DESCONFIANÇA E LITERATURA NA OBRA DE JELINEK

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mathias, Dionei
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/13320
Resumo: Com base nos romances Die Liebhaberinnen (1975, ‘As amantes’), Die Ausgesperrten (1980, ‘Os excluídos’) e Die Klavierspielerin (1983, A pianista), o presente artigo pretende refletir sobre a estética da desconfiança e a importância da literatura na escrita de Elfriede Jelinek. Para isso, pretende analisar as (1) limitações da percepção e as armadilhas da cultura, (2) o determinismo acional e formas de apropriação de realidade, (3) as emoções e as possibilidades do diálogo e por fim, (4) a literatura de Jelinek, o espaço social e a experiência humana. Assim, a presença do ódio, da inveja e a falta de amor nos três romances parecem indicar uma concepção do humano que questiona suas imagens e que deseja mostrar sua cegueira, delineando uma estética da desconfiança que possa garantir caminhos alternativos para  compreender o mundo.PALAVRAS-CHAVE: Elfriede Jelinek. Die Liebhaberinnen. Die Ausgesperrten. Die Klavierspielerin. Based on the novels, Die Liebhaberinnen (1975, Women as Lovers), Die Ausgesperrten (1980, Wonderful, Wonderful Times) e Die Klavierspielerin (1983, The Piano Teacher), this articles aims to reflect on the aesthetics of mistrust and the importance of literature in Elfriede Jelinek’s writing. For this purpose, the analysis will focus on (1) the limitations of perceptions and the traps of culture, (2) the determinism of action and modes of reality appropriation, (3) emotions and their potentiality of dialogue and, finally, (4) Jelinek’s literature, the social space and human experience. Thus, the presence of hate, envy and the lack of love in the three novels seem to indicate a conception of the human which questions its images and wants to show its blindness, outlining the aesthetics of mistrust, which might guarantee alternative ways of understanding the world.KEYWORDS: Elfriede Jelinek. Die Liebhaberinnen. Die Ausgesperrten. Die Klavierspielerin.
id UFES-1_9a42eead8ff41b901b021a3bf4de39aa
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/13320
network_acronym_str UFES-1
network_name_str Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
repository_id_str
spelling DESCONFIANÇA E LITERATURA NA OBRA DE JELINEKCom base nos romances Die Liebhaberinnen (1975, ‘As amantes’), Die Ausgesperrten (1980, ‘Os excluídos’) e Die Klavierspielerin (1983, A pianista), o presente artigo pretende refletir sobre a estética da desconfiança e a importância da literatura na escrita de Elfriede Jelinek. Para isso, pretende analisar as (1) limitações da percepção e as armadilhas da cultura, (2) o determinismo acional e formas de apropriação de realidade, (3) as emoções e as possibilidades do diálogo e por fim, (4) a literatura de Jelinek, o espaço social e a experiência humana. Assim, a presença do ódio, da inveja e a falta de amor nos três romances parecem indicar uma concepção do humano que questiona suas imagens e que deseja mostrar sua cegueira, delineando uma estética da desconfiança que possa garantir caminhos alternativos para  compreender o mundo.PALAVRAS-CHAVE: Elfriede Jelinek. Die Liebhaberinnen. Die Ausgesperrten. Die Klavierspielerin. Based on the novels, Die Liebhaberinnen (1975, Women as Lovers), Die Ausgesperrten (1980, Wonderful, Wonderful Times) e Die Klavierspielerin (1983, The Piano Teacher), this articles aims to reflect on the aesthetics of mistrust and the importance of literature in Elfriede Jelinek’s writing. For this purpose, the analysis will focus on (1) the limitations of perceptions and the traps of culture, (2) the determinism of action and modes of reality appropriation, (3) emotions and their potentiality of dialogue and, finally, (4) Jelinek’s literature, the social space and human experience. Thus, the presence of hate, envy and the lack of love in the three novels seem to indicate a conception of the human which questions its images and wants to show its blindness, outlining the aesthetics of mistrust, which might guarantee alternative ways of understanding the world.KEYWORDS: Elfriede Jelinek. Die Liebhaberinnen. Die Ausgesperrten. Die Klavierspielerin.Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES2016-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/1332010.47456/contexto.v%vi%i.13320Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 29 (2016): Dossiê QUADRICENTENÁRIO DE DOM QUIXOTEContexto; No. 29 (2016): Dossiê QUADRICENTENÁRIO DE DOM QUIXOTEContexto; Núm. 29 (2016): Dossiê QUADRICENTENÁRIO DE DOM QUIXOTE2358-95661519-054410.47456/contexto.v0i29reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letrasinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/13320/9301Mathias, Dioneiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-01T21:05:48Zoai:periodicos.ufes.br:article/13320Revistahttps://periodicos.ufes.br/contexto/indexPUBhttps://periodicos.ufes.br/contexto/oairevistacontexto.ppgl@gmail.com2358-95662358-9566opendoar:2023-01-12T16:40:05.466306Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv DESCONFIANÇA E LITERATURA NA OBRA DE JELINEK
title DESCONFIANÇA E LITERATURA NA OBRA DE JELINEK
spellingShingle DESCONFIANÇA E LITERATURA NA OBRA DE JELINEK
Mathias, Dionei
title_short DESCONFIANÇA E LITERATURA NA OBRA DE JELINEK
title_full DESCONFIANÇA E LITERATURA NA OBRA DE JELINEK
title_fullStr DESCONFIANÇA E LITERATURA NA OBRA DE JELINEK
title_full_unstemmed DESCONFIANÇA E LITERATURA NA OBRA DE JELINEK
title_sort DESCONFIANÇA E LITERATURA NA OBRA DE JELINEK
author Mathias, Dionei
author_facet Mathias, Dionei
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mathias, Dionei
description Com base nos romances Die Liebhaberinnen (1975, ‘As amantes’), Die Ausgesperrten (1980, ‘Os excluídos’) e Die Klavierspielerin (1983, A pianista), o presente artigo pretende refletir sobre a estética da desconfiança e a importância da literatura na escrita de Elfriede Jelinek. Para isso, pretende analisar as (1) limitações da percepção e as armadilhas da cultura, (2) o determinismo acional e formas de apropriação de realidade, (3) as emoções e as possibilidades do diálogo e por fim, (4) a literatura de Jelinek, o espaço social e a experiência humana. Assim, a presença do ódio, da inveja e a falta de amor nos três romances parecem indicar uma concepção do humano que questiona suas imagens e que deseja mostrar sua cegueira, delineando uma estética da desconfiança que possa garantir caminhos alternativos para  compreender o mundo.PALAVRAS-CHAVE: Elfriede Jelinek. Die Liebhaberinnen. Die Ausgesperrten. Die Klavierspielerin. Based on the novels, Die Liebhaberinnen (1975, Women as Lovers), Die Ausgesperrten (1980, Wonderful, Wonderful Times) e Die Klavierspielerin (1983, The Piano Teacher), this articles aims to reflect on the aesthetics of mistrust and the importance of literature in Elfriede Jelinek’s writing. For this purpose, the analysis will focus on (1) the limitations of perceptions and the traps of culture, (2) the determinism of action and modes of reality appropriation, (3) emotions and their potentiality of dialogue and, finally, (4) Jelinek’s literature, the social space and human experience. Thus, the presence of hate, envy and the lack of love in the three novels seem to indicate a conception of the human which questions its images and wants to show its blindness, outlining the aesthetics of mistrust, which might guarantee alternative ways of understanding the world.KEYWORDS: Elfriede Jelinek. Die Liebhaberinnen. Die Ausgesperrten. Die Klavierspielerin.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/13320
10.47456/contexto.v%vi%i.13320
url https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/13320
identifier_str_mv 10.47456/contexto.v%vi%i.13320
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/13320/9301
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES
dc.source.none.fl_str_mv Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 29 (2016): Dossiê QUADRICENTENÁRIO DE DOM QUIXOTE
Contexto; No. 29 (2016): Dossiê QUADRICENTENÁRIO DE DOM QUIXOTE
Contexto; Núm. 29 (2016): Dossiê QUADRICENTENÁRIO DE DOM QUIXOTE
2358-9566
1519-0544
10.47456/contexto.v0i29
reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
collection Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
repository.name.fl_str_mv Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv revistacontexto.ppgl@gmail.com
_version_ 1797051399327973376