GESTÃO ESTRATÉGICA NA CAFEICULTURA: O CASO DO GRUPO PORTEIRA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcomini, Gilson Rogério
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gestão & Conexões
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/21342
Resumo: O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de café e é o segundo maior consumidor mundial de café. A qualidade é um fator determinante do preço e fator imprescindível para a aceitação do café no comércio internacional, especialmente, num setor caracterizado por alta competitividade. Neste sentido, o processo decisório e a adoção de práticas sustentáveis de produção têm apresentado impacto significativo no alcance dos objetivos empresariais de empresas rurais. Este artigo tem como objetivo identificar as práticas estratégicas adotadas em uma empresa que produz cafés especiais, a partir das quais, seus resultados têm sido diferenciados em relação à outras empresas tradicionais. Trata-se de um estudo qualitativo, cujos dados foram coletados por meio de entrevistas. Resultados demonstraram que os resultados financeiros obtidos foram melhorados em função da adoção de práticas estratégicas diferenciadas, com maior foco na qualidade do produto, como também na adoção de práticas sustentáveis.
id UFES-2_e2474a2edcf362ca4a1feab6156ab655
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/21342
network_acronym_str UFES-2
network_name_str Gestão & Conexões
repository_id_str
spelling GESTÃO ESTRATÉGICA NA CAFEICULTURA: O CASO DO GRUPO PORTEIRAO Brasil é o maior produtor e exportador mundial de café e é o segundo maior consumidor mundial de café. A qualidade é um fator determinante do preço e fator imprescindível para a aceitação do café no comércio internacional, especialmente, num setor caracterizado por alta competitividade. Neste sentido, o processo decisório e a adoção de práticas sustentáveis de produção têm apresentado impacto significativo no alcance dos objetivos empresariais de empresas rurais. Este artigo tem como objetivo identificar as práticas estratégicas adotadas em uma empresa que produz cafés especiais, a partir das quais, seus resultados têm sido diferenciados em relação à outras empresas tradicionais. Trata-se de um estudo qualitativo, cujos dados foram coletados por meio de entrevistas. Resultados demonstraram que os resultados financeiros obtidos foram melhorados em função da adoção de práticas estratégicas diferenciadas, com maior foco na qualidade do produto, como também na adoção de práticas sustentáveis.Universidade Federal do Espírito Santo2018-11-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/2134210.13071/regec.2317-5087.2014.7.2.21342.158-183.Revista Gestão & Conexões; v. 7 n. 2 (2018); 158-183Management and Connections Journal; Vol. 7 No. 2 (2018); 158-1832317-5087reponame:Gestão & Conexõesinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/21342/14531https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/21342/19505Copyright (c) 2018 Revista Gestão & Conexõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarcomini, Gilson Rogério2020-01-15T17:52:58Zoai:periodicos.ufes.br:article/21342Revistahttps://periodicos.ufes.br/ppgadmPUBhttps://periodicos.ufes.br/ppgadm/oaigestao.conexoes@gmail.com||gestaoeconexoes@gmail.com2317-50872317-5087opendoar:2020-01-15T17:52:58Gestão & Conexões - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv GESTÃO ESTRATÉGICA NA CAFEICULTURA: O CASO DO GRUPO PORTEIRA
title GESTÃO ESTRATÉGICA NA CAFEICULTURA: O CASO DO GRUPO PORTEIRA
spellingShingle GESTÃO ESTRATÉGICA NA CAFEICULTURA: O CASO DO GRUPO PORTEIRA
Marcomini, Gilson Rogério
title_short GESTÃO ESTRATÉGICA NA CAFEICULTURA: O CASO DO GRUPO PORTEIRA
title_full GESTÃO ESTRATÉGICA NA CAFEICULTURA: O CASO DO GRUPO PORTEIRA
title_fullStr GESTÃO ESTRATÉGICA NA CAFEICULTURA: O CASO DO GRUPO PORTEIRA
title_full_unstemmed GESTÃO ESTRATÉGICA NA CAFEICULTURA: O CASO DO GRUPO PORTEIRA
title_sort GESTÃO ESTRATÉGICA NA CAFEICULTURA: O CASO DO GRUPO PORTEIRA
author Marcomini, Gilson Rogério
author_facet Marcomini, Gilson Rogério
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcomini, Gilson Rogério
description O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de café e é o segundo maior consumidor mundial de café. A qualidade é um fator determinante do preço e fator imprescindível para a aceitação do café no comércio internacional, especialmente, num setor caracterizado por alta competitividade. Neste sentido, o processo decisório e a adoção de práticas sustentáveis de produção têm apresentado impacto significativo no alcance dos objetivos empresariais de empresas rurais. Este artigo tem como objetivo identificar as práticas estratégicas adotadas em uma empresa que produz cafés especiais, a partir das quais, seus resultados têm sido diferenciados em relação à outras empresas tradicionais. Trata-se de um estudo qualitativo, cujos dados foram coletados por meio de entrevistas. Resultados demonstraram que os resultados financeiros obtidos foram melhorados em função da adoção de práticas estratégicas diferenciadas, com maior foco na qualidade do produto, como também na adoção de práticas sustentáveis.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/21342
10.13071/regec.2317-5087.2014.7.2.21342.158-183.
url https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/21342
identifier_str_mv 10.13071/regec.2317-5087.2014.7.2.21342.158-183.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/21342/14531
https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/21342/19505
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Gestão & Conexões
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Gestão & Conexões
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão & Conexões; v. 7 n. 2 (2018); 158-183
Management and Connections Journal; Vol. 7 No. 2 (2018); 158-183
2317-5087
reponame:Gestão & Conexões
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Gestão & Conexões
collection Gestão & Conexões
repository.name.fl_str_mv Gestão & Conexões - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv gestao.conexoes@gmail.com||gestaoeconexoes@gmail.com
_version_ 1799319718587269120