ÉTICA NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE: DILEMAS ENTRE O ENSINO E O EXERCÍCIO PROFISSIONAL DO EGRESSO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Jairo de Carvalho
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Oliveira, Renato José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gestão & Conexões
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/8800
Resumo: Este ensaio tem o objetivo de analisar como o construto ético é tratado no âmbito da academia, cujo profissional desenvolve pragmaticamente o seu ofício. A proposta encaminha-se ora pelo viés que define as estratégias do processo de ensino-aprendizagem, ora pela discussão da temática na perspectiva de atuação dos egressos. Vale pontuar que, diante dos movimentos socioeconômicos vigentes, cabe às organizações – públicas, privadas e do terceiro setor – o papel de difundir as ações de caráter ético, tendo, do ponto de vista dos stakeholders, o respeito como determinante da conduta. Busca-se, ainda, identificar em que medida a questão ética é conduzida pelos professores, visando desenvolver perspectivas epistemológicas inspiradoras para a problematização desse conceito na vida profissional dos alunos. A abordagem do tema apropria indicadores sobre esse conceito no ambiente acadêmico – tomando como parâmetro o modelo didático-pedagógico – e sua expectativa prática – se as orientações em sala contribuem para o exercício ético da profissão de administrador.
id UFES-2_c9602ba8db3e5a0547b3d1bf5f5ca663
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/8800
network_acronym_str UFES-2
network_name_str Gestão & Conexões
repository_id_str
spelling ÉTICA NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE: DILEMAS ENTRE O ENSINO E O EXERCÍCIO PROFISSIONAL DO EGRESSOEste ensaio tem o objetivo de analisar como o construto ético é tratado no âmbito da academia, cujo profissional desenvolve pragmaticamente o seu ofício. A proposta encaminha-se ora pelo viés que define as estratégias do processo de ensino-aprendizagem, ora pela discussão da temática na perspectiva de atuação dos egressos. Vale pontuar que, diante dos movimentos socioeconômicos vigentes, cabe às organizações – públicas, privadas e do terceiro setor – o papel de difundir as ações de caráter ético, tendo, do ponto de vista dos stakeholders, o respeito como determinante da conduta. Busca-se, ainda, identificar em que medida a questão ética é conduzida pelos professores, visando desenvolver perspectivas epistemológicas inspiradoras para a problematização desse conceito na vida profissional dos alunos. A abordagem do tema apropria indicadores sobre esse conceito no ambiente acadêmico – tomando como parâmetro o modelo didático-pedagógico – e sua expectativa prática – se as orientações em sala contribuem para o exercício ético da profissão de administrador.Universidade Federal do Espírito Santo2015-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/880010.13071/regec.2317-5087.2014.4.2.8800.41-65.Revista Gestão & Conexões; v. 4 n. 2 (2015); 41-65Management and Connections Journal; Vol. 4 No. 2 (2015); 41-652317-5087reponame:Gestão & Conexõesinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/8800/8150Copyright (c) 2015 Revista Gestão & Conexõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessGuimarães, Jairo de CarvalhoOliveira, Renato José2019-11-18T17:21:05Zoai:periodicos.ufes.br:article/8800Revistahttps://periodicos.ufes.br/ppgadmPUBhttps://periodicos.ufes.br/ppgadm/oaigestao.conexoes@gmail.com||gestaoeconexoes@gmail.com2317-50872317-5087opendoar:2019-11-18T17:21:05Gestão & Conexões - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv ÉTICA NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE: DILEMAS ENTRE O ENSINO E O EXERCÍCIO PROFISSIONAL DO EGRESSO
title ÉTICA NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE: DILEMAS ENTRE O ENSINO E O EXERCÍCIO PROFISSIONAL DO EGRESSO
spellingShingle ÉTICA NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE: DILEMAS ENTRE O ENSINO E O EXERCÍCIO PROFISSIONAL DO EGRESSO
Guimarães, Jairo de Carvalho
title_short ÉTICA NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE: DILEMAS ENTRE O ENSINO E O EXERCÍCIO PROFISSIONAL DO EGRESSO
title_full ÉTICA NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE: DILEMAS ENTRE O ENSINO E O EXERCÍCIO PROFISSIONAL DO EGRESSO
title_fullStr ÉTICA NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE: DILEMAS ENTRE O ENSINO E O EXERCÍCIO PROFISSIONAL DO EGRESSO
title_full_unstemmed ÉTICA NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE: DILEMAS ENTRE O ENSINO E O EXERCÍCIO PROFISSIONAL DO EGRESSO
title_sort ÉTICA NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE: DILEMAS ENTRE O ENSINO E O EXERCÍCIO PROFISSIONAL DO EGRESSO
author Guimarães, Jairo de Carvalho
author_facet Guimarães, Jairo de Carvalho
Oliveira, Renato José
author_role author
author2 Oliveira, Renato José
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Jairo de Carvalho
Oliveira, Renato José
description Este ensaio tem o objetivo de analisar como o construto ético é tratado no âmbito da academia, cujo profissional desenvolve pragmaticamente o seu ofício. A proposta encaminha-se ora pelo viés que define as estratégias do processo de ensino-aprendizagem, ora pela discussão da temática na perspectiva de atuação dos egressos. Vale pontuar que, diante dos movimentos socioeconômicos vigentes, cabe às organizações – públicas, privadas e do terceiro setor – o papel de difundir as ações de caráter ético, tendo, do ponto de vista dos stakeholders, o respeito como determinante da conduta. Busca-se, ainda, identificar em que medida a questão ética é conduzida pelos professores, visando desenvolver perspectivas epistemológicas inspiradoras para a problematização desse conceito na vida profissional dos alunos. A abordagem do tema apropria indicadores sobre esse conceito no ambiente acadêmico – tomando como parâmetro o modelo didático-pedagógico – e sua expectativa prática – se as orientações em sala contribuem para o exercício ético da profissão de administrador.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/8800
10.13071/regec.2317-5087.2014.4.2.8800.41-65.
url https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/8800
identifier_str_mv 10.13071/regec.2317-5087.2014.4.2.8800.41-65.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/8800/8150
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Gestão & Conexões
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Gestão & Conexões
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão & Conexões; v. 4 n. 2 (2015); 41-65
Management and Connections Journal; Vol. 4 No. 2 (2015); 41-65
2317-5087
reponame:Gestão & Conexões
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Gestão & Conexões
collection Gestão & Conexões
repository.name.fl_str_mv Gestão & Conexões - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv gestao.conexoes@gmail.com||gestaoeconexoes@gmail.com
_version_ 1799319718282133504