ÉTICA NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE: DILEMAS ENTRE O ENSINO E O EXERCÍCIO PROFISSIONAL DO EGRESSO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Gestão & Conexões |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/8800 |
Resumo: | Este ensaio tem o objetivo de analisar como o construto ético é tratado no âmbito da academia, cujo profissional desenvolve pragmaticamente o seu ofício. A proposta encaminha-se ora pelo viés que define as estratégias do processo de ensino-aprendizagem, ora pela discussão da temática na perspectiva de atuação dos egressos. Vale pontuar que, diante dos movimentos socioeconômicos vigentes, cabe às organizações – públicas, privadas e do terceiro setor – o papel de difundir as ações de caráter ético, tendo, do ponto de vista dos stakeholders, o respeito como determinante da conduta. Busca-se, ainda, identificar em que medida a questão ética é conduzida pelos professores, visando desenvolver perspectivas epistemológicas inspiradoras para a problematização desse conceito na vida profissional dos alunos. A abordagem do tema apropria indicadores sobre esse conceito no ambiente acadêmico – tomando como parâmetro o modelo didático-pedagógico – e sua expectativa prática – se as orientações em sala contribuem para o exercício ético da profissão de administrador. |
id |
UFES-2_c9602ba8db3e5a0547b3d1bf5f5ca663 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufes.br:article/8800 |
network_acronym_str |
UFES-2 |
network_name_str |
Gestão & Conexões |
repository_id_str |
|
spelling |
ÉTICA NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE: DILEMAS ENTRE O ENSINO E O EXERCÍCIO PROFISSIONAL DO EGRESSOEste ensaio tem o objetivo de analisar como o construto ético é tratado no âmbito da academia, cujo profissional desenvolve pragmaticamente o seu ofício. A proposta encaminha-se ora pelo viés que define as estratégias do processo de ensino-aprendizagem, ora pela discussão da temática na perspectiva de atuação dos egressos. Vale pontuar que, diante dos movimentos socioeconômicos vigentes, cabe às organizações – públicas, privadas e do terceiro setor – o papel de difundir as ações de caráter ético, tendo, do ponto de vista dos stakeholders, o respeito como determinante da conduta. Busca-se, ainda, identificar em que medida a questão ética é conduzida pelos professores, visando desenvolver perspectivas epistemológicas inspiradoras para a problematização desse conceito na vida profissional dos alunos. A abordagem do tema apropria indicadores sobre esse conceito no ambiente acadêmico – tomando como parâmetro o modelo didático-pedagógico – e sua expectativa prática – se as orientações em sala contribuem para o exercício ético da profissão de administrador.Universidade Federal do Espírito Santo2015-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/880010.13071/regec.2317-5087.2014.4.2.8800.41-65.Revista Gestão & Conexões; v. 4 n. 2 (2015); 41-65Management and Connections Journal; Vol. 4 No. 2 (2015); 41-652317-5087reponame:Gestão & Conexõesinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/8800/8150Copyright (c) 2015 Revista Gestão & Conexõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessGuimarães, Jairo de CarvalhoOliveira, Renato José2019-11-18T17:21:05Zoai:periodicos.ufes.br:article/8800Revistahttps://periodicos.ufes.br/ppgadmPUBhttps://periodicos.ufes.br/ppgadm/oaigestao.conexoes@gmail.com||gestaoeconexoes@gmail.com2317-50872317-5087opendoar:2019-11-18T17:21:05Gestão & Conexões - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ÉTICA NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE: DILEMAS ENTRE O ENSINO E O EXERCÍCIO PROFISSIONAL DO EGRESSO |
title |
ÉTICA NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE: DILEMAS ENTRE O ENSINO E O EXERCÍCIO PROFISSIONAL DO EGRESSO |
spellingShingle |
ÉTICA NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE: DILEMAS ENTRE O ENSINO E O EXERCÍCIO PROFISSIONAL DO EGRESSO Guimarães, Jairo de Carvalho |
title_short |
ÉTICA NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE: DILEMAS ENTRE O ENSINO E O EXERCÍCIO PROFISSIONAL DO EGRESSO |
title_full |
ÉTICA NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE: DILEMAS ENTRE O ENSINO E O EXERCÍCIO PROFISSIONAL DO EGRESSO |
title_fullStr |
ÉTICA NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE: DILEMAS ENTRE O ENSINO E O EXERCÍCIO PROFISSIONAL DO EGRESSO |
title_full_unstemmed |
ÉTICA NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE: DILEMAS ENTRE O ENSINO E O EXERCÍCIO PROFISSIONAL DO EGRESSO |
title_sort |
ÉTICA NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE: DILEMAS ENTRE O ENSINO E O EXERCÍCIO PROFISSIONAL DO EGRESSO |
author |
Guimarães, Jairo de Carvalho |
author_facet |
Guimarães, Jairo de Carvalho Oliveira, Renato José |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Renato José |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guimarães, Jairo de Carvalho Oliveira, Renato José |
description |
Este ensaio tem o objetivo de analisar como o construto ético é tratado no âmbito da academia, cujo profissional desenvolve pragmaticamente o seu ofício. A proposta encaminha-se ora pelo viés que define as estratégias do processo de ensino-aprendizagem, ora pela discussão da temática na perspectiva de atuação dos egressos. Vale pontuar que, diante dos movimentos socioeconômicos vigentes, cabe às organizações – públicas, privadas e do terceiro setor – o papel de difundir as ações de caráter ético, tendo, do ponto de vista dos stakeholders, o respeito como determinante da conduta. Busca-se, ainda, identificar em que medida a questão ética é conduzida pelos professores, visando desenvolver perspectivas epistemológicas inspiradoras para a problematização desse conceito na vida profissional dos alunos. A abordagem do tema apropria indicadores sobre esse conceito no ambiente acadêmico – tomando como parâmetro o modelo didático-pedagógico – e sua expectativa prática – se as orientações em sala contribuem para o exercício ético da profissão de administrador. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/8800 10.13071/regec.2317-5087.2014.4.2.8800.41-65. |
url |
https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/8800 |
identifier_str_mv |
10.13071/regec.2317-5087.2014.4.2.8800.41-65. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/8800/8150 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Gestão & Conexões info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Gestão & Conexões |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gestão & Conexões; v. 4 n. 2 (2015); 41-65 Management and Connections Journal; Vol. 4 No. 2 (2015); 41-65 2317-5087 reponame:Gestão & Conexões instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Gestão & Conexões |
collection |
Gestão & Conexões |
repository.name.fl_str_mv |
Gestão & Conexões - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
gestao.conexoes@gmail.com||gestaoeconexoes@gmail.com |
_version_ |
1799319718282133504 |