DESCONFIANÇA E LITERATURA NA OBRA DE JELINEK
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/13320 |
Resumo: | Com base nos romances Die Liebhaberinnen (1975, ‘As amantes’), Die Ausgesperrten (1980, ‘Os excluídos’) e Die Klavierspielerin (1983, A pianista), o presente artigo pretende refletir sobre a estética da desconfiança e a importância da literatura na escrita de Elfriede Jelinek. Para isso, pretende analisar as (1) limitações da percepção e as armadilhas da cultura, (2) o determinismo acional e formas de apropriação de realidade, (3) as emoções e as possibilidades do diálogo e por fim, (4) a literatura de Jelinek, o espaço social e a experiência humana. Assim, a presença do ódio, da inveja e a falta de amor nos três romances parecem indicar uma concepção do humano que questiona suas imagens e que deseja mostrar sua cegueira, delineando uma estética da desconfiança que possa garantir caminhos alternativos para compreender o mundo.PALAVRAS-CHAVE: Elfriede Jelinek. Die Liebhaberinnen. Die Ausgesperrten. Die Klavierspielerin. Based on the novels, Die Liebhaberinnen (1975, Women as Lovers), Die Ausgesperrten (1980, Wonderful, Wonderful Times) e Die Klavierspielerin (1983, The Piano Teacher), this articles aims to reflect on the aesthetics of mistrust and the importance of literature in Elfriede Jelinek’s writing. For this purpose, the analysis will focus on (1) the limitations of perceptions and the traps of culture, (2) the determinism of action and modes of reality appropriation, (3) emotions and their potentiality of dialogue and, finally, (4) Jelinek’s literature, the social space and human experience. Thus, the presence of hate, envy and the lack of love in the three novels seem to indicate a conception of the human which questions its images and wants to show its blindness, outlining the aesthetics of mistrust, which might guarantee alternative ways of understanding the world.KEYWORDS: Elfriede Jelinek. Die Liebhaberinnen. Die Ausgesperrten. Die Klavierspielerin. |
id |
UFES-1_9a42eead8ff41b901b021a3bf4de39aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufes.br:article/13320 |
network_acronym_str |
UFES-1 |
network_name_str |
Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
repository_id_str |
|
spelling |
DESCONFIANÇA E LITERATURA NA OBRA DE JELINEKCom base nos romances Die Liebhaberinnen (1975, ‘As amantes’), Die Ausgesperrten (1980, ‘Os excluídos’) e Die Klavierspielerin (1983, A pianista), o presente artigo pretende refletir sobre a estética da desconfiança e a importância da literatura na escrita de Elfriede Jelinek. Para isso, pretende analisar as (1) limitações da percepção e as armadilhas da cultura, (2) o determinismo acional e formas de apropriação de realidade, (3) as emoções e as possibilidades do diálogo e por fim, (4) a literatura de Jelinek, o espaço social e a experiência humana. Assim, a presença do ódio, da inveja e a falta de amor nos três romances parecem indicar uma concepção do humano que questiona suas imagens e que deseja mostrar sua cegueira, delineando uma estética da desconfiança que possa garantir caminhos alternativos para compreender o mundo.PALAVRAS-CHAVE: Elfriede Jelinek. Die Liebhaberinnen. Die Ausgesperrten. Die Klavierspielerin. Based on the novels, Die Liebhaberinnen (1975, Women as Lovers), Die Ausgesperrten (1980, Wonderful, Wonderful Times) e Die Klavierspielerin (1983, The Piano Teacher), this articles aims to reflect on the aesthetics of mistrust and the importance of literature in Elfriede Jelinek’s writing. For this purpose, the analysis will focus on (1) the limitations of perceptions and the traps of culture, (2) the determinism of action and modes of reality appropriation, (3) emotions and their potentiality of dialogue and, finally, (4) Jelinek’s literature, the social space and human experience. Thus, the presence of hate, envy and the lack of love in the three novels seem to indicate a conception of the human which questions its images and wants to show its blindness, outlining the aesthetics of mistrust, which might guarantee alternative ways of understanding the world.KEYWORDS: Elfriede Jelinek. Die Liebhaberinnen. Die Ausgesperrten. Die Klavierspielerin.Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES2016-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/1332010.47456/contexto.v%vi%i.13320Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 29 (2016): Dossiê QUADRICENTENÁRIO DE DOM QUIXOTEContexto; No. 29 (2016): Dossiê QUADRICENTENÁRIO DE DOM QUIXOTEContexto; Núm. 29 (2016): Dossiê QUADRICENTENÁRIO DE DOM QUIXOTE2358-95661519-054410.47456/contexto.v0i29reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letrasinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/13320/9301Mathias, Dioneiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-01T21:05:48Zoai:periodicos.ufes.br:article/13320Revistahttps://periodicos.ufes.br/contexto/indexPUBhttps://periodicos.ufes.br/contexto/oairevistacontexto.ppgl@gmail.com2358-95662358-9566opendoar:2023-01-12T16:40:05.466306Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DESCONFIANÇA E LITERATURA NA OBRA DE JELINEK |
title |
DESCONFIANÇA E LITERATURA NA OBRA DE JELINEK |
spellingShingle |
DESCONFIANÇA E LITERATURA NA OBRA DE JELINEK Mathias, Dionei |
title_short |
DESCONFIANÇA E LITERATURA NA OBRA DE JELINEK |
title_full |
DESCONFIANÇA E LITERATURA NA OBRA DE JELINEK |
title_fullStr |
DESCONFIANÇA E LITERATURA NA OBRA DE JELINEK |
title_full_unstemmed |
DESCONFIANÇA E LITERATURA NA OBRA DE JELINEK |
title_sort |
DESCONFIANÇA E LITERATURA NA OBRA DE JELINEK |
author |
Mathias, Dionei |
author_facet |
Mathias, Dionei |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mathias, Dionei |
description |
Com base nos romances Die Liebhaberinnen (1975, ‘As amantes’), Die Ausgesperrten (1980, ‘Os excluídos’) e Die Klavierspielerin (1983, A pianista), o presente artigo pretende refletir sobre a estética da desconfiança e a importância da literatura na escrita de Elfriede Jelinek. Para isso, pretende analisar as (1) limitações da percepção e as armadilhas da cultura, (2) o determinismo acional e formas de apropriação de realidade, (3) as emoções e as possibilidades do diálogo e por fim, (4) a literatura de Jelinek, o espaço social e a experiência humana. Assim, a presença do ódio, da inveja e a falta de amor nos três romances parecem indicar uma concepção do humano que questiona suas imagens e que deseja mostrar sua cegueira, delineando uma estética da desconfiança que possa garantir caminhos alternativos para compreender o mundo.PALAVRAS-CHAVE: Elfriede Jelinek. Die Liebhaberinnen. Die Ausgesperrten. Die Klavierspielerin. Based on the novels, Die Liebhaberinnen (1975, Women as Lovers), Die Ausgesperrten (1980, Wonderful, Wonderful Times) e Die Klavierspielerin (1983, The Piano Teacher), this articles aims to reflect on the aesthetics of mistrust and the importance of literature in Elfriede Jelinek’s writing. For this purpose, the analysis will focus on (1) the limitations of perceptions and the traps of culture, (2) the determinism of action and modes of reality appropriation, (3) emotions and their potentiality of dialogue and, finally, (4) Jelinek’s literature, the social space and human experience. Thus, the presence of hate, envy and the lack of love in the three novels seem to indicate a conception of the human which questions its images and wants to show its blindness, outlining the aesthetics of mistrust, which might guarantee alternative ways of understanding the world.KEYWORDS: Elfriede Jelinek. Die Liebhaberinnen. Die Ausgesperrten. Die Klavierspielerin. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/13320 10.47456/contexto.v%vi%i.13320 |
url |
https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/13320 |
identifier_str_mv |
10.47456/contexto.v%vi%i.13320 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/13320/9301 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 29 (2016): Dossiê QUADRICENTENÁRIO DE DOM QUIXOTE Contexto; No. 29 (2016): Dossiê QUADRICENTENÁRIO DE DOM QUIXOTE Contexto; Núm. 29 (2016): Dossiê QUADRICENTENÁRIO DE DOM QUIXOTE 2358-9566 1519-0544 10.47456/contexto.v0i29 reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
collection |
Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
repository.name.fl_str_mv |
Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistacontexto.ppgl@gmail.com |
_version_ |
1797051399327973376 |