Study on the student body's view of the new teaching methodologies for UniSales engineering courses
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Production Engineering |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/36269 |
Resumo: | Atualmente pensa-se e se discute muito sobre as novas metodologias de ensino estando elas nas diferentes etapas da educação básica, para que se aprimorem nos alunos: a aquisição dos conhecimentos, a interação e a integração desses conhecimentos com as situações reais de trabalho, onde se aplicam de forma mais assertiva esses conhecimentos, além do afloramento do protagonismo, autoconfiança, empatia e solidariedade e sustentabilidade, ressaltando também todas as demais habilidades e competências que o mercado profissional demanda. Mas, ao mesmo tempo que isso tudo seja instigante e atraente para todo corpo acadêmico, principalmente para corpo discente, é muito assustador e desafiador, pois é tudo novo e diferente do método tradicional de ensino que está sendo utilizado desde o início do processo de transmissão de conhecimento. Tanto para nós, os professores, os alunos, quanto para as instituições, ocorrem dificuldades para adaptação da metodologia tradicional para as novas metodologias. Logo, a proposta deste trabalho é avaliar o sentimento do corpo discente frente à todas mudanças propostas para o sistema de ensino. Foram realizados questionamentos aos estudantes, através de uma pesquisa on line com estes, verificando de forma detalhada, as expectativas, as dúvidas e outras informações quanto a mudança para as novas metodologias de ensino. Os resultados estatísticos mostraram que os estudantes estão cientes que as mudanças são pertinentes em função das novas demandas do mercado, mas conclui-se que ainda se sentem receosos de como estas mudanças estão ocorrendo e se as instituições, o corpo docente e eles próprios estão preparados para tal. |
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Study on the student body's view of the new teaching methodologies for UniSales engineering coursesEstudio sobre la visión del estudiantado sobre las nuevas metodologías de enseñanza de los cursos de ingeniería de la UniSalesEstudo sobre a visão do corpo discente quanto às novas metodologias de ensino para os cursos de engenharias da UniSalesPBLInteraçãoConhecimentos AcadêmicosVivências PráticasImplementaçãoFormação CríticaPBLInteractionAcademic KnowledgePractical ExperiencesImplementationCritical TrainingPBLInteraccíonConocimiento académicoExperiencias PrácticasImplementaciónFormación CríticaAtualmente pensa-se e se discute muito sobre as novas metodologias de ensino estando elas nas diferentes etapas da educação básica, para que se aprimorem nos alunos: a aquisição dos conhecimentos, a interação e a integração desses conhecimentos com as situações reais de trabalho, onde se aplicam de forma mais assertiva esses conhecimentos, além do afloramento do protagonismo, autoconfiança, empatia e solidariedade e sustentabilidade, ressaltando também todas as demais habilidades e competências que o mercado profissional demanda. Mas, ao mesmo tempo que isso tudo seja instigante e atraente para todo corpo acadêmico, principalmente para corpo discente, é muito assustador e desafiador, pois é tudo novo e diferente do método tradicional de ensino que está sendo utilizado desde o início do processo de transmissão de conhecimento. Tanto para nós, os professores, os alunos, quanto para as instituições, ocorrem dificuldades para adaptação da metodologia tradicional para as novas metodologias. Logo, a proposta deste trabalho é avaliar o sentimento do corpo discente frente à todas mudanças propostas para o sistema de ensino. Foram realizados questionamentos aos estudantes, através de uma pesquisa on line com estes, verificando de forma detalhada, as expectativas, as dúvidas e outras informações quanto a mudança para as novas metodologias de ensino. Os resultados estatísticos mostraram que os estudantes estão cientes que as mudanças são pertinentes em função das novas demandas do mercado, mas conclui-se que ainda se sentem receosos de como estas mudanças estão ocorrendo e se as instituições, o corpo docente e eles próprios estão preparados para tal.Actualmente se está pensando y discutiendo mucho acerca de las nuevas metodologías de enseñanza encontrándolas en las diferentes etapas de la educación básica, para que mejoren en los estudiantes: la adquisición de conocimientos, la interacción y la integración de estos conocimientos con las situaciones reales. de trabajo, donde estos conocimientos se aplican de forma más asertiva, además del surgimiento del protagonismo, la confianza