DIMENSÕES POLÍTICO-PEDAGÓGICAS E ÉTICA PROFISSIONAL: UM ESTUDO A PARTIR DO TRABALHO PROFISSIONAL DAS ASSISTENTES SOCIAIS DOS CENTROS DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL (CRAS) DE VITÓRIA (ES).
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Temporalis (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/40225 |
Resumo: | A ética profissional tem o Código de Ética e a Lei de Regulamentação (Lei 8.662/1993) como uma das dimensões normativas fundamentais para a atuação de assistentes sociais. No trabalho em tela apresentamos dados parciais de uma pesquisa de campo realizada juntamente aos assistentes sociais dos Centros de Referência da Assistência Social de Vitória – Espírito Santo. O questionário, com questões abertas de fechadas, foi aplicado no primeiro semestre de 2022. Evidenciamos que o Código é utilizado como ferramenta que faz parte do cotidiano profissional, no resguardo dos direitos profissionais e da população usuária. Em relação às atribuições privativas e competências profissionais, notamos a primazia de ações de caráter individual com enquadramento institucional. Por outro lado, na dimensão político-pedagógica observamos duas tendências, uma que entende tal dimensão com parte da gestão do trabalho em sua totalidade, e uma segunda que aponta para necessidade de uma gestão democrática e emancipatória. |
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DIMENSÕES POLÍTICO-PEDAGÓGICAS E ÉTICA PROFISSIONAL: UM ESTUDO A PARTIR DO TRABALHO PROFISSIONAL DAS ASSISTENTES SOCIAIS DOS CENTROS DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL (CRAS) DE VITÓRIA (ES).Ética ProfissionalAtribuições PrivativasCompetências ProfissionaisCódigo de ÉticaDimensão político-pedagógica.A ética profissional tem o Código de Ética e a Lei de Regulamentação (Lei 8.662/1993) como uma das dimensões normativas fundamentais para a atuação de assistentes sociais. No trabalho em tela apresentamos dados parciais de uma pesquisa de campo realizada juntamente aos assistentes sociais dos Centros de Referência da Assistência Social de Vitória – Espírito Santo. O questionário, com questões abertas de fechadas, foi aplicado no primeiro semestre de 2022. Evidenciamos que o Código é utilizado como ferramenta que faz parte do cotidiano profissional, no resguardo dos direitos profissionais e da população usuária. Em relação às atribuições privativas e competências profissionais, notamos a primazia de ações de caráter individual com enquadramento institucional. Por outro lado, na dimensão político-pedagógica observamos duas tendências, uma que entende tal dimensão com parte da gestão do trabalho em sua totalidade, e uma segunda que aponta para necessidade de uma gestão democrática e emancipatória.Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss)2023-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/4022510.22422/temporalis.2023v23n46p218-235Temporalis; v. 23 n. 46 (2023): 30 anos do Código de Ética Profissional do/a Assistente Social.; 218-2352238-18561518-793410.22422/temporalis.2023v23n46reponame:Temporalis (Online)instname:Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Socialinstacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/40225/29311Copyright (c) 2023 Temporalishttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Salyanna de Souza2023-12-28T01:13:57Zoai:periodicos.ufes.br:article/40225Revistahttps://periodicos.ufes.br/temporalisPUBhttps://periodicos.ufes.br/temporalis/oailucia-garcia@uol.com.br||temporalisabepss@gmail.com2238-18561518-7934opendoar:2023-12-28T01:13:57Temporalis (Online) - Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Socialfalse |
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