A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E O VOCABULÁRIO NO APRENDIZADO DA LEITURA E DA ESCRITA NA ALFABETIZAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guaresi, Ronei
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silva Oliveira, Janaina, Oliveira, Elizama, Teixeira, Luziene
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/15400
Resumo: O aprendizado da leitura necessita de habilidades específicas e um arsenal de competências necessárias no aprendizado da leitura e da escrita, as quais se interconectam e apresentam de forma mais ou menos intensa no ciclo da alfabetização. Muitos estudos têm sido realizados com o objetivo de verificar quais os maiores preditores (linguísticos, cognitivos) da leitura e da escrita. Dessa forma, o objetivo do estudo é analisar a relação da Consciência Fonológica e do Vocabulário com o aprendizado da leitura e da escrita nas séries iniciais. Participaram 22 crianças, do 1º ano do Ensino Fundamental, sendo 11 do sexo feminino e 11 do sexo masculino. A coleta realizou-se em duas etapas: em julho de 2015 foi a investigação da Consciência Fonológica e do Vocabulário e, na segunda, em 2016, foi a investigação da leitura e da escrita. Os resultados mostraram que houve correlação positiva e forte (r = 0,88) para os parâmetros assumidos entre as variáveis, Consciência Fonológica e total em leitura e escrita. Já a correlação entre as variáveis, Vocabulário e total em leitura e escrita, apresenta um escore positivo e fraco (r= 0,16) e sugere que ocorre influência fraca do vocabulário no desempenho em leitura e escrita.
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