas
Implementación
Formación Crítica
title_short Study on the student body's view of the new teaching methodologies for UniSales engineering courses
title_full Study on the student body's view of the new teaching methodologies for UniSales engineering courses
title_fullStr Study on the student body's view of the new teaching methodologies for UniSales engineering courses
title_full_unstemmed Study on the student body's view of the new teaching methodologies for UniSales engineering courses
title_sort Study on the student body's view of the new teaching methodologies for UniSales engineering courses
author Almeida, Miriam Aparecida Ignácio de
author_facet Almeida, Miriam Aparecida Ignácio de
Carvalho, Flávio Lúcio Santos de
author_role author
author2 Carvalho, Flávio Lúcio Santos de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Miriam Aparecida Ignácio de
Carvalho, Flávio Lúcio Santos de
dc.subject.por.fl_str_mv PBL
Interação
Conhecimentos Acadêmicos
Vivências Práticas
Implementação
Formação Crítica
PBL
Interaction
Academic Knowledge
Practical Experiences
Implementation
Critical Training
PBL
Interaccíon
Conocimiento académico
Experiencias Prácticas
Implementación
Formación Crítica
topic PBL
Interação
Conhecimentos Acadêmicos
Vivências Práticas
Implementação
Formação Crítica
PBL
Interaction
Academic Knowledge
Practical Experiences
Implementation
Critical Training
PBL
Interaccíon
Conocimiento académico
Experiencias Prácticas
Implementación
Formación Crítica
description Atualmente pensa-se e se discute muito sobre as novas metodologias de ensino estando elas nas diferentes etapas da educação básica, para que se aprimorem nos alunos: a aquisição dos conhecimentos, a interação e a integração desses conhecimentos com as situações reais de trabalho, onde se aplicam de forma mais assertiva esses conhecimentos, além do afloramento do protagonismo, autoconfiança, empatia e solidariedade e sustentabilidade, ressaltando também todas as demais habilidades e competências que o mercado profissional demanda. Mas, ao mesmo tempo que isso tudo seja instigante e atraente para todo corpo acadêmico, principalmente para corpo discente, é muito assustador e desafiador, pois é tudo novo e diferente do método tradicional de ensino que está sendo utilizado desde o início do processo de transmissão de conhecimento. Tanto para nós, os professores, os alunos, quanto para as instituições, ocorrem dificuldades para adaptação da metodologia tradicional para as novas metodologias. Logo, a proposta deste trabalho é avaliar o sentimento do corpo discente frente à todas mudanças propostas para o sistema de ensino. Foram realizados questionamentos aos estudantes, através de uma pesquisa on line com estes, verificando de forma detalhada, as expectativas, as dúvidas e outras informações quanto a mudança para as novas metodologias de ensino. Os resultados estatísticos mostraram que os estudantes estão cientes que as mudanças são pertinentes em função das novas demandas do mercado, mas conclui-se que ainda se sentem receosos de como estas mudanças estão ocorrendo e se as instituições, o corpo docente e eles próprios estão preparados para tal.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/36269
10.47456/bjpe.v7i4.36269
url https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/36269
identifier_str_mv 10.47456/bjpe.v7i4.36269
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/36269/24329
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Production Engineering; Vol. 7 No. 4 (2021): Edição Especial "Educação 5.0: Inovação e metodologias ativas para o ensino superior" (Agosto-Janeiro); 11-22
Brazilian Journal of Production Engineering; Vol. 7 Núm. 4 (2021): Edição Especial "Educação 5.0: Inovação e metodologias ativas para o ensino superior" (Agosto-Janeiro); 11-22
Brazilian Journal of Production Engineering; v. 7 n. 4 (2021): Edição Especial "Educação 5.0: Inovação e metodologias ativas para o ensino superior" (Agosto-Janeiro); 11-22
2447-5580
10.47456/bjpe.v7i4
reponame:Brazilian Journal of Production Engineering
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Brazilian Journal of Production Engineering
collection Brazilian Journal of Production Engineering
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Production Engineering - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv rodrigo.r.freitas@ufes.br
_version_ 1797047321064636416