Análise da influência do lote mínimo de compras no controle de estoque de uma empresa automobilística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fenili, Gabriela Constantino
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Araújo, Fernando de, Santos, Aline Gonçalves dos, Calife, Naiara Faiad Sebba, Rosa, Vanessa Aparecida de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Production Engineering
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/36051
Resumo: O setor automobilístico tem se mostrado um potencial estratégico considerado atividade chave no processo de industrialização do Brasil (Kischner & Viegas, 2018). Nesse sentido, como justificativa para o estudo destaca-se que o planejamento/processo de gestão de compras pode representar um ganho para a empresa, uma vez que pode minimizar prejuízos e evitar grandes volumes de capital imobilizado. Neste aspecto, este estudo tem como objetivo apresentar uma proposta de melhoria para analisar a influência da negociação de lote mínimo de itens perecíveis em uma indústria automobilística. A pesquisa foi fundamentada como quali-quantitativa, de natureza aplicada, descritiva e um estudo de caso em uma empresa automobilística, utilizando a curva ABC como planejamento estratégico através do gerenciamento de estoque. Os resultados apontaram 4 itens mais descartados no ano de 2018 após análise dos dados coletados e do tamanho dos lotes mínimos de compra de cada um. Conclui-se que o fornecedor que tinham lote mínimo elevado foram os itens mais descartados, visto que esses geram maior dificuldade na gestão de compras, a qual lida com diversas restrições diariamente. Portanto, com tantas barreiras que influenciam o processo de gestão de compras de itens perecíveis, a alteração do lote mínimo para o menor valor negociável possível, representa um ganho para a empresa, pois possibilita ao comprador da peça lidar com as mudanças e restrições da rotina empresarial com maior maleabilidade.
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Neste aspecto, este estudo tem como objetivo apresentar uma proposta de melhoria para analisar a influência da negociação de lote mínimo de itens perecíveis em uma indústria automobilística. A pesquisa foi fundamentada como quali-quantitativa, de natureza aplicada, descritiva e um estudo de caso em uma empresa automobilística, utilizando a curva ABC como planejamento estratégico através do gerenciamento de estoque. Os resultados apontaram 4 itens mais descartados no ano de 2018 após análise dos dados coletados e do tamanho dos lotes mínimos de compra de cada um. Conclui-se que o fornecedor que tinham lote mínimo elevado foram os itens mais descartados, visto que esses geram maior dificuldade na gestão de compras, a qual lida com diversas restrições diariamente. Portanto, com tantas barreiras que influenciam o processo de gestão de compras de itens perecíveis, a alteração do lote mínimo para o menor valor negociável possível, representa um ganho para a empresa, pois possibilita ao comprador da peça lidar com as mudanças e restrições da rotina empresarial com maior maleabilidade.The automobile sector has shown itself to be a strategic potential, considered a key activity in the industrialization process in Brazil (Kischner & Viegas, 2018). In this sense, as a justification for the study, it is highlighted that the planning/purchasing management process can represent a gain for the company, as it can minimize losses and avoid large volumes of fixed capital. In this aspect, this study aims to present a proposal for improvement to analyze the influence of negotiating a minimum lot of perishable items in an automobile industry. The research was based as quali-quantitative, applied, descriptive and a case study in an automobile company, using the ABC curve as strategic planning through inventory management. The results showed the 4 most discarded items in 2018 after analyzing the data collected and the size of the minimum purchase lots for each. It is concluded that the supplier who had a high minimum lot were the most discarded items, as these generate greater difficulty in purchasing management, which deals with several restrictions on a daily basis. Therefore, with so many barriers that influence the purchasing management process for perishable items, changing the minimum lot to the lowest negotiable value possible represents a gain for the company, as it allows the purchaser of the part to deal with routine changes and restrictions business with greater flexibility.El sector automotriz se ha mostrado como un potencial estratégico considerado una actividad clave en el proceso de industrialización en Brasil (Kischner & Viegas, 2018). En este sentido, como justificación del estudio, se destaca que el proceso de planificación/gestión de compras puede representar una ganancia para la empresa, ya que puede minimizar pérdidas y evitar grandes volúmenes de capital fijo. En este aspecto, este estudio tiene como objetivo presentar una propuesta de mejora para analizar la influencia de la negociación de lotes mínimos de perecederos en una industria automotriz. La investigación se basó en un tipo cualitativo-cuantitativo, aplicado, de carácter descriptivo y estudio de caso en una empresa automotriz, utilizando la curva ABC como planificación estratégica a través de la gestión de inventarios. Los resultados arrojaron los 4 artículos más descartados en 2018 tras analizar los datos recopilados y el tamaño de los lotes mínimos de compra de cada uno. Se concluye que el proveedor que tuvo un lote mínimo alto fueron los artículos más descartados, ya que estos generan mayor dificultad en la gestión de compras, que diariamente lidia con varias restricciones. Por lo tanto, con tantas barreras que influyen en el proceso de gestión de compra de artículos perecederos, cambiar el lote mínimo por el valor negociable más bajo posible representa una ganancia para la empresa, ya que permite al comprador de la pieza hacer frente a los cambios y restricciones. de la rutina del negocio con mayor flexibilidad.Universidade Federal do Espírito Santo - UFES2021-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/3605110.47456/bjpe.v7i5.36051Brazilian Journal of Production Engineering; Vol. 7 No. 5 (2021): Número Regular (Outubro - Dezembro); 299-311Brazilian Journal of Production Engineering; Vol. 7 Núm. 5 (2021): Número Regular (Outubro - Dezembro); 299-311Brazilian Journal of Production Engineering; v. 7 n. 5 (2021): Número Regular (Outubro - Dezembro); 299-3112447-558010.47456/bjpe.v7i5reponame:Brazilian Journal of Production Engineeringinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/36051/24426Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPEhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFenili, Gabriela ConstantinoAraújo, Fernando deSantos, Aline Gonçalves dosCalife, Naiara Faiad SebbaRosa, Vanessa Aparecida de Oliveira2022-09-20T17:10:21Zoai:periodicos.ufes.br:article/36051Revistahttps://periodicos.ufes.br/bjpePUBhttps://periodicos.ufes.br/bjpe/oairodrigo.r.freitas@ufes.br2447-55802447-5580opendoar:2023-01-13T10:36:34.682027Brazilian Journal of Production Engineering - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
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