IMAGENS, PALAVRAS, CINZAS E ÁGUA (PULSAÇÃO E MOVIMENTO DO CORPO NO POEMA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Alexandre
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/6529
Resumo: O corpo não é apenas um lugar simbólico e efetivo onde o pensamento situa a experiência da reflexão, mas, também, torna-se local da reflexão da própria experiência do corpo. Ele próprio, o corpo, é, portanto, sinal, lugar e objeto de pensamento e, mais que isso, objeto em contínuo deslocamento de suas possibilidades de significação múltipla. A poesia é um destes discursos propulsores de significação reflexiva da experiência do corpo, da pele, dos sentidos adulterados e propostos pelo texto, mas que são pensados em seus fluxos de possibilidades significativas indefinidamente, ou seja, no poema encontram-se as pulsações de sentidos que as várias culturas poéticas inscrevem sobre corpos e flutuações de corpos. Neste trabalho vamos discutir a partir de alguns textos poéticos como a transformação contínua, a “habitação poética” e as indefinidas possibilidades depensar, significar e experimentar o corpo se localizam e ressignificam no espaço da experiência poética.
id UFES-1_3def2f631bb610c24540bf10b838c7d1
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/6529
network_acronym_str UFES-1
network_name_str Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
repository_id_str
spelling IMAGENS, PALAVRAS, CINZAS E ÁGUA (PULSAÇÃO E MOVIMENTO DO CORPO NO POEMA)O corpo não é apenas um lugar simbólico e efetivo onde o pensamento situa a experiência da reflexão, mas, também, torna-se local da reflexão da própria experiência do corpo. Ele próprio, o corpo, é, portanto, sinal, lugar e objeto de pensamento e, mais que isso, objeto em contínuo deslocamento de suas possibilidades de significação múltipla. A poesia é um destes discursos propulsores de significação reflexiva da experiência do corpo, da pele, dos sentidos adulterados e propostos pelo texto, mas que são pensados em seus fluxos de possibilidades significativas indefinidamente, ou seja, no poema encontram-se as pulsações de sentidos que as várias culturas poéticas inscrevem sobre corpos e flutuações de corpos. Neste trabalho vamos discutir a partir de alguns textos poéticos como a transformação contínua, a “habitação poética” e as indefinidas possibilidades depensar, significar e experimentar o corpo se localizam e ressignificam no espaço da experiência poética.Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES2011-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/652910.47456/contexto.v%vi%i.6529Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 20 (2011): Dossiê Teorias e Literatura no século XXI: Críticas, Trajetos, TemasContexto; No. 20 (2011): Dossiê Teorias e Literatura no século XXI: Críticas, Trajetos, TemasContexto; Núm. 20 (2011): Dossiê Teorias e Literatura no século XXI: Críticas, Trajetos, Temas2358-95661519-054410.47456/contexto.v0i20reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letrasinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/6529/4773Moraes, Alexandreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-02-12T03:42:39Zoai:periodicos.ufes.br:article/6529Revistahttps://periodicos.ufes.br/contexto/indexPUBhttps://periodicos.ufes.br/contexto/oairevistacontexto.ppgl@gmail.com2358-95662358-9566opendoar:2023-01-12T16:39:47.081754Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv IMAGENS, PALAVRAS, CINZAS E ÁGUA (PULSAÇÃO E MOVIMENTO DO CORPO NO POEMA)
title IMAGENS, PALAVRAS, CINZAS E ÁGUA (PULSAÇÃO E MOVIMENTO DO CORPO NO POEMA)
spellingShingle IMAGENS, PALAVRAS, CINZAS E ÁGUA (PULSAÇÃO E MOVIMENTO DO CORPO NO POEMA)
Moraes, Alexandre
title_short IMAGENS, PALAVRAS, CINZAS E ÁGUA (PULSAÇÃO E MOVIMENTO DO CORPO NO POEMA)
title_full IMAGENS, PALAVRAS, CINZAS E ÁGUA (PULSAÇÃO E MOVIMENTO DO CORPO NO POEMA)
title_fullStr IMAGENS, PALAVRAS, CINZAS E ÁGUA (PULSAÇÃO E MOVIMENTO DO CORPO NO POEMA)
title_full_unstemmed IMAGENS, PALAVRAS, CINZAS E ÁGUA (PULSAÇÃO E MOVIMENTO DO CORPO NO POEMA)
title_sort IMAGENS, PALAVRAS, CINZAS E ÁGUA (PULSAÇÃO E MOVIMENTO DO CORPO NO POEMA)
author Moraes, Alexandre
author_facet Moraes, Alexandre
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Alexandre
description O corpo não é apenas um lugar simbólico e efetivo onde o pensamento situa a experiência da reflexão, mas, também, torna-se local da reflexão da própria experiência do corpo. Ele próprio, o corpo, é, portanto, sinal, lugar e objeto de pensamento e, mais que isso, objeto em contínuo deslocamento de suas possibilidades de significação múltipla. A poesia é um destes discursos propulsores de significação reflexiva da experiência do corpo, da pele, dos sentidos adulterados e propostos pelo texto, mas que são pensados em seus fluxos de possibilidades significativas indefinidamente, ou seja, no poema encontram-se as pulsações de sentidos que as várias culturas poéticas inscrevem sobre corpos e flutuações de corpos. Neste trabalho vamos discutir a partir de alguns textos poéticos como a transformação contínua, a “habitação poética” e as indefinidas possibilidades depensar, significar e experimentar o corpo se localizam e ressignificam no espaço da experiência poética.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/6529
10.47456/contexto.v%vi%i.6529
url https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/6529
identifier_str_mv 10.47456/contexto.v%vi%i.6529
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/6529/4773
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES
dc.source.none.fl_str_mv Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 20 (2011): Dossiê Teorias e Literatura no século XXI: Críticas, Trajetos, Temas
Contexto; No. 20 (2011): Dossiê Teorias e Literatura no século XXI: Críticas, Trajetos, Temas
Contexto; Núm. 20 (2011): Dossiê Teorias e Literatura no século XXI: Críticas, Trajetos, Temas
2358-9566
1519-0544
10.47456/contexto.v0i20
reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
collection Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
repository.name.fl_str_mv Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv revistacontexto.ppgl@gmail.com
_version_ 1797051397147983872