Cenas musicais: Descortinando experimentos na cidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Simbiótica |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/23151 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo apresentar reflexões sobre experiências e vivências ocorridas no núcleo urbano, tendo como base o conceito de cenas musicais. As análises resultam de um recorte da pesquisa que investiga como surgiu a cena musical de rock autoral, a partir de seis vozes de indivíduos que movimentaram o cenário da cidade de Joinville – SC, durante a década de 1990, realizada junto ao Programa de pós-graduação da Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE, mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade, na linha de Patrimônio e Memória Social. A investigação é sustentada pela Metodologia da História Oral, tendo por base o conceito de Sônia Maria de Freitas (2006), método em que a técnica da entrevista e procedimentos articulados entre si são utilizados para registrar narrativas da experiência humana.Palavras-chave: Cenas Musicais; Práticas; Cidade; Identidade.ResumenEste artículo tiene como objetivo presentar reflexiones sobre experiencias y vivencias que ocurrieron em el núcleo urbano, teniendo como base, el concepto e escenas musicales. Los análisis son el resultado de un recorte de la investigación que estudia cómo se desarrolló la escena musical del rock autoral, a partir de seis voces de individuos que impulsaron el escenario de la ciudad de Joinville – SC, durante la década de 1990. Ésta investigación fue realizada junco con el Programa de pós-graduação de la Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE, maestria em Patrimônio Cultural e Sociedade, en la línea de Patrimônio e Memória Social. La investigación es apoyada por la metodología de la historia oral, basado en el concepto de método de Sonia María de Freitas (2006), utilizando la técnica de la entrevista y procedimientos articulados entre sí para registrar narrativas de la experiencia humana.Palabras clave: Escenas Musicales; Prácticas; Ciudad, Identidad.AbstractThis article aims to present reflections on experiences and practices, occurring in the urban nucleus, based on the concept of musical scenes. The analysis result of part of a research that investigates how was the music scene of independent rock, from six voices of individuals who moved the scenery of the city of Joinville – SC, during the 1990s, held in conjunction with the Postgraduate Program of the University of the Region of Joinville - UNIVILLE, master's degree in Cultural Heritage and Society, in the line of Patrimony and Social Memory. The research is supported by the Methodology of Oral History, based on the concept of Sônia Maria de Freitas (2006), a method that uses the technique of interview and procedures articulated among each other to record narratives of human experience.Keywords: Music Scenes; Practices; City; Identity. |
id |
UFES-9_c9e2fd25167027e42b629fa8bd408284 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufes.br:article/23151 |
network_acronym_str |
UFES-9 |
network_name_str |
Simbiótica |
repository_id_str |
|
spelling |
Cenas musicais: Descortinando experimentos na cidadeEste artigo tem como objetivo apresentar reflexões sobre experiências e vivências ocorridas no núcleo urbano, tendo como base o conceito de cenas musicais. As análises resultam de um recorte da pesquisa que investiga como surgiu a cena musical de rock autoral, a partir de seis vozes de indivíduos que movimentaram o cenário da cidade de Joinville – SC, durante a década de 1990, realizada junto ao Programa de pós-graduação da Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE, mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade, na linha de Patrimônio e Memória Social. A investigação é sustentada pela Metodologia da História Oral, tendo por base o conceito de Sônia Maria de Freitas (2006), método em que a técnica da entrevista e procedimentos articulados entre si são utilizados para registrar narrativas da experiência humana.Palavras-chave: Cenas Musicais; Práticas; Cidade; Identidade.ResumenEste artículo tiene como objetivo presentar reflexiones sobre experiencias y vivencias que ocurrieron em el núcleo urbano, teniendo como base, el concepto e escenas musicales. Los análisis son el resultado de un recorte de la investigación que estudia cómo se desarrolló la escena musical del rock autoral, a partir de seis voces de individuos que impulsaron el escenario de la ciudad de Joinville – SC, durante la década de 1990. Ésta investigación fue realizada junco con el Programa de pós-graduação de la Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE, maestria em Patrimônio Cultural e Sociedade, en la línea de Patrimônio e Memória Social. La investigación es apoyada por la metodología de la historia oral, basado en el concepto de método de Sonia María de Freitas (2006), utilizando la técnica de la entrevista y procedimientos articulados entre sí para registrar narrativas de la experiencia humana.Palabras clave: Escenas Musicales; Prácticas; Ciudad, Identidad.AbstractThis article aims to present reflections on experiences and practices, occurring in the urban nucleus, based on the concept of musical scenes. The analysis result of part of a research that investigates how was the music scene of independent rock, from six voices of individuals who moved the scenery of the city of Joinville – SC, during the 1990s, held in conjunction with the Postgraduate Program of the University of the Region of Joinville - UNIVILLE, master's degree in Cultural Heritage and Society, in the line of Patrimony and Social Memory. The research is supported by the Methodology of Oral History, based on the concept of Sônia Maria de Freitas (2006), a method that uses the technique of interview and procedures articulated among each other to record narratives of human experience.Keywords: Music Scenes; Practices; City; Identity.Universidade Federal do Espírito Santo. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais2019-08-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/2315110.47456/simbitica.v5i2.23151Simbiótica. Revista Eletrônica; v. 5 n. 2 (2018); 148-1602316-162010.47456/simbitica.v5i2reponame:Simbióticainstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/23151/15927Copyright (c) 2020 Augusto Luciano Ginjo, Taiza Mara Rauen Moraeshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGinjo, Augusto LucianoMoraes, Taiza Mara Rauen2021-04-20T15:39:30Zoai:periodicos.ufes.br:article/23151Revistahttps://periodicos.ufes.br/index.php/simbiotica/indexPUBhttps://periodicos.ufes.br/simbiotica/oairevistasimbiotica@gmail.com||2316-16202316-1620opendoar:2021-04-20T15:39:30Simbiótica - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cenas musicais: Descortinando experimentos na cidade |
title |
Cenas musicais: Descortinando experimentos na cidade |
spellingShingle |
Cenas musicais: Descortinando experimentos na cidade Ginjo, Augusto Luciano |
title_short |
Cenas musicais: Descortinando experimentos na cidade |
title_full |
Cenas musicais: Descortinando experimentos na cidade |
title_fullStr |
Cenas musicais: Descortinando experimentos na cidade |
title_full_unstemmed |
Cenas musicais: Descortinando experimentos na cidade |
title_sort |
Cenas musicais: Descortinando experimentos na cidade |
author |
Ginjo, Augusto Luciano |
author_facet |
Ginjo, Augusto Luciano Moraes, Taiza Mara Rauen |
author_role |
author |
author2 |
Moraes, Taiza Mara Rauen |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ginjo, Augusto Luciano Moraes, Taiza Mara Rauen |
description |
Este artigo tem como objetivo apresentar reflexões sobre experiências e vivências ocorridas no núcleo urbano, tendo como base o conceito de cenas musicais. As análises resultam de um recorte da pesquisa que investiga como surgiu a cena musical de rock autoral, a partir de seis vozes de indivíduos que movimentaram o cenário da cidade de Joinville – SC, durante a década de 1990, realizada junto ao Programa de pós-graduação da Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE, mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade, na linha de Patrimônio e Memória Social. A investigação é sustentada pela Metodologia da História Oral, tendo por base o conceito de Sônia Maria de Freitas (2006), método em que a técnica da entrevista e procedimentos articulados entre si são utilizados para registrar narrativas da experiência humana.Palavras-chave: Cenas Musicais; Práticas; Cidade; Identidade.ResumenEste artículo tiene como objetivo presentar reflexiones sobre experiencias y vivencias que ocurrieron em el núcleo urbano, teniendo como base, el concepto e escenas musicales. Los análisis son el resultado de un recorte de la investigación que estudia cómo se desarrolló la escena musical del rock autoral, a partir de seis voces de individuos que impulsaron el escenario de la ciudad de Joinville – SC, durante la década de 1990. Ésta investigación fue realizada junco con el Programa de pós-graduação de la Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE, maestria em Patrimônio Cultural e Sociedade, en la línea de Patrimônio e Memória Social. La investigación es apoyada por la metodología de la historia oral, basado en el concepto de método de Sonia María de Freitas (2006), utilizando la técnica de la entrevista y procedimientos articulados entre sí para registrar narrativas de la experiencia humana.Palabras clave: Escenas Musicales; Prácticas; Ciudad, Identidad.AbstractThis article aims to present reflections on experiences and practices, occurring in the urban nucleus, based on the concept of musical scenes. The analysis result of part of a research that investigates how was the music scene of independent rock, from six voices of individuals who moved the scenery of the city of Joinville – SC, during the 1990s, held in conjunction with the Postgraduate Program of the University of the Region of Joinville - UNIVILLE, master's degree in Cultural Heritage and Society, in the line of Patrimony and Social Memory. The research is supported by the Methodology of Oral History, based on the concept of Sônia Maria de Freitas (2006), a method that uses the technique of interview and procedures articulated among each other to record narratives of human experience.Keywords: Music Scenes; Practices; City; Identity. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/23151 10.47456/simbitica.v5i2.23151 |
url |
https://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/23151 |
identifier_str_mv |
10.47456/simbitica.v5i2.23151 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/23151/15927 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Augusto Luciano Ginjo, Taiza Mara Rauen Moraes https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Augusto Luciano Ginjo, Taiza Mara Rauen Moraes https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Simbiótica. Revista Eletrônica; v. 5 n. 2 (2018); 148-160 2316-1620 10.47456/simbitica.v5i2 reponame:Simbiótica instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Simbiótica |
collection |
Simbiótica |
repository.name.fl_str_mv |
Simbiótica - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistasimbiotica@gmail.com|| |
_version_ |
1809730835298910208 |