en uno mismo, la empatía y la solidaridad y la sostenibilidad, enfatizando también todas las demás habilidades y competencias que demanda el mercado profesional. Pero al mismo tiempo que todo esto invita a la reflexión y es atractivo para todos los cuerpos académicos, especialmente para el alumnado, es muy aterrador y desafiante, ya que todo es nuevo y diferente del método de enseñanza tradicional que se ha utilizado desde el inicio del proceso de transmisión del conocimiento. Tanto para nosotros, los docentes, los estudiantes, como para las instituciones, existen dificultades para adaptar la metodología tradicional a las nuevas metodologías. Por lo tanto, el propósito de este trabajo es evaluar el sentir del estudiantado frente a todos los cambios propuestos para el sistema educativo. Se realizaron preguntas a los estudiantes, a través de una encuesta en línea con ellos, verificando en detalle, expectativas, dudas y demás información respecto al cambio a las nuevas metodologías de enseñanza. Os resultados estatísticos mostraram que os estudantes estão cientes que as mudanças são pertinentes em função das novas demandas do mercado, mas conclui-se que ainda se sentem receosos de como estas mudanças estão ocorrendo e se as instituições, o corpo docente e eles próprios estão preparados para tal.Currently, a lot is thought and discussed about new teaching methodologies, which are in the different stages of basic education, so that they improve in students: the acquisition of knowledge, interaction and integration of this knowledge with real work situations, where this knowledge is more assertively applied, in addition to the emergence of protagonism, self-confidence, empathy and solidarity and sustainability, also emphasizing all the other skills and competences that the professional market demands. But, while this is all exciting and attractive to the entire academic body, especially the student body, it is very scary and challenging, as it is all new and different from the traditional teaching method that has been used since the beginning of the transmission process. of knowledge. Both for us, the professors, the students, and for the institutions, there are difficulties in adapting the traditional methodology to the new methodologies. Therefore, the purpose of this work is to evaluate the feeling of the student body in face of all the proposed changes to the education system. Questions were made to students, through an online survey with them, checking in detail, expectations, doubts and other information regarding the change to new teaching methodologies. The statistical results showed that students are aware that the changes are relevant due to new market demands, but it is concluded that they are still afraid of how these changes are taking place and if the institutions, the teaching staff and themselves are prepared for such.Universidade Federal do Espírito Santo - UFES2021-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/3626910.47456/bjpe.v7i4.36269Brazilian Journal of Production Engineering; Vol. 7 No. 4 (2021): Edição Especial "Educação 5.0: Inovação e metodologias ativas para o ensino superior" (Agosto-Janeiro); 11-22Brazilian Journal of Production Engineering; Vol. 7 Núm. 4 (2021): Edição Especial "Educação 5.0: Inovação e metodologias ativas para o ensino superior" (Agosto-Janeiro); 11-22Brazilian Journal of Production Engineering; v. 7 n. 4 (2021): Edição Especial "Educação 5.0: Inovação e metodologias ativas para o ensino superior" (Agosto-Janeiro); 11-222447-558010.47456/bjpe.v7i4reponame:Brazilian Journal of Production Engineeringinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/36269/24329Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPEhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Miriam Aparecida Ignácio deCarvalho, Flávio Lúcio Santos de2022-09-23T00:03:03Zoai:periodicos.ufes.br:article/36269Revistahttps://periodicos.ufes.br/bjpePUBhttps://periodicos.ufes.br/bjpe/oairodrigo.r.freitas@ufes.br2447-55802447-5580opendoar:2023-01-13T10:36:35.125485Brazilian Journal of Production Engineering - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
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Study on the student body's view of the new teaching methodologies for UniSales engineering courses Almeida, Miriam Aparecida Ignácio de PBL Interação Conhecimentos Acadêmicos Vivências Práticas Implementação Formação Crítica PBL Interaction Academic Knowledge Practical Experiences Implementation Critical Training PBL Interaccíon Conocimiento académico Experiencias Prácticas Implementación Formación Crítica |
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