ENTRE A VOZ E A LETRA: AS NARRATIVAS PERFORMÁTICAS DE GUIMARÃES ROSA E MIA COUTO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Telma
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Souza, Zildete Lopes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/8793
Resumo: RESUMO: O escritor brasileiro, Guimarães Rosa, e o moçambicano, Mia Couto, procuram, a partir da narração performática, materializar no texto literário a tradição oral, retomando em suas produções literárias a performance narrativa dos contadores de estórias de ambas as culturas. O objetivo deste estudo é propor um diálogo entre os livros de contos: Primeiras estórias, de Guimarães Rosa, e Vozes anoitecidas, de Mia Couto, na perspectiva de seus narradores. Apesar da diferença espaço-temporal que separa essas duas obras, elas mantêm entre si um intenso diálogo. Ambas são semelhantes no que se refere aos recursos utilizados em sua construção como, por exemplo, a singularidade da linguagem, a prosa poética e a tradição oral, fio condutor dessas duas narrativas. Evidenciaremos de que forma a tradição oral está inserida na criação estética desses escritores. Para isso, serão apreciados os contos “Luas de Mel”, de Guimarães Rosa, e “Patanhoca, o cobreiro apaixonado”, de Mia Couto.PALAVRAS-CHAVE: Literatura e tradição oral. Narração performática literária. Guimarães Rosa – Primeiras estórias. Mia Couto – Vozes anoitecidas.
id UFES-1_461360fb40eadbc28012dbabef8d3bcd
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/8793
network_acronym_str UFES-1
network_name_str Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
repository_id_str
spelling ENTRE A VOZ E A LETRA: AS NARRATIVAS PERFORMÁTICAS DE GUIMARÃES ROSA E MIA COUTORESUMO: O escritor brasileiro, Guimarães Rosa, e o moçambicano, Mia Couto, procuram, a partir da narração performática, materializar no texto literário a tradição oral, retomando em suas produções literárias a performance narrativa dos contadores de estórias de ambas as culturas. O objetivo deste estudo é propor um diálogo entre os livros de contos: Primeiras estórias, de Guimarães Rosa, e Vozes anoitecidas, de Mia Couto, na perspectiva de seus narradores. Apesar da diferença espaço-temporal que separa essas duas obras, elas mantêm entre si um intenso diálogo. Ambas são semelhantes no que se refere aos recursos utilizados em sua construção como, por exemplo, a singularidade da linguagem, a prosa poética e a tradição oral, fio condutor dessas duas narrativas. Evidenciaremos de que forma a tradição oral está inserida na criação estética desses escritores. Para isso, serão apreciados os contos “Luas de Mel”, de Guimarães Rosa, e “Patanhoca, o cobreiro apaixonado”, de Mia Couto.PALAVRAS-CHAVE: Literatura e tradição oral. Narração performática literária. Guimarães Rosa – Primeiras estórias. Mia Couto – Vozes anoitecidas.Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES2014-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/879310.47456/contexto.v%vi%i.8793Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 26 (2014): Dossiê Narrativa Contemporânea nos Países Africanos de Língua PortuguesaContexto; No. 26 (2014): Dossiê Narrativa Contemporânea nos Países Africanos de Língua PortuguesaContexto; Núm. 26 (2014): Dossiê Narrativa Contemporânea nos Países Africanos de Língua Portuguesa2358-95661519-054410.47456/contexto.v0i26reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letrasinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/8793/6201Borges, TelmaSouza, Zildete Lopes deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-06-30T09:37:11Zoai:periodicos.ufes.br:article/8793Revistahttps://periodicos.ufes.br/contexto/indexPUBhttps://periodicos.ufes.br/contexto/oairevistacontexto.ppgl@gmail.com2358-95662358-9566opendoar:2023-01-12T16:40:03.448728Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv ENTRE A VOZ E A LETRA: AS NARRATIVAS PERFORMÁTICAS DE GUIMARÃES ROSA E MIA COUTO
title ENTRE A VOZ E A LETRA: AS NARRATIVAS PERFORMÁTICAS DE GUIMARÃES ROSA E MIA COUTO
spellingShingle ENTRE A VOZ E A LETRA: AS NARRATIVAS PERFORMÁTICAS DE GUIMARÃES ROSA E MIA COUTO
Borges, Telma
title_short ENTRE A VOZ E A LETRA: AS NARRATIVAS PERFORMÁTICAS DE GUIMARÃES ROSA E MIA COUTO
title_full ENTRE A VOZ E A LETRA: AS NARRATIVAS PERFORMÁTICAS DE GUIMARÃES ROSA E MIA COUTO
title_fullStr ENTRE A VOZ E A LETRA: AS NARRATIVAS PERFORMÁTICAS DE GUIMARÃES ROSA E MIA COUTO
title_full_unstemmed ENTRE A VOZ E A LETRA: AS NARRATIVAS PERFORMÁTICAS DE GUIMARÃES ROSA E MIA COUTO
title_sort ENTRE A VOZ E A LETRA: AS NARRATIVAS PERFORMÁTICAS DE GUIMARÃES ROSA E MIA COUTO
author Borges, Telma
author_facet Borges, Telma
Souza, Zildete Lopes de
author_role author
author2 Souza, Zildete Lopes de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Telma
Souza, Zildete Lopes de
description RESUMO: O escritor brasileiro, Guimarães Rosa, e o moçambicano, Mia Couto, procuram, a partir da narração performática, materializar no texto literário a tradição oral, retomando em suas produções literárias a performance narrativa dos contadores de estórias de ambas as culturas. O objetivo deste estudo é propor um diálogo entre os livros de contos: Primeiras estórias, de Guimarães Rosa, e Vozes anoitecidas, de Mia Couto, na perspectiva de seus narradores. Apesar da diferença espaço-temporal que separa essas duas obras, elas mantêm entre si um intenso diálogo. Ambas são semelhantes no que se refere aos recursos utilizados em sua construção como, por exemplo, a singularidade da linguagem, a prosa poética e a tradição oral, fio condutor dessas duas narrativas. Evidenciaremos de que forma a tradição oral está inserida na criação estética desses escritores. Para isso, serão apreciados os contos “Luas de Mel”, de Guimarães Rosa, e “Patanhoca, o cobreiro apaixonado”, de Mia Couto.PALAVRAS-CHAVE: Literatura e tradição oral. Narração performática literária. Guimarães Rosa – Primeiras estórias. Mia Couto – Vozes anoitecidas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/8793
10.47456/contexto.v%vi%i.8793
url https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/8793
identifier_str_mv 10.47456/contexto.v%vi%i.8793
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/8793/6201
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES
dc.source.none.fl_str_mv Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 26 (2014): Dossiê Narrativa Contemporânea nos Países Africanos de Língua Portuguesa
Contexto; No. 26 (2014): Dossiê Narrativa Contemporânea nos Países Africanos de Língua Portuguesa
Contexto; Núm. 26 (2014): Dossiê Narrativa Contemporânea nos Países Africanos de Língua Portuguesa
2358-9566
1519-0544
10.47456/contexto.v0i26
reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
collection Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
repository.name.fl_str_mv Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv revistacontexto.ppgl@gmail.com
_version_ 1797051399247233024