RETEXTUALIZAÇÃO E LETRAMENTO LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casotti, Janayna Bertollo Cozer
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/8365
Resumo: Resumo: Este trabalho propõe uma reflexão em torno de uma prática de letramento literário na Educação Básica. O objetivo é verificar como os alunos manifestam suas posições discursivas em retextualizações produzidas a partir de um evento de letramento constituído pela escuta de um texto literário. A partir do aporte teórico que considera as concepções de letramento (COSSON, 2011; PAULINO E COSSON, 2009; SOARES, 2001; TFOUNI, 2001) e de retextualização (MARCUSCHI, 2001; MATENCIO, 2002), serão analisados textos produzidos por alunos do 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular do Estado do Espírito Santo. A análise dessas produções demonstra como as práticas de letramento literário na escola tornam possível a participação do aluno no processo dialógico que permite recuperar e atualizar textos marcados pelas variadas experiências culturais que o circundam.Palavras-chave: Letramento literário. Retextualização. Posições discursivas. 
id UFES-6_eae7e33f22384a7f8e2f7821c1d2ea37
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/8365
network_acronym_str UFES-6
network_name_str Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
repository_id_str
spelling RETEXTUALIZAÇÃO E LETRAMENTO LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICAResumo: Este trabalho propõe uma reflexão em torno de uma prática de letramento literário na Educação Básica. O objetivo é verificar como os alunos manifestam suas posições discursivas em retextualizações produzidas a partir de um evento de letramento constituído pela escuta de um texto literário. A partir do aporte teórico que considera as concepções de letramento (COSSON, 2011; PAULINO E COSSON, 2009; SOARES, 2001; TFOUNI, 2001) e de retextualização (MARCUSCHI, 2001; MATENCIO, 2002), serão analisados textos produzidos por alunos do 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular do Estado do Espírito Santo. A análise dessas produções demonstra como as práticas de letramento literário na escola tornam possível a participação do aluno no processo dialógico que permite recuperar e atualizar textos marcados pelas variadas experiências culturais que o circundam.Palavras-chave: Letramento literário. Retextualização. Posições discursivas. Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo2014-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/8365Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 8 n. 10.1 (2014): Revista (Con) Textos Linguísticos (Edição Especial CONEL/PROCAD); 315-327Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 8 No. 10.1 (2014): Revista (Con) Textos Linguísticos (Edição Especial CONEL/PROCAD); 315-3271982-291X2317-3475reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/8365/5938Copyright (c) 2014 Revista (Con)textos Linguísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessCasotti, Janayna Bertollo Cozer2014-12-02T18:54:27Zoai:periodicos.ufes.br:article/8365Revistahttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/PUBhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/oai||meirelesalex@gmail.com2317-34751982-291Xopendoar:2014-12-02T18:54:27Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv RETEXTUALIZAÇÃO E LETRAMENTO LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title RETEXTUALIZAÇÃO E LETRAMENTO LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
spellingShingle RETEXTUALIZAÇÃO E LETRAMENTO LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Casotti, Janayna Bertollo Cozer
title_short RETEXTUALIZAÇÃO E LETRAMENTO LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_full RETEXTUALIZAÇÃO E LETRAMENTO LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_fullStr RETEXTUALIZAÇÃO E LETRAMENTO LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_full_unstemmed RETEXTUALIZAÇÃO E LETRAMENTO LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_sort RETEXTUALIZAÇÃO E LETRAMENTO LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
author Casotti, Janayna Bertollo Cozer
author_facet Casotti, Janayna Bertollo Cozer
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Casotti, Janayna Bertollo Cozer
description Resumo: Este trabalho propõe uma reflexão em torno de uma prática de letramento literário na Educação Básica. O objetivo é verificar como os alunos manifestam suas posições discursivas em retextualizações produzidas a partir de um evento de letramento constituído pela escuta de um texto literário. A partir do aporte teórico que considera as concepções de letramento (COSSON, 2011; PAULINO E COSSON, 2009; SOARES, 2001; TFOUNI, 2001) e de retextualização (MARCUSCHI, 2001; MATENCIO, 2002), serão analisados textos produzidos por alunos do 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular do Estado do Espírito Santo. A análise dessas produções demonstra como as práticas de letramento literário na escola tornam possível a participação do aluno no processo dialógico que permite recuperar e atualizar textos marcados pelas variadas experiências culturais que o circundam.Palavras-chave: Letramento literário. Retextualização. Posições discursivas. 
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/8365
url https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/8365
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/8365/5938
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista (Con)textos Linguísticos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista (Con)textos Linguísticos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo
dc.source.none.fl_str_mv Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 8 n. 10.1 (2014): Revista (Con) Textos Linguísticos (Edição Especial CONEL/PROCAD); 315-327
Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 8 No. 10.1 (2014): Revista (Con) Textos Linguísticos (Edição Especial CONEL/PROCAD); 315-327
1982-291X
2317-3475
reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
collection Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv ||meirelesalex@gmail.com
_version_ 1799699009820950528