Indicadores da OCDE e suas implicações para a política de educação superior no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Palavezzini, Juliana
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Alves, Jolinda Moraes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Argumentum (Vitória)
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/argumentum/article/view/27007
Resumo: O ensaio versa sobre o panorama do ensino superior brasileiro, segundo a OCDE (Organização para a Cooperação do Desenvolvimento Econômico), com o objetivo de analisar os indicadores apresentados e apontar os principais desafios desse nível educacional na atualidade. Analisa três indicadores expressos no relatório “Education At a Glance 2018 – indicators OECD”: escolarização e mercado de trabalho; acesso da população à educação superior e recursos financeiros aplicados em educação. Os resultados demonstram que, no Brasil, há forte relação entre os níveis de escolaridade, empregabilidade e renda. Há baixa cobertura do ensino superior, especialmente, na oferta via rede pública. Ainda assim, a OCDE tem recomendado o deslocamento dos investimentos financeiros para outros níveis educacionais, promovendo a defesa do ensino técnico, o que coloca grandes desafios ao ensino superior.  Palavras-chave: Ensino Superior. OCDE. Indicadores. Desafios.
id UFES-5_1d85b26271e664cc4c80873f5909e162
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/27007
network_acronym_str UFES-5
network_name_str Argumentum (Vitória)
repository_id_str
spelling Indicadores da OCDE e suas implicações para a política de educação superior no BrasilOECD indicators and their implications for higher education policy in BrazilO ensaio versa sobre o panorama do ensino superior brasileiro, segundo a OCDE (Organização para a Cooperação do Desenvolvimento Econômico), com o objetivo de analisar os indicadores apresentados e apontar os principais desafios desse nível educacional na atualidade. Analisa três indicadores expressos no relatório “Education At a Glance 2018 – indicators OECD”: escolarização e mercado de trabalho; acesso da população à educação superior e recursos financeiros aplicados em educação. Os resultados demonstram que, no Brasil, há forte relação entre os níveis de escolaridade, empregabilidade e renda. Há baixa cobertura do ensino superior, especialmente, na oferta via rede pública. Ainda assim, a OCDE tem recomendado o deslocamento dos investimentos financeiros para outros níveis educacionais, promovendo a defesa do ensino técnico, o que coloca grandes desafios ao ensino superior.  Palavras-chave: Ensino Superior. OCDE. Indicadores. Desafios.The purpose of this essay is to analyze the Brazilian higher education scenario, according to the Organization for Economic Cooperation and Development (OECD), with the objective of analyzing the indicators presented and pointing out the main challenges of this educational level nowadays. Analyzes three indicators expressed in the report "Education At a Glance 2018 - OECD indicators": schooling and the labor market; access to higher education and financial resources applied to education. The results show that, in Brazil, there is a strong relationship between levels of schooling, employability and income. There is low coverage of higher education, especially in the supply via public network. Even so, the OECD has recommended shifting financial investments to other levels of education, promoting the defense of technical education, which poses major challenges to higher education.Keywords: Higher education. OCDE Indicators. OCDE. Challenges.Programa de Pós-Graduação em Política Social da UFES2020-12-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/argumentum/article/view/2700710.47456/argumentum.v12i3.27007Argumentum; v. 12 n. 3 (2020): Questão social, Violência e Segurança Pública: desafios e dilemas do tempo presente?; 256-269Argumentum; Vol. 12 No. 3 (2020): Questão social, Violência e Segurança Pública: desafios e dilemas do tempo presente?; 256-2692176-957510.47456/argumentum.v12i3reponame:Argumentum (Vitória)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/argumentum/article/view/27007/22448Copyright (c) 2020 Argumentuminfo:eu-repo/semantics/openAccessPalavezzini, JulianaAlves, Jolinda Moraes2020-12-24T03:05:05Zoai:periodicos.ufes.br:article/27007Revistahttp://periodicos.ufes.br/argumentumPUBhttps://periodicos.ufes.br/argumentum/oairevistaargumentum@ufes.br2176-95752176-9575opendoar:2020-12-24T03:05:05Argumentum (Vitória) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Indicadores da OCDE e suas implicações para a política de educação superior no Brasil
OECD indicators and their implications for higher education policy in Brazil
title Indicadores da OCDE e suas implicações para a política de educação superior no Brasil
spellingShingle Indicadores da OCDE e suas implicações para a política de educação superior no Brasil
Palavezzini, Juliana
title_short Indicadores da OCDE e suas implicações para a política de educação superior no Brasil
title_full Indicadores da OCDE e suas implicações para a política de educação superior no Brasil
title_fullStr Indicadores da OCDE e suas implicações para a política de educação superior no Brasil
title_full_unstemmed Indicadores da OCDE e suas implicações para a política de educação superior no Brasil
title_sort Indicadores da OCDE e suas implicações para a política de educação superior no Brasil
author Palavezzini, Juliana
author_facet Palavezzini, Juliana
Alves, Jolinda Moraes
author_role author
author2 Alves, Jolinda Moraes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Palavezzini, Juliana
Alves, Jolinda Moraes
description O ensaio versa sobre o panorama do ensino superior brasileiro, segundo a OCDE (Organização para a Cooperação do Desenvolvimento Econômico), com o objetivo de analisar os indicadores apresentados e apontar os principais desafios desse nível educacional na atualidade. Analisa três indicadores expressos no relatório “Education At a Glance 2018 – indicators OECD”: escolarização e mercado de trabalho; acesso da população à educação superior e recursos financeiros aplicados em educação. Os resultados demonstram que, no Brasil, há forte relação entre os níveis de escolaridade, empregabilidade e renda. Há baixa cobertura do ensino superior, especialmente, na oferta via rede pública. Ainda assim, a OCDE tem recomendado o deslocamento dos investimentos financeiros para outros níveis educacionais, promovendo a defesa do ensino técnico, o que coloca grandes desafios ao ensino superior.  Palavras-chave: Ensino Superior. OCDE. Indicadores. Desafios.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/argumentum/article/view/27007
10.47456/argumentum.v12i3.27007
url https://periodicos.ufes.br/argumentum/article/view/27007
identifier_str_mv 10.47456/argumentum.v12i3.27007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/argumentum/article/view/27007/22448
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Argumentum
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Argumentum
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Política Social da UFES
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Política Social da UFES
dc.source.none.fl_str_mv Argumentum; v. 12 n. 3 (2020): Questão social, Violência e Segurança Pública: desafios e dilemas do tempo presente?; 256-269
Argumentum; Vol. 12 No. 3 (2020): Questão social, Violência e Segurança Pública: desafios e dilemas do tempo presente?; 256-269
2176-9575
10.47456/argumentum.v12i3
reponame:Argumentum (Vitória)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Argumentum (Vitória)
collection Argumentum (Vitória)
repository.name.fl_str_mv Argumentum (Vitória) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv revistaargumentum@ufes.br
_version_ 1799319761960566